Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 07 – CHAMADO POR CRISTO – 10 á 17 Fevereiro 2018

Adolescentes: Lição 07 – CHAMADO POR CRISTO – 10 á 17 Fevereiro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 


TEXTO CHAVE

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13, 14).


SÁBADO Á TARDE – 10 FEVEREIRO 2018 – INTRODUÇÃO

Saulo. Paulo. Somente os nomes quase já descrevem toda a história. Descrevem um homem que viveu duas vidas totalmente diferentes uma da outra. O apóstolo Paulo é respeitado hoje e, com razão, por ajudar a lançar o fundamento da igreja cristã. Suas cartas, suas experiências de vida e sua audácia santificada moldaram a fé.

Entretanto, muito antes desse gigante da fé partir para cumprir a missão que Cristo lhe deu, ele realizava outra bem diferente. Antes de conhecer a Jesus, Paulo era conhecido por respirar “ameaças de morte contra os discípulos do Senhor” (Atos 9:1). Teria sido maravilhoso para a igreja primitiva se Saulo somente respirasse ameaças de morte, mas era muito mais do que isso. Ele era sincero em seus esforços de livrar o mundo dos importunos seguidores de Cristo, mas estava sinceramente errado.

O trabalho de destruição de Saulo era tão eficiente e meticuloso que Jesus precisou detê-lo, mudar seu nome e mudar o curso de sua vida. A jornada começou com um encontro com Jesus na estrada de Damasco, um milagre de enormes proporções. *Deus escolheu o homem mais dedicado em destruir Sua igreja para torná-lo um de Seus grandes líderes.* Cristo deseja fazer o mesmo na vida de todos que aceitarem Seu convite e se submeterem a Ele. No momento em que Paulo vir Jesus face a face, terá completado sua jornada.


DOMINGO, 11 FEVEREIRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

O que Deus viu em Saulo? A história desta semana fala de um episódio impressionante envolvendo o árduo perseguidor dos cristãos e a transformação pela qual ele passou quando teve o maravilhoso encontro com Jesus na estrada de Damasco. Leia em sua Bíblia o relato de *Atos 9:1-18.* Depois, responda às perguntas:

Que partes dessa história de transformação são novas para você?
______________________________________________

O que Paulo estava fazendo antes de Deus interceptá-lo em seu caminho para Damasco? Que palavras são usadas para descrevê-lo?
_______________________________________________________________________

Quem são alguns dos outros personagens neste drama? Quais são seus papéis? Por exemplo, o que Barnabé estava fazendo por Paulo? E Ananias?
_______________________________________________________________________

Como as pessoas que conheciam Paulo antes de sua experiência de conversão reagiram? Isso desencorajou Paulo?
_______________________________________________________________________

O que esse episódio bíblico nos ensina sobre Jesus?
_______________________________________________________


SEGUNDA, 12 FEVEREIRO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Filipenses 3:13, 14. Trata-se do trecho de uma carta que Paulo escreveu para os irmãos de um lugar chamado Filipos. O apóstolo viajou e compartilhou as boas-novas da salvação por meio de Jesus na Antiga Grécia. Por isso, estava particularmente familiarizado com os eventos esportivos dos gregos. Na realidade, nenhum outro personagem bíblico usou tantas metáforas de esportes para descrever sua jornada com Deus e com os outros.

Nesse texto, Paulo novamente faz referência aos esportes, ao mencionar a corrida cristã. Ele disse que prosseguia em direção ao prêmio, consciente de que ainda não o havia alcançado. O Comentário Bíblico Adventista (v. 7, p. 157) descreve qual era a única intenção do apóstolo: cumprir o propósito do Senhor ao chamá-lo. *“Paulo não tinha objetivos divididos. Não procurou por riqueza, honra, salvação nem por coroa.”*

Escondido no texto-chave está uma habilidade muito importante que os corredores têm que dominar. Você notou qual é? Escreva nas linhas a seguir: ______________________________________________________________________________

O apóstolo Paulo estava determinado a esquecer o que havia acontecido em seu passado. Dessa forma, ele correria com toda a sua força em direção ao prêmio chamado Deus, escondido em Cristo Jesus. Corredores, especialmente os de velocidade, não podem se dar ao luxo de olhar para trás. *Eles precisam – nós precisamos – prosseguir em direção ao prêmio.*


TERÇA, 13 FEVEREIRO 2018 – VOCÊ SABIA?

(Informações extraídas do Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 226-233.)

• A expressão “respirava ameaças”, usada para descrever a atividade de Saulo contra os cristãos, estava associada ao sentimento de raiva. Ao que tudo indica, ele havia recebido autorização de Roma para perseguir e prender os cristãos.

• Havia alguns motivos para Saulo estar se dirigindo a Damasco. É possível que muitos cristãos tivessem se refugiado ali. Alguns conversos eram cidadãos de Damasco. Saulo devia conhecer as autoridades judaicas e esperava contar com a cooperação deles contra os cristãos.

