Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 07 – Provado Pelo Fogo – 11 a 18 de Agosto 2018

Adolescentes: Lição 07 – Provado Pelo Fogo – 11 a 18 de Agosto 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18).


SÁBADO A TARDE – 11 DE AGOSTO 2018 – INTRODUÇÃO

Quando estamos passando por situações difíceis, a solução não é apegar-se a uma fé superficial que diz: “Tudo bem, vamos fingir que isso não é real.” Não foi isso que Paulo e Silas fizeram em Atos 16:12-40. Trancados numa cela de prisão, eles não fingiram que estavam em um hotel luxuoso, tomando sorvete à beira da piscina. Em vez disso, eles escolheram enfrentar a situação – mas, primeiro, reconheceram o poder de Deus.

Em Romanos 8:28, Deus nos assegura que tudo o que acontece conosco tem um propósito maior e divino. Talvez as situações que enfrentamos hoje sejam necessárias para o desenvolvimento de nosso caráter. Quem sabe a nossa experiência possa ajudar outra pessoa a finalmente confiar em Deus e tomar a decisão de aceitá-Lo como seu Salvador. *As provações e as dificuldades que enfrentamos nos capacitam a compreender o sofrimento de outras pessoas que enfrentam situações semelhantes* e, assim, tornamo-nos mais aptos a confortar e a fortalecer o próximo.

Por todas essas razões, é muito importante lembrar que servimos a um Deus onisciente e onipotente, que controla o Universo inteiro e que não permite que nada ocorra sem o Seu consentimento. Ao estudar a lição desta semana, lembre-se de que não importa a dificuldade a ser enfrentada, nada muda o fato de Deus ainda estar no controle.


DOMINGO, 12 DE AGOSTO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

A passagem bíblica para estudo nesta semana apresenta uma parte da carta de Paulo aos cristãos de Roma. Ele diz que havia planejado ir visitá-los, mas tinha sido impedido. Leia com atenção o texto de *Romanos 1:8-17,* e depois responda às perguntas a seguir:

Que diferentes emoções Paulo deixa transparecer em sua carta aos romanos?
____________________________________________________________

Paulo repete a palavra “evangelho” algumas vezes nessa passagem. Circule a palavra evangelho cada vez que aparecer no texto. Qual é o contexto cada vez que essa palavra é mencionada?
___________________________________________________________

Faça um pouco de trabalho investigativo: Onde estava Paulo quando escreveu essa passagem? O que ele estava fazendo? Esse estudo acrescenta um novo vislumbre às palavras dele?
____________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 13 DE AGOSTO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em 1 Tessalonicenses 5:16-18. Esse conselho do apóstolo Paulo reflete sua maneira de encarar a vida cristã. Veja como oComentário Bíblico Adventista (vol. 7, p. 257, 258) amplia a mensagem do texto.

Sobre alegrar-se sempre: “Paulo valorizava a habilidade de ser feliz. Quer em posse de bens no presente, quer na agradável expectativa da felicidade futura, o cristão tem razão abundantes para se regozijar. Com o perdão dos pecados, sua consciência está livre, e a paz preenche-lhe a alma. […] *Quem reclama constantemente não tem religião genuína.”*

Sobre orar continuamente: “A conexão com o Céu nunca deve ser quebrada. Paulo trabalhava ‘noite e dia’ e também orava ‘noite e dia’. As muitas atividades do apóstolo não diminuíram o tempo em oração e sempre mantinha ligação ativa com o Pai celestial. Assim deve ser conosco.”

Sobre dar graças em todas as circunstâncias: “Aqui temos a convicção de que até aquelas coisas que aparentam ser contra nós cooperam para nosso bem; porque *Deus não nos pediria para sermos gratos pelo que nos prejudica.* […] A ação de graças deveria ser a regra do cristão; saúde e alegria são promovidas por ela.”

Sobre a vontade de Deus: “A vontade de Deus foi demonstrada em Cristo Jesus. Quem quiser verificar a vontade de Deus para sua vida pessoal deve estudar a vida de Jesus e perceber a suprema ilustração do que Deus pretende que o cristão seja. Ninguém encontrará um modelo mais consistente de felicidade, oração constante e gratidão do que a vida de Jesus.”

Quando confiamos em Deus e temos certeza de que Ele pode transformar qualquer situação em bênção para nossa vida, encaramos os desafios e as dificuldades de maneira positiva. Leia em sua Bíblia o texto de Romanos 8:28 e complete os espaços em branco: “Sabemos que ______________________ age em todas as coisas para o ________________ daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu ___________________________.”


TERÇA-FEIRA, 14 DE AGOSTO 2018 – VOCÊ SABIA?

Informações extraídas dos capítulos 13 e 14 do livro Os Resgatados:

• Na época em que a Reforma foi proibida, a Holanda considerava crimes graves: ler a Bíblia, orar a Deus, não se prostrar diante de imagens, cantar um salmo. A punição era a morte.

• O imperador não teve sucesso ao tentar impedir a Reforma. Quanto mais perseguição sofriam, mais testemunhas surgiam da verdade. Mulheres e meninas também demonstravam coragem inabalável. Algumas moças foram condenadas a ser enterradas vivas. Elas se deitavam na sepultura como se estivessem indo dormir.

