Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 07 – Uma Longa e Estranha Viagem – 09 a 16 de Fevereiro 2019

Adolescentes: Lição 07 – Uma Longa e Estranha Viagem – 09 a 16 de Fevereiro 2019

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gênesis 12:2).


SÁBADO A TARDE – 09 DE FEVEREIRO 2019 – INTRODUÇÃO

Seu nome e sua vida são uma metáfora da fé. Ele é o pai de muitas nações e um homem cuja vida se encontra no centro do judaísmo, cristianismo e islamismo, as três principais religiões no mundo.

Abraão é reverenciado por várias razões. Aceita o chamado de Deus para ir a uma terra que ele não conhecia e que Deus lhe mostraria no decorrer do caminho. Em sua jornada, passa por dificuldades, que expõem suas imperfeições. Mas em cada desafio, Deus o liberta e sua fé é reanimada.

A vida de Abraão é um estudo sobre fé e obediência, mesmo quando os fatos parecem não fazer sentido. Deus nos chama não para analisar os fatos; Ele nos convida a olhar para Ele. Porém, se perseverarmos confiando nEle e fazendo Sua vontade, assim como Abraão, nos daremos conta de que estamos sendo abençoados além de nossos mais ardentes sonhos. Deus manteve Sua palavra para Abraão, pois de sua linhagem veio Jesus. Quem poderia questionar uma prova dessa? Que lições a vida desse homem nos ensina?


DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Em todas as épocas, houve pessoas que aceitaram o chamado de Deus e permaneceram fiéis a Ele,mesmo em meio à apostasia e rebelião. Abraão foi uma dessas pessoas. Leia em sua Bíblia a história do homem que se tornou o pai da fé. Está em Gênesis 12:1-5; 13:10-13; 15:1, 2; 17:1, 2, 15-17; 18:1-3. Com base no que você acabou de ler, liste os três momentos mais importantes na vida de Abraão. Alguns poderão ser considerados momentos de mudança de vida.

Depois disso, explique como esses momentos mudaram a vida de Abraão. (Dica: um já foi dado a você.)

1. Deus fala a Abraão para deixar seu lar.

2.

3.

Reflita sobre a experiência de Ló mencionada na história.

Que lição desta história você vai aplicar à sua vida?


SEGUNDA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO 2019

Leia cuidadosamente o Texto-Chave em Gênesis 12:2. Existe um texto mais poderoso em toda a Escritura? Imagine Deus vindo até você e dizendo o seguinte: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.”

Muitas pessoas não acreditam, mas Deus realmente quer abençoar-nos além dos nossos mais fantásticos sonhos. Leia as passagens a seguir e encontre o que Deus prometeu fazer pelas pessoas mencionadas:

1 Reis 3:1-3

Isaías 56:4 e 5

Ezequiel 11:9

Mateus 11:28

João 10:28

Quando Deus promete fazer algo, Ele sempre cumpre. Foi o que Ele fez com Abraão. Deus cumpriu Sua promessa em Gênesis 12:2 no tempo de Abraão e depois, no futuro.

O que você gostaria que Deus fizesse por você?


TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO 2019 – VOCÊ SABIA?

• Quando Deus chamou Abraão, ele estava morando em Ur dos Caldeus, uma cidade babilônica bastante moderna se comparada com outras cidades da época. Fundada mais ou menos 500 anos antes do nascimento de Abraão, Ur dos Caldeus era uma cidade que possuía código legal, sistema de escolas e bibliotecas. Abraão não estava deixando a “roça” para cair na estrada. Ele estava deixando uma cidade grande e bem estabelecida, o que com certeza tornou a partida mais dolorosa.

• A cidade era também um lugar onde florescia a adoração a ídolos. Terá, pai de Abraão, é descrito em Josué 24:2 como adorador de ídolos. Os habitantes de Ur adoravam deuses que representavam o fogo, o Sol, a Lua e as estrelas. Mas nenhum era mais venerado do que o deus apropriadamente chamado de Sin (pecado, em inglês), que era a divindade superior adorada.

