Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 08 – Uma Parte, Não á Parte – 19 a 26 de Maio 2018

Adolescentes: Lição 08 – Uma Parte, Não á Parte – 19 a 26 de Maio 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

”Procure vir logo ao meu encontro” (2 Timóteo 4:9).


SÁBADO A TARDE – 19 DE MAIO 2018 – INTRODUÇÃO

A função da igreja é ser uma família espiritual que acolhe e se preocupa com cada um de seus membros. Na carta destinada aos gálatas, Paulo os advertiu: “Façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10). *O próprio Paulo foi abençoado pelo conforto e “boas” obras dos irmãos de fé durante o período em que esteve ­preso.* Essa experiência de comunhão autêntica foi descrita no livro de 2 Timóteo – a passagem escolhida para o estudo desta semana. Deus consolou Paulo por meio da bondade e do amor de Onesíforo e de outros fiéis.

Não prestamos auxílio aos outros apenas para cumprir uma ordem de Deus. Ajudamos o próximo porque dessa maneira podemos aliviar nossa própria dor. Em vez de nos concentrarmos em nossas próprias necessidades e nos consumirmos com o sentimento de autopiedade, concentrando-nos nas necessidades dos outros canalizamos nossas energias de uma maneira mais produtiva. Paulo exemplifica esse conceito em 2 Timóteo 4:17. Apesar de estar preso, seu objetivo ainda era partilhar a mensagem divina de esperança e cura.

Que essa seja nossa preocupação!


DOMINGO, 20 DE MAIO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Da prisão em Roma, Paulo escreveu uma carta ao jovem Timóteo. O apóstolo deu algumas informações sobre o que estava acontecendo e pediu que Timóteo fizesse arranjos para trazer alguém para ajudá-lo. Leia em sua Bíblia *2 Timóteo 1:7-18; 4:9-11,17-21.* Depois, responda às seguintes perguntas:

Quem são as pessoas mencionadas nestas passagens? O que Paulo diz que elas fizeram ou deviam fazer? Que ações ajudaram Paulo e quais o magoaram?
________________________________________________________

Em 2 Timóteo 1:7, Paulo cita três características de uma vida repleta do Espírito Santo. Em suas próprias palavras, liste-as abaixo. Agora leia Gálatas 5:22, 23 e adicione-as nesta lista. Como essa lista completa Romanos 12:4-5?
________________________________________________________

Paulo estava sozinho e perto do fim de seus dias, mas ele nunca se esqueceu do objetivo de sua vida: ajudar outras pessoas. Qual é o seu objetivo?
________________________________________________________


SEGUNDA, 21 DE MAIO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em 2 Timóteo 4:9. Ele demonstra o sentimento de urgência de Paulo em relação à vinda de Timóteo.

O Comentário Bíblico Adventista (vol. 7) revela que essa foi a última carta de Paulo, escrita na ocasião em que se encontrava praticamente sozinho na prisão, exceto pela presença de Lucas, “o médico amado” (Cl 4:14; 2Tm 4:11). No período em que Paulo escreveu essa carta a Timóteo, o imperador Nero já o havia sentenciado à morte. Ela é considerada o testamento e a expressão da última vontade de Paulo. Trata-se de uma carta pessoal a Timóteo, mas também à igreja em geral. Ao longo da carta, Paulo pede a visita dos amigos e pede também por seus pergaminhos. Ao despedir-se, demonstra o quanto se sente solitário e o grande amor que tem por sua família em Cristo.

*Paulo abriu o coração em sua última carta. Revelou suas prioridades e seus objetivos.* Na carta, Paulo aconselhou Timóteo a ser um fiel sucessor e o animou a continuar o trabalho de estabelecer igrejas. Também descreveu as características de um bom líder, aconselhou os fiéis a respeito dos métodos de comunicação da verdade de Deus, advertiu sobre o futuro perigoso e encerrou com palavras de ânimo e edificação. Ao lermos essa carta, percebemos um homem de fé inabalável, grande persistência e profundo amor.


TERÇA, 22 DE MAIO 2018 – VOCÊ SABIA?

• No primeiro julgamento Paulo foi considerado inocente e foi libertado.

• Nero tinha moral baixa e foi capaz de cometer crueldades terríveis. Entre elas, estava o envenenamento de seu jovem irmão, o legítimo herdeiro do trono, e o assassinato de sua própria mãe e de sua esposa. Ainda assim, ele foi reconhecido como governante absoluto do mundo civilizado e foi adorado com um deus.

• Demas foi um ex-cooperador de Paulo. Não se sabe ao certo por que ele abandonou o apóstolo. Talvez ele tenha ficado com medo de morrer após a prisão e a sentença de Paulo.

• Lucas escreveu o terceiro evangelho e o livro de Atos. Foi um dos companheiros mais próximos de Paulo. “A desgraça que envolveu a prisão de Paulo não fez Lucas vacilar. Embora sua profissão de médico pudesse ter-lhe trazido prestígio e riqueza, Lucas considerava a comunhão com Paulo no sofrimento a honra mais elevada” (CBA, vol. 7, p. 369).

