Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 02 – Leis Naturais – 07 a 14 de Julho 2018

Adolescentes: Lição 02 – Leis Naturais – 07 a 14 de Julho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

“A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém” (2 Tessalonicenses 2:7).


SÁBADO A TARDE – 07 DE JULHO 2018 – INTRODUÇÃO 

A Idade Média foi um período terrível para qualquer um que pensasse diferente ou questionasse a autoridade vigente na época. A Igreja Católica controlava os reis e as rainhas, os plebeus e os servos. Qualquer opinião diferente daquela imposta pela igreja era totalmente proibida e os “hereges” eram literalmente caçados, cruelmente torturados e executados pelo crime do pensamento independente.

A igreja havia decretado que unicamente os padres tinham permissão de ler a Bíblia e que o povo entraria em contato com o conteúdo da Palavra de Deus somente por meio desses líderes espirituais. O povo não tinha permissão para ler a Bíblia por si mesmo e tirar as próprias conclusões. A Igreja Católica tornou a religião tão complicada e “pesada” que as pessoas comuns não conseguiam mais entender que a salvação era um dom gratuito de Deus. A Igreja Romana permitiu que influências pagãs se infiltrassem em sua doutrina, fazendo com que até mesmo a lei de Deus parecesse ter sido mudada.

*Mas Deus não permitiu que Sua Palavra fosse alterada. Ele sempre teve um pequeno povo remanescente que protegeu as Escrituras e ensinou os preceitos divinos aos seus descendentes.* Os valdenses são um exemplo desse povo. Eles foram obrigados a viver escondidos e sofreram muitas perseguições, mas guardaram fiel e cuidadosamente a Palavra de Deus. Ainda hoje Deus tem um povo remanescente que, da mesma forma, valoriza e guarda a Sua Palavra.


DOMINGO, 08 DE JULHO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Responda rapidinho: Você sabe onde está sua Bíblia neste momento? Ela é importante para você? *Que papel a Bíblia desempenha em sua vida?*

Pegue-a e leia, com atenção, as passagens de *Daniel 7:25; 2 Tessalonicenses 2:3- 7 e Apocalipse 12:6. Os textos bíblicos para o estudo desta semana revelam quais seriam as estratégias que o inimigo usaria para tentar afastar as pessoas da verdade e destruir o povo de Deus. Depois da leitura, responda as perguntas a seguir:

Como essas passagens descrevem a idade média da história Europeia?
____________________________________________________________

Quando uma organização religiosa reivindica para si o mesmo poder do próprio Deus, que efeito isso tem sobre as pessoas?
____________________________________________________________

Por que Deus nos revelou com antecedência que essas coisas aconteceriam?
____________________________________________________________

O que você acha que significa o “mistério da iniquidade”?
____________________________________________________________

O que seriam “os tempos e as leis” que esse poder tentaria mudar?
____________________________________________________________

É possível existir uma organização que tenha começado com intenções puras, tenha se corrompido com o poder, mas ainda abrigue pessoas boas e tementes a Deus? Explique.
____________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 09 DE JULHO 2018 

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em 2 Tessalonicenses 2:7. O que é o “mistério da iniquidade” a que o texto se refere? O Comentário Bíblico Adventista [vol. 7, p. 277] dá uma boa ajuda na interpretação. Veja o que diz: “O título se refere a um poder caracterizado pela desobediência. A referência à lei é significativa, em vista da tentativa de mudança da lei mencionada em Daniel 7:25 [“ele falará contra o altíssimo, oprimirá os Seus santos e tentará mudar os tempos e as leis”]. Em última análise, esta descrição se aplica a Satanás, o autor da desobediência, mas o demônio geralmente camufla sua personalidade ao trabalhar por meio de agentes.

