Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 4° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 02 – Porta Fechada e Livros Abertos – 06 a 13 de Outubro 2018

Adolescentes: Lição 02 – Porta Fechada e Livros Abertos – 06 a 13 de Outubro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Todos os seres vivos foram exterminados da face da Terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da Terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca” (Gênesis 7.23).


SÁBADO A TARDE – 06 DE OUTUBRO 2018 – INTRODUÇÃO

A lição desta semana mostra a solene realidade sobre o julgamento. Na verdade, o julgamento está ocorrendo hoje. Os adventistas do sétimo dia se referem a essa fase como o julgamento investigativo, o período que precede a volta de Cristo, quando a vida de todos aqueles que se dizem cristãos está sendo avaliada por Deus. Ellen White escreveu o seguinte a respeito do julgamento: “A obra de cada homem passa em revista perante Deus, e é registrada pela sua fidelidade ou infidelidade” (O Grande Conflito, p. 482).

Em toda a Bíblia, o tema da responsabilidade de prestar contas continua a aparecer em termos diretos e claros. Até mesmo a imagem do livro aberto transmite a atmosfera da sala de tribunal do julgamento investigativo.

O profeta Malaquias escreveu: “Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam o Senhor e honravam o Seu nome” (Ml 3:16). O mundo hoje está relutante em ouvir essa verdade. Mesmo assim, ao redor do mundo, as três mensagens angélicas advertem que devemos temer a Deus e glorificá-Lo porque chegou a hora do Seu juízo (Ap 14:7).

Uma das tarefas desta lição será lembrar que *Deus declarará “inocente” todo aquele que confessar seus pecados e reivindicar o sangue de Cristo.* Perdoado. Redimido. Restaurado. Justo – aos olhos do Céu. Precisamos entender esta verdade, de que o julgamento está ocorrendo hoje, e devemos tomar a decisão de seguir a Cristo e refletir Seu caráter.


DOMINGO, 07 DE OUTUBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTORIA 

A história de Noé é bastante conhecida e normalmente pensamos nela como o exemplo de obediência de um homem fiel em atender a uma ordem estranha da parte de Deus. Mas há algo mais nesse relato. Jesus fez questão de mencioná-la quando viveu na Terra, mostrando sua importância. Que tal relembrá-la? Leia em sua Bíblia Gênesis 7:6-23 e depois responda às seguintes perguntas:

O que você percebe na narrativa do dilúvio que se relaciona com as pessoas que vivem no tempo do fim?

Leia Mateus 24:39 e observe se a história do dilúvio é parecida com a cena do juízo do tempo do fim. Como essa história é a ilustração perfeita para a cena do juízo final? Como pode ser diferente?

Leia Daniel 7:1-10 e observe especialmente as cenas do juízo nos versos 9 e 10. Qual é a ligação entre o julgamento que sobreveio nos tempos de Noé e o julgamento que estamos atualmente vivenciando?

Baseado em que os crentes hoje podem estar seguros de que Deus está declarando-os “inocentes”? Que outras histórias ou eventos o lembram de cenas do juízo final como citadas nesta lição?


SEGUNDA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Gênesis 7:23. A história de Noé é perfeita para ilustrar o tema do julgamento, pois os antediluvianos precisaram tomar a decisão de entrar ou não na arca antes de a chuva começar a cair. Às vezes podemos achar que a decisão de ser leal a Deus pode esperar. Essa ideia é muito difundida e tão antiga quanto o mundo, mas é totalmente insensata.

No momento em que a porta da arca se fechou e o dilúvio veio, cada um tinha decidido como se apresentaria perante Deus – sozinhos em seus próprios méritos, ou como Noé, que “encontrou graça aos olhos do Senhor”.

Só de pensar em julgamento as pessoas costumam ficar com medo. No entanto, não é esse o sentimento que o evento deveria produzir naqueles que confiam no Senhor.

Em Daniel 7:22, em algumas versões bíblicas, diz que “o julgamento foi entregue aos santos do Altíssimo”. Essa frase pode ser mal interpretada por pessoas que pensem que os santos são os que estão julgando. Qualquer advogado pode afirmar que quando “o julgamento foi entregue” para alguém, na verdade quer dizer que o julgamento é passado a favor dos santos. Se você procurar, vai descobrir que a maioria das traduções descreve a cena como o momento em que os que estão “em Cristo” são declarados “inocentes”.

Que o “julgamento” lhe traga a expectativa de que o tempo para o acerto de contas está chegando e o Justo Juiz colocará cada coisa em seu devido lugar, beneficiando os inocentes.

Leia Apocalipse 14:7 e complete os espaços: “Ele disse em alta voz: ‘Temam a e glorifiquem-nO, pois chegou a hora do Seu . Adorem Aquele que fez os , a , o e as fontes das águas.’”


TERÇA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO 2018 – VOCÊ SABIA?

(Informações extraídas do capítulo 28 do livro Os Resgatados.)

