Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 4° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 06 – Quem é o Anticristo? – 03 a 10 de Novembro 2018

Adolescentes: Lição 06 – Quem é o Anticristo? – 03 a 10 de Novembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus” (2 Tessalonicenses 2:3, 4).


SÁBADO A TARDE – 03 DE NOVEMBRO 2018 – INTRODUÇÃO

O tema abordado esta semana, sem dúvida, tem sido uma das razões principais para muitas tensões inamistosas entre os adventistas do sétimo dia e outras denominações. Precisamos estudar esse assunto de maneira que não ofendamos as pessoas de outra fé, mas, ao mesmo tempo, não podemos menosprezar a mensagem vital da Igreja Adventista do Sétimo Dia de sermos firmes em nossas convicções pessoais, mesmo em meio à corrupção política, abuso de poder e contrafação da verdadeira adoração a Deus.

É importante lembrar que essa profecia se aplica à igreja e seus líderes e não aos fiéis seguidores que creem que estão obedecendo à vontade de Deus. Há pessoas sinceras em todas as denominações, que são fiéis à luz que receberam. No momento certo, Deus as chamará para fazer parte de Seu rebanho e demonstrarem sua fidelidade a Ele em meio à maior provação de toda a história.

As profecias de Apocalipse 13 podem ajudar-nos a entender a estratégia do inimigo nos últimos dias. Por meio da união da igreja com o Estado, Satanás sabe que muitos serão enganados, que a falsa adoração será imposta e a liberdade religiosa negada. Este é o tempo de permanecermos firmes em Cristo, certos de que Ele é a nossa única segurança.


DOMINGO, 04 DE NOVEMBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

O estudo das profecias pode ser algo fascinante, especialmente se considerarmos a bondade de Deus em apresentar a revelação e o significado delas para o nosso tempo. Uma definição simples para profecia é: conhecer o fim da história antes que ela aconteça. A passagem bíblica desta semana está relacionada a uma importante profecia. Leia em sua Bíblia Apocalipse 13:1-18 e depois responda às seguintes perguntas:

Observe a referência ao leopardo, ao urso e ao leão no verso 2. Agora compare isso ao simbolismo usado em Daniel 7. Com a ajuda de um comentário bíblico, pesquise que poderes governamentais esses animais representam:

Leopardo:

Urso:

Leão:

Como esses poderes se comparam aos poderes representados pela estátua em Daniel 2?

Em sua opinião, por que João se refere a esses poderes em ordem inversa de Daniel?

Há quatro referências nesse capítulo ao “dragão”. Leia Apocalipse 12:7-9 para identificar o dragão.

Só de ler os versos 17 e 18, o que você sabe sobre a marca da besta e o número?


SEGUNDA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO 2018 

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em 2 Tessalonicenses 2:3, 4.

O comentário extraído de Life Application Bible, diz o seguinte a respeito dessa passagem bíblica:

“Através da história tem havido pessoas que personificaram o mal e que foram hostis a tudo que representa a Cristo (ver 1 João 2:18; 4:3; 2 João 1:7). Esses anticristos têm existido em todas as gerações e continuarão a operar o mal. Então, exatamente antes da SEGUNDA vinda de Cristo, ‘o perverso’ […] aquele que traz destruição, um homem totalmente mal, aparecerá. Ele será instrumento de Satanás, equipado com o poder de Satanás (2 Ts 2:9). Esse perverso será o anticristo. É perigoso, no entanto, rotular qualquer pessoa como o anticristo e tentar predizer a vinda de Cristo com base nessa suposição. Paulo menciona o iníquo não para que pudéssemos tentar identificá-lo, mas para que pudéssemos estar preparados para qualquer coisa que ameaçasse nossa fé. Se nossa fé é forte, não precisamos ter medo das mentiras que surgirem, porque sabemos que esse perverso já foi vencido por Deus, não importa quão poderoso ele se torne ou quão terrível nossa situação pareça. Deus está no controle, e será vitorioso. Nossa tarefa é estar preparados para o retorno de Cristo e espalhar as boas-novas para que mais pessoas também estejam preparadas.”

A palavra-chave aqui é PREPARO. Como podemos nos preparar agora para não sermos enganados quando o anticristo se manifestar? De que forma as suas escolhas pessoais podem estar influenciando seu preparo?

Leia Mateus 24:13 e descubra o segredo das pessoas bem preparadas: “Mas aquele que até o fim será .”


TERÇA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO 2018 – VOCÊ SABIA?

