Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 05 – O Exemplo de Noé – 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2019

Adolescentes: Lição 05 – O Exemplo de Noé – 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-Se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-Lhe o coração. Disse o Senhor: ‘Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-Me de havê-los feito.’ A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência” (Gênesis 6:5-8).


SÁBADO A TARDE – 26 DE JANEIRO 2019 – INTRODUÇÃO

A história sobre Noé e o dilúvio se passa no período conhecido como antediluviano. A Bíblia retrata a frustração que Deus sentiu por um mundo que se acomodou profundamente à rebelião contra seu Criador. Os habitantes do mundo se tornaram tão cheios de egoísmo que dedicaram a vida inteira à imoralidade, chegando a negar a existência de Deus.

As boas-novas que se evidenciam nesta história estão relacionadas com a fiel diligência de Noé em sua caminhada com Deus. Tanto Enoque como Noé são mencionados como pessoas que ‘andaram com Deus’ durante uma época de grande imoralidade num mundo egocêntrico.

Noé serve de modelo para o tipo de relacionamento com Deus que é necessário hoje, conforme se aproxima a segunda vinda de Cristo.

Esta lição é um lembrete de que agora é a hora de andar com Deus e achar graça diante dos olhos do Senhor.


DOMINGO, 27 DE JANEIRO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

A história de Noé nos ensina valiosas lições. Leia em sua Bíblia os textos de Gênesis 6:9-14; 7:5-13; 8:13-17. Reforce o estudo respondendo às perguntas:

Que fatos você considera mais importantes na história?

Quais são os personagens principais da história?

Que texto revela informações sobre o cenário e as atitudes das pessoas na história?

Qual a importância de se mencionar os dias específicos do mês nesta história? Em sua opinião, por que são dados detalhes sobre dias, meses e anos?

Que aspectos da história você não havia notado antes?

Em sua opinião, quais os temas mais importantes desta história? Onde você vê revelados temas como graça, julgamento, fé e esperança? Que diferentes imagens do caráter de Deus você vê nesta história?

O que esta história tem que ver com sua vida?


SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JANEIRO 2019

O Texto-Chave desta semana mostra aspectos do caráter de Deus. Leia novamente Gênesis 6:5-8.

O plano de salvação de Deus estava disponível a todas as pessoas. Noé deveria avisar o povo de que aconteceria uma grande catástrofe e a Terra seria destruída. Todos os que aceitassem a mensagem poderiam ser salvos. O problema foi não darem ouvidos à advertência. As pessoas preferiram acreditar nos sábios e estudiosos da época que afirmavam ser impossível acontecer uma inundação. Segundo eles, a natureza tinha suas leis e elas não falhavam. Infelizmente, haviam se afastado tanto de Deus que se esqueceram de quem criara a natureza. A maldade tinha se alastrado tanto que já não acreditavam na existência do Deus Criador.

É triste que a humanidade tenha se tornado tão desligada de Deus que Ele “Se arrependeu de ter feito o homem”. É duro imaginar Deus sentindo tanto desgosto pela confusão do pecado. Porém, o que é mais bonito é que Deus Se preocupou tanto com a raça humana que Ele preferiu recomeçar em vez de desistir de toda a humanidade.

A declaração bíblica de que “Noé achou graça diante do Senhor” é um arco-íris de esperança, que prova que Deus prefere recomeçar do que desistir de nós.

Você já agradeceu a Deus por Ele nunca ter desistido de você? Escreva uma oração a Deus agradecendo por Ele estar sempre perto.


TERÇA-FEIRA, 29 DE JANEIRO 2019 – VOCÊ SABIA?

• Antes do dilúvio, a Terra ainda mantinha muito de sua beleza original. Havia frutos em grande variedade. As árvores ultrapassavam em tamanho e proporção as que existem hoje. A madeira era tão dura quanto pedra. Metais e pedras preciosas eram abundantes.

• Os antediluvianos eram gigantes e muito inteligentes. Construíam obras extraordinárias. Gostavam de superar uns aos outros na decoração de suas casas e ensinavam os filhos a adorarem as imagens de esculturas que eles mesmos criavam.

• A poligamia, o desrespeito ao próximo, a violência e os maus-tratos aos animais se tornaram práticas comuns.

• Deus revelou a Noé, com 120 anos de antecedência, Seu plano de destruir a Terra por meio de um dilúvio. Esse foi também o tempo de oportunidade que as pessoas tiveram para decidir entrar na arca ou não.

• Matusalém, filho de Enoque, foi avô de Noé. Ele e seus filhos ajudaram na construção da arca. Detalhe: Matusalém morreu antes do dilúvio, e não no dilúvio.

