Novidades
Início / A - ESTUDOS DA SEMANA / Adolescentes: Lição 03 – Fora de Controle – 12 a 19 de Janeiro 2019

Adolescentes: Lição 03 – Fora de Controle – 12 a 19 de Janeiro 2019

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“O Senhor disse a Caim: ‘Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo” (Gênesis 4:6, 7).


SÁBADO A TARDE – 12 DE JANEIRO 2019 – INTRODUÇÃO

A história de Caim e Abel retrata dois tipos de pessoas que percorrem dois caminhos diferentes na vida. Embora Caim e Abel tivessem sido criados pelos mesmos pais, *eles tinham atitudes diferentes com relação a Deus e Seu caráter* – é aí que seus caminhos divergiram. Abel enxergou a misericórdia de Deus na forma como o Criador proveu a redenção da raça humana, mas Caim se rebelou contra Deus em seu coração. Talvez essa distinção não tenha sido tão óbvia até que chegou a hora do sacrifício.

Como os dois irmãos tinham duas ideias diferentes com relação a Deus, eles expressavam suas abordagens diferentes da salvação. O sacrifício de sangue era uma advertência de que um dia Deus ofereceria um Redentor. Abel escolheu obedecer a Deus a partir de uma genuína confiança no plano da salvação. Caim recusou aceitar o plano da graça de Deus e escolheu trazer uma oferta que enfatizava seus próprios esforços de fazendeiro.

Como foi dada a oportunidade a Caim e Abel, também podemos escolher que caminho seguiremos: o da obediência ou da rebelião?


DOMINGO, 13 DE JANEIRO 2019 – ENSINANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Você conhece alguém que se chama Caim? Por que esse nome não se tornou tão popular? Leia em sua Bíblia o texto para o estudo desta semana, que se encontra em *Gênesis 4:1-15.* Depois, responda às seguintes perguntas:

Qual a lição central desta história? Por que você acha que ela foi registrada na Bíblia?
_________________________________________________________________________________

Como você acha que a ocupação desses dois irmãos influenciou a visão que eles tinham de Deus?
_____________________________________________________________________________

Quais momentos do texto foram cruciais para Caim? Como ele poderia ter evitado cometer o assassinato do irmão?
______________________________________________________________________________

Nos *versos 6 e 7, qual foi a abordagem que Deus utilizou com Caim? O que podemos aprender sobre o caráter de Deus pela forma como Ele falou com Caim?*
_____________________________________________________________________________

Para refletir: A decadente rebelião de Caim ainda faz parte do cenário da vida dos jovens em seu mundo? Se sim, de que forma? Com o que essa ladeira escorregadia se assemelha hoje?


SEGUNDA-FEIRA, 14 DE JANEIRO 2019

Leia o Texto-Chave (Gênesis 4:6, 7) e pense no quanto Deus tentou fazer Caim se arrepender de sua ira. *Veja cada frase que Deus falou para Caim e perceba a atitude de Deus para com ele.*

O que estava por trás da ira de Caim? Como esse sentimento se desenvolveu em seu coração?

Repetidas vezes, Caim e Abel tinham ouvido a história do pecado de seus pais e da misericórdia divina. Ainda meninos, eles compreenderam por que um cordeirinho devia ser sacrificado e entendiam o significado daquilo. Os dois filhos ouviram as mesmas histórias acerca do passado dos pais e acreditavam na promessa do futuro. *Mas Caim começou a alimentar pensamentos parecidos com os de Lúcifer.* Percebendo o espírito de Caim, Satanás espalhou muitas dúvidas em sua mente sobre a justiça de Deus. Isso ocorria principalmente quando ele contemplava o jardim perdido. Pensava que Deus não fora justo ao amaldiçoar a Terra e todos os descendentes de Adão.

É impressionante como, tendo evidências tão ricas e vívidas da bênção de Deus e da maldição do pecado, um dos filhos de Adão e Eva tenha adotado a mesma atitude de Lúcifer, imitando seu orgulho e egoísmo.

*A atitude de Caim demonstrou que ele não estava disposto a obedecer verdadeiramente a Deus* e não admitia sua verdadeira condição.

Existem pessoas ainda hoje que agem como Caim, tentando esconder de Deus o que realmente está em seu coração?


TERÇA-FEIRA, 15 DE JANEIRO 2019 – VOCÊ SABIA?

• O sacrifício era uma demonstração pública de fé no Salvador, a quem as ofertas representavam, e também o reconhecimento da total dependência dEle para o perdão dos pecados.

