Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 07 – Pacto de Amor – 11 a 18 de Maio 2019

Adolescentes: Lição 07 – Pacto de Amor – 11 a 18 de Maio 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“E o Senhor o chamou do monte, dizendo: ‘Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas: Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de Mim. Agora, se Me obedecerem fielmente e guardarem a Minha aliança, vocês serão o Meu tesouro pessoal dentre todas as nações.” (Êxodo 19:3-5).


SÁBADO A TARDE – 11 DE MAIO 2019 – INTRODUÇÃO

Os israelitas foram tirados de uma vida de escravidão e conduzidos a um lugar onde poderiam iniciar uma nova vida com novas possibilidades. Mas a ideia de ser filhos de Deus era nova também. A religião do Egito havia corrompido tanto os filhos de Abraão que eles não tinham ideia do que significava servir ao Deus chamado Jeová. E muito semelhante a uma apresentação desajeitada entre dois estranhos, o relacionamento entre Deus e Israel começa com a surpresa de como Deus era e o que Ele desejava deles.

Livres da opressão da escravidão e da influência da idolatria, os israelitas foram escolhidos para ser um povo com um propósito para o mundo.

Do mesmo modo que todo relacionamento saudável tem regras que exprimem a maneira de pensar e de se comportar em relação um ao outro, assim Deus e Israel fizeram um concerto sagrado. Os Dez Mandamentos eram uma série específica e eternal de preceitos que claramente resumiam o acordo legal contraído com Deus, que também afetava o relacionamento deles com os outros. Esta lição conta a história de como essas leis foram transmitidas e qual sua intenção.


DOMINGO, 12 DE MAIO 2019 – ESTUDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Nesta parte da história, vemos Deus fazendo um concerto com o povo de Israel. Ele mesmo já havia pronunciado os Dez Mandamentos para os israelitas. Mas agora Deus chamou Moisés para estar a sós com Ele no monte Sinai. Leia em sua Bíblia o texto de Êxodo 24. Depois, faça as seguintes atividades:

Circule no texto bíblico os personagens diferentes mencionados nesta história.

Sublinhe três a cinco pontos-chave que são interessantes para você.

A que parte desta história você gostaria de ter assistido? Por quê?

O que foi novidade para você quando leu esta história?

Um pacto é um acordo legal entre duas partes. Onde, nesta história, você vê alguns elementos que definem o pacto?

Em sua opinião, por que esta história de Deus dar Sua lei ao povo é importante ainda hoje?

Quando os filhos de Israel receberam de Deus a lei, eles já tinham sido libertados do Egito e libertados de seus opressores. Como você descreve a ligação entre salvação (ser redimidos pela graça de Deus) e obediência à Sua lei?

Alguns podem sugerir que aquelas regras escritas quatro mil anos atrás podem não ter lugar no mundo moderno hoje. Leia Isaías 51:7 e 8 e reflita sobre o conteúdo dos versos.


SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO 2019

Considere a mensagem do Texto-Chave (Êxodo 19:3 e 4). O monte Sinai, onde o povo ouviria os mandamentos da boca do próprio Deus, era um lugar especial para Moisés. O líder de Israel conhecia bem a região porque aquele tinha sido o lugar em que Deus havia Se revelado a ele na sarça ardente.

Observe que, antes de revelar Sua lei, Deus chamou a atenção dos israelitas para o que Ele havia acabado de fazer por eles, ao livrá-los da escravidão no Egito, e também para o que fizera no passado por Jacó.

Deus havia feito com que eles atravessassem em segurança o Mar Vermelho, sepultando os egípcios que saíram em sua perseguição, e também lhes providenciara o maná para sustentá-los enquanto viajavam pelo deserto. Não havia motivos para duvidar de que Deus queria o melhor para eles e estava empenhado em protegê-los e conduzi-los em segurança.

Como a águia que conduz o filhote para fora do ninho e o ensina a voar, Deus havia tirado o povo de Israel do Egito e o conduziria à terra prometida. Que linda ilustração! Essa era a proposta de Deus.

Um acordo, no entanto, precisava ser firmado. A parte de Deus estava clara. Ele mostrou, na prática, o que estava disposto a fazer. A parte do povo de Israel? Obedecer a Deus. Esse era o único caminho.

O mesmo convite é feito a você hoje. Leia Hebreus 10:16 e complete o verso: “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as Minhas ____em seu_____  e as escreverei em sua .______”

 

 TERÇA-FEIRA, 14 DE MAIO 2019 – VOCÊ SABIA?