• Nunca antes havia chovido. A terra costumava ser regada pela neblina ou orvalho. As águas dos rios e do mar nunca tinham transbordado.

• Quando os animais entraram aos pares na arca, o fato chamou tanto a atenção que filósofos foram convocados para explicar o acontecimento.

• Leia nas páginas 51-55, do livro Os Escolhidos, a descrição do que aconteceu no dilúvio. O que você acha de Noé? Ele era um louco fanático ou alguém muito bem-informado?

• Depois do dilúvio, o Senhor fez uma aliança com Noé e sua família. Em hebraico, a palavra é Berit e reflete a decisão divina de salvar a humanidade por meio de Sua graça.

• No Céu, um arco-íris circunda o trono de Deus (Ez 1:28; Ap 4:2, 3). Ele foi colocado nas nuvens como sinal da misericórdia divina para com o pecador.


QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Hebreus 11:7

2 Pedro 3:5-7

Isaías 54:10

Talvez existam momentos em sua semana em que surgirá a oportunidade de dividir a Palavra de Deus com um amigo ou com um desconhecido. Leia os Versos de Impacto e identifique um verso que você acha que pode ser especialmente importante para as pessoas ao seu redor.

Explique por que você escolheu esse verso e com quem você o dividiria numa oportunidade.

O texto de Apocalipse 22:11 é praticamente a sentença de Deus às pessoas que estarão vivendo nos últimos dias, que serão semelhantes aos dias da época de Noé: “Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se.” Se fizermos parte do grupo que praticou a justiça e buscou a santificação, ficaremos muito felizes com a continuação do verso, em que Jesus promete: “Eis que venho em breve! A Minha recompensa está comigo, e Eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (verso 12).

Nesta semana, leve uma palavra de esperança a alguém que você conheça. Fale sobre o tempo em que estamos vivendo e do que Deus está preparando para aqueles que forem fiéis a Ele.


QUINTA-FEIRA, 31 DE JANEIRO 2019 – FLASH

“Noé, porém, permanecia como uma rocha em meio à tempestade. A ligação com Deus fez com que ele ficasse mais forte ainda na força do Poder infinito. Durante cento e vinte anos, sua voz solene soou aos ouvidos daquela geração, advertindo a respeito dos acontecimentos que, de acordo com a sabedoria humana, eram impossíveis” (Os Escolhidos, p. 50).

Os capítulos 7, 8 e 9 do livro Os Escolhidos trazem detalhes muito interessantes sobre Noé e o dilúvio. Um deles é que as pessoas sabiam que Noé era uma pessoa confiável. Sua conduta dava provas de que ele era um homem íntegro e bom. Mas, quando estavam quase sendo convencidas pela mensagem, elas se deixaram levar pela maioria de zombadores e viraram as costas para sua única chance de salvação. Elas pensavam que teriam tempo.

E você? Tem a tendência de adiar situações no seu relacionamento com Deus porque não sente urgência? A história de Noé desperta algum senso de urgência em você?


SEXTA-FEIRA, 01 DE FEVEREIRO 2019 

Com o passar do tempo, a história de Noé foi popularizada por meio de desenhos de animais e de um grande barco, mas a mensagem de julgamento e destruição geralmente não é destacada e, muito menos, o fato de que Deus fez tudo que Ele pôde para salvar a todos, o que é um testemunho de Seu caráter de amor. Ao que tudo indica, a verdade é que Ele quer que sejamos salvos mais do que nós mesmos desejamos algumas vezes. Ao ver as várias facetas do caráter de Deus na história do dilúvio, lembre-se da caminhada de Noé com Deus.

Ela foi baseada na fé e não naquilo que se pode ver. Como diz a Bíblia: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1).

A única evidência que Noé teve de que o dilúvio aconteceria foi o que Deus disse. Não houve figuras, vídeos ou imagens de qualquer tipo para ajudar a mente de Noé a captar o terrível dia do julgamento que viria. O mesmo acontece conosco hoje. Quando as pessoas dizem que “nunca vai acontecer”, precisamos entender que é fundamental ser fiel a Deus e ao que Ele está nos chamando para fazer – mesmo que não haja nuvens à vista. Você gostaria de dizer para Deus: “Estou pronto para entrar no barco hoje mesmo”?

Leitura da Semana

• Os Escolhidos, capítulos 7, 8 e 9

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Saudades de Deus – 04 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  Quando foi abandonada pelo marido, Cecília sentiu-se devastada. Ela estava com 30 anos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!