Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 06 – Batendo a Porta do Céu – 02 a 09 de Fevereiro 2019

Adolescentes: Lição 06 – Batendo a Porta do Céu – 02 a 09 de Fevereiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Depois disseram: ‘Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra’” (Gênesis 11:4).


SÁBADO A TARDE – 02 DE FEVEREIRO 2019 – INTRODUÇÃO

Poucas histórias na Bíblia estimulam tanto a imaginação como a narrativa da Torre de Babel.* Ela atrai nossa atenção por várias razões. A absoluta audácia de um grupo de pessoas em se lançar à construção de uma estrutura que atingisse literalmente os Céus não é espetacular. O que é audaciosa é a razão desse projeto. *Os construtores de Babel decidiram levar adiante esse projeto em clara violação aos decretos divinos.* Deus tinha prometido que jamais destruiria o mundo com um dilúvio novamente, mas eles escolheram instituir uma apólice de seguro no caso de Deus mudar de ideia posteriormente. Também construíram a torre para burlar a segunda ordem de Deus para que eles se dispersassem por todo o mundo.

Caim havia sido o construtor da primeira cidade, em oposição à sentença que Deus lhe havia dado de viver no campo. Novamente é possível perceber o mesmo espírito de rebelião entre o construtores da torre. Eles também desejavam se tornar famosos por causa daquela magnífica estrutura. Quando a construção da torre estava bastante avançada, Deus interveio e reduziu a pó não só o edifício, mas também o orgulho deles.

A lição mais marcante que podemos tirar do episódio de Babel é a da obediência a Deus. *Quando Deus nos diz para fazermos algo, não importa se vai contra nossa vontade, devemos obedecer.* Enquanto estuda a lição desta semana reflita: Que Babel precisa ser eliminada de sua vida?


DOMINGO, 03 DE FEVEREIRO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Deus havia prometido a Noé que nunca mais destruiria a Terra com um dilúvio. Leia em sua Bíblia, em *Gênesis 11:1-9,* o que levou um grupo de pessoas a duvidar da palavra de Deus. Depois responda às seguintes perguntas:

Quem são os principais protagonistas da história?
___________________________________________________________________________

Quais são as partes fundamentais da história?
_________________________________________________________________________

Que aspectos da história são novos para você?
___________________________________________________________________________

Quais são as emoções, ações e adjetivos que enriquecem esta história?
__________________________________________________________________________

Quais são duas importantes lições que você pode tirar da leitura desta história?
__________________________________________________________________________

Que palavras ou frases captam melhor as várias emoções desta história?
_________________________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 04 DE FEVEREIRO 2019 

Leia o Texto-Chave (Gênesis 11:4) desta semana outra vez. Você percebe algo peculiar sobre o que motivou as pessoas a construírem uma grande cidade com uma mega torre? *A quem elas consultaram sobre seus planos?*

A Bíblia diz que elas queriam construir uma grande cidade e erigir uma enorme torre para que assim ficassem famosas e não fossem espalhadas pelo mundo inteiro. A torre foi planejada para servir de moradia permanente para muitas delas.

Deus enviou dois anjos para confundir a língua do povo. Então, as pessoas começaram a discutir e a brigar. Sem alternativa, abandonaram a construção. Como não conseguiram se comunicar, os que falavam a mesma língua se agruparam e foram morar em outras regiões. Até que não sobrou ninguém naquela cidade.

Por fim, Deus enviou um raio que destruiu a parte superior da torre, reduzindo-a a pó. Assim também ficou o orgulho deles. Essa experiência mostra que *grandes planos feitos sem Deus são grandes planos condenados ao fracasso.*

Para refletir: Você já começou algum projeto importante e se esqueceu de perguntar qual era a vontade de Deus?


TERÇA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO 2019 – VOCÊ SABIA?

• A história da Torre de Babel parece ter ocorrido em Babilônia, cidade onde era então a Mesopotâmia, que é o atual Iraque.

• A ideia de construir uma torre não surgiu naturalmente na mente das pessoas de Babel. Não, elas tiveram um instigador. Seu nome era Ninrode, governante da nação, e um homem a quem a Bíblia se refere como “valente caçador” (Gênesis 10:8-10). O grande historiador Josefo escreveu: “Foi Ninrode quem os incitou a afrontar e desprezar a Deus.”