  • Católico vem do grego katholikos e quer dizer “universal”. A igreja recebeu o nome de Romana quando Constantino, o imperador de Roma, se converteu ao cristianismo. Ele foi o responsável por introduzir muitas das suas práticas pagãs no cristianismo.
  • Quando uma pessoa confessa seu pecado a outra – um mortal imperfeito – esperando ser perdoada, a imagem de Deus fica distorcida. Deus não autorizou nenhum ser humano a se colocar como Seu intercessor na Terra. Quem faz isso está ocupando o lugar de Cristo.
  • Na Igreja Católica, o papa é chamado de “vigário de Cristo” O termo “vigário” vem do latim vicarius, que quer dizer “substituto” ou “no lugar de”.
  • “A observância do DOMINGO é um costume que se originou com Roma, e a Igreja Católica a reivindica como sinal de sua autoridade. […] O primeiro esforço legal para impor o DOMINGO foi a lei promulgada por Constantino. Embora fosse, em essência, um estatuto pagão, o imperador o fez vigorar depois que aceitou as formalidades do cristianismo” (Os Resgatados, p. 291).
  • “O mundo protestante descobrirá as intenções de Roma somente quando for tarde demais para escapar da armadilha. Ela cresce silenciosamente em poder. Suas doutrinas exercem influência sobre o poder legislativo, sobre as igrejas e sobre o coração das pessoas. […] Logo, todo aquele que crer na Palavra de Deus e a ela obedecer enfrentará censura e perseguição” (Ibid., p. 295).

QUARTA-FEIRA, 07 DE NOVEMBRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Atos 1:6, 7

Apocalipse 19:10

Apocalipse 20:12

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Você observou que a expressão “espírito de profecia” é bíblica? Está em Apocalipse 19:10 e também foi mencionado no capítulo 12, verso 17.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o ministério de Ellen G. White como a manifestação especial do “espírito” ou do “dom” de profecia para os nossos dias. Não consideramos os escritos da profetisa um substituto nem um acréscimo à Bíblia. Eles são a luz menor que guia as pessoas à luz maior. O livro sagrado é a única regra de fé.

De acordo com o Comentário Bíblico Adventista (vol. 7, p. 974): “Os escritos do espírito de profecia não apresentam um nova forma de salvação, mas têm o propósito de levar as pessoas a entender e apreciar a Bíblia, ajudando-as a se apropriar da fonte de salvação ali revelada.” Quem aprecia os escritos proféticos sente maior satisfação ainda na leitura da Bíblia!


QUINTA-FEIRA, 08 DE NOVEMBRO 2018 – FLASH

“A pompa e as cerimônias do sistema de culto católico têm um poder sedutor e fascinante que engana muitos. Começam a ver a Igreja Romana como a porta do Céu. Somente aqueles cujos pés estão firmes no alicerce da verdade e cujo coração foi renovado pelo Espírito de Deus estão seguros contra sua influência. O que a maioria das pessoas quer é apenas a forma de piedade, sem seu poder” (Os Resgatados, p. 288).

Ellen G. White dirige palavras fortes contra a Igreja Católica Romana. É preciso ler todo o capítulo 35 do livro Os Resgatados (O Grande Conflito na linguagem de hoje) para entender o contexto de suas palavras e compreender o motivo de sua indignação.

Ela apela para que façamos da Bíblia o guia para a nossa vida. Insiste para que conheçamos as profecias e tenhamos consciência do tempo em que estamos vivendo. O inimigo não está brincando. Sabendo que lhe resta pouco tempo, está convergindo toda a sua força para executar as obras de engano.

É assim que a mensageira do Senhor chama nossa atenção: “Com exceção daqueles a quem o poder de Deus mantém, pela fé, firmados em Sua Palavra, o mundo inteiro se deixará levar por esse engano. As pessoas estão rapidamente sendo embaladas até o sono da sensação de uma segurança fatal e somente o derramamento da ira divina as despertará” (Os Resgatados, p. 286). Agora é o tempo para despertarmos e deixar nossas lâmpadas abastecidas com o azeite do Espírito Santo!


SEXTA-FEIRA, 09 DE NOVEMBRO 2018 

A palavra anticristo literalmente significa “no lugar de Cristo”. Geralmente pensamos no prefixo “anti” como “contra”. Para ser mais preciso, esse prefixo significa “em vez de”.

Não há muitas passagens bíblicas mencionando o anticristo, mas elas são suficientes para nos ajudar a identificá-lo. Veja algumas referências:

• 1 João 2:22: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.”

• 1 João 4:2, 3: “Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.”

• 2 João 1:7: “De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.”

Toda vez que a palavra anticristo aparece na Bíblia encontra-se no contexto de minar e menosprezar o ministério e a pessoa de Jesus. O anticristo nega três coisas em relação a Cristo: que Ele é o ungido, que procede de Deus e que veio em carne. Ou seja, o anticristo nega a Jesus e pretende assumir o lugar que pertence a Ele.

Sem dúvida, o espírito do anticristo tem atuado neste mundo e precisamos estar atentos para não permitir que nada, nem ninguém ocupe o lugar de Cristo em nossa vida.

Leitura da Semana

Os Resgatados, capítulo 35

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!