Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 10 – Cativante… e Muito Mais – 02 a 09 de Março 2019

Adolescentes: Lição 10 – Cativante… e Muito Mais – 02 a 09 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Depois que lhe deu de beber, disse: ‘Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los.’” (Gênesis 24:19).


SÁBADO A TARDE – 02 DE MARÇO 2019 – INTRODUÇÃO

Abraão se perguntava como Deus cumpriria Sua promessa para torná-lo uma grande nação. Afinal de contas, Isaque ainda era solteiro, Sara havia morrido e ele tinha 140 anos de idade. Chamando seu fiel servo Eliézer, Abraão lhe conferiu a responsabilidade de encontrar a futura esposa de Isaque.

O futuro do povo de Deus pendia na balança. Assim, Eliézer reuniu uma caravana de dez camelos carregados de presentes e viajou para a cidade de Naor, onde encontrou uma mulher cativante. Rebeca ofereceu água a Eliézer e também aos seus camelos. Note, ela era cativante e muito mais.

Foi esse “muito mais” que fez toda a diferença. Mudou sua vida, sem mencionar a história do mundo. Ela se tornou a matriarca do povo de Deus. Desfrutou de uma grande aventura com Deus. E nenhuma geração desde então esqueceu seu nome. Por quê? Porque ela fez o que era esperado e muito mais.

Esta lição tem muito a nos ensinar sobre andar a segunda milha. Também é uma história útil quando se pensa nas virtudes desejáveis em uma futura esposa. E, finalmente, nos incentiva a lembrar-nos de que Deus Se preocupa com o aspecto social da nossa vida.


DOMINGO, 03 DE MARÇO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Quando Deus arranja um casamento, Ele sempre acerta.* Leia a linda história de amor entre Isaque e Rebeca, que se encontra em *Gênesis 24:1-4, 10, 12-19 , 26, 27 , 61, 67.* Que detalhes são novos para você?

Que qualidades de caráter você vê em:

Abraão _________________________________________________________________________________

Eliézer _______________________________________________________________________________

Rebeca ____________________________________________________________________________

Isaque _________________________________________________________________________

Que informações você considera úteis nesta história para um romance moderno?
_________________________________________________________________________

Se desta história fosse feito um filme, que título você daria?
____________________________________________________________________________

Em sua opinião, qual é a principal razão para esta história constar na Bíblia? O que você acha que Deus está tentando lhe dizer sobre amor e casamento?
____________________________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 04 DE MARÇO 2019 

Na lição desta semana, Rebeca exibe o belo traço da bondade. Leia o Texto-Chave (Gênesis 24:19) e perceba como Rebeca vai além da resposta esperada por Eliézer, que tinha orado para que alguém fizesse o que ele pediu em sua oração. *Você acredita que a oração de Eliézer por alguém que revelasse essa qualidade foi estranha?* Quando observa a maneira como os personagens da Bíblia oraram especificamente para que certos eventos acontecessem, como você se sente a respeito de orar de um jeito parecido?

Quando orar hoje, *converse com Deus a respeito do que você espera do seu futuro cônjuge.* Escreva sua oração e guarde-a em um lugar seguro, para que você consiga encontrá-la quando for tomar decisões sobre seu relacionamento.

Quais destes atributos você gostaria de encontrar em seu futuro cônjuge? Escolha os três mais importantes:

( ) Bondade
( ) Honestidade
( ) Beleza
( ) Alegria
( ) Otimismo
( ) Altruísmo
( ) Coragem
( ) Confiança em si mesmo
( ) Humildade
( ) Confiança em Deus.


TERÇA-FEIRA, 05 DE MARÇO 2019 – VOCÊ SABIA?

• Em alguns países ainda é comum os pais arranjarem o casamento para os filhos. Assim era o costume nos dias de Abraão. O patriarca deu a responsabilidade ao seu servo para ser o casamenteiro. Eliézer tinha servido Abraão desde o nascimento de Ismael, 54 anos antes desta história (veja Gênesis 15:2). Essa tarefa era muito solene.

• Eliézer colocou a mão embaixo da coxa de Abraão para jurar que a esposa de Isaque não seria encontrada entre os cananeus. A coxa representava autoridade; então, pôr a mão embaixo da coxa da pessoa era uma forma respeitosa de prometer obediência a quem pedia o juramento.

