Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 4° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 05 – Armadilha – 27 de Outubro a 03 de Novembro 2018

Adolescentes: Lição 05 – Armadilha – 27 de Outubro a 03 de Novembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Quando o espírito deles se vai, eles voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos” (Salmo 146:4).


SÁBADO A TARDE – 27 DE OUTUBRO 2018 – INTRODUÇÃO

A morte tem sido uma das questões mais controversas no meio cristão. Muitas pessoas acreditam que a alma é imortal, outras não creem em nenhuma forma de vida após a morte, ainda outras creem na ressurreição final; e por fim há outras que nem mesmo têm certeza do que acreditam.

A lição desta semana apresentará mais informações a respeito do que a Bíblia revela sobre a morte. Mostrará também de que maneira a crença na imortalidade da alma pode levar ao ocultismo ou ao espiritismo. A morte não é limbo, inferno, Céu ou purgatório, mas simplesmente “o deixar de existir”. Não existe uma alma que vive fora do corpo e que tem uma personalidade ou a capacidade de pensar. Ao morrer, o ser humano simplesmente deixa de existir. Seu corpo se desintegra.

O corpo não possui uma alma, o corpo é a alma. Ao longo da Bíblia encontramos exemplos dessa verdade. Basta ler o que está em Eclesiastes 9:4-6. Leia o texto bíblico para esclarecer qualquer dúvida quanto a esse assunto.


DOMINGO, 28 DE OUTUBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

O conceito da alma imortal não se originou de um ensinamento bíblico. Na verdade, foi propagado por filósofos gregos pagãos, ou pelo menos foi por meio deles que posteriormente essa ideia caminhou para a teologia cristã.

Leia em sua Bíblia os textos de Gênesis 3:1-5; Salmo 146:4; Isaías 38:19 e Apocalipse 16:13, 14. Eles servem de base para a compreensão da questão da mortalidade do ser humano. Depois da leitura, responda às seguintes perguntas:

Em sua opinião, por que a questão da imortalidade versus mortalidade da alma é um assunto tão discutido entre as denominações cristãs?

A sociedade tem muita responsabilidade quanto à obra de incutir essa ideia da imortalidade da alma em nossa mente. Você pode pensar em alguns exemplos de mídia/filmes/televisão que apoiam essa declaração?

Por que a serpente enganou Eva com a mentira da imortalidade?

Satanás pode usar a ideia da alma imortal para induzir as pessoas a acreditar em doutrinas espíritas. Você consegue pensar em alguns exemplos de como isso funcionaria?

Uma vez que entende que os mortos estão “dormindo”, inconscientes e não podem se comunicar, de que tipo de enganos comuns você está protegido? Por que, então, a compreensão desse assunto é tão importante?


SEGUNDA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO 2018 

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Salmo 146:4. Esse é um dos versos bíblicos mais enfáticos a respeito do que a morte representa.

Para entender como o conceito de imortalidade foi introduzido na história do ser humano, é preciso voltar ao Éden e acompanhar a conversa entre a serpente (Satanás) e a mulher (Eva). Perceba quais eram as intenções do inimigo: “Satanás, que incitou a rebelião no Céu, queria levar os habitantes da Terra a se unir a ele em sua guerra contra Deus. Adão e Eva eram perfeitamente felizes ao obedecer à lei divina – um testemunho constante contra o argumento que Satanás havia defendido no Céu de que a lei de Deus era opressora. O inimigo estava determinado a provocar a queda do casal para que pudesse tomar posse da Terra e estabelecer seu reino aqui em oposição ao Altíssimo” (Os Resgatados, p. 272).

A mentira de que eles teriam vida mesmo se desobedecessem foi o primeiro sermão pregado sobre a imortalidade da alma. “Após a queda, Satanás instruiu seus anjos a instigar nas pessoas a crença de que elas são naturalmente imortais” (Ibid, p.273).

A Bíblia, por sua vez, é clara quanto ao estado dos seres humanos na morte. Eles não têm consciência de nada, voltam ao pó e não podem fazer mais nenhum plano. São, portanto, mortais!

Leia o texto de Eclesiastes 9:5 e complete os espaços em branco: “Pois os sabem que, mas os nada sabem; para eles não haverá mais , e já não se tem lembrança deles.”


TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO 2018 – VOCÊ SABIA?

  • Adão e Eva não eram naturalmente imortais. A imortalidade deles estava condicionada à obediência. (Leia o texto de Flash para entender como funcionava.)
  • Satanás criou tanto a heresia do tormento eterno – segundo a qual o pecador é lançado por Deus no inferno para se contorcer nas chamas eternas – quanto o erro oposto, de que Deus é tão amoroso que salvará toda a humanidade, mesmo aqueles que desobedecem às Suas leis.
  • Há denominações que acreditam que os mortos bons já estão no Céu. Essa crença não é bíblica. Imagine como eles poderiam viver felizes acompanhando as tristezas, decepções e angústias de seus queridos na Terra? A Bíblia ensina que os mortos dormem até o dia da ressurreição e não participam de nada que diz respeito aos habitantes da Terra.
  • “O príncipe do mal tem poder para fazer surgir diante das pessoas a aparência de amigos falecidos. A falsificação é perfeita, reproduzida com precisão extraordinária” (Os Resgatados, p. 281). Os anjos caídos tomam a forma das pessoas mortas e enganam os despreparados.
  • Foi profetizado que o espiritismo moderno se apresentaria na forma da bruxaria, e isso atrairia muitas pessoas. Esse seria um novo disfarce que Satanás usaria para enganar os seres humanos.
  • No espiritismo, Jesus é apresentado como um ser puro, o modelo de ser humano mais perfeito que já viveu e digno de ser imitado. No entanto, Ele não passa disso. A pessoa se torna boa por seus próprios méritos. Não necessita de um Salvador. A lei de Deus não é devidamente compreendida e, por isso, não é valorizada. Essa tem sido uma armadilha para muitas pessoas.

QUARTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

1 Coríntios 15:15 

1 Coríntios 15:17, 18

Atos 13:36, 37

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Observe que eles apontam para a ressurreição de Jesus como a esperança que podemos manter de que um dia os que morreram crendo em Cristo também serão ressuscitados.

É confortador acreditar no que a Bíblia diz! Como um estudioso das Escrituras, veja como Martinho Lutero enxergava a questão da morte: “Devemos aprender a ver nossa morte sob o ponto de vista certo, para que não precisemos ficar alarmados quanto a isso, como acontece com os descrentes; porque em Cristo na verdade não há morte, mas um agradável, suave e breve sono, que nos traz alívio desse vale de lágrimas,de pecado e de temor, e do fim da morte real e de todos os infortúnios desta vida […] até o tempo em que Ele nos chamará e nos despertará junto com todos os Seus filhos queridos para a glória e alegria eternas. […] Toda a Escritura fornece esse consolo” (A Compend of Luther’s Theology, p. 242).

A Bíblia é a fonte segura que oferece as respostas para todos os dilemas do ser humano. Quem se apegar a ela não será enganado!


QUINTA-FEIRA, 01 DE NOVEMBRO 2018 – FLASH

“O fruto da árvore da vida tinha poder para manter a vida para sempre. Adão continuaria a ter livre acesso à árvore e nunca morreria; mas, ao pecar, foi excluído da árvore da vida e se tornou sujeito à morte. Ele perdeu a imortalidade por causa de seu pecado. Não haveria nenhuma esperança para a humanidade caída se Deus não houvesse levado a imortalidade a seu alcance por meio do sacrifício de Seu Filho” (Os Resgatados, p. 273).

Os capítulos 33 e 34 do livro Os Resgatados ajudam a esclarecer vários pontos sobre a imortalidade. Separe um tempo para lê-los com bastante atenção.

Observe que a imortalidade tinha sido prometida ao ser humano sob a condição de obediência. Com a transgressão do primeiro casal esse status foi perdido. Sempre que essa história é contada, nossa atenção se volta para a árvore que ficava no meio jardim, cujo fruto não deveria ser comido. Porém, havia uma outra árvore ali igualmente importante. “Para que pudesse possuir uma existência sem fim, o homem deveria continuar a comer da árvore da vida. Não tendo mais esse direito, sua vitalidade iria diminuir gradualmente até que a vida se acabasse” (Os Escolhidos, p. 28).

Adão e Eva não morreram exatamente no momento em que comeram do fruto proibido, mas naquele dia foi pronunciada sua sentença de morte. E, se não fosse por Jesus, a fonte da vida, essa seria para sempre a condição do ser humano. Quando a Terra for restaurada, teremos um grande privilégio: comeremos do fruto da árvore da vida, e aí sim viveremos felizes para sempre!


SEXTA-FEIRA, 02 DE NOVEMBRO 2018 

Satanás é astuto. Muito habilidoso ao preparar armadilhas e mestre na arte do engano. A Bíblia revela que muitas vezes ele se apresenta como um anjo de luz. É especialista em fazer com que a sua pessoa e as suas mentiras apelem aos nossos sentidos e emoções. A única maneira de conhecer a verdade é por meio de Jesus Cristo. Precisamos sempre dedicar tempo para estudar a Palavra de Deus e orar. Do contrário, estaremos cada vez mais sujeitos a sermos enganados e iludidos. Devemos estar abertos para aprender a verdade e permitir que Deus a revele a nós – e não acreditar nas mentiras do inimigo.

A Bíblia deve ser nosso guia, e não as tradições humanas ou nossos próprios desejos. Se nos submetermos plenamente a Deus com sinceridade de coração para aprender Sua verdade, Ele não permitirá que permaneçamos na ignorância.

Ao apresentar a primeira mentira a Eva, Satanás sabia que a ideia de ser imortal como Deus atrairia sua atenção, mas ela estava prestes a conhecer uma dura realidade. O adversário ofereceu conhecimento. Adão e Eva precisavam de discernimento. Ele prometeu vida na desobediência. Apenas a obediência e o sacrifício de Jesus podem proporcionar a vida eterna.

Não nos deixemos enganar. Escolhamos a verdade. Deus, “o Único que é imortal e habita em luz inacessível” (1Tm 6:16), que é digno de toda honra e adoração, cumprirá cada uma de Suas promessas. Aguarde e confie!

Leitura da Semana

Os Resgatados, capítulos 33, 34

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Crianças): O Livro Reluzente – 22 de Dezembro 2018

  Os moradores da vila cantavam e dançavam quando o avião chegou com duas estudantes …

um comentário

  1. Yasmin Messias

    Descobri a pouco tempo que esse site tem a lição da escola sabatina, agradeço a todos responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!