Nos últimos dias, ele desempenhará um papel mais direto, levando o engano ao cúmulo de falsificar pessoalmente a vinda de Cristo. ”

Você já se perguntou como isso será possível? *O inimigo conseguirá enganar muita gente porque ele tem trabalhado incessantemente para apagar a imagem de Deus da vida das pessoas.* Esse é o primeiro passo. Elas ficarão tão insensíveis que não conseguirão discernir o que estará acontecendo. Confiarão em si mesmas e não serão capazes de enxergar o erro. A Bíblia terá deixado de fazer parte da vida delas por muito tempo, e o conhecimento que poderia salvá-las estará esquecido. A lei de Deus, que é a representação do Seu caráter, simplesmente não fará sentido algum para elas.

Pense: como a ideia de que a lei de Deus não mais importa tem sido insinuada em nossa vida hoje? O conceito de que as “regras foram feitas para serem quebradas” é muito perigoso. Basta ver as notícias dos crimes nos telejornais.

Como você se relaciona com a lei de Deus? Que importância ela tem quando se trata da direção de sua vida?

Leia Levítico 25:18 e depois complete o verso. Essa foi a ordem de Deus ao povo de Israel a respeito de Suas leis. Isso serve para nós também: “Pratiquem os Meus ________________________ e obedeçam as Minhas _________________________, e vocês viverão com segurança na terra.”


TERÇA-FEIRA, 10 DE JULHO 2018 – VOCÊ SABIA?

A apostasia que o apóstolo Paulo menciona em 2 Tessalonicenses 2:51 está ligada ao compromisso que o cristianismo acabou assumindo com o paganismo. O que Satanás não conseguiu com a perseguição aos cristãos foi conseguido com a sutil introdução de costumes pagãos. Quando o imperador Constantino supostamente se converteu ao cristianismo, muitas das doutrinas e superstições foram misturadas à fé dos seguidores de Cristo.

  • A Igreja Católica proibiu a circulação de Bíblias por centenas de anos. O povo era proibido de lê-la. […] Dessa maneira, o papa passou a ser reconhecido por quase todos como o governante designado por Deus na Terra” [Os Resgatados. p. 30). Detalhe: Deus nunca nomeou nenhum homem para ser chefe da igreja 2 Pedro não foi o primeiro papa.
  • O papado fez sérias mudanças na lei de Deus. Substituiu a adoração de ídolos pela adoração de imagens [dos santos] e de relíquias [objetos considerados sagrados] e mexeu no quarto mandamento, anulando o sábado e exaltando o domingo como dia de guarda..
  • Foi o imperador Constantino que proclamou um decreto transformando o domingo em uma festa pública em todo o império romano. Os pagãos adoravam o sol nesse dia e os cristãos passaram a honrá-lo como o dia da ressurreição de Jesus. Nessa época, um grupo continuou a observar o sábado como dia de guarda…
  • O quarto é o único mandamento que apontava para Deus como Criador. Por isso Satanás tem direcionado seus esforços contra ele. Atualmente ele tem usado outros métodos para tirar Deus da vida das pessoas. Tem ensinado que cada um deve buscar ser feliz à sua maneira, seguindo o que o coração diz, sem levar em conta as orientações e as leis divinas.
  • Os cristãos valdenses basearam sua fé apenas na Bíblia. Eles tinham o costume de copiar porções da Bíblia e usá-las para espalhar  a mensagem da salvação. Leia um pouco da história deles nas páginas 36 a 47 do livro Os Resgatados.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hb. 4:12).


QUARTA-FEIRA, 11 DE JULHO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

 Salmo 119:105 – Levítico 24:22 – Mateus 5:17, 18

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Uma crença comum por aí é que após a morte de Jesus na cruz. a lei de Deus deixou de ser importante. Pelo que você viu nos textos bíblicos. Isso aconteceu de fato? Na verdade, existem promessas de que nossa vida será mais rica e mais feliz por seguirmos a direção de Deus. Confira os Dez Mandamentos em êxodo 20. Há alguma lei de Deus que você acha que não seja importante hoje?

Pense na sociedade atual. Qual a função das leis?

A lei de Deus serve de proteção para que possamos exercer nossa liberdade de forma correta. Lembre-se de que. no fim dos tempos, as pessoas farão parte de apenas dois grupos: os que guardam a lei de Deus e acreditam no testemunho de Jesus e os que não o fazem. Por meio de suas atitudes e escolhas hoje, a que grupo você está se preparando para pertencer?


