Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 10 – O Poder do Amor – 02 a 09 de Junho 2018

Adolescentes: Lição 10 – O Poder do Amor – 02 a 09 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! […] Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois O veremos como Ele é” (1 João 3:1, 2).


SÁBADO A TARDE – 02 DE JUNHO 2018 – INTRODUÇÃO

É possível conhecer um pouco do temperamento de João quando ele incentivou Jesus a enviar fogo do céu para matar os samaritanos que haviam se recusado a hospedar o Salvador (Lc 9:54, 55). Realmente, João era nervoso. Mas quem sabe esse defeito estava atrelado à profunda ambição que ele possuía. Você se lembra da ocasião em que Tiago, seu irmão, e ele pediram a ajuda da mãe para conseguirem lugares de destaque no reino de Deus? (Mt 20). Na melhor das hipóteses, João era um projeto inacabado.

Com todas as suas imperfeições, João tomou a decisão de permanecer firme ao lado de Jesus. Era o mais jovem dos discípulos e também o mais aberto às instruções e ao ensino de Cristo. Estava disposto a deixar-se guiar pelo Homem cujo amor e paciência incondicionais demonstrados para com ele simplesmente o impressionaram. Conforme relatado nas três cartas escritas por ele, João foi transformado pelo amor de Cristo e esse amor se tornou a regra de sua vida.

Passar tempo com Jesus, passar tempo na presença de Deus, não é perda de tempo. Jesus pode remover os defeitos de nosso caráter e nos capacitar para fazer Seu trabalho.


DOMINGO, 03 DE JUNHO 2018 –  ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

João não apenas sentiu o amor. Ele conheceu o amor em pessoa: Jesus, que revelou perfeitamente o caráter do Pai. Leia os textos de *1 João 1:5-10; 4:7-16 e 2 João 1:7-11* e observe as três principais descrições que o apóstolo faz de Deus. *Ele diz que Deus é luz, Deus é amor e Deus é verdade.*

Em sua opinião, por que João começa sua carta descrevendo Deus como “Luz”? Por que ele afirma que não há escuridão em Deus?
____________________________________________________________

De acordo com João, como mostramos que amamos a Deus? Como Deus mostra Seu amor por nós?
____________________________________________________________

Por que é importante que as pessoas que professam crer em Deus “permaneçam” na verdade?
____________________________________________________________

Com base na conclusão de João sobre a fonte do amor, alguém pode alcançar o amor verdadeiro sem um relacionamento com Deus? Explique sua resposta.
____________________________________________________________

Que poder especial o amor de Deus possui?
____________________________________________________________


SEGUNDA, 04 DE JUNHO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em 1 João 3:1, 2. As palavras de João são repletas de emoção e sentimento. São um convite para refletirmos sobre o profundo amor de Deus por nós. A expressão “como é grande” demonstra a admiração e o espanto de João diante do imensurável amor divino.

O Comentário Bíblico Adventista (vol. 7, p. 715) faz menção ao fato de João usar 18 vezes o termo grego agape (amor) e 32 vezes o verbo relacionado agapao (amar) – apenas nessa carta. “Ele é tão cativado pela magnitude do afeto divino, que o tema enche seu coração, como deve também preencher o coração de todos os cristãos.”

Para o apóstolo, ser chamado “filho de Deus” é a maior honra que poderia ser concedida ao ser humano, e ele não esconde sua ansiedade pelo momento em que seremos finalmente restaurados à semelhança divina.

*Ao longo da carta, João usa palavras carinhosas para se dirigir aos leitores. “Amados” e “filhinhos” são as mais comuns.* Quanto é importante demonstrar carinho e preocupação quando um assunto delicado precisa ser tratado com alguém? Faz diferença o tipo de palavras que são usadas?

Alguém já chamou sua atenção por algo errado que você fez – um professor ou até mesmo seus pais – usando palavras calmas e suaves? Qual foi sua reação?


TERÇA, 05 DE JUNHO 2018 – VOCÊ SABIA?

(Informações extraídas dos capítulos 53 a 55 do livro Os Embaixadores.)

• João ficou conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava” (Jo 21:20).

• Antes de conhecer realmente a Jesus, o temperamento de João era reprovável. Ele era orgulhoso, arrogante e inconsequente. Gostava de honras e posições de destaque e guardava rancor quando não era bem tratado. Ele e seu irmão, Tiago, foram chamados de “filhos do trovão” (Mc 3:17). *Jesus viu, por trás disso, um coração sincero e amoroso. Ele transformou João em alguém dócil e amável.*

• João foi um dos três discípulos escolhidos para testemunhar a glória de Jesus no monte da transfiguração e Sua agonia no Getsêmani.

• O mesmo homem que escreveu o Evangelho de João também é o autor das cartas de 1, 2 e 3 João, bem como do livro de Apocalipse. Calcula-se que João escreveu essas cartas entre o final de 80 d.C. e início de 90 d.C. João e muitos outros fiéis começaram a sofrer perseguições sob o reinado do imperador Domiciano.