• A lei divina, reflexo do caráter de Deus, não pode ser mudada, assim como não mudam as leis que governam o mundo físico. Em Tiago 1:23-25, a lei é comparada a um espelho: “Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”

Os Dez Mandamentos foram inicialmente pronunciados pelo próprio Deus ao povo. Uma reunião havia sido convocada junto ao monte Sinai, da qual os israelitas participaram. Mas eles ficaram tão impressionados e assustados com o poder divino que preferiram ficar à distância enquanto Moisés falava com Deus. A Bíblia diz que Moisés então se aproximou da nuvem escura em que Deus Se encontrava (Êxodo 20:21), e ali recebeu as orientações para o que se tornaria “o livro da aliança”.

• O Comentário Bíblico Adventista (v. 1, p. 653) diz o seguinte a respeito dessa experiência de Moisés: “Em contraste com o medo dos israelitas, que os afastava de Deus, o servo do Senhor, com a ousadia da fé e da consagração, foi atraído a Ele. Onde Deus estivesse, ele estaria.” Essa é uma prova do verdadeiro relacionamento e da amizade que existia entre Deus e Moisés.


QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Isaías 51:7, 8

Salmo 105:42-45

Mateus 22:36-40

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto. Depois, identifique e sublinhe a frase em cada verso que mais chama sua atenção.

Você percebeu que os três textos estão relacionados à lei de Deus? Muitas pessoas pensam que as leis existem para restringir a liberdade. Mas isso é um equívoco. Quando vivemos dentro dos limites estabelecidos pela lei de Deus, na verdade, estamos tendo a oportunidade de viver livres do pecado. E isso sim é liberdade!

Em vez de oprimir, a lei de Deus liberta. Ela nos orienta com respeito aos nossos relacionamentos e nos livra de desapontamentos e da destruição. Ela é tão importante que será o diferencial entre os que amam a Deus e andam no caminho da luz e aqueles que preferem fazer a própria vontade e seguir o caminho das trevas.

Deus libertou o povo de Israel do Egito para que eles pudessem guardar Sua lei na terra que tinha sido prometida a Abraão. O que Ele disse para eles, também se estende a nós: “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias. […] Porei a Minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o Meu povo” (Jeremias 31:33).


QUINTA-FEIRA, 16 DE MAIO 2019  -FLASH

“Deus honrou os hebreus ao fazer deles os guardiães e defensores da Sua lei, mas eles deveriam considerá-la um depósito sagrado para todo o mundo. Os preceitos dos Dez Mandamentos são adaptados ao modo de vida das pessoas em todos os lugares e foram dados para instrução e governo de todos. São dez leis curtas, abrangentes e cheias de autoridade, que combinam o nosso dever para com Deus e para com o próximo, todos baseados no grande e fundamental princípio do amor” (Os Escolhidos, p. 183).

No livro Os Escolhidos, capítulo 27, você vai encontrar um importante comentário da lei de Deus e do propósito que Ele tinha para Seu povo servir de bênção ao mundo. Enquanto lê, destaque as partes da leitura que deram um novo vislumbre para você.

Pense em alguém que você conhece que exibe o caráter de Deus. De que modo específico você vê as marcas de Deus na vida dessa pessoa? Quais são algumas das características que a tornam agradável para os outros? Quando você considera que o princípio da lei de Deus é o “amor”, de que forma “amar as pessoas” será um testemunho aos descrentes e aos que buscam a Deus? Você conhece alguém que aceitou a Deus por causa da bondade e amor de outra pessoa? Escreva para esta pessoa um recado ou lhe envie uma mensagem agradecendo seu testemunho de amor.


SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO 2019 –

No Egito, os filhos de Abraão, Isaque e Jacó se esqueceram de quem era Deus e de quem eles também eram. Quando Deus livrou Seus filhos dos opressores, eles não sabiam quem Ele era. A lei lhes foi dada de duas maneiras gerais: amar a Deus com todo o coração, alma e força, e por meio dos “faça e não faça” mais específicos dos Dez Mandamentos. Esses mandamentos não foram dados para que eles obtivessem salvação, mas foram dados para capacitá-los a conhecer mais plenamente Aquele que os havia salvado.

Todo relacionamento permanente está estruturado por regras. A lei de Deus é um retrato de Sua bondade e justiça. E, ao guardarmos os Dez Mandamentos, passamos a conhecê-Lo mais plenamente. A ordem de Deus para sermos fiéis, honestos, abnegados, dispostos, reverentes e ligados a Ele como Criador apenas enriquecerá nossa compreensão sobre Ele. Era plano de Deus que as pessoas experimentassem essas qualidades em sua própria vida para que aqueles no mundo que não conheciam a Deus fossem atraídos pelo caráter dos filhos que viviam em harmonia com a Sua lei.

Como as pessoas à sua volta enxergam o caráter de Deus em sua vida?

Reflita sobre estas palavras de Jesus: “Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos” (João 14:15).


QUIZ DA SEMANA 

 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Adolescentes (3º Trimestre 2019) | Auxiliar da Escola Sabatina

Fazer DownloadImprimir  Arquivo em PDF do auxiliar da Escola Sabatina para professores e diretores da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!