Novidades
Início / A - ESTUDOS DA SEMANA / Adolescentes: Lição 08 – Deus Muda de Ideia – 18 a 25 de Maio 2019

Adolescentes: Lição 08 – Deus Muda de Ideia – 18 a 25 de Maio 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-Me agora, para que a Minha ira se acenda contra eles, e Eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação.’ Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: “Ó Senhor, por que se acenderia a Tua ira contra o Teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?’” (Êxodo 32:9-11).


SÁBADO A TARDE – 18 DE MAIO 2019 – INTRODUÇÃO

A história da viagem de Israel à terra prometida é permeada por momentos de desobediência e descrença. A lição desta semana indica um ponto fundamental na liderança de Moisés e retrata quão difícil é interromper os hábitos do pecado.

Enquanto Moisés passava tempo com Deus na montanha, alguns pensaram que algo devia ter acontecido ao seu líder. Em vez de refletir sobre as maneiras pelas quais Deus os havia guiado no passado e descansado confiantes nEle, os israelitas permitiram que a mente ficasse ociosa. A crença inativa na promessa de Deus produziu o fruto da descrença, e alguns dentre o povo pressionaram Arão a fazer um bezerro de ouro e instituir um novo ritual de adoração.

Deus informou Moisés sobre o comportamento dos israelitas e tomou a decisão de destruí-los e dar início a uma grande nação a partir de Seu servo e amigo. Moisés, porém, demonstrou liderança abnegada e humildade semelhante à de Cristo ao sugerir outro meio. Apelou a Deus para mudar de ideia e poupar o povo que pertencia a Ele, mesmo que isso significasse riscar seu próprio nome do livro da vida. A oração sincera e desinteressada de Moisés impeliu Deus a ter compaixão e a dar ao povo uma outra chance. Que história!


DOMINGO, 19 DE MAIO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Qual era o problema do povo de Israel? Poucas semanas antes tinham feito uma aliança solene com Deus, prometendo-Lhe obediência. Mas, diante da primeira dificuldade, eles pisaram na bola, e feio! Leia em sua Bíblia o relato desta história: Êxodo 32:1-14. Observe a atitude de Moisés quando Deus lhe faz uma proposta aparentemente irrecusável. Aquela poderia ter sido uma prova para Moisés. Mas sua reação revela por que Deus o escolheu para ser o líder de um povo tão complicado.

Defina em uma palavra o caráter destes personagens nesse ponto da história:

Moisés

Arão

Deus

Povo de Israel

Você se surpreendeu com a proposta de Deus a Moisés?

O que é admirável e único na atitude e no comportamento de Moisés?

Por que você acha que foi tão fácil para os israelitas duvidar de Deus e adotar um comportamento pecaminoso?

Quanto tempo os israelitas acreditaram nos milagres que Deus havia realizado em seu favor? Isso acontece com as pessoas hoje?

Qual é a mensagem que Deus tem para você nesta história?


SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO 2019 

O Texto-Chave desta semana está em Êxodo 32:9-11. Leia essa passagem várias vezes e, se possível, tente ler também em algumas versões diferentes. O que você acha que significa a palavra “dura cerviz”, que aparece em algumas versões mais antigas? De que maneira você é teimoso ou difícil de se submeter? A paciência de Deus para com Israel parecia estar se esgotando. O que você acha que foi mais ofensivo para Deus nesta situação?

  • ( ) O fato de que eles perderam tão facilmente o foco à luz de tudo o que Deus já havia feito por eles.
  • ( ) O modo como os israelitas deram crédito a um bezerro de ouro pelas coisas que Deus havia feito por eles.
  • ( ) A forma como muitos deles, teimosamente, se recusaram a arrepender-se quando foi dada uma oportunidade de receber perdão (leia o restante de Êxodo 32).

É difícil escolher uma resposta só, não é? Deus tinha muitos motivos para estar irado. Mas acima da ira estava Sua misericórdia. Ele odeia o pecado, mas ama o pecador. Por isso, deu novamente uma oportunidade aos israelitas que se arrependeram.

É notável a atitude de Moisés nesta situação. Mesmo com o coração dilacerado pela infidelidade do povo, ele ainda intercedeu e rogou que Deus lhes perdoasse. “Ele estava disposto a não estar entre os ‘inscritos para a vida’. Estava disposto a entregar a própria vida como expiação pelo pecado deles. […] Moisés realizou muitos atos nobres, mas este foi o maior de todos” (Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 720).


TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO 2019 – VOCÊ SABIA?

• Em vez de esperar e confiar na palavra de Deus, alguns dentre o povo sugeriram que a melhor opção era voltar para o Egito. Foi a “mistura de gente”, que começou a reclamar e que liderou a apostasia. O bezerro de ouro era uma representação do deus egípcio Ápis. Além de transgredir o primeiro mandamento, o povo se envolveu numa verdadeira orgia (Êx 32:5, 6).