• Em meio a tudo isso, Abraão ouviu e reconheceu a voz de Deus. Note que Abraão sabia quem era Deus. Isso diz muita coisa sobre Abraão, que, mesmo em meio a uma cidade má e tendo crescido num lar cujo pai adorava ídolos, ainda conhecia a Deus. Quando Deus o chamou, ele não questionou Suas razões.Também não lamentou a jornada, embora certamente tenha pensado nisso. Ele simplesmente obedeceu.

• Sobre ele, a Bíblia diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2:23). Que privilégio! Você também pode ser chamado assim?


QUARTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Lucas 9:25

Salmo 34:19, 20

Romanos 12:1

“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?” (Lucas 9:25). Essa passagem é uma das importantes mensagens dos Versos de Impacto desta semana. Nos espaços abaixo, explique com suas palavras o que isto significa para você.

Leia em sua Bíblia os demais Versos de Impacto. Que tal fazer uma marcação especial neles?

Deus convidou Abraão a ser “perfeito”. Isso significava andar irrepreensivelmente diante dEle. O convite se estende a você também. O resultado será uma vida cheia de bênçãos, como foi a vida de Abraão.


QUINTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO 2019 – FLASH

“A inquestionável obediência de Abraão é uma das mais extraordinárias provas de fé encontradas em toda a Bíblia. […] Forte laços o prendiam ao seu país, seus parentes e seu lar, porém ele não hesitou em atender ao chamado. Não fez nenhuma pergunta a respeito da terra da promessa – se o solo era fértil, o clima saudável. O lugar mais feliz da Terra para ele seria onde Deus desejava que ele estivesse” (Os Escolhidos, p. 67, 68).

Leia os capítulos 11 e 12 do livro Os Escolhidos para ter uma ideia mais ampla sobre a história de Abraão. A vida desse homem extraordinário o levou à grande galeria da fé encontrada em Hebreus 11. A seu respeito lemos: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Verso 8).

Muitos de nós nunca seremos solicitados a deixar nossa casa e irmos para uma terra estranha que não conhecemos. Para muitos de nós nunca será pedido que sacrifiquemos um filho. No entanto, para alcançar o propósito de Deus para nossa vida, Ele solicitará sacrifícios de algumas coisas que nós acariciamos. Você está preparado para fazer esse sacrifício?


SEXTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO 2019 

Abraão foi o escolhido de Deus para suscitar um povo que Lhe obedecesse e abençoasse o mundo. Embora Deus tivesse escolhido Abraão, Ele nunca disse que Abraão era perfeito. Na verdade, ele era bastante humano.

Porém, a fraqueza de Abraão pôde ser mudada por Deus, pois ele acreditou em Deus – exercitou uma extraordinária fé – e foi obediente. Essas duas qualidades o distinguiram da maioria dos patriarcas da Bíblia. Abraão creu que Deus não o abandonaria, e isso lhe foi creditado como justiça. Nós também temos a mesma oportunidade de confiar em Deus e ver nossa vida transformada e abençoada. Porém, devemos ser obedientes e exercitar a fé.

Lembre-se: o tempo de Deus pode não combinar perfeitamente com o seu. Ele pode escolher revelar Seu plano para sua vida por partes, pouco a pouco. Mas se você confiar nEle e não desistir, Ele o abençoará além de seus mais fantásticos sonhos.

O Senhor nos diz, em palavras ternas e doces: “Amo os que Me amam, e quem me procura Me encontra” (Provérbios 8:17). Esteja certo de que Ele cumpre todas as promessas que faz!

LEITURA DA SEMANA

• Os Escolhidos, capítulos 11 e 12

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

8ºSáb (1°Trim19) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

um comentário

  1. wanderleia g.silva

    Obrigadooo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!