Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 02 – Lei Imutável e Amor Inabalável – 05 a 12 de Janeiro 2019

Adolescentes: Lição 02 – Lei Imutável e Amor Inabalável – 05 a 12 de Janeiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: ‘Onde está você?’” (Gênesis 3:8, 9).


SÁBADO A TARDE – 05 DE JANEIRO 2019 – INTRODUÇÃO

atmosfera perfeita do Éden proporcionava a Adão e Eva uma vida abundante. Contudo, toda boa qualidade (sabedoria, beleza, influência) que Lúcifer possuía no Céu tornou-se uma ferramenta para o obscuro propósito de sua existência egoísta. A árvore do conhecimento do bem e do mal era o único lugar onde foi permitido Satanás interagir com Adão e Eva – mas foi o suficiente. O enganador induziu Eva não apenas a duvidar da palavra de Deus, mas a desconfiar de Seus motivos. Satanás tentou Eva a suspeitar de que Deus os proibira de comer porque Ele não queria que eles se tornassem como Ele. Eva engoliu a isca, e Adão simplesmente amava Eva mais do que confiava em Deus.

Quando a voz de Deus foi ouvida no jardim, Sua pergunta foi: “Onde vocês estão?” Perdidos. Escondidos. Arruinados. Com medo da face de Deus. Eles tentaram justificar seu comportamento ou culpar o outro. O egoísmo leva à autopreservação. Mas o altruísmo de Deus levou à solução para o problema. Havia apenas um meio pelo qual a humanidade caída poderia ser restaurada, e era que alguém pagasse o salário do pecado.


DOMINGO, 06 DE JANEIRO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTORIA
Leia em sua Bíblia a história desta semana, que se encontra em Gênesis 3:1-13; 3:21-24. Ela fala da tentação e da queda do ser humano e como Deus resolveu o problema.

Existem palavras ou frases que são novas para você nesta história? Quem são os personagens principais? Sublinhe na Bíblia todas as perguntas feitas na história. O que há de importante em cada pergunta?

Em sua opinião, por que Deus perguntou a Adão e Eva: “Onde vocês estão?”

Que tipo de emoções você acredita que Adão e Eva sentiram quando eles estavam escondidos de Deus nos arbustos?

Você conhece alguém que pode estar longe da graça de Deus porque se sente envergonhado ou sozinho no pecado? O que você pode fazer para resgatá-lo? Enviar uma mensagem? Dar um telefonema? Fazer uma oração?


SEGUNDA-FEIRA, 07 DE JANEIRO 2019 
Leia o Texto-Chave (Gênesis 3:8, 9) em diferentes traduções da Bíblia.

Imagine a cena. No fim do dia, como de costume, o Senhor foi conversar com o casal. Mas eles não estavam no lugar de sempre, esperando por Ele. Deus sabia o que havia acontecido. Mesmo assim, esperou a resposta de Adão. Envergonhado, o casal apareceu. Depois do jogo de empurra-empurra, em que Adão pôs a culpa em Eva, e ela na serpente, Deus lhes explicou que não poderiam permanecer no jardim. Teriam que sair e sofrer as consequências do pecado. Haviam perdido a vida eterna.

A mentira de Satanás foi desmascarada. Ele dissera que eles não morreriam se comessem do fruto proibido. Mas Deus não mente. Podemos confiar totalmente em Sua palavra. A morte não foi imediata, mas ela chegaria. E a morte poderia ser eterna se Deus não tivesse entrado em ação e colocado em prática o plano de resgate mais espetacular de que se tem notícia.

O que o plano da salvação significa para você?


TERÇA-FEIRA, 08 DE JANEIRO 2019 – VOCÊ SABIA?
• Embora não houvesse os “Dez Mandamentos” no Jardim do Éden, como os conhecemos hoje, havia uma lei. A mesma lei que Lúcifer desafiou no Céu existe como fundamento do reino de Deus. Essa lei trata da completa lealdade a Deus e um amor altruísta pelos outros.

• A árvore do conhecimento do bem e do mal foi colocada no jardim como prova de amor e obediência de Adão e Eva a Deus. Apenas ali o inimigo teria acesso ao casal.

• O disfarce tem sido a estratégia mais antiga de Satanás para enganar. Com Eva, ele usou a serpente, que era uma das criaturas mais inteligentes e belas do jardim. Seu corpo brilhava como ouro polido e ela voava. Por intermédio desse animal, o inimigo alegou que estava falando por ter comido do fruto da árvore proibida.