• Quando Abel percebeu a rebelião do irmão, insistiu com ele para que atendesse à ordem divina. Caim ficou ainda mais determinado em seguir sua própria vontade. *Por ser mais velho, ele desprezou o conselho do irmão.*

• Deus recusou o sacrifício de Caim e o advertiu, “o pecado jaz à porta […] mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7, ARA). A palavra dominar em hebraico é maschal, que quer dizer regra, reinar ou governar com autoridade concedida. A Caim foram dados a escolha e o poder para acabar com o obstinado sentimento de orgulho em seu coração, mas ele preferiu seguir outro caminho.

• *Deus não demonstrou preferência por um dos irmãos.* A diferença é que um escolheu a fé e a obediência, enquanto o outro preferiu a incredulidade e a desobediência.

• Caim e Abel representam as duas classes que existirão até o fim da história da Terra.


QUARTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Provérbios 19:3
Atos 4:12
Apocalipse 12:11

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Com qual destes textos você mais se identifica?
___________________________________________________________________________

O que você acha que Deus está tentando lhe dizer nesta passagem?

Existe alguma área da sua vida em que você pode estar perdendo o controle? O que acha que deveria fazer para retornar ao caminho certo? Você conhece alguém que precisa fazer um retorno antes que vá longe demais na direção errada?

Quando Deus falou a Caim, *Ele o advertiu de que sua resposta ao pecado seria o momento principal na vida.* Que momentos críticos você enfrenta? Você conhece alguém que está descendo a montanha descontroladamente? Tire um tempo para orar por ele. Envie uma mensagem e deixe-o saber que você está orando por ele.


QUINTA-FEIRA, 17 DE JANEIRO 2019  – FLASH

“Por causa de Sua misericórdia, Deus ainda poupou a vida de Caim e lhe deu a oportunidade de arrependimento. Mesmo assim, Caim viveu somente para endurecer cada vez mais o coração, para estimular a rebelião contra a autoridade divina e para se tornar o chefe de toda uma linhagem de pecadores obstinados. Sua influência exerceu uma força desmoralizadora até que a Terra se tornou tão corrupta e cheia de violência que foi preciso ser destruída” (Os Escolhidos, p. 38).

Leia o capítulo 5 de Os Escolhidos (Patriarcas e Profetas na linguagem de hoje) e note os passos da queda de Caim. Procure alguns pontos dentro da história que você não tinha percebido antes. Por exemplo, você sabia que a oferta de Caim nasceu da sua ira por Deus ter expulsado seus pais do Jardim do Éden? *Ele passou a alimentar diariamente o pensamento de que Deus fora injusto e arbitrário.* Como nossas percepções básicas de Deus contribuem para o relacionamento com Ele cada dia? Continue a pesquisar esse capítulo, procurando novas ideias e anote-as.

A rebelião de Caim se assemelha à rebelião de Lúcifer e mostra o ponto alto da paciente graça de Deus. A advertência divina ainda ecoa a nós hoje: “Não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. *Voltem!* Voltem-se dos seus maus caminhos!” (Ezequiel 33:11).


SEXTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO 2019

A história de Caim e Abel é a história de como as pessoas reagem a Deus, ao pecado e à salvação. *Esses dois irmãos representam o que você e eu pensamos sobre o caráter de Deus,* Seu plano de redenção e, em última instância, que parte nós desempenhamos no sentido de obter o dom gratuito da graça. Para ser salvo, Abel confiou no sacrifício de sangue que apontava para Cristo. É essa a sua escolha?

*Caim escolheu considerar egoisticamente o plano de Deus e o rejeitou, oferecendo-Lhe seu próprio produto.* Há duas formas de pagar: você mesmo pode pagar ou deixar que alguém pague por você. Qual você escolhe? A escolha é sua. Deus oferece a todos oportunidades para voltar atrás. Talvez hoje seja uma dessas oportunidades para você. Novamente a escolha é sua. Você pode confiar na provisão de Deus feita em seu favor no Calvário e viver uma vida de adoração e devoção a Ele, ou pode recusar voltar atrás e continuar andando no caminho de Caim. Que você tome seu lugar junto a Abel, *como alguém que confia plenamente no caráter e na provisão da misericórdia de Deus.*

“Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala” (Hebreus 11:4).

*Leitura da Semana*

• Os Escolhidos,
capítulo 5

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“O ódio nasce quando os homens chamam o mal de bem. É como uma serpente recém-nascida que sai do ovo e jamais poderá voltar a caber dentro dele.” – Calvin Miller

“Fale quando estiver furioso – e fará o melhor discurso que você lamentará.” – Laurence J Peter

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

52 Dicas Para Professores da Escola Sabatina

  Querido(a) professor(a) da Escola Sabatina, reconhecendo que nosso primeiro dever para com Deus e …

um comentário

  1. Alexandra

    Me ajudem a responder a pergunta 2 da parte de domingo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!