Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes (Antes e Depois – 1° Trimestre 2019): Lição 01 – Era Uma Vez – 29 de Dezembro 2018 a 05 de Janeiro 2019

Adolescentes (Antes e Depois – 1° Trimestre 2019): Lição 01 – Era Uma Vez – 29 de Dezembro 2018 a 05 de Janeiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



DESCRIÇÃO

A Lição da Escola Sabatina dos Adolescentes é preparada pelo Departamento da Escola Sabatina e Ministério Pessoal da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.

  • Adolescentes / Idade: 13 e 16 anos

Público: Pessoas interessadas em proporcionar um estudo diário e sistemático da Palavra de Deus para adolescentes.


APRESENTAÇÃO

Alguns anos atrás, a Associação Geral fez uma pesquisa entre adolescentes de todo o mundo para saber que assuntos eles gostariam que fosse abordados na lição. O pedido deles foi para que os temas de estudo estivesse mais relacionados á Bíblia e ao Espírito de Profecia. Sendo assim, o Departamento de Ministério Pessoal e a Escola Sabatina da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia elaborou uma nova lição, tendo em vista atender a esse desejo.

O plano de Estudo foi baseado nos livros da série “Conflito”: Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos e o Grande Conflito. a ideia é que: enquanto as histórias bíblicas são exploradas, os cinco livros da série sejam lidos simultaneamente. Assim, no fim do período de quatro ano de ciclo, se seguir o plano de leitura, você terá lido também os cinco livros do Espírito de Profecias.

Para tornar a leitura mas agradável, a White Estate, departamento que cuida do patrimônio literário de Ellen White, adaptou essa série para os jovens. Os textos que foram escritos com a linguagem do século 19, foram atualizados para a linguagem do século 21. E a grande novidade é que a coleção dos livros da série já estão disponíveis em português, sob os respectivos títulos: Os Escolhidos, Os Ungidos, O Libertador, Os Embaixadores e os Resgatados (CPB).

Agora você tem a opção de seguir o plano de leitura em um material cujo texto está na linguagem de hoje e com a diagramação nova e moderna. Isso é incrível, não é?

Depois dessa última visão, em 3 de março de 1915, Ellen White disse o seguinte a seu filho William: “Não espero viver muito Muinha obra está quase concluída. Diga aos nossos jovens que eu quero que as minhas palavras os aninem naquela maneira de viver que mais atrativa será aos seres celestes, e que sua influência sobre os outros seja enobrecedora.”

Pouco tempo depois, a mensageira do Senhor, como gostava de ser chamada, descansou. Mas seu legado permanece hoje.

Há um verso na Bíblia que diz: “Confiem no Eterno, o seu Deus, e não serão derrotados! Acreditem também em Seus Profetas e terão vitória.” (2 Crônicas 20:20, a Mensagem).

Sigam esse sábio conselho e aproveite o estudo!

A versão bíblica utilizada é a Nova Versão Internacional (NVI), salvo outra indicação.

CBA é a sigla para Comentário Bíblico Adventista.


ÍNDICES DO 1° TRIMESTRE 2019

  1. ERA UMA VEZ
  2.  LEI IMUTÁVEL E AMOR INABALÁVEL
  3. FORA DO CONTROLE
  4. UMA LONGA CAMINHADA COM DEUS
  5. O EXEMPLO DE NOÉ
  6. BATENDO Á PORTA DO CÉU
  7. UMA LONGA E ESTRANHA VIAGEM
  8. O GAROTO PRODÍGIO
  9. ASSUNTO SÉRIO
  10. CATIVANTE… E MUITO MAIS
  11. ROUBO DE IDENTIDADE
  12. LUTANDO COM DEUS
  13. FRACASSOS DE FAMÍLIA

TEXTO CHAVE

“Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. […] Ele e os seus anjos foram lançado à terra.” (Apocalipse 12:7-9).


SÁBADO A TARDE – 29 DE DEZEMBRO 2018 – INTRODUÇÃO

Antes da criação da Terra, o Céu era um lugar de perfeita harmonia.* Os anjos adoravam a Deus e O serviam por amor. Lúcifer ocupava uma posição importante entre os anjos. Ele era perfeito e possuía um porte nobre e majestoso. Em torno dele brilhava uma luz mais viva do que a dos outros anjos.

Todos viviam felizes, até que Deus reuniu os anjos para lhes dizer que *Jesus deveria ser honrado e adorado da mesma forma que Deus o era.* Além disso, Ele criaria com Deus a Terra e os seres que a habitariam. Os anjos receberam a notícia com muita alegria e curvaram-se perante o Filho de Deus, como sinal de aprovação e reconhecimento. Lúcifer também se inclinou. Mas algo muito estranho surgiu no coração dele. Por que Jesus devia ser mais honrado do que ele? Esse sentimento foi chamado de “o mistério do pecado”. Ninguém sabe como ele apareceu. O que sabemos é que Deus criou os anjos com livre-arbítrio. E Lúcifer escolheu não adorar e honrar a Jesus.