O pecado de Eva começou com a desconfiança do amor e das palavras de Deus. A desobediência veio na sequência.

• Deus nunca disse que Adão e Eva morreriam instantaneamente se comessem do fruto proibido. No entanto, no mesmo dia em que eles desobedeceram, foram condenados à morte. “Para que pudesse possuir uma existência sem fim, o homem deveria continuar a comer da árvore da vida. Não tendo mais esse direito, sua vitalidade iria diminuir gradualmente até que a vida se acabasse” (Os Escolhidos, p. 28).

O plano da redenção do ser humano foi idealizado antes da criação da Terra. Ele serviria não apenas para salvar a humanidade, mas também para mostrar para todo o Universo o verdadeiro caráter de Deus.


QUARTA-FEIRA, 09 DE JANEIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Gênesis 3:14 e 15

Romanos 5:17

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana.

O Comentário Bíblico Adventista (v. 1, p. 216) diz o seguinte a respeito do texto de Gênesis 3:14: “A maldição do pecado repousa não somente sobre a serpente, mas sobre toda a criação animal, embora ela devesse suportar uma maldição maior. Tendo sido outrora a mais inteligente e bela das criaturas, a serpente foi então privada das asas e condenada, daí por diante, a rastejar no pó.”

Deus fez uma profecia sobre a mulher e a serpente. Ao longo de toda a Bíblia, podemos notar a feroz inimizade entre ambos. Mas Deus não profetizou apenas que os filhos de Eva e o prometido Messias seriam inimigos do dragão, mas também que a serpente seria derrotada.

Em Romanos 16:20, Paulo escreveu: “Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça do nosso Senhor Jesus seja com vocês.”

É a graça de Deus que realmente pode dar um fim definitivo ao pecado e ao seu originador, Satanás.


QUINTA-FEIRA, 10 DE JANEIRO 2019 – FLASH

“Cristo garantiu aos anjos que, por Sua morte, Ele resgataria a muitos e ­recuperaria o reino que tinha sido perdido por causa da transgressão. Os remidos deveriam herdá-lo com Ele. Pecado e pecadores não mais existiriam, nunca mais perturbariam a paz do Céu e da Terra. Então uma inexprimível alegria encheu o Céu” (Os Escolhidos, p. 31).

Memorize estas formidáveis palavras de Ellen White sobre o plano de salvação.

Leia os capítulos 3 e 4 do livro Os Escolhidos e note todas as palavras que transmitem as emoções de Deus nesses textos. Quais são alguns comentários que Ellen White faz que são eternos?

Toda a história do Éden parece muito distante da nossa realidade. Mas ao analisarmos qual foi a tentação de Adão e Eva, reconhecemos que a verdadeira natureza do pecado é fazer com que as pessoas desconfiem de Deus e se concentrem em si mesmas. A bagunça feita no Éden foi terrível, mas a reação de Deus ao pecado é impressionante.

Bem além de nossa ruína e pecado está a perfeita e maravilhosa graça de Deus, que nos salva.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO 2019 

Com base no que você estudou durante a semana, dê sua opinião a respeito das seguintes questões. Use C para concorda e D para discorda:

____O pecado real no Jardim do Éden não foi ouvir a mentira da serpente e, sim, desconfiar do que Deus havia dito.

____O plano da salvação nos capacita a estarmos mais perto de Deus do que Adão e Eva estavam antes da queda.

____O fato de que Cristo morreu para pagar os nossos pecados é uma evidência de que a lei de amor de Deus não se altera.

A estratégia de Lúcifer ao tentar Eva foi levantar suspeitas sobre os motivos de Deus ao dar a ordem para que eles não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Talvez se ele tivesse atacado diretamente a Deus, Eva teria percebido suas intenções e não cairia em sua armadilha. No entanto, ela foi enganada porque deixou de confiar na palavra de Deus.

Quando desconfiamos de Deus e de Suas palavras, ficamos totalmente desprotegidos, à mercê dos enganos do inimigo. Apenas a Bíblia, a Palavra escrita de Deus, nos oferece a segurança e a proteção de que necessitamos.

“Guardei no coração a Tua palavra para não pecar contra Ti” (Salmo 119:11).

Leitura da Semana

Os Escolhidos, capítulos 3 e 4.


 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários da CPB: Lição 04 – Como Lidar com a Solidão – 20 a 27 de Abril 2019

Fazer DownloadImprimir  Autor: Moisés Mattos Editor: André Oliveira Santos: andre.oliveira@cpb.com.br Revisora: Josiéli Nóbrega Introdução: Nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!