• Os homens que espalharam a mensagem da Reforma eram, em sua maioria, eruditos e teólogos. Haviam estudado a Bíblia e “dominavam completamente todo o sistema da verdade evangélica, [eram] capazes de conquistar uma vitória fácil sobre os falsos argumentos das escolas e autoridades de Roma” (p. 127).

• Quando o rei da Suécia aceitou a fé protestante, ele ordenou que as Escrituras fossem explicadas em todo o reino. Até as crianças aprendiam a ler a Bíblia nas escolas. O resultado foi que a nação se tornou forte e próspera.

• Os irmãos João e Carlos Wesley foram chamados desdenhosamente de “metodistas” por causa da forma que estudavam a Bíblia. Hoje, esse nome é considerado digno de honra.


QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Hebreus 5:7-10
Hebreus 11:8
2 Tessalonicenses 1:3, 4

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Qual verso o impressiona particularmente e é importante neste momento de sua vida? Por que você acha que esse verso é especialmente relevante para você hoje?
____________________________________________________________

Ainda hoje, existem lugares ao redor do mundo em que pessoas são mortas ou presas por se declararem seguidoras de Cristo. Só para você ter uma ideia, de acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 30% do mundo está em guerra e destes, pelo menos metade tem motivos religiosos. *Surpreendentemente, o cristianismo tem sido uma das religiões mais perseguidas do mundo.*

Veja no site www.portasabertas.org.br/listamundial a lista com os 50 principais países em que manter a fé cristã pode custar a vida. Lembre-se de orar pelos cristãos do mundo todo e valorize a liberdade que você ainda tem.

Lista mundial
“Enquanto houver um cristão preso por sua fé eu não serei livre. IRMÃO ANDRÉ”


QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2018 – FLASH

“Enquanto pregava o evangelho da graça de Deus, Wesley, assim como seu Mestre Jesus, tentava ‘tornar grande e gloriosa a Sua lei’ (Is 42:21). E ele viveu o suficiente para ver os magníficos resultados. Ao final dos mais de cinquenta anos que dedicou ao ministério, seus seguidores chegavam a mais de meio milhão de pessoas. No entanto, só saberemos quantos foram libertados da degradação do pecado a uma vida mais elevada e pura mediante seus esforços quando toda a família de remidos se reunir no reino de Cristo. Sua vida apresenta uma lição inestimável para todos os cristãos” (Os Resgatados, p. 137).

Os capítulos 13 e 14 do livro Os Resgatados(O Grande Conflito na linguagem de hoje) apresentam histórias incríveis de reformadores pouco falados. Você sabe quem foi Menno Simons? Já ouviu alguma coisa sobre os irmãos Olavo e Lourenço Petri? E sobre Tyndale e Latimer? Há também detalhes da vida de John Knox e dos irmãos “metodistas” João e Carlos Wesley.

Separe um tempinho para ler sobre essas figuras importantes na história da Reforma e saber como a verdade se espalhou pela Holanda, Escandinávia, Suécia, Grã-Bretanha e outros países. Você vai chegar a uma conclusão simples: Se tivéssemos um pouquinho da fé, da coragem, do zelo, da dedicação e do comprometimento dessas pessoas com a verdade, veríamos grandes coisas acontecerem em nossos dias. Mas espere aí! Quem disse que isso não pode acontecer? *Se a Palavra de Deus se tornar tão importante para nós como foi para elas, a promessa divina se cumprirá em nosso tempo!


SEXTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO 2018 

Ficamos impressionados quando conhecemos melhor a história dos reformadores. Para eles, viver ou morrer parecia não fazer muita diferença desde que cumprissem sua missão de conduzir as pessoas à verdade expressa na Palavra de Deus. E, acredite, isso não é coisa do passado. *Ainda há pessoas com esse grau de coragem e comprometimento vivendo em nossos dias.* A história de Pavel Goia é um exemplo disso.

Pavel nasceu e cresceu na Romênia comunista. De família adventista, ele aprendeu desde pequeno a confiar em Deus e não ter medo de honrar Seu nome e Sua Palavra. Quando tinha 18 anos, antes de ingressar na universidade, ele foi obrigado a servir ao exército. Durante os nove meses que passou longe de casa, Pavel não deixou de guardar nenhum sábado, mesmo correndo o risco de ser preso e condenado. Ele havia decidido ser fiel, não importavam as circunstâncias, e Deus agiu em todos os momentos para que ele conseguisse honrar esse compromisso. As soluções divinas em cada experiência vivida por Pavel só podem ser descritas como um milagre após o outro– que também é o título do livro que narra sua história. (#Fica a dica!*) Atualmente, Pavel é pastor e tem ajudado muitas pessoas a adotarem a confiança em Deus como um estilo de vida.

Como diz o texto bíblico de 2 Samuel 22:31: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é confiável; Ele é escudo para todos os que nEle se refugiam” (Nova Almeida Atualizada). O Senhor é a nossa força e Ele desembaraça perfeitamente os nossos caminhos (v. 33).

Que tal também experimentar viver pela fé? Com certeza você não vai se arrepender!

* Greg Budd, Um Milagre Após o Outro, CPB, 2017.

*LEITURA DA SEMANA*

• Os Resgatados,
capítulos 13, 14

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar tempo aprendendo sobre Jesus, imitando-O, citando-O e falando dEle. Mas somente no sofrimento iremos conhecer Jesus.” – Joni Eareckson Tada

“Deus nos dá a semente, mas não mostra o fruto. Confiar é uma questão de fé.” – Erton Kohler

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

  SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!