Novidades
Início / INFORMATIVO ADULTOS / A Igreja sem Paredes – 06 Janeiro 2018

A Igreja sem Paredes – 06 Janeiro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 


 

Todos os sábados, às 5 horas da manhã, um grupo de irmãos se reunia em um parque de Porto Rico, para orar, ler a Bíblia e desfrutar um saudável desjejum. Mal sabiam eles que seriam confundidos com moradores de rua, seriam expulsos e forçados a se encontrarem na praça central da cidade.
Entretanto, essa mudança inesperada transformou as reuniões para sempre. Os encontros mensais passaram a ser semanais, e o desjejum também passou a ser oferecido aos moradores de rua. Na última Páscoa, o pastor dirigiu a cerimônia de Santa Ceia com suco de uva, pão e lava-pés.
“Nós chamamos esse projeto de Igreja sem Paredes”, diz Raquel Marrero Torres, professora universitária de matemática e organizadora das refeições.
A Igreja sem Paredes é uma das maneiras pelas quais a Igreja Adventista demonstra o amor de Jesus nas comunidades de Porto Rico, um território norteamericano com extensão de 160 x 55 quilômetros no Mar do Caribe. Algumas igrejas organizam refeições nas próprias dependências. Outras disponibilizam pessoas para limpar e reformar casas durante a semana.

ALIMENTO ESPIRITUAL

A equipe de Raquel costumava se reunir uma vez por mês num parque em Mayaguez, cidade localizada na costa oeste de Porto Rico, onde fica a Universidade Adventista das Antilhas. Mas, em 2012, um evento municipal a obrigou a mudar para outro parque da cidade. Enquanto comiam, um irmão notou vários moradores de rua e os convidou para participar da refeição.
“A partir desse dia, ele decidiu alimentar aquelas pessoas todos os sábados”, Raquel diz.
Durante vários meses, todos os sábados, um empresário de aproximadamente 50 anos levou cereal, sanduíches e sucos para a praça central. Até que confessou a Raquel: “Gostaria que você me acompanhasse. Não quero simplesmente alimentá-los fisicamente. Quero que eles ouçam sobre Deus.” Raquel, líder ativa em sua congregação, aceitou o convite.
No sábado seguinte, ela abriu a Bíblia e a leu para 35 pessoas. Desde então, ela participa regularmente das reuniões e, em 2017, assumiu a tarefa de organizar as refeições.
Atualmente, entre 65 e 70 pessoas aparecem às 7h, todos os sábados, para ouvir a Palavra de Deus e participar do desjejum. Os convidados se sentam em cadeiras trazidas pelos voluntários, enquanto cantam e ouvem uma breve mensagem. Recentemente, o pastor liderou um estudo bíblico. Quarenta pessoas completaram o curso e foram levados até uma igreja próxima para a cerimônia de formatura.
Raquel se surpreende com o fato de que a maioria dos participantes chega às 7 horas, embora saibam que o desjejum começa 45 minutos depois.
“Começamos o projeto oferecendo alimento aos desabrigados, mas agora temos pessoas que vêm porque querem ouvir a Palavra de Deus”, diz. “Elas se acomodam, abrem as Bíblias e participam do louvor. É incrível!”
A reunião semanal se tornou um encontro de família.
“Temos sorrido e chorado”, Raquel diz. “Alguns amigos faleceram e choramos por eles. Somos como uma família.”
Muitos participantes têm o número do celular de Raquel e sempre telefonam para ela quando adoecem ou surgem outras necessidades durante a semana. Alguns participantes já não são sem-teto, pois receberam apartamentos do município. Os membros da igreja os ajudaram a se mudar para as novas casas e mobiliá-las.
O projeto do desjejum é financiado por doações de membros da igreja e outras pessoas. A mãe de um estudante voluntário trabalha em uma grande multinacional, e essa empresa doou mochilas contendo xampu, sabonete, creme dental e toalhas para presentear as mulheres, no Dia das Mães, e os homens, no Dia dos Pais.

PRIMEIRA CEIA

Na Páscoa, foi organizada a primeira cerimônia de Santa Ceia na praça da cidade. Os utensílios e os alimentos da cerimônia foram trazidos da igreja, e o pastor explicou o ritual. Muitas pessoas choraram quando lavaram os pés umas das outras.
“Para elas, lavar os pés representa a lavagem dos seus pecados”, disse Raquel. “Foi a primeira vez que eles tiveram essa experiência. Foi muito bonito!”
Raquel não tem conhecimento de alguém que tenha sido batizado por meio do programa, mas crê que o Espírito Santo trabalha no coração das pessoas.
“Sabemos que as sementes germinarão”, ela diz. “Sabemos que eles amam a Deus”.
Entre os voluntários do programa estão os estudantes da Universidade Adventista das Antilhas, que receberá parte da oferta deste trimestre. Elas ajudarão a abrir um Centro de Influência e Evangelismo na universidade. Agradecemos pelas ofertas.
*Assista a um pequeno vídeo no YouTube com Raquel no link: bit.ly/raqueltorres


RESUMO MISSIONARIO

  • Em 1493, Cristóvão Colombo descobriu Porto Rico, um ano depois de ter descoberto a América. Ele nomeou o local como San Juan Bautista, em homenagem a São João Batista.
  • A culinária de Porto Rico é apimentada e tem influência das culturas espanhola, americana, inglesa e africana.
  • Embora Porto Rico seja território americano, o país compete separadamente nas Olimpíadas e já ganhou nove medalhas. Seis no boxe; uma no atletismo; uma no tênis e uma em luta livre.
  • A Constituição porto-riquenha garante a seus cidadãos liberdade religiosa. Os católicos compõem 70% da população, e 25% são protestantes.
  • A União Porto-Riquenha tem 310 igrejas e 32.875 membros. Com uma população de 3.415.000 de habitantes, há um adventista para cada grupo de 104 habitantes.

FAÇA DOWNLOAD AQUI

 

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 03 – A Luz que Ilumina o Caminho – 14 a 21 de Julho 2018

  SÁBADO A TARDE – 14 DE JULHO 2018 – INTRODUÇÃO EM BREVE!! Comentários do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!