• A palavra “Caminho” foi um dos primeiros sinônimos para cristianismo. O termo pode ter se originado da declaração de Cristo sobre ser “o caminho” ou de Sua referência ao “caminho” estreito.

• O encontro de Saulo com Jesus aconteceu por volta do meio-dia. Os assistentes que o acompanhavam ouviram uma voz, mas não distinguiram as palavras. Viram a luz, mas não identificaram a forma dAquele que falou.

• Saulo precisou de três dias para conseguir paz. O Espírito de Deus usou esse tempo de cegueira para iluminar a mente dele.

• O batismo representava a admissão na igreja. É provável que o apóstolo tenha sido batizado no rio Abana ou Farfar (famosos em Damasco e mencionados por Naamã). Quem oficiou a cerimônia foi Ananias, como representante de Cristo.


QUARTA, 14 FEVEREIRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Salmo 25:9.
Romanos 12:1, 2
Provérbios 28:13

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Escolha um para guardar hoje na memória.

Uma das partes realmente belas na transformação de Paulo foi o seu desejo de se submeter totalmente a Jesus Cristo, o tipo de submissão mencionada em Romanos 12:1. Mas Paulo foi ainda mais longe. Seu desejo por conhecer Jesus era tão forte que ele se aprofundou na Bíblia que ele possuía, a qual consistia praticamente do Antigo Testamento. *Paulo queria crescer para se tornar tudo o que Deus desejava que ele fosse.*

O que a história de Paulo nos ensina sobre a habilidade de Deus para transformar pessoas, independentemente do que elas tenham feito?
_______________________________________________________________________

A entrega ao poder transformador de Jesus Cristo mudou completamente a vida de Paulo e ele se tornou o que Deus sempre teve em mente para ele. Já imaginou o que Ele pode fazer por você?


QUINTA, 15 FEVEREIRO 2018 – FLASH

“Cristo escolheu Saulo para uma obra muito importante, mas o Senhor não lhe falou imediatamente sobre o trabalho atribuído a ele. Quando Saulo perguntou: ‘O que queres que eu faça?’, o Salvador o colocou em contato com Sua igreja, para que ele aprendesse qual era a vontade de Deus para sua vida. Cristo tinha Se revelado e dado convicção a Saulo. Arrependido, Saulo devia aprender com aqueles a quem Deus tinha escolhido para ensinar Sua verdade” (Os Embaixadores, p. 59).

Os capítulos 12, 13 e 14 do livro Os Embaixadores apresentam um resumo da transformação pela qual Saulo passou. Até seu nome foi mudado! A respeito dele é dito que Deus o havia escolhido como um “instrumento” ou “vaso” que transportaria uma mensagem especial a um grupo também especial.

Veja o que diz este texto na página 62 do livro citado: “O próprio Jesus, quando confrontou Saulo na viagem a Damasco, declarou: ‘Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a Meu respeito e do que Eu lhe mostrarei. Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais Eu o envio para abrir-lhes os olhos e convertêlos das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Mim’ (At 26:16-18).”

A partir daquele encontro na estrada de Damasco, a vida de Paulo nunca mais foi a mesma. O apóstolo aceitou de boa vontade o ministério que Deus tinha para ele. *Quando os desafios surgiam, ele buscava força e sabedoria nAquele que o havia chamado.* Um pensamento o sustentava. Leia Romanos 8:38, 39 para descobrir qual era. Deus oferece a mesma segurança a você hoje!


SEXTA, 16 FEVEREIRO 2018

Deus Se encontra neste momento envolvido na missão de salvar toda a humanidade da destruição do pecado. Na verdade, Ele já cumpriu essa missão. Deus cumpriu Sua missão e andou a segunda milha, ao enviar Seu Filho, Jesus, para morrer pelos pecados do mundo. A salvação é gratuita e está disponível a todos que a aceitarem.

O apóstolo Paulo aceitou o chamado de Jesus para uma nova vida. Repleto do Santo Espírito, saiu para cumprir a missão que Deus havia planejado para ele. *De uma vida determinada a destruir, Deus criou uma vida determinada a amar.* Paulo caminhou tão perto de Jesus até o ponto de poder dizer: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

Um dia, se permanecermos fiéis, veremos Paulo no Céu. Teremos a oportunidade de perguntar-lhe se valeu a pena todo o sofrimento que passou para estar ali. Talvez ele repita o que escreveu ao romanos: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18).

Isso sim é o exemplo de uma vida transformada!

*LEITURA DA SEMANA*

Os Embaixadores
capítulos 12, 13, 14

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Se a escada não estiver apoiada na parede correta, cada degrau que Subimos é um passo mais para um lugar equivocado.” – Stephen Covey

“A distância não é nada; a parte difícil é só o primeiro passo.” – Marie du Deffand

Facebook Comments

sobre Escola Sabatina

Além disso, verifique

Comentários Ellen White: Lição 07 – Honestidade com Deus – 10 á 17 Fevereiro 2018

    SÁBADO Á TARDE – 10 FEVEREIRO 2018 – INTRODUÇÃO Tudo que o homem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!