• João passou a maior parte de sua vida numa cidade grega chamada Éfeso. As cartas de João – especialmente 1 João – foram escritas para neutralizar a disseminação de falsos ensinos entre os crentes efésios. Uma dessas heresias ensinava que a alma de uma pessoa era santa e separada do corpo humano, que era mau. Portanto, poderia ser feita qualquer coisa com o corpo, já que o espírito não seria afetado por isso. Esse ensinamento dava às pessoas permissão para pecar. Existiam ainda outras heresias, mas essa era especialmente perigosa.


QUARTA, 06 DE JUNHO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Judas 21
Efésios 5:11
Atos 20:29

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Qual deles mais atrai sua atenção? Você notou Atos 20:29? Nesse texto, Paulo está se referindo ao problema que João também enfrentou em seu ministério – falsos mestres.

Durante o tempo de João, alguns falsos mestres disseram que Jesus não era o Filho de Deus. Eles ensinavam que logo que toda matéria é má – incluindo o corpo humano – Deus nunca teria permitido que Sua natureza sem pecado fosse misturada com a carne humana pecaminosa.

Por que você acha que essa doutrina era perigosa? *O que acontece à raça humana se a vida sem pecado de Jesus, a morte e a ressurreição são invalidadas?*
_____________________________

Do que João chamou as pessoas que rejeitavam a existência de Jesus e Seu sacrifício pelo pecador? (1 João 2:22, 23)
_____________________________

Ainda existem pessoas assim nos dias de hoje?


QUINTA, 07 DE JUNHO 2018 – FLASH

“A afeição de João por seu Mestre não era a causa do amor de Cristo por ele, mas o efeito desse amor. Pelo amor transformador de Cristo, ele se tornou submisso e humilde. O eu foi escondido em Jesus. Mais do que todos os seus companheiros, João se rendeu ao poder dessa vida inspiradora. As lições de seu Mestre ficaram gravadas em seu coração. Quando testemunhava da graça do Salvador, sua linguagem simples se tornava eloquente com o amor que preenchia todo o seu ser” (Os Embaixadores, p. 251).

A citação de Flash desta semana é uma das melhores descrições de como um íntimo relacionamento de amor com Jesus transforma uma pessoa. João amava Jesus e foi transformado dia a dia.

Leia os capítulos 53 a 55 do livro Os Embaixadores para descobrir como essa incrível mudança ocorreu na vida de João. Ellen White compara a vida de dois discípulos de Jesus: João e Judas. Ela diz que os dois tiveram as mesmas oportunidades. “Ambos se relacionaram intimamente com Jesus. Os dois tinham graves defeitos de caráter, e ambos tiveram acesso à graça divina. Mas, enquanto um estava aprendendo com Jesus, o outro apenas ouvia e não mudava. *João, vencendo o pecado todos os dias, foi santificado pela verdade;* Judas, resistindo ao poder transformador da graça e satisfazendo seus desejos egoístas, tornou-se escravo de Satanás” (Os Embaixadores, p. 257).

Todos nós temos defeitos de caráter, mas eles podem ser vencidos quando permitimos que Jesus nos transforme. O segredo está em andar diariamente com Ele.


SEXTA, 08 DE JUNHO 2018 

O apóstolo João passou relativamente pouco tempo com Jesus, mas esse breve período de tempo foi o suficiente para transformar sua vida. Jesus notou algo de especial em João, pois lhe confiou a responsabilidade de cuidar de Sua mãe em Suas últimas horas de angústia na cruz (João 19:26-27). Será que Jesus daria essa responsabilidade para alguém nervoso e ambicioso? Certamente, não.

João não era perfeito, mesmo depois do período em que passou com Jesus, mas permaneceu firme na fé, obedecendo cuidadosamente aos ensinamentos de Cristo e submetendo-se à influência do Espírito Santo. O resultado foi ter se tornado um grande propagador do evangelho, que trabalhou incansavelmente para estabelecer a igreja cristã em Éfeso.

As cartas de João revelam um servo fiel de Deus que entendia o poder do amor divino capaz de transformar vidas. Ele desafiou os fiéis a manterem-se firmes no amor de Deus e a pararem de viver no pecado (1 João 3:4-9). *João nos advertiu a não tolerarmos nenhum pretenso substituto de Jesus Cristo, nenhum falso ensinamento ou falso ensinador* (2 João). Recomendou que todos defendessem a verdade a qualquer custo (3 João). Nada mal para alguém que já foi considerado “cabeça quente”!

João, o amado, pôde dizer: “Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Ele sabia do que estava falando.

*Leitura da Semana*

•Os Embaixadores
capítulos 53 a 55

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Um homem sem ambição está morto. Um homem com ambição, mas sem amor, está morto. Um homem com ambição e amor por suas bênçãos aqui na Terra está bem vivo. Estando vivo, não será muito difícil, no final, deitar e descansar.” – Pearl Bailey

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

  SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!