Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 08 – O Garoto Pródigo – 16 a 23 de Fevereiro 2019

Adolescentes: Lição 08 – O Garoto Pródigo – 16 a 23 de Fevereiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“’Não toque no rapaz’, disse o Anjo. ‘Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não Me negou seu filho, o seu único filho’” (Gênesis 22:12).


SÁBADO A TARDE – 16 DE FEVEREIRO 2019 – INTRODUÇÃO

Nossa vida muitas vezes é definida por momentos cruciais. Na vida de Abraão e Sara, vários momentos definiram seu relacionamento com Deus. Sua decisão de dar uma ajuda para Deus a fim de cumprir Sua promessa de fazer de Abraão uma grande nação – fazendo com que Abraão tivesse um filho com Hagar – foi um momento de incredulidade, pelo qual o mundo ainda está pagando o preço. *O conflito entre os israelitas e os palestinos começou naquele momento.*

Apesar dessa falha, Deus estende Sua graça a Abraão e Sara e a Hagar e Ismael. Por direito, Deus poderia ter feito de Ismael o filho da promessa, por meio de quem a semente de Abraão floresceria e por meio de quem o Messias viria para salvar o mundo. Mas Deus não fez isso. *Ele manteve Sua promessa para Abraão e Sara, dando-lhes Isaque.* Mas por causa de sua anterior desobediência, eles teriam que suportar um outro momento crucial: o chamado de Deus para sacrificar seu único filho.


DOMINGO, 17 DE FEVEREIRO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Leia a história de Abraão e Isaque na passagem bíblica para esta semana, que se encontra em *Gênesis 21:1-5; 22:1-12.* Preste atenção especialmente nocapítulo 22, verso três: “Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, *partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.”*

Algumas palavras neste verso chamam sua atenção? A frase: “Na manhã seguinte, Abraão levantou-se” deveria fazê-lo parar para pensar. Essa frase sugere uma importante parte do que significa ser obediente a Deus. Quando Deus nos pede algo, mesmo quando é algo difícil, nunca devemos hesitar em obedecer. Hesitar é desobedecer.

Dê três razões que Abraão poderia ter dado para evitar obedecer a Deus:

1. _______________________________________________________________________

2. _________________________________________________________________________

3. ___________________________________________________________________________

Leia Êxodo 24:6-8. Como Israel respondeu às ordens que Deus lhes deu por meio de Moisés? Você reage do mesmo modo?


SEGUNDA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO 2019

Leia o Texto-Chave (Gênesis 22:12). Talvez você tenha pensado: “Uau, por pouco!” Abraão e Isaque haviam construído o altar. Isaque foi posto no altar por seu pai. Abraão apanhou a faca e levantou-a. Então, apenas em segundos, Deus falou do Céu e interrompeu Abraão, provendo um carneiro para o sacrifício. *Essa experiência nos mostra que Deus sempre surge na hora certa!*

O Comentário Bíblico Adventista (v. 1, p. 358, 359) diz o seguinte a respeito desse episódio: “O patriarca havia demonstrado amplamente sua fé e obediência e havia satisfeito plenamente os requisitos de Deus. O Senhor não desejava a morte de Isaque; na verdade, Ele não estava interessado em qualquer sacrifício dessa natureza. Mas sempre desejou a obediência voluntária de Seus servos. Até onde podiam ir a vontade e o propósito do pai e do filho, o sacrifício estava completo. Deus considerou a devoção do coração deles como um dom muito mais aceitável a Seus olhos e recebeu a vontade em lugar do ato.”

Outro aspecto dessa extraordinária narrativa bíblica que faz com que ela se destaque é a *confiança e a obediência de Isaque ao seu pai.* Nesse sentido, Isaque era um tipo de Cristo – obediente até a morte, e morte de cruz, ou, no caso de Isaque, morte no altar. Sua obediência nos diz muito sobre a forma como seus pais o criaram e seu amor por Deus. É um grande exemplo para os jovens de hoje.


TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO 2019 – VOCÊ SABIA?

O amor de Deus por nós é incondicional.* Ele nunca deixa de estender a mão para nós, mesmo quando fazemos uma bagunça em nossa vida. Deus reabilitou Abraão reconstruindo sua vida, que agora serve como um ótimo exemplo para todos nós. Eis alguns fatos interessantes que servem de contexto para essa narrativa.