  • Daniel viu e descreveu o julgamento. Ele fala de tronos e de um ancião assentado em um trono envolto em fogo. As rodas do trono estavam em chamas. Era uma ocasião solene. Quando o tribunal deu início ao julgamento, os livros foram abertos (Dn 7:9, 10).
  • O Ancião de Dias, mencionado na Bíblia, é Deus Pai. Ele é descrito usando uma veste branca como a neve e tendo o cabelo branco como a lã.
  • Desde 1844, Jesus participa ativamente do julgamento como nosso grande Sumo Sacerdote, que entrou no lugar santíssimo a fim de realizar Sua última obra sacerdotal em favor do ser humano. Esse é o momento para julgar os que professam ser o povo de Deus. O julgamento dos ímpios é uma obra separada que acontecerá em um momento posterior.
  • São os livros de registro no Céu que determinarão os vereditos do julgamento. O livro da vida se encontra entre eles. É nele que estão os nomes de todos que algum dia ingressaram no serviço de Deus. No livro memorial estão registrados todos os bons atos daqueles que temeram o Senhor e honraram Seu nome.
  • Há também um relatório dos pecados dos homens. “Ao lado de cada nome nos livros do Céu, estão escritos toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido, todo pecado secreto. Advertências enviadas pelo Céu ou reprovações negligenciadas, momentos desperdiçados, a influência exercida para o bem ou para o mal, assim como seus resultados de vasto alcance, tudo é historiado pelo anjo relator” (p. 245).
  • A lei de Deus é o padrão do juízo.
  • Quando o trabalho de Cristo como mediador terminar no Céu, Ele virá para buscar os salvos (Hb 9:28).


QUARTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO 2018 – VERSO DE IMPACTO

Daniel 7:9, 10

Malaquias 3:16

Apocalipse 22:10, 11

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Algum deles o surpreendeu? Qual? Por quê?

Você percebeu que todos os versos mencionam livros? É muito legal saber que a ideia de ter livros surgiu na mente de Deus! Para conhecer um pouco da dinâmica do julgamento investigativo e entender o papel dos livros, leia este texto:

“Quando os livros de registro são abertos no juízo, a vida de todos aqueles que creram em Jesus passa em revista diante de Deus. Começando com aqueles que viveram primeiro na Terra, nosso Advogado [Jesus] apresenta o caso de uma geração após a outra. Cada nome é mencionado; cada caso, investigado. Alguns nomes são aceitos, outros rejeitados. Quando alguém tem pecados que permanecem nos livros de registro sem arrependimento e sem perdão, seu nome é apagado do livro da vida” (Os Resgatados, p. 246).

Uau! Que triste! Foi por isso que Deus disse a Moisés que riscaria de Seu livro todo aquele que pecasse contra Ele (Êx 32:33). Mas o plano de Deus não é que essa história termine assim. Ele providenciou uma solução! Leia o Flash.


QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO 2018 – FLASH

“Todos os que se arrependeram de verdade e, pela fé, reivindicaram o sangue de Cristo como seu sacrifício expiatório receberão perdão, o qual foi registrado nos livros do Céu. Como se tornaram participantes da justiça de Cristo e seu caráter foi achado em harmonia com a lei de Deus, seus pecados serão apagados, e eles serão considerados dignos da vida eterna” (Os Resgatados, p. 246).

O capítulo 28 do livro Os Resgatados (O Grande Conflito na linguagem de hoje) é, sem dúvida, um dos conteúdos mais importantes para que você compreenda o assunto do julgamento investigativo. Como acontece em qualquer tribunal, conhecer o processo faz toda a diferença.

É bom lembrar que nunca houve um momento na Terra em que tanta coisa estivesse em jogo. Mas em vez de causar medo e culpa, o julgamento investigativo deve trazer alívio para os inocentes, especialmente porque existe a certeza de que a justiça divina é perfeita. Ela não é “cega”.

A noção de que esse julgamento está acontecendo agora deve nos levar à reflexão quanto à maneira como vivemos. Hoje é o tempo de enxergar e aceitar a misericórdia divina que está sendo derramada sobre o ser humano. Os livros ainda estão abertos – estrategicamente colocados para ser um lembrete de que o juízo de Deus está acontecendo hoje. Para aqueles que têm confiado em Cristo, isso é algo muito bom!


SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO 2018

A lição desta semana transmite uma mensagem clara e urgente. Estamos vivendo no período do julgamento de Deus. Por meio da plena confiança no ministério intercessor de Cristo no santuário celestial, se nos arrependermos sinceramente e buscarmos o Seu poder para abandonarmos o pecado, poderemos enfrentar corajosamente cada dia, sabendo que, ao olhar Deus para a nossa lista de ações, encontrará a palavra “PERDOADO”.

Todo ano no deserto até a época de Cristo, o Dia da Expiação promovia um senso de reverência e solenidade em Israel. Era o momento de encarar o pecado de frente e abandoná-lo. Não importava se estivesse ocupado, muitos compromissos marcados, coisas para estudar ou fazer. Nada era mais importante do que o arrependimento. Essa é uma palavra que não é muito usada hoje, mas ela significa “mudar a mente de tal forma que as suas ações também serão transformadas”.

Todos nós precisamos escolher a Deus, confessar os pecados, aceitar o perdão e reconhecer a Cristo como nosso Salvador. É assim que nosso nome entra para o Livro da Vida. É uma questão de escolha mesmo!

Analise sua vida e observe para onde suas escolhas o têm levado. Há algo que está afastando você dos caminhos do Senhor? Existe alguma coisa que precisa ser mudada em seu coração? Deus nos convida a confessarmos o pecado, reconhecendo que nossas ações não são boas o bastante para nos tornar justos. Dependemos totalmente do poder de Cristo para mudar os hábitos maus e abandonar o pecado. Precisamos confiar e aceitar a salvação que Ele nos oferece. E acreditar na verdade de que Deus nos declarará “inocentes”.

A mensagem de Apocalipse 14:7 deve ser anunciada a todo o mundo enquanto ainda há tempo. De que maneiras você pode ajudar a espalhar essa boa notícia?

Leitura da Semana

Os Resgatados, capítulo 28

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Crianças): Oração Pelos Pais – 20 de Outubro 2018

Johrel frequentou quatro escolas em quatro anos. Cada vez que mudava de escola, precisava fazer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!