Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 09 – Sozinho, mas não sem Defesa 26 de Maio a 01 de Junho 2018

Adolescentes: Lição 09 – Sozinho, mas não sem Defesa 26 de Maio a 01 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

“Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a Sua vinda” (2 Timóteo 4:8).


SÁBADO A TARDE – 26 DE MAIO 2018 – INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo foi levado a julgamento perante Nero, mas sem nenhum advogado. Não havia ninguém disposto a falar em favor dele – ninguém para defendê-lo. Um dia, nos encontraremos em uma situação em que teremos que defender nossa crença. Provavelmente, nesse momento não teremos ninguém para ficar ao nosso lado e para nos defender. Teremos que permanecer firmes sozinhos.

Você está disposto a defender a verdade, a Palavra de Deus, mesmo que signifique defendê-la sozinho? *Essa é uma pergunta que todo cristão terá que responder um dia,* se não hoje. Muitos cristãos têm que defender a verdade no trabalho ou na escola.

Chegará o dia em que todos nós teremos que comparecer diante do grande Juiz do Universo. Porém, nesse dia, não teremos que ficar sozinhos, pois em 1 João 2:1 temos a promessa de que Jesus é o nosso Advogado, e em Judas 24 lemos que Ele é capaz de nos apresentar perfeitos perante o trono de Deus. Sabendo que Cristo estará ao seu lado para defendê-lo naquele dia, tome a decisão de ser hoje Sua testemunha, mesmo que tenha que defender a verdade sozinho. Afinal, sabemos que não estamos completamente sozinhos. Ele está conosco – hoje.


DOMINGO, 27 DE MAIO 2018 –  ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Paulo teve oportunidade de testemunhar diante de Nero. Ao voltar para sua cela, foi impressionado a escrever para Timóteo, seu filho na fé, que estava em Éfeso. Leia em sua Bíblia – *2 Timóteo 1:8-12; 3:1-5; 4:1, 2, 7, 8* – os apelos do idoso apóstolo ao jovem missionário. Depois, responda às perguntas a seguir:

Em 2 Timóteo 1:8, Paulo diz a Timóteo para não se envergonhar de ser uma testemunha para o Senhor, e também para não se envergonhar de Paulo por causa de seus sofrimentos pelo Senhor. Por que o apóstolo fez esse apelo? Qual era a situação de Paulo nesse momento?
____________________________________________________________

Quando Paulo teve que comparecer diante de Nero, ele não tinha um advogado. Não havia ninguém presente para falar em sua defesa. Quem falará por nós quando precisarmos de um advogado? (Leia 1 João 2:1.) Quando isso acontecerá?
____________________________________________________________

Qual o ponto alto da carta de Paulo a Timóteo? O que o apóstolo esperava receber do justo Juiz?
____________________________________________________________


SEGUNDA, 28 DE MAIO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em 2 Timóteo 4:8. Essa declaração de Paulo foi feita depois de o apóstolo comparar sua vida com uma corrida na qual ele se considerava vencedor. Ele disse: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (v. 7). Agora ele aguardava a recompensa: a coroa da justiça.

*“O compromisso de Paulo de ser embaixador de Cristo envolvia uma vida de combate constante contra as forças do mal, humanas ou demoníacas.* O apóstolo usava bem ‘toda a armadura de Deus’, enquanto resistia bravamente ‘contra as astutas ciladas do diabo’ (Ef 6:11). […] Paulo havia cumprido o plano que Deus lhe designara. Não havia vacilado o passo nem se descuidado; enfrentara todos os desafios, até mesmo a execução com esperança e a firmeza de um cristão. […] Embora Paulo estivesse sendo julgado injustamente pelos juízes terrenos, ele estava confiante de que Deus não cometeria erros” (CBA, vol. 7,p. 367 e 368).

Paulo acreditava na volta de Jesus e entendia que Ele lhe daria o maior e mais precioso presente: a vida eterna. O apóstolo viveu com essa expectativa e tudo o mais na Terra perdeu o valor diante do que estava reservado para ele no Céu. E você? Tem vivido de acordo com essa mensagem? A volta de Jesus representa o maior desejo do seu coração? O conselho de Paulo continua válido para nós hoje: “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle, enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão” (Colossenses 2:6, 7).


TERÇA, 29 DE MAIO 2018 – VOCÊ SABIA?

• Paulo foi acusado de traição e heresia. Tanto os judeus como os romanos o acusaram de incitar as pessoas a queimar Roma.

• Em sua carta a Timóteo, Paulo pediu que o rapaz trouxesse a capa (que tinha ficado na casa de Carpo, em Trôade) e os livros, especialmente os pergaminhos. A capa era para protegê-lo na prisão fria e úmida. E os livros seriam úteis para que o apóstolo continuasse estudando as verdades de Deus.

*• Nero ouviu o testemunho de Paulo e ficou impressionado com suas palavras, mas não teve coragem de se posicionar pelo que era certo.* Ele jogou fora a oportunidade que o Céu lhe concedeu. O ímpio imperador condenou Paulo à morte de mártir. O apóstolo foi decapitado.

• Poucas pessoas foram autorizadas a assistir à execução de Paulo. Ellen White diz o seguinte a respeito desse episódio: “Até mesmo os soldados endurecidos ouviram suas palavras e ficaram surpresos ao vê-lo alegre enquanto se aproximava da morte. Mais de um aceitou o Salvador, e logo eles também, sem medo, selaram sua fé com sangue” (Os Embaixadores, p. 236).

