Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 07 – Um Bom Relatório – 12 a 19 de Maio 2018

Adolescentes: Lição 07 – Um Bom Relatório – 12 a 19 de Maio 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle, graças a Deus Pai” [Colossenses 3:17].


SÁBADO A TARDE – 12 DE MAIO 2018 – INTRODUÇÃO

A lição desta semana fala dos julgamentos do apóstolo Paulo e de sua prisão por pregar o evangelho de Jesus Cristo. Essa experiência reforça o que Ellen White escreveu sobre a maneira Como Deus pode transformar situações difíceis em bençãos. *”Muitas vezes”, diz ela, “as circunstâncias misteriosas que nós, em nossa visão míope, lamentamos, tornam-se algo que Deus planejou para realizar uma obra que de outra maneira jamais seria realizada”* [Os Embaixadores, p. 216].

Os julgamentos que Paulo enfrentou contribuíram para chamar mais atenção ao evangelho. Paulo teve oportunidade de testemunhar aos guardas da prisão e até mesmo aos membros da família do imperador.

Ainda hoje, os desafios e as dificuldades do cotidiano que enfrentamos na escola, em casa, no trabalho ou na vizinhança podem ser oportunidades de testemunhar simplesmente pela forma que escolhemos lidar com essas situações. Quem sabe Deus permite que certas coisas aconteçam em nossa vida para que possamos cumprir o propósito específico de abençoar, ajudar ou testemunhar para alguém. Apesar de ninguém sentir o desejo de enfrentar dificuldades e provações, podemos encarar esses momentos como oportunidades de exaltar o nome de Cristo por meio de nossas palavras e ações.


DOMINGO, 13 DE MAIO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Paulo estava sob prisão domiciliar em Roma por pregar o evangelho de Jesus Cristo. Mesmo nessa condição, ele expressou grande alegria em suas cartas a algumas das igrejas espalhadas por aquela região. Leia em sua Bíblia alguns trechos dessas cartas e observe como Paulo incentivou os membros da igreja cristã. O texto principal para o estudo está em *Filipenses 1:3-6, 12-14, 20.* Depois da leitura, responda às seguintes perguntas:

Por que você acha que o Senhor permitiu que Paulo e outros fossem colocados em prisões e perseguidos por pregar o evangelho?
____________________________________________________________________________________________

Em Colossenses 3:2, Paulo disse: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” A que coisas terrestres ele estava se referindo?
____________________________________________________________________________________________

Como sua experiência cristã tem influenciado as pessoas ao seu redor (amigos, família, vizinhos ou colegas de classe)?
____________________________________________________________________________________________

Em suas cartas aos filipenses e colossenses, Paulo fala que ele tem recebido boas informações sobre os cristãos dessas igrejas. Você acha que é importante que outros tenham boas informações a seu respeito?


SEGUNDA, 14 DE MAIO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Colossenses 3:17.

Em seus conselhos aos cristãos de Colossos, Paulo insistia que eles manifestassem o cristianismo por meio de suas palavras e ações. O nome de Cristo precisava ser honrado e eles deveriam se comportar como filhos de Deus. *A coerência deve ser uma característica dos cristãos.*

Como diz o Comentário Bíblico Adventista(vol. 7, p. 210) a respeito desse texto: “O cristão sempre deve ter em mente que diariamente está edificando o caráter para a eternidade. Deve se colocar sob o controle de Deus constantemente; resguardar-se em tudo o que diz e faz; ter em mente que na vida *‘a religião não é meramente uma influência entre outras; deve ser uma influência que domine todas as demais’.”*

Além da coerência nas palavras e ações, Paulo incentivou os irmãos a serem gratos a Deus e expressarem essa gratidão em forma de louvor. Essa era a postura que o próprio apóstolo decidiu adotar!

Em Colossenses 1:13 e 14, Paulo apresenta a razão de sua alegria e de sua gratidão. Fica fácil entender por que ele conseguia ter essa atitude mesmo em uma prisão. Leia o texto e complete os espaços em branco: “Pois Ele nos resgatou do _____________ das _______________________ e nos transportou para o _____________________ do Seu _____________ amado, em que temos a _______________ , a saber, o _______________ dos pecados.”


TERÇA, 15 DE MAIO 2018 – VOCÊ SABIA?

• Foi permitido que Paulo alugasse uma casa em Roma e permanecesse ali até ser julgado. Ele estava preso, mas tinha liberdade para receber seus amigos e trabalhar pela causa de Cristo.

• A prisão de Paulo em Roma durou aproximadamente dois anos.

• “Roma era a metrópole do mundo. Os orgulhosos Césares estavam legislando sobre quase todas as nações da Terra. O rei e os oficiais ou não conheciam o humilde Nazareno ou O odiavam e desprezavam. No entanto, *em menos de dois anos, o evangelho chegou aos corredores do imperador”* (Os Embaixadores, p. 215).

• Nero era o imperador de Roma no tempo de Paulo. Há registros de que membros da casa real se converteram ao cristianismo por causa da influência do apóstolo.