• O antigo povo dessa região era conhecido por construir estruturas imponentes e altas plataformas de templos, chamadas de zigurates. Parece que construção era algo que simplesmente estava na veia deles.

• *Eles só se esqueceram de que nada adiantaria seus esforços se eles iam contra a vontade de Deus.* Como diz em Salmo 127:1: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.”

• Gênesis 11:1 diz que “no mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar”. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que a atual diversidade de línguas (existem por volta de 4.000 a 5.000 idiomas diferentes no mundo) se deve ao fato de Deus ter confundido a língua dos construtores em Babel.


QUARTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Salmo 127:1
Colossenses 3:1
Tiago 1:23, 24

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana.

Do meio da história para o fim, Deus é visto atrapalhando o projeto empreendido pelos construtores. O que chamou a atenção de Deus?

O Senhor estava preocupado que os construtores de Babel fossem bem-sucedidos nesse ato de rebeldia? O que especificamente O levou a confundir sua habilidade de comunicação?

Os construtores de Babel tinham usado duas das habilidades mais importantes conhecidas aos seres humanos: comunicação eficaz e união. Você pode dar alguns exemplos modernos de grupos que têm uma comunicação eficaz e estão unidos para fazer algo errado?
________________________________________________________________________


QUINTA-FEIRA, 07 DE FEVEREIRO 2019 – FLASH

“Os moradores de Babel decidiram estabelecer um governo independente de Deus. Contudo, alguns entre eles temiam ao Senhor. Por amor a esses que eram fiéis, o Senhor adiou os Seus juízos e concedeu tempo ao povo para revelar seu verdadeiro caráter” (Os Escolhidos, p. 65).

Esse texto mostra que alguns que se reuniram para construir a torre estavam sinceramente equivocados quanto ao que estavam fazendo. *Seu erro pode ter consistido em simplesmente se deixar levar pela pressão do grupo.*

Leia a história completa no capítulo 10 do livro Os Escolhidos e observe que os construtores de Babel eram um povo ambicioso. Sonhavam com a grandeza que sua famosa torre lhes traria. Eles também eram egoístas. Queriam ser libertados da destruição de um segundo dilúvio, mas não se preocupavam com o restante do mundo.

Muitos leitores da Bíblia lamentam a aparente falta de graça divina nas narrativas do Antigo Testamento. *Na história da Torre de Babel, vemos um Deus dando uma ordem que é desobedecida.* Na verdade, as pessoas que desobedecem a Deus constroem então uma enorme torre, escarnecendo abertamente de Suas palavras. Porém, Deus não as destrói, embora tivesse todo o direito de fazê-lo. Deus simplesmente confunde sua língua, impedindo assim o processo de construção. Assim, Ele as dispersa por todo o mundo para repovoá-lo e reabastecê-lo. O que isso nos diz sobre a graça de Deus? Leia Salmo 34:8 para obter a resposta.


SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO 2019 

Se os construtores de Babel não tivessem sido interrompidos, eles teriam construído uma torre diferente de tudo o que o mundo já havia visto. Contudo, Deus sabia que essa torre tinha a intenção de substitui-Lo e ser a fonte de sua segurança e proteção. E não apenas isso. Os construtores da torre queriam também a grandeza que pertencia unicamente a Deus.

Podemos estar seguros de que, *quando a vaidade for acalentada acima de uma clara orientação divina, Deus intervirá para tornar Sua vontade conhecida.*

Por certo, Deus poderia ter destruído os construtores de Babel por desobedecerem às Suas ordens diretas de espalhar-se e povoar a Terra. Em vez disso, Deus simplesmente lhes confundiu a linguagem e Ele mesmo os espalhou. Desse modo, permitiu-lhes uma nova chance de obedecer-Lhe.

Quando foi a última vez que Deus lhe deu uma segunda chance? Por que não agradecer-Lhe agora mesmo por Sua graça em seu favor?

Como diz Ezequiel 33:11, *Deus tem prazer em ver Seus filhos voltando para os caminhos certos, os que conduzem à vida.*

*Leitura da Semana*

• Os Escolhidos,
capítulo 10

 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários da CPB: Lição 04 – Como Lidar com a Solidão – 20 a 27 de Abril 2019

Fazer DownloadImprimir  Autor: Moisés Mattos Editor: André Oliveira Santos: andre.oliveira@cpb.com.br Revisora: Josiéli Nóbrega Introdução: Nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!