• Depois de uma rebelião comandada por Galba, Nero fugiu de Roma de maneira covarde e vergonhosa. Quando seu esconderijo foi descoberto, ele tirou a própria vida com a ajuda de um escravo. O tirano imperador morreu aos trinta e dois anos de idade.


QUARTA, 30 DE MAIO 2018 – VERSOS DE IMPACTOS

Judas 24
1 Tessalonicenses 5:16-19
1 Tessalonicenses 5:23, 24.

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Qual deles mais chamou sua atenção?
____________________________________________________________

No sistema de governo dos Estados Unidos da América a lei federal autoriza pena de morte para mais de quarenta crimes, incluindo assassinato premeditado, traição, e assassinato relacionado a sequestro de avião, tráfico de drogas, e violação dos direitos civis. A maioria dos Estados também autoriza a pena de morte para violação das leis criminais. Os métodos de execução dos infratores varia entre os Estados. A maioria dos Estados que adota a pena de morte executa seus infratores por meio da injeção letal – a administração de substâncias fatais de ação rápida. Outros métodos comuns incluem gás letal e eletrocução.

*Muitas mulheres e homens de Deus foram tratados como criminosos comuns e levados à morte por pregarem o evangelho de Cristo.* O que acontecerá com eles? Leia Apocalipse 20:4 para descobrir.


QUINTA, 31 DE MAIO 2018 – FLASH

“Entre os gregos e romanos, era costume permitir que um acusado tivesse um advogado ou outro representante que, por força de argumentos, eloquência apaixonada ou lágrimas, muitas vezes obtivesse uma decisão favorável ao prisioneiro ou conseguisse reduzir a gravidade da sentença. Entretanto, ninguém se atreveu a agir como porta-voz de Paulo. Nenhum amigo estava ali nem mesmo para registrar a acusação contra ele ou os argumentos que ele apresentou em sua defesa. Entre os cristãos em Roma, ninguém se apresentou para defender Paulo naquela hora difícil” (Os Embaixadores, p. 228).

Paulo teve que comparecer diante da corte de Nero para defender sua posição. Ele foi acusado de blasfêmia e heresia. Muitos dos judeus não aceitaram o ensino de que Jesus era o Filho de Deus. Consideravam isso blasfêmia. Eles também achavam que Paulo estava indo contra os ensinamentos tradicionais e as leis dos judeus. Paulo era inocente dessas acusações, mas ainda assim ele foi condenado.

Leia os capítulos 48 e 49 do livro Os Embaixadores para conhecer os importantes detalhes do julgamento de Paulo e também o conteúdo da última carta escrita pelo apóstolo.

*Um dia, Jesus virá para julgar o mundo, mas Seus seguidores verdadeiros serão achados inocentes de todas as acusações contra eles.* Qual será a base para o julgamento divino? A leitura de João 3:16,17 pode ajudar na resposta:
________________________________________________________


SEXTA, 01 DE JUNHO 2018

O apóstolo Paulo foi um grande soldado de Cristo. Muitos anos depois de sua morte, homens e mulheres de Deus se levantariam para proclamar o evangelho de Cristo e defender as verdades encontradas na Palavra de Deus. E muitos seriam perseguidos por causa de sua fé.

No livro Os Resgatados [O Grande Conflitona linguagem de hoje], Ellen White escreve sobre alguns desses homens de Deus, os quais sofreram grandes desafios por defender o direito e por proclamar a verdade. Medite no seguinte relato sobre John Wycliffe. Ele cria que homens e mulheres comuns deveriam ter acesso à Bíblia, assim eles poderiam ler e aprender da verdade por si próprios, em vez de simplesmente aceitar a interpretação de eruditos e pontífices, que frequentemente ensinavam falsas doutrinas:

“Enquanto Wycliffe ainda estava na faculdade, começou a estudar as Escrituras. Antes disso, sentia uma grande carência, que nem os estudos acadêmicos, nem os ensinos da igreja eram capazes de suprir. Na Palavra de Deus, encontrou aquilo que buscava. Viu Cristo ser apresentado como nosso único advogado. Decidiu proclamar as verdades que descobriu. […] Percebeu que Roma havia abandonado a Palavra de Deus, trocando-a pelas tradições humanas. […] Era um pregador habilidoso e eloquente, e sua vida diária demonstrava as verdades que pregava. Seu conhecimento das Escrituras, a pureza de sua vida e sua coragem e integridade obtinham respeito por toda parte. Muitos viam os males da Igreja Romana. Recebiam de bom grado e com alegria as verdades que Wycliffe trazia à tona. No entanto, os líderes papais se encheram de ira. Esse reformador estava adquirindo influência maior que a deles” (Páginas 45, 46).

*Em todas as épocas Deus levantou pessoas que influenciaram em favor da verdade, que não tiveram medo de defender Sua Palavra, não importava a que preço. Você está disposto a ser esse tipo de pessoa hoje?*

*Leitura da Semana*

Os Embaixadores,
capítulos 48, 49

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

Quantos de nós seríamos capazes de dizer a cada um que conhecemos que não importa o que eles façam para nós ou contra nós, nós o perdoaremos? Deus faz isso por você.” – Stormie Omatian

“Os beijos deste mundo são como os beijos de Judas. São beijos de traição e de morte. Mas os beijos de nosso Senhor Jesus Cristo são beijos de graça, amizade, bondade e amor.” – Samuel Koranteng – Pipim

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

(3ºSáb 4Trim18-Ano C) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!