• *Marcos havia falhado no início do ministério. Mas depois se reajustou e se tornou um dos mais fiéis assistentes de Paulo.* “Após a morte de Paulo, Marcos trabalhou com Pedro em Roma. Durante esse tempo, provavelmente, ele escreveu o evangelho que leva seu nome” (Ibidem).


QUARTA, 23 DE MAIO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Eclesiastes 4:10
Romanos 12:12, 13
1 Tessalonicenses 5:11

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. São textos que nos lembram de que, como família de Deus, temos a responsabilidade de cuidar uns dos outros e estar envolvidos com a vida uns dos outros.

Em tempos de problemas e dificuldades, nossa fé em Deus pode algumas vezes vacilar. *Nessas ocasiões, precisamos de um grupo confiável de pessoas que terão fé em Deus em nosso favor* e usarão essa fé para nos tirar dessas situações. O que sua classe ou pequeno grupo pode fazer esta semana para fortalecer o relacionamento dos membros?
____________________________________________________________

Você consegue pensar em alguém para quem precisa ligar? Existe alguém para quem você possa escrever uma carta para dizer o quanto aprecia essa pessoa? Há alguém que você possa ajudar a aliviar a solidão? Escreva o nome delas aqui:
____________________________________________________________________________________________


QUINTA, 24 DE MAIO 2018  – FLASH

“Cristo desejou a compaixão de Seus discípulos em Seus momentos de agonia no Getsêmani, enquanto Paulo ansiava por compaixão e companheirismo em um momento de solidão e abandono. Onesíforo trouxe alegria e animou Paulo, que tinha passado a vida servindo a outras pessoas” (Os Embaixadores, p. 227).

Leia os capítulos 46 e 47 do livro Os Embaixadores [Atos dos Apóstolos na linguagem de hoje] para conhecer os detalhes do último período que Paulo passou livre. Depois de ter sido inocentado por Nero, o apóstolo partiu de Roma e trabalhou incansavelmente para fortalecer os cristãos. Viajou para muitas terras, visitando as igrejas estabelecidas.

No entanto, houve uma reviravolta na situação de Paulo.Depois de colocar fogo em Roma, Nero acusou os cristãos de terem cometido o crime. Os judeus incrédulos então tiveram a ideia de responsabilizar Paulo, e ele foi novamente preso. Desta vez, “Paulo foi colocado em um calabouço sombrio. Acusado de provocar um dos mais terríveis crimes contra a cidade e a nação, ele se tornou objeto de ódio de todos” (Os Embaixadores, p. 226). Foi nessa circunstância que Paulo escreveu a segunda carta a Timóteo. *O apóstolo que tanto havia feito pelos irmãos desejou ter a companhia de seus amigos naquele que seria o momento mais difícil de sua vida.*

Os servos de Deus precisam ser apoiados em suas lutas. Podemos ajudar a aliviar o fardo que eles carregam. Assim como Jesus desejou a companhia dos discípulos, Paulo sentiu falta de seus companheiros. Hoje também podemos fazer diferença na vida de alguém!


SEXTA, 25 DE MAIO 2018 – LEITURAS DA SEMANA

Randy Frazee, autor do livro The Connecting Church, tem um filho que nasceu sem a mão esquerda. Certo dia, durante o estudo da lição, a professora tentava explicar aos alunos o que era uma igreja. Para ilustrar, uniu as mãos.

– Aqui está a igreja. Abram a porta e vejam as pessoas lá dentro – disse, instruindo as crianças a fazerem o mesmo (obviamente sem pensar na incapacidade do garoto de realizar a atividade).

Apenas depois de dar as instruções é que ela percebeu o que tinha feito. Antes que pudesse tomar qualquer atitude, outro garoto que estava ao lado do filho de Randy estendeu a mão esquerda e disse:

– Vamos fazer juntos!

Os dois garotos uniram as mãos e formaram a igreja. Randy concluiu: “Essa atividade nunca deveria ser feita por um indivíduo, pois a igreja não é um grupo de indivíduos, mas o corpo de Cristo.”

*Que você não apenas se sinta parte desta igreja, mas faça o possível para torná-la unida e confortável para todos com quem entrar em contato. Afinal, a igreja somos eu e você!*

*Leitura da Semana*

• Os Embaixadores,
capítulos 46, 47

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Uma comunidade de fé pode prover mais que apoio quando estamos em necessidade. Os membros de uma comunidade de fé podem fortalecer nossa decisão por cura, podem unir as orações deles às nossas, e podem nos restituir a fé. Eles podem nos envolver em carinho e amor.” – Naomi Levy

Facebook Comments

sobre Escola Sabatina

Além disso, verifique

Comentários para adolescentes: Lição 12 – Marcas de Identificação – 16 a 23 de Junho 2018

    SÁBADO A TARDE- 16 DE JUNHO 2018 – GUERRA Olá amigos, espero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!