*Ele acusou Deus de ser autoritário e influenciou muitos anjos. Deus sabia o que estava acontecendo.* Mas, por amor, permitiu que a história prosseguisse. Deus não é um ditador que silencia todo o mundo com a força do Seu poder. Ele respeitou o livre-arbítrio dos anjos e respeita o seu direito de escolha também.

Assim começou a verdadeira história do “Era uma vez…”


DOMINGO, 30 DE DEZEMBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Estes são os textos bíblicos básicos para o estudo desta semana: Isaías 14:12-14; Apocalipse 12:7-9; Gênesis 1:26 e 27; 1:31–2:1-3. Eles contam a história da queda de Lúcifer e a criação da Terra. Reflita sobre as questões a seguir e responda às duas últimas:

Quais são alguns fatos fundamentais nessas passagens que mostram quem era Lúcifer? Qual era a função que ele ocupava no Céu? Com que ele se parecia? Como foi sua queda? O que ele desejou mais que qualquer outra coisa? Qual foi a resposta de Deus?

*Em sua opinião, o que significa ser feito à imagem de Deus?*

O que você acha ser importante a respeito do fato de os seres humanos terem sido criados à imagem de Deus?

O que você descobriu nesses textos que chamou sua atenção pela primeira vez?________________________________________________________________

Em sua opinião, o que é mais importante entender – por que Deus permitiu que o pecado continuasse ou o que Ele estava pensando quando criou o mundo e a humanidade? Explique. ____________________________________________________________

A maneira como Deus lidou com a rebelião e o modo como Ele criou a humanidade revelam as belas e positivas verdades sobre Seu caráter.


SEGUNDA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO 2018

Leia o Texto-Chave, que se encontra em Apocalipse 12:7-9, e tente imaginar com o que esta cena se parece.

A palavra hebraica para Satanás significa “adversário”. No Novo Testamento, o nome usado para Satanás é diabo, que significa “aquele que difama ou acusa”. Toda vez que Satanás aparece nas Escrituras, ele está tentando denegrir o caráter de Deus.

*A estratégia do inimigo está baseada em um ponto: a mentira e o engano.* Seu maior interesse é distorcer a verdade e fazer com que as pessoas pensem que Deus não é bom nem justo.

A Bíblia nos dá o antídoto para não cairmos na armadilha dele. Leia João 8:32e complete a resposta: “E conhecerão a_______________ , __________ e a os libertará”.

Precisamos conhecer a verdade para poder distinguir o erro. Ellen G. White nos dá um conselho, que deve nos ajudar em nossa caminhada cristã. Ela diz que, quando examinamos a Bíblia, “anjos estão ao nosso lado, fazendo incidir brilhantes raios de luz sobre suas páginas sagradas. As Escrituras falam ao homem como tendo ele poder de escolha entre o certo e o errado; falam-lhe em advertências, em repreensão, em súplica, em animação. A mente tem de exercitar-se nas solenes verdades da Palavra de Deus, ou do contrário se enfraquecerá. […] *Temos de examinar por nós mesmos e saber as razões de nossa fé,* comparando passagem com passagem”. Esse texto se encontra numa revista chamada Review and Herald, que foi publicada em 5 de março de 1884. Apesar de ser uma data antiga, esse conselho nunca foi tão atual.


TERÇA-FEIRA, 01 DE JANEIRO 2019 – VOCÊ SABIA? 

• O nome Lúcifer vem do latim e significa “portador de luz”. Satanás quer dizer “adversário” ou “inimigo”.

• Antes de se rebelar abertamente contra Deus, Lúcifer começou a espalhar dúvidas e descontentamento entre os anjos. Sua estratégia era revestir de mistério tudo o que Deus falava claramente.

• Lúcifer fez uma série de acusações contra Deus e Sua lei. Ele chegou a dizer que até mesmo a bondade e a paciência manifestadas em seu favor eram sinais de fraqueza do Criador. Para ele, o mal era o resultado da administração divina e propôs um aperfeiçoamento dos estatutos divinos.

• A Bíblia descreve uma verdadeira batalha no Céu (Apocalipse 12:7-9). Cristo [arcanjo Miguel], como Comandante do Céu, foi indicado para acabar com a rebelião. O Filho de Deus e os anjos sinceros e leais venceram, enquanto Satanás e seus simpatizantes foram expulsos.

• Após a expulsão de Lúcifer, o Pai e o Filho decidiram executar imediatamente a criação dos seres humanos para habitarem a Terra. Essa notícia encheu de alegria o coração dos anjos.

• Eva foi criada da costela de Adão com um propósito. “Ela não deveria dominar como a cabeça, nem ser pisada sob seus pés, como se fosse inferior, mas devia estar ao seu lado, como sua igual, amada e protegida por ele” (Os Escolhidos, p. 18). Esse foi o plano de Deus para o homem e a mulher.

