Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 04 – Uma Longa Caminhada com Deus – 19 a 26 de Janeiro 2019

Adolescentes: Lição 04 – Uma Longa Caminhada com Deus – 19 a 26 de Janeiro 2019

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; xe já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gênesis 5:21-24).


SÁBADO A TARDE, 19 DE JANEIRO 2019 – INTRODUÇÃO

É difícil imaginar como foi para Adão viver por quase mil anos com a lembrança da vida antes do pecado. Porém, foi por causa dessa lembrança da doce comunhão com Deus e da promessa de que seria feita uma expiação que Adão e Eva puderam passar para a frente as lições de sua experiência com relação ao amor redentor de Deus e às terríveis consequências do pecado.

Os fiéis descendentes de Adão e Eva viveram por muito tempo na Terra, testemunhando a corrupção do pecado e os efeitos que ele produziu neste planeta, com exceção de Enoque.

Em comparação com os outros membros da família de Adão e Eva, Enoque viveu por um tempo relativamente curto na Terra. *Enoque era um homem que andava tão intimamente com Deus* que foi finalmente trasladado para o Céu, sem que passasse pela morte.

A lição desta semana não é apenas sobre um homem consagrado chamado Enoque, mas também sobre a época em que ele viveu.


DOMINGO, 20 DE JANEIRO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

A história desta semana está concentrada na experiência de Enoque. Leia o texto de *Gênesis 5:1-24* em sua Bíblia para conhecer a linhagem do homem que andou com Deus.

Com quais nomes você está mais familiarizado? Que nomes são novos para você? Observe quantos descendentes listados nessa passagem nasceram enquanto Adão ainda estava vivo.

Em sua opinião, *quais eram as lições passadas de geração em geração?* Se pudesse passar para a frente um conselho piedoso para a próxima geração, o que você diria?

De acordo com a passagem, quando foi de fato mencionado que Enoque andou com Deus?
_______________________________________________________________________

Em sua opinião, por que o nascimento de Matusalém pode ter tido tal importância na vida dele?

Por que você acha que Deus levou Enoque para o Céu? Não havia outras pessoas tão consagradas como ele?

O que você acha que seria “andar com Deus” hoje?
___________________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JANEIRO 2019 

Leia o Texto-Chave (Gênesis 5:1-24) e pense sobre os acontecimentos em sua vida que têm sido decisivos para você. De acordo com esses versos, o nascimento do filho de Enoque foi um grande acontecimento em sua vida, quando Enoque começou a caminhar com Deus de uma forma totalmente nova.

A Bíblia não menciona muita coisa sobre Enoque. Mas diz que o *nascimento de Matusalém foi um ponto fundamental na vida dele.*

De acordo com o livro Os Escolhidos, Enoque “era um dos que preservaram a verdadeira fé, os antepassados da Semente prometida. Dos lábios de Adão, ele aprendeu a respeito da história da queda e da graça de Deus, conforme revelado na promessa, e confiou na vinda do Redentor no futuro. […] Era um homem de grande conhecimento, honrado com as revelações especiais vindas de Deus” (p. 43).

Leia os textos bíblicos e responda quais foram os três aspectos que tornaram Enoque um herói da fé:

*Gênesis 5:1-24:*

Enoque _______________ com Deus.

*Hebreus 11:5:*

Enoque ________________ a Deus.

*Judas 14, 15:*

Enoque ________________ de Deus.

Um dos segredos na vida de Enoque que o levaram para tão perto de Deus foi a oração. Esse meio de comunicação se tornou tão importante para ele quanto a respiração. Você deseja caminhar diariamente com Deus? Aqui está uma boa dica: Comece conversando todos os dias com Ele!


TERÇA-FEIRA, 22 DE JANEIRO 2019 – VOCÊ SABIA?

• Adão teve oportunidade de conviver com nove gerações.

• Diferentemente do que muitos pensam, as pessoas que viveram antes do dilúvio tiveram vantagens incomparáveis. *Muitas delas receberam instrução diretamente de Adão.* Apesar de ter sua entrada vedada por anjos, o Jardim do Éden permaneceu por muitos séculos como uma testemunha silenciosa na Terra.

• O pecado avançava, mas houve um grupo de pessoas que se mantiveram fiéis a Deus. Tinham inteligência excepcional e talentos maravilhosos. Entendiam a sagrada missão de desenvolver um caráter justo e ensinar tanto as pessoas de seu tempo como as novas gerações. Entre estes estava Enoque.