• Na cultura antiga, era costume da família reter a noiva antes do casamento. Em alguns casos, a mulher podia permanecer em casa por um mês.

• Mas, nesta história, apesar de a família solicitar um período de 10 dias, Rebeca se manifestou e preferiu começar a jornada imediatamente.

• Mais uma prova de que ela era a moça certa. Assim como Abraão havia feito vários anos antes, ela estava disposta a partir pela fé. *E sua fé foi recompensada.* A Bíblia diz que “Isaque amou Rebeca e assim foi consolado” (Gênesis 24:67). Que tocante cena da bondade de Deus ao trazer essa mulher de tão longe para um casamento onde ela pudesse experimentar o amor!


QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO 2019 – VERSOS DE IMPACTOS

Efésios 5:31-33
Hebreus 13:4
Provérbios 18:22

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana e depois dê um título para cada texto:

Efésios 5:31-33 ____________________________________________________________________________

Hebreus 13:4 ____________________________________________________________________________

Provérbios 18:22 _________________________________________________________________________

O texto de Provérbios 18:22 é verdade também para uma jovem que encontra um bom homem para casar. *Deus verdadeiramente quer que nossa alegria seja completa,* e parte dessa alegria é experimentada em nosso relacionamento com outros.

Que aspectos da lição desta semana foram particularmente úteis para você? Que outros personagens bíblicos ou histórias da Bíblia demonstram alguns dos mesmos temas que estudamos nesta lição?


QUINTA-FEIRA, 07 DE MARÇO 2019 – FLASH

“[Eliézer] estava preocupado. Resultados importantes e de grandes consequências, não só para a casa de seu senhor, mas para as gerações futuras, dependiam da escolha que ele fizesse. Lembrando-se de que Deus enviaria o Seu anjo com ele, orou pedindo uma clara direção. Na família de seu senhor, ele estava acostumado a sempre agir com bondade e hospitalidade e, naquele ­momento, pediu que um ato de cortesia indicasse a jovem que Deus tinha escolhido” (Os Escolhidos, p. 95).

Ellen White observa o sincero desejo de Eliézer em ser guiado por Deus na escolha de uma esposa para Isaque. A decisão era importante demais para uma escolha imprudente. Leia o capítulo 15 de Os Escolhidos, e você descobrirá maravilhosos ensinamentos na lição desta semana. Anote os novos conhecimentos que você adquiriu da leitura deste capítulo e como eles dão clareza à história. Também, ouça conselhos! Que princípios eternos você vê nesses textos que são úteis para qualquer época?

Conhecimentos:

1
______________________________________________________________________________

2
______________________________________________________________________________

3
__________________________________________________________________________

Princípios Eternos:
___________________________________________________________________________


SEXTA-FEIRA, 08 DE MARÇO 2019 

A experiência de um casamento e a construção de um relacionamento que honre a Deus através dos anos é uma das mais nobres aventuras.

A história da escolha de Rebeca para ser a esposa de Isaque é uma ótima ilustração de como Deus orienta nossa vida social. Além do mais, é um estudo sobre o caráter. Indo além das expectativas, Rebeca garantiu seu lugar na história.

Qual deve ser então seu parâmetro? O apóstolo Paulo disse: *“O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas.* Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que Ele tem guardado para o Seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo” (Colossenses 3:23 e 24, NTLH).

Invista em cada aspecto da sua vida com todo o coração, “como se estivesse servindo o Senhor”. Como estudamos no caso de Rebeca, é um alvo que vale a pena almejar no que se refere à vida social. Mas também é um alvo ideal pelo qual se deve lutar na escola, em casa e na igreja.

*Leitura da Semana*

• Os Escolhidos,
capítulo 15

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Casamento é uma aventura, não um empreendimento.” – David A. Seamands

“O amor que nós temos na juventude é superficial comparado com o amor que o homem velho tem por sua velha esposa.” – Will Durant

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Adolescentes (3º Trimestre 2019) | Auxiliar da Escola Sabatina

Fazer DownloadImprimir  Arquivo em PDF do auxiliar da Escola Sabatina para professores e diretores da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!