Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 06 – Todo Mundo Está Fazendo – 04 a 11 de Agosto 2018

Adolescentes: Lição 06 – Todo Mundo Está Fazendo – 04 a 11 de Agosto 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Pedro e os outros apóstolos responderam: ‘É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!’” (Atos 5:29).


SÁBADO A TARDE – 04 DE AGOSTO 2018 – INTRODUÇÃO

A pressão de grupo é inevitável. Não importa quem são as pessoas com quem se relaciona, você será influenciado a comportar-se de maneira semelhante para ser totalmente aceito pelo grupo. O desafio é descobrir o que você quer da vida e depois encontrar pessoas que tenham objetivos parecidos com os seus.

Essa é a razão de Deus ter estabelecido a igreja. Os primeiros cristãos logo após o sacrifício de Cristo e até mesmo os cristãos da Reforma encontraram muito consolo no convívio da igreja. Os companheiros de fé se encorajavam e se fortaleciam durante os períodos de prova.

Na verdade, Deus nos criou com a necessidade de companheirismo. Adão não estava totalmente feliz sozinho. No momento em que Deus criou Eva, Adão sentiu-se completo. Fomos criados com a necessidade de relacionar-nos com outros seres humanos. Apesar de corrermos o risco de essa necessidade de companheirismo tornar-se a nossa fraqueza ao nos relacionarmos com as pessoas erradas, ela pode nos fortalecer ao buscarmos a igreja de Deus. A despeito de escolhermos outros fiéis para nos relacionarmos e buscarmos apoio, devemos sempre buscar primeiro a Deus. *Deus nos deu a igreja, mas Ele também nos deu uma mente inteligente e espera que a usemos para a Sua glória.


DOMINGO, 05 DE AGOSTO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Pressão social! Você já enfrentou alguma vez? Os apóstolos passaram por situações complicadas e tiveram que fazer uma escolha: obedecer a Deus ou aos homens. Leia em sua Bíblia a experiência descrita em *Atos 5:25-42.* Depois, responda às perguntas a seguir:

Essa história contém muita pressão social. Tanto Pedro como o Sinédrio precisaram lidar com a opinião de pessoas. Qual foi a reação de cada um?
____________________________________________________________

As opiniões de quem importaram mais para o Sinédrio? A opinião de quem importava mais para Pedro e os apóstolos?
____________________________________________________________

Como o apoio do grupo deu força para ambos os lados desse conflito?
____________________________________________________________

Gamaliel intercedeu por Pedro e os apóstolos. Qual foi o argumento dele? Você concorda com a defesa que ele fez?
____________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 06 DE AGOSTO 2018 

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Atos 5:29. Pedro e os apóstolos declararam que não tinham outra escolha a não ser obedecer a Deus, não importavam as consequências.

A razão para agirem tão corajosamente? “Eles receberam a ordem de Jesus na grande comissão e o desafio de serem testemunhas dEle. Mais tarde, foi-lhes dada a ordem explícita do anjo. Cristo defendeu o princípio de que tanto Deus quanto César devem ser obedecidos. Era necessário prestar obediência a César no que lhe era devido, e a Deus, no que Lhe diz respeito. Mas é impossível o cristão servir a dois senhores. Uma vez que somente um dos senhores receberá lealdade suprema, deve-se escolher Deus. Pedro deixa esse princípio básico muito claro. Assim como os líderes do Sinédrio se recusaram a mencionar o nome de Jesus, Pedro não cita o nome dele ao proferir o princípio. Ele simplesmente diz ‘homens’, mesmo que fossem homens de autoridade, como aqueles perante quem se estava. O apóstolo considera que os membros do Sinédrio haviam sido agentes de Deus no passado, mas que perderam de vista o senso do dever” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, p. 176).

*Os reformadores tinham a coragem dos apóstolos e não estavam dispostos a se desviar nem um centímetro do dever de exaltar a Palavra de Deus.* Ao participar da Dieta de Worms, Lutero fez a seguinte declaração: “Minha consciência é cativa da Palavra de Deus, não sou capaz, nem estou disposto a me retratar, pois não é seguro, nem correto agir contra a própria consciência. Que Deus me ajude! Amém.”

“São palavras nobres que ilustram um princípio nobre e revelam uma elevada experiência a ser imitada” (Ibid.).

A quem estamos realmente obedecendo em nosso dia a dia?


TERÇA-FEIRA, 07 DE AGOSTO 2018 – VOCÊ SABIA?

Informações extraídas dos capítulos 11 e 12 do livro Os Resgatados:

• O nome de igreja “protestante” surgiu com o protesto que os príncipes cristãos da Alemanha fizeram na Dieta de Espira em 1529. “A coragem e a firmeza desses homens resultou na liberdade de consciência das gerações seguintes” (p. 105).

• A proposta de Roma era que apenas os príncipes luteranos e seus súditos tivessem a liberdade de exercer a religião baseada na Bíblia. Eles não aceitaram e lutaram corajosamente para que todos os cristãos pudessem ser beneficiados. Esse foi um exemplo prático de Atos 5:29.

• *Lutero é o autor do hino “Castelo Forte”.* Em muitas ocasiões, esse hino animou o coração pesaroso dos cristãos que defendiam a liberdade de consciência religiosa.