• Deus revelou a Enoque que o mundo seria destruído por um dilúvio. *Também foi lhe mostrado o plano da salvação de uma forma mais ampla,* envolvendo os grandes acontecimentos relacionados à segunda vinda de Jesus e ao fim do mundo.

• Enoque era um pregador da justiça e se tornou um mensageiro de Deus. Ele é considerado um profeta.

• Ao ser levado para o Céu, Enoque foi o primeiro habitante da Terra a entrar pelos portais da Cidade Santa. Ele representa a recompensa de vida imortal que os obedientes receberão por meio de Jesus.


QUARTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTOS

Mateus 5:8
Hebreus 11:5, 6
João 25:5

Leia e marque os Versos de Impacto em sua Bíblia. Identifique o verso que mais fala ao seu coração.

*Reflita sobre os momentos de sua vida em que você se sentiu bem perto de Deus,* bem como naqueles em que Deus lhe pareceu muito distante. Que experiências em sua vida contribuíram para a aproximação que você sentiu de Deus? Que coisas em sua vida criam distância entre você e Deus? A Bíblia diz: “Aquele que afirma que permanece nEle, deve andar como Ele andou” (1 João 2:6). Onde você vai caminhar hoje?

Pense nos lugares, pessoas e as coisas com os quais você entrará em contato hoje. Como Jesus caminharia nesses lugares se Ele estivesse pessoalmente aqui? Quando você sair hoje, *convide Jesus para mostrarlhe Seu estilo de caminhada e pratique-a com Cristo.


QUINTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO 2019 – FLASH

“Depois do nascimento de seu primeiro filho, Enoque alcançou uma experiência mais elevada. Quando viu o amor do filho por seu pai, sua confiança pura em sua proteção, ao sentir a profunda ternura de seu coração por aquele primeiro filho, ele entendeu uma lição preciosa sobre o maravilhoso amor de Deus no dom de Seu Filho. O infinito amor de Deus demonstrado em Cristo acabou se tornando o tema de suas meditações, de dia e de noite. Enoque procurou revelar esse amor ao povo ao seu redor” (Os Escolhidos, p. 43).

Leia o capítulo 6 do livro Os Escolhidos e perceba as ricas informações que Ellen White oferece sobre a vida de Enoque e o mundo em que ele viveu. *De muitas maneiras, o mundo de Enoque é parecido com o nosso mundo hoje, em pensamentos e ações.* Escolha a lição neste capítulo que você acha ser mais importante para sua vida hoje e escreva-a em uma ou duas frases.
____________________________________________________________________________

Reflita sobre o texto de Romanos 12:2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, *mas transformem-se pela renovação da sua mente,* para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”


SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO 2019 

Um fato bastante motivador na caminhada de Enoque é que ele começou a ter *uma fé semelhante à de uma criança* quando tinha 65 anos. Quando se apoia completamente na verdade de que você é um filho de Deus, esse é o início de uma caminhada com Ele. Seria possível começar uma caminhada como a de Enoque hoje? Você poderia começar descansando na verdade de que é filho do Rei do Universo.

Conforme andar nessa verdade, *você terá oportunidades de se posicionar contra o pecado e tornar simples a graça inigualável de Deus.* E se, como Enoque, você se perguntasse: “O que faria meu Pai do Céu sorrir hoje?” E se você fizesse essa pergunta em seu lar, nos seus estudos e no seu lazer? A caminhada que Enoque fez com Deus pode simplesmente estar tão disponível para nós hoje como esteve no passado. Em vez de trasladar você, Deus pode deixá-lo por aqui para espalhar Sua Palavra e produzir muitos frutos.

“Eu sou a Videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5)”.

*Deus está convidando você para caminhar diariamente com Ele.* Qual é sua resposta?

*Leitura da Semana

• Os Escolhidos,
capítulo 6

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Caráter é o que você é no escuro.” – D.L. Moody

“Almeje o Céu e você terá também a Terra. Almeje a Terra e você não terá nenhum nem outro.” – C.S. Lewis

“Que grande diferença existe entre conhecer a Deus e amá-Lo.” – Blaise Pascal.

 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

8ºSáb (1°Trim19) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!