• Na época em que Abraão e Sara viviam, era costume o chefe de família ter várias esposas. Mas essa era uma prática que não tinha a aprovação divina. Quando Sara sugeriu que Abraão tivesse um filho com a serva Hagar, e ao Abraão concordar, eles estavam tentando dar uma ajuda para Deus. Após o nascimento de Ismael, as ações de Hagar desafiaram a validade da união de Abraão e Sara. A solução para o problema que eles mesmos criaram foi mandar embora Hagar e Ismael. Essa ação trouxe muito sofrimento para Abraão. Mas *Deus prometeu cuidar também de Ismael e fazer dele uma grande nação.*

• O nome Isaque significa “riso”. Sara escolheu o nome Isaque porque, quando o anjo prometeu que ela seria mãe, ela riu da predição, pois tinha passado da idade de ter filhos. Quando a criança nasceu, ela disse: “Deus me deu motivo para rir. E todos os que ouvirem essa história vão rir comigo” (Gênesis 21:6).

• O monte Moriá, onde o sacrifício de Isaque foi cancelado, também foi o lugar em que Jacó sonhou com anjos subindo e descendo uma escada que ia da terra ao céu (Gênesis 28:10-18). Foi nessa montanha também que Davi construiu um altar e ofereceu sacrifícios a Deus cerca de 1.000 anos depois de Abraão (1 Crônicas 21:25).


QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Tiago 1:12
Mateus 21:21
Mateus 26:39

Mateus 26:39 é um dos Versos de Impacto desta semana e se refere ao sofrimento de Jesus no Getsêmani: “Indo um pouco mais adiante, prostrou-Se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se for possível, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres.’”

Jesus estava sofrendo tanto com o fardo que estava sobre Ele que transpirou sangue, algo muito raro para a medicina. *Jesus perseverou porque Seu amor por nós foi mais forte.* Leia os outros dois textos dos Versos de Impacto desta semana, e responda o seguinte:

Qual é a promessa a todo que perseverar nas provações? ___________________________________________

Se usar a fé, você será capaz de mover _____________________________

Quanto estamos dispostos a confiar em Deus de todo o nosso coração? *O que acontece quando permitimos que Deus guie todos os nossos caminhos?


QUINTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO 2019 – FLASH

“No lugar indicado, construíram o altar e colocaram a lenha sobre ele. Depois, com voz trêmula, Abraão revelou a Isaque a mensagem divina. Com terror e espanto, Isaque ficou sabendo de sua sorte, mas não ofereceu nenhuma resistência. Poderia ter fugido se quisesse. O idoso pai, exausto com as lutas daqueles três dias terríveis, não poderia ter se oposto à vontade do jovem forte. Isaque, porém, tinha sido educado, desde criança, a obedecer prontamente e, ao saber do propósito de Deus, ele se entregou sem resistir. Partilhava da mesma fé de Abraão e sentiu-se honrado em dar sua vida em oferta a Deus” (Os Escolhidos, p. 83).

É assim que Ellen White descreve o momento quando Isaque entendeu que ele seria o sacrifício naquele dia. Quais das alternativas a seguir melhor descrevem o que você poderia dizer a seu pai, se estivesse no lugar de Isaque:

1. “Você está louco?!”

2. “De forma alguma eu vou deixar você me matar.”

3. “Pai, me dê alguns minutos. Eu vou encontrar um carneiro.”

4. “Se é isso que Deus quer, então farei.”

A submissão de Isaque mostra que ele também conhecia a Deus e confiava nEle. Leia o capítulo 13 do livro Os Escolhidos e observe os detalhes da história.

Reflita sobre o texto de Provérbios 3:5, 6: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.”


SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO 2019 

As promessas de Deus podem levar algum tempo para se materializarem, mas Ele é fiel em Suas palavras. *Jamais devemos duvidar do que Deus prometeu fazer em nossa vida.* Devemos nos apegar a Suas promessas como se nada mais importasse, porque realmente nada mais importa quando Deus assim o diz.

A história do milagroso nascimento de Isaque e da disposição de Abraão em sacrificá-lo segundo a ordem divina nos ensina a verdade de que tudo o que nós temos, inclusive nossos filhos, pais, parentes e amigos, pertence a Deus. Nós os temos graças a Deus, e eles sempre pertencerão a Ele.

Essa história também aponta para o sacrifício de Jesus Cristo, *que Se deu por nós* e que, um dia, nos receberá em Seu lar, juntamente com todos os filhos fiéis do pai Abraão.

O que o relacionamento de Abraão com Isaque ensina sobre o tipo de relacionamento que Deus quer ter com você? Se você quer ter um relacionamento íntimo com Deus, peça-Lhe por isso agora mesmo.

O que você está disposto a fazer para caminhar mais próximo de Deus?
__________________________________________________________________

*Leitura da Semana*

• Os Escolhidos,
capítulo 13

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Nossas ações determinam quem somos, assim como nós determinamos nossas ações.” – George Eliot

“Alimente sua fé, e seus medos vão morrer de fome.” – Desconhecido

“A pérola pode ser polida sem atrito, nem o homem ser aperfeiçoados sem provações.” – Provérbio chinês.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  Paulo deixou a mãe extremamente zangada, quando abandonou o emprego e decidiu evangelizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!