QUINTA-FERA, 12 DE JULHO 2018 – FLASH

“Satanás sabia muito bem que foram as Sagradas Escrituras que capacitaram o Salvador a resistir a seus ataques. A cada investida, Cristo lhe apresentava o escudo da verdade eterna, dizendo: ‘Está escrito’. Para que Satanás mantenha seu controle sobre o povo e estabeleça a autoridade do usurpador papal, ele deve manter as pessoas em ignorância quanto à Bíblia. Precisa esconder e suprimir as sagradas verdades” (Os Resgatados, p. 30).

Os capítulos 3 e 4 do livro Os Resgatados (O Grande Conflito Na Linguagem de Hoje) são um convite para entendermos como algumas profecias de Daniel tiveram cumprimento ao longo da história e como Satanás trabalhou incansavelmente para que as pessoas não tivessem acesso à Bíblia. Quanto mais difícil era o acesso à Palavra de Deus, mais ela era desejada e valorizada pelos Seguidores de Cristo. Os valdenses, por exemplo, ficaram conhecidos por copiar cuidadosamente porções da Bíblia e usá-las para espalhar a mensagem da salvação em um tempo de muita perseguição. Hoje, a maioria das pessoas tem muitas Bíblias em casa. Há tantas versões diferentes da Bíblia disponíveis até na internet. Existem aplicativos da Bíblia. Mas será que com tanta facilidade atualmente, a Bíblia tem sido tratada com o devido respeito, como a confiável Palavra de Deus, o guia seguro para a Vida?

Imagine de todas as Bíblias fossem retiradas e as pessoas fossem impedidas de lê-la, qual seria a sua reação? Você sentiria falta dela? Ou você nem notaria sua ausência?


SEXTA-FEIRA, 13 DE JULHO 2018

Na Idade Média, as pessoas não tinham acesso à Bíblia; tinham, no entanto, consciência de seu valor. Quando tentavam ter acesso a ela, eram perseguidos e geralmente mortos. Esse foi um período aterrorizador para os fiéis seguidores de Deus. Nessa época, porém, Deus não permitiu que Sua Palavra desaparecesse totalmente. Ele sempre manteve um povo remanescente que protegeu Sua Santa Palavra.

A Bíblia dá poder aos fieis. Nela encontramos promessas, esperança, orientações e instruções.

Hoje, a maioria de nós possui acesso à Bíblia em qualquer Idioma ou versão desejada, e com isso nos esquecemos do verdadeiro valor da Palavra de Deus. A familiaridade gerou desprezo. Mas, se olharmos para o passado e considerarmos as experiências daqueles que viveram durante a Idade Média, vamos nos lembrar da razão de a Bíblia ser digna de darmos a Vida por ela. “Assim como a arca sobre as águas agitadas, a palavra de Deus supera as tempestades que ameaçam sua destruição”. Como uma mina com ricos veios de ouro e prata escondidos debaixo da superfície, as Sagradas Escrituras contêm tesouros da verdade que somente aquele que busca com humildade e oração pode encontrar, Deus projetou a Bíblia para ser um livro com lições para toda a humanidade, revelando a si próprio. Cada vez que enxergamos é uma revelação nova do caráter de seu Autor” (Os resgatados, p. 40).

Valorize a Palavra de Deus enquanto ela está disponível. Olhe para a Bíblia como realmente ela é: um livro de promessas e esperança!

COM OUTROS OLHOS

“O Poder não corrompe. O medo corrompe… Talvez o medo de perder o poder.” – João Steinbeck

“Nossos piores inimigos aqui não são os ignorantes e simples, por mais cruéis que sejam; nossos piores inimigos são os inteligentes e corruptos.” – Graham Greene

Leitura da Semana: Os Resgatados – Capítulos 3, 4

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Primários: Lição 03 – Água Viva – 21 a 28 de Julho 2018

  VERSO PARA DECORAR “Quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!