• De Roma, Paulo enviou suas cartas aos filipenses e aos colossenses. Às vezes, as cartas eram entregues por irmãos que visitavam o apóstolo.

• As necessidades de Paulo era mantidas pelas doações dos irmãos. A igreja de Filipos era uma das mais generosas.

• Embora estivesse preso, Paulo não desanimou. Ele sempre incentivava os irmãos a apresentarem seus pedidos diante de Deus, com oração e gratidão no coração. O apóstolo experimentou a paz que excedia todo o entendimento.


QUARTA, 16 DE MAIO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Filipenses 4:4
Filipenses 4:11-13
Colossenses 4:3

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Qual deles chamou mais sua atenção? Por quê?

A postura de Paulo diante das dificuldades é impressionante! Sua alegria não dependia de circunstâncias externas. Era o resultado de conhecer a Cristo e de espalhar as boas-novas da salvação aos outros. O apóstolo considerava um privilégio ser um ministro do evangelho e servo dos seus companheiros crentes.

Mesmo como prisioneiro, ele pedia aos irmãos e irmãs em Cristo que orassem para que ele tivesse mais oportunidades para compartilhar sua fé. *Ele escrevia para as igrejas dizendo que tinha ouvido bons relatórios do diligente trabalho deles em prol do evangelho* e os aconselhava a continuarem na fé e no amor e na unidade uns com os outros. Ele os lembrava de que, se continuassem em sua caminhada com Cristo, teriam uma grande recompensa no Céu.

Como podemos desenvolver o mesmo tipo de comprometimento que Paulo tinha com a missão?


QUINTA, 17 DE MAIO 2018 – FLASH

“Ninguém podia esperar que Paulo, um prisioneiro pobre e sem amigos, pudesse ganhar a atenção das classes ricas dos cidadãos romanos. Estes, por vontade própria, permitiam que o pecado os mantivesse prisioneiros. Entretanto, muitos entre as cansadas e pobres vítimas da opressão desses homens, até mesmo os escravos, ouviram Paulo de boa vontade e, em Cristo, encontraram esperança e paz. A obra do apóstolo começou com os pobres, mas sua influência se espalhou e chegou ao palácio do imperador” (Os Embaixadores, p. 215).

A experiência de Paulo em Roma é uma das maiores provas de que nada pode impedir que a mensagem do evangelho alcance as pessoas. *Não importa o lugar em que elas estejam, todas terão oportunidade de conhecer e decidir-se a favor de Jesus ou contra Ele.*

Leia os capítulos 44 e 45 do livro Os Embaixadores [Atos dos Apóstolos na linguagem de hoje] e veja como Paulo foi usado como um poderoso instrumento na apresentação da verdade tanto aos que pertenciam à casa imperial quanto para os que estavam distantes dali.

Contrariando as possibilidades, a prisão de Paulo fez com que o evangelho progredisse mais rapidamente e alcançasse ainda mais pessoas.

Ellen White diz que há uma lição para nós nessa experiência: “O Senhor pode transformar em vitória aquilo que pode parecer uma derrota para nós. […] Experiências dolorosas fazem parte do Seu grande plano. Enquanto sofre, o cristão pode, às vezes, fazer mais pelo Mestre do que ao prestar serviço ativo” (Os Embaixadores, p. 222).


SEXTA, 18 DE MAIO 2018

Quando Paulo estava numa prisão domiciliar, em Roma, ele ouviu bons relatórios dos fiéis cristãos das cidades e vilas das redondezas. Eram notícias sobre o excelente trabalho que eles estavam fazendo para espalhar o evangelho de Jesus e sobre seu relacionamento de amor de uns para com os outros. Em retribuição, ele lhes forneceu um bom relatório de suas experiências em Roma. Como prisioneiro, ele ainda estava se regozijando no Senhor e testemunhando para os guardas e todos da casa de César.

*A história de Paulo é um exemplo de como nossa conduta cristã é vital para testemunhar e espalhar o amor de Cristo.* Muitos corações podem ser alcançados para Cristo apenas por observar o bom exemplo de alguém.

Somos incentivados a nos entregar diariamente ao Senhor, estudar Sua Palavra e seguir Suas orientações, para que nosso caráter seja aperfeiçoado. Lembre-se: “Dia após dia, os cristãos realizam diante dos homens e até mesmo dos anjos um experimento maravilhoso, mostrando o que o evangelho pode fazer por seres humanos caídos” (Os Embaixadores, p. 223). Esse é um grande privilégio!

*LEITURA DA SEMANA*

• Os Embaixadores
capítulos 44, 45

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Querido amigo, enquanto você está lendo estas palavras, Ele é quem está mantendo seus pulmões respirando e seu coração batendo em seu peito. Ele o ama tanto que preferiu morrer a ver você perecer. Ele se ofereceu para levar você de volta para um lugar onde não existe pecado, nem dor, nem sofrimento, nem morte ou tristeza – uma vida infinita com Prazeres eternos.” – Doug Batchelor

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

  SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!