• *Deus descansou, abençoou e santificou o sábado.* “Ele descansou, não como alguém que estivesse cansado, mas satisfeito com o trabalho realizado, fruto de Sua sabedoria e bondade” (Ibid., p. 19).

*“Tenho grande alegria em fazer a Tua Vontade, Ó Meu Deus; A Tua lei está no fundo do Meu Coração” (Sl 40:8).


QUARTA-FEIRA, 02 DE JANEIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Isaías 14:12-14

Ezequiel 28:13-15

1 Pedro 5:8

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Observe que os dois primeiros textos fornecem a origem de Lúcifer, sua posição inicial no Céu e a razão de sua queda. A expressão “estrela da manhã” (Is 14:12), ou Morning Star, descreve a elevada posição da qual Lúcifer caiu. O verso 13 descreve qual foi o pecado original que tornou Lúcifer em Satanás. Ele desejou estar “acima das estrelas de Deus”.

O Comentário Bíblico Adventista (v. 4, p. 169) dá a seguinte explicação: “O desejo por exaltação própria foi a causa da queda de Lúcifer. Antes da queda, ele era o anjo mais belo e sábio. Orgulhou-se excessivamente da honra que Deus lhe conferiu e buscou glória ainda maior. […] Lúcifer desejava ser como Deus em posição, poder e glória, mas não em caráter. Ele desejava para si a honra que a hoste angélica prestava a Deus. *Sendo apenas uma criatura, ele buscou a honra devida somente ao Criador.”*

Existe alguém em particular que você conhece que está confuso sobre a origem do pecado e a criação do mundo? Ore para que você seja uma testemunha a essa pessoa.


QUINTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO 2019 – FLASH

“Deus deseja de todas as Suas criaturas um serviço de amor – serviço motivado pela apreciação do Seu caráter. Ele não tem prazer na obediência forçada. Concede a todos a liberdade para Lhe prestar serviço voluntário” (Os Escolhidos, p. 11).*

Leia os capítulos 1 e 2 do livro Os Escolhidos (primeiro volume da série Conflito na linguagem de hoje), com sua Bíblia aberta. Viaje através da poderosa ilustração do que aconteceu no Céu e o que aconteceu posteriormente sobre a Terra na criação do mundo. Observe especialmente as informações que são novas para você relativas à queda de Lúcifer e a semana da criação.

Gênesis 1:26 diz: “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança.’”

Você sabe o que significa ser feito à imagem de Deus? A palavra imagem em hebraico significa cópia ou sombra ou reflexo de um original. Os estudiosos da Bíblia concordam que essa palavra não significa que os seres humanos são uma duplicação exata de Deus. Mas, de forma mais apropriada, significa que os *efeitos do caráter interno e das qualidades externas de Deus são evidentes nos seres humanos,* tornando-os diferentes de todos os outros seres criados. Conforme o tempo e o pecado foram produzindo efeitos sobre a humanidade, nosso reflexo de Deus se tornou muito mais pálido do que era no caso de Adão e Eva. Mas continua lá! Pense nas pessoas que você conhece que refletem os atributos do nobre caráter divino.


SEXTA-FEIRA, 04 DE JANEIRO 2019 

A história da trágica queda e engano de Lúcifer dá um panorama da forma como o pecado atua para nos afastar do caminho de vida de Deus.

Entre todas as perguntas não respondidas sobre o que Deus deveria ou não deveria ter feito com o pecado, permanece a verdade sobre o que Ele fez de fato. Deus olhou para a longa estrada à nossa frente. Viu a decadência. Pôde sentir a dor e o horrível futuro da raça humana durante esses tempos escuros. *Deus analisou muito mais a fundo o problema do pecado* e, tendo em vista Seu desejo de criar a você e a mim, Ele escolheu banir Lúcifer do Céu e continuar com Seu plano da criação da Terra. Deus queria que você e eu pudéssemos estar lá com Ele.

Leia Salmo 139:14-17 e Efésios 1:3, 4. *A Bíblia diz que você estava na mente de Deus antes de qualquer coisa ter sido criada.*

As perguntas sobre o que aconteceu no início e o que acontecerá no fim são interessantes, mas não tão cruciais quanto saber que *Deus quer que você saiba o quanto você é importante para Ele.* Criado à imagem de Deus (Gênesis 1:26), você só poderia ser formidável!

*Leitura da Semana*

• Os Escolhidos, capítulos 1 e 2

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“O pecado teria poucos adeptos se as consequências fossem imediatas.” – W TI Purkise

“O pecado manterá você longe da presença de Deus ou a presença de Deus manterá você longe do pecado.” – Desconhecido

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  FAZER DOWNLOAD AQUI Download: Vídeo 120x720p (26 MB) Download: Vídeo 640x360p (8,5 MB) …

2 Comentários

  1. Cristiane Coutinho

    Excelente, maravilhoso, muito me ajudou no esclarecimento desse assunto.

  2. Irmão, Parabéns pelo trabalho de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!