• Existem várias coisas engraçadas que as pessoas falaram e que foram registradas na Bíblia. Veja este comentário de Arão em Êxodo 32:23 e 24 para justificar sua conduta: “Eles me disseram: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito’. Então eu lhes disse: Quem tiver enfeites de ouro, traga-os para mim. O povo trouxe-me o ouro, eu o joguei no fogo e surgiu esse bezerro!” Arão insinuou que um poder sobrenatural havia transformado o ouro derretido no bezerro. Se Moisés não tivesse intercedido por Arão, ele teria sido morto por causa de seu pecado. Na ausência de Moisés, Arão tinha ficado como líder do povo. E isso tornava sua atitude ainda mais grave.

Lembre-se de que na guerra entre o bem e o mal não existe campo neutro. É preciso coragem e determinação para ir contra a influência da multidão. A Bíblia diz que os “filhos de Levi” não participaram do culto idólatra. Que influências atuais podem tentar minar sua vida espiritual? Como você pode resistir?


QUARTA-FEIRA, 22 DE MAIO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Êxodo 34:6, 7

Josué 24:15

Tiago 4:7

Entre os Versos de Impacto está uma passagem que foi mencionada na história e outras que se relacionam com o tema. Leia os textos em sua Bíblia e identifique um verso que mais fale a sua vida hoje. Tire algum tempo para assimilar essa passagem e peça a Deus para lhe dar uma oportunidade de conversar com alguém sobre esta história.

Pode ser que você conheça alguém que necessite tomar uma decisão sobre estar do lado de Deus ou teimosamente escolher seu próprio caminho. Ore sinceramente por essa pessoa, e peça que Deus oriente você a incentivá-la a escolher ficar do lado do Senhor.

Verso escolhido:

Deus combina perfeitamente em Seu caráter a misericórdia, a justiça e a verdade. Reflita sobre este verso: “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; Ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que O amam e obedecem aos Seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9). Essa promessa também foi feita para você!


QUINTA-FEIRA, 23 DE MAIO 2019 – FLASH

“Deus provou o amor de Seu servo por aquele povo ingrato, e Moisés resistiu nobremente à prova. A prosperidade do povo escolhido de Deus era mais importante para ele do que se tornar o pai de uma poderosa nação. Deus Se agradou de sua fidelidade, de sua integridade e confiou a ele a grande responsabilidade de guiar Israel à Terra Prometida” (Os Escolhidos, p. 193).

Esse texto revela a maravilhosa qualidade de liderança de Moisés – abnegação genuína. Você conhece algum líder atual que tenha essa qualidade?

O capítulo 28 de Os Escolhidos mostra outra perspectiva para a idolatria que aconteceu no pé do monte Sinai. Enquanto lê esse capítulo, observe as ideias que dão cor à história. Você também lerá frases que oferecem princípios pelos quais viver, que podem ser uma fonte de instrução e encorajamento.

Ellen White declara um princípio poderoso. “Deus deseja que Seus servos provem sua lealdade a Ele ao repreenderem fielmente o pecado, por mais doloroso que seja esse ato” (p. 194). Você já presenciou alguém defendendo o que era certo, embora outros pudessem não entendê-lo ou ridicularizá-lo?


SEXTA-FEIRA, 24 DE MAIO 2019

Esta história contém tantas lições ricas que é difícil saber com qual delas mais nos identificamos hoje. Os israelitas se esqueciam com muita rapidez do que Deus fazia por eles e caíam descuidadamente em pecado. Você se esquece de prestar atenção ao que Deus tem feito por você? Você se esquece de lembrar?

Além disso, que pessoa abnegada era Moisés a ponto de arriscar seu pescoço por uma turma que parecia incorrigível. É possível que você tenha amigos que pareçam incorrigíveis? Eles precisam que alguém continue orando por eles, mesmo quando estão indo na direção errada?

É incrível como Deus dá a todos uma chance para arrependerem-se e professarem sua lealdade ou apegarem-se obstinadamente a seu caminho. Pode ser que hoje Deus esteja lhe oferecendo uma nova chance. Pode ser que lhe esteja sendo dada uma oportunidade nesta história para admitir sua necessidade da graça de Deus e comprometer-se a ser leal a Ele.

Tome ou reafirme sua decisão de permanecer do lado certo. Ore a Deus. Hoje, o Salvador “está tão disposto a ouvir a oração de fé hoje como quando andava visivelmente na Terra. O natural coopera com o sobrenatural. Faz parte do plano de Deus nos conceder, em resposta à oração de fé, aquilo que não nos daria se não pedíssemos com fervor” (Os Resgatados, p. 268, 269).

Leitura da Semana

• Os Escolhidos, capítulo 28


QUIZ DA SEMANA DE ADOLESCENTES

A PUBLICAÇÃO DO QUIZ DE ADOLESCENTES N° 08 ESTARÁ DISPONÍVEL

NO DOMINGO DIA 26 DE MAIO 2019


RESPOSTAS DA QUIZ DA SEMANA


 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Adolescentes (3º Trimestre 2019) | Auxiliar da Escola Sabatina

Fazer DownloadImprimir  Arquivo em PDF do auxiliar da Escola Sabatina para professores e diretores da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!