• A luz da verdade brilhou na França por meio de um professor da Universidade de Paris chamado Lefèvre. Ao pesquisar literatura antiga, teve contato com a Bíblia. Ele ficou tão impressionado com o que leu ali que deixou de lado sua pesquisa e passou a se dedicar ao estudo da Palavra de Deus. Ele traduziu o Novo Testamento para o francês.

• Calvino decidiu estudar a Bíblia depois de testemunhar a maneira firme e serena com que um jovem cristão enfrentou a morte. Ali ele encontrou a Cristo e decidiu dedicar a vida à pregação do evangelho. Ele foi um dos mais importantes reformadores. Trabalhou por quase trinta anos em Genebra, Suíça, ajudando a espalhar a Reforma por toda a Europa.


QUARTA-FEIRA, 08 DE AGOSTO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Ester 4:12-14
Salmos 68:6
João 16:32

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Qual deles mais chamou sua atenção? Por quê?
____________________________________________________________

*Deus nos criou com a necessidade de pertencer a outras pessoas.* Faça uma lista dos grupos sociais aos quais você pertence. Você pode listar grupos tais como sua família, sua escola, seus amigos, sua classe de Escola Sabatina, sua igreja. Relacione todos esses grupos, mas coloque um X ao lado dos que você escolheu pertencer. Quão importantes são esses grupos sociais para você? Qual grupo é o mais importante em sua vida?

Pertencer à família de Deus é um conforto para você? Por que sim ou por que não?
____________________________________________________________


QUINTA-FEIRA, 09 DE AGOSTO 2018 – FLASH

“Os príncipes reformados haviam decidido apresentar uma declaração de seus pontos de vista com evidências extraídas das Escrituras. Confiaram a tarefa de prepará-la a Lutero, Melâncton e seus companheiros. Os protestantes aceitaram a Confissão e se reuniram para assinar o nome no documento. Os reformadores tomaram o cuidado de não misturar sua causa a questões políticas” (Os Resgatados, p. 109).

Ellen White conta as histórias dos reformadores protestantes lutando contra a autoridade da Igreja Católica. Leia os capítulos 11 e 12 do livro Os Resgatados (O Grande Conflito na linguagem de hoje) para conhecer os impressionantes detalhes.

Na citação de Flash, vemos que alguns príncipes reformados que tinham aceitado a fé protestante redigiram um documento descrevendo suas crenças para ser levado diante da Dieta de Espira (uma comissão de oficiais católicos) para ganhar o direito de adorar como eles criam que deveriam. Esses foram homens poderosos que poderiam ter convocado exércitos para apoiarem sua causa, mas eles não o fizeram. Eles se recusaram a usar a violência e se recusaram a se envolver em questões políticas. Eles criam que a Reforma não deveria exercer outra influência além da que procede da Palavra de Deus. Respeitaram as autoridades existentes tanto quanto puderam, mas, acima de tudo, obedeceram a Deus.

De que maneiras você pode demonstrar seu apoio às autoridades com as quais se relaciona? Pratique um pouco: Como você discordaria respeitosamente de uma autoridade em sua vida?
____________________________________________________________


SEXTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO 2018

Sempre pensamos na pressão de grupo como algo negativo. Os adolescentes geralmente gostam de usar a frase: “Todo mundo está fazendo!” para justificar determinadas atitudes. A pressão de grupo é vista como uma das principais razões que levam os jovens de hoje a começar a beber bebidas alcoólicas, a fumar e a usar drogas. No entanto, raramente analisamos o lado positivo da pressão de grupo.

A pressão de grupo será algo sempre presente na vida de qualquer indivíduo. Nunca cessará. Mas, ao decidirmos o que queremos da vida, tudo fica mais fácil! Ao nos relacionarmos com pessoas que desejam as mesmas coisas, somos incentivados a atingir os nossos objetivos. Esse foi o caso dos discípulos e dos corajosos reformadores. *O grupo com o qual eles se associaram teve um efeito positivo sobre a vida deles.*

Como isso pode ser aplicado à sua vida? Se você começar a relacionar-se com pessoas que estudam, você acabará estudando mais e melhorando suas notas. Se você se relacionar com pessoas que amam a Deus, buscará conhecê-Lo melhor e se aproximará cada vez mais dEle.

Sendo que a pressão de grupo pode exercer resultados positivos bem como negativos, você já pensou em usá-la para seu benefício? Que tipo de pessoa você sonha em se tornar? Saiba que Deus o criou com um enorme potencial. Mas as pessoas com as quais você escolhe conviver e os grupos dos quais aceita participar certamente afetarão o que você virá a se tornar. Reflita sobre as questões: Com quem você escolhe passar mais tempo? Você tem exercido uma pressão positiva sobre as pessoas com quem convive?

*Leitura da Semana*

• Os Resgatados,
capítulos 11, 12

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

*Há uma vantagem em ter 102 anos. Não há pressão de grupo.”* Dennis Wolfberg

“Não creio que eu teria sido capaz de ter convivido com isso e sentido orgulho de quem sou e ainda ser feminina fora das quadras. Acho que eu teria cedido à pressão de grupo se não tivesse minha mãe para me encorajar a ser eu mesma e sentir orgulho de quão alta sou.” Lisa Leslie [jogadora americana de basquete].


 

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

  SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE …

um comentário

  1. Jefferson

    Mandem a lição completa por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!