Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 4° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 10 – O Tempo de Angustia – 01 a 08 de Dezembro 2018

Adolescentes: Lição 10 – O Tempo de Angustia – 01 a 08 de Dezembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o Seu povo, Se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o Seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto” (Daniel 12:1).


SÁBADO A TARDE – 01 DE DEZEMBRO 2018 – INTRODUÇÃO

O tempo de angústia é um período que amedronta muitos adventistas do sétimo dia, como também pessoas de outra fé que aguardam a volta de Jesus. Mesmo que estejamos em paz com Deus, não podemos desconsiderar as cenas terríveis que se desenrolarão ao final da história deste mundo.

Ao serem proclamadas as palavras de Apocalipse 22:11, a decisão de toda humanidade estará selada. O injusto continuará praticando a injustiça e o santo será selado em sua santidade. Jesus concluirá o ministério de mediação em favor da humanidade e Satanás estará livre para usar todo o seu poder para perseguir os seguidores de Deus e conduzir o mundo caído ao precipício da destruição. Conforme Daniel 12:1, haverá, então, um tempo de angústia como nunca houve antes.

Apesar do tempo de prova, um pequeno grupo remanescente de seguidores fiéis de Cristo resistirá até o fim. Esse grupo não profanará o sábado nem a fé em Jesus Cristo. Assim como Jacó na noite em que lutou com o anjo do Senhor (Gn 32:24-30), orarão fervorosamente rogando pela misericórdia de Deus e humilhando-se perante Ele.

Ao avaliarem sua vida, encontrarão poucas obras boas e muitos erros. Porém, terão se arrependido, confessado e abandonado todos os pecados. Agora é o tempo de ficar em paz com Deus. Agora é o tempo de abandonar o pecado e submeter-se ao Senhor – antes de o tempo de angústia chegar.


DOMINGO, 02 DE DEZEMBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

A expressão “angústia de Jacó” está ligada a uma amarga experiência que o patriarca passou antes de se encontrar com seu irmão, Esaú, que vinha em sua direção com um exército poderoso. Jacó não sabia, mas o verdadeiro livramento chegou antes desse encontro. Leia em sua Bíblia os textos de Apocalipse 22:11, Gênesis 32:24-30 e Salmo 91:1-8 para relembrar a relação desse episódio com o tempo do fim. Depois, responda às perguntas a seguir:

Quem está falando em Apocalipse 22:11? Quem é o público?

Em sua opinião, por que João deu essa descrição de acontecimentos, mesmo não podendo compreender totalmente o que ele estava vendo?

O que Jacó acreditava que o anjo poderia fazer por ele? Lembre-se de uma ocasião em sua vida em que você “lutou com Deus”.

O Salmos 91 sugere que Deus sempre protegerá Seu povo da dor e do sofrimento? Isso é verdade? Davi experimentou isso em sua vida?

Que garantia sobre o tempo de angústia você pode extrair desses versos?


SEGUNDA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO 2018 

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Daniel 12:1. Essa é uma maravilhosa promessa para os filhos de Deus que permanecerem fiéis até o fim. Podemos contar com Miguel, “o grande príncipe que protege o Seu povo”. Esse nome vem do hebraico Mika’el e quer dizer, literalmente, “quem [é] como Deus?” Daniel descreve Miguel como o protetor particular do povo de Deus na batalha entre o bem e o mal.

Curiosamente, “Miguel, como o nome de um ser celestial, ocorre na Bíblia apenas em passagens apocalípticas (Dn 10:13, 21; 12:1; Jd 9; Ap 12:7), em casos em que Cristo está em conflito direto com Satanás. O nome em hebraico […] é tanto uma pergunta quanto um desafio. Tendo em vista que a rebelião de Satanás é basicamente uma tentativa de se colocar no trono de Deus e ser ‘semelhante ao Altíssimo’, o nome Miguel é muito apropriado para Aquele que assumiu a tarefa de vindicar o caráter de Deus e refutar as pretensões de Satanás” (CBA, vol. 4, p. 947).

Jesus Cristo está agora intercedendo por nós junto a Deus no Céu. Ele é o nosso defensor. Quando terminar Sua obra de intercessão no Céu, Ele Se “levantará” para Se preparar para voltar à Terra, salvar Seu povo, e destruir os ímpios.

Como você se sente ao saber que um Ser tão poderoso luta e intercede por você? Mais do que isso: Ele salva, liberta e lhe dá a oportunidade de viver uma nova e feliz história.


TERÇA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO 2018 – VOCÊ SABIA?

  • Todos os cristãos deveriam conhecer profundamente os livros de Daniel e de Apocalipse. As profecias reveladas neles ligam o passado, o presente e o futuro, mostrando o plano da salvação em tempo real.
  • Neste momento, um julgamento está acontecendo no Céu. Quando essa obra for concluída, Jesus deixará o santuário e Se dirigirá à Terra para buscar os fiéis filhos de Deus.
  • O tempo de angústia será um período difícil porque o Espírito Santo terá Se retirado da Terra e Satanás perseguirá violentamente os fiéis. No entanto, assim como Jacó, o povo de Deus se apegará às promessas divinas e anjos serão enviados para livrá-lo.
  • Multidões iradas acreditarão que os guardadores do SÁBADO são os responsáveis pelos castigos divinos que cairão sobre a Terra.
  • A incerteza quanto à questão se todos os nossos pecados estão perdoados será mais difícil de enfrentar do que os próprios eventos do tempo do fim. Por isso, a expressão “angústia” é aplicada a esse período.
  • Satanás se apresentará como Cristo. “As pessoas se prostrarão diante dele. Ele erguerá as mãos e as abençoará. Sua voz será suave, mas cheia de melodia. Em tom compassivo, apresentará algumas das mesmas verdades celestiais que o Salvador proferiu. Curará doenças e então, na suposta personificação de Cristo, afirmará ter mudado o sábado para o domingo” (Os Resgatados, p. 315).
  • “Somente os que estudaram cuidadosamente as Escrituras e receberam o amor pela verdade serão protegidos do poderoso engano que tornará o mundo cativo. Pelo testemunho da Bíblia, detectarão o enganador em seu disfarce” (Ibid.).

QUARTA-FEIRA, 05 DE DEZEMBRO 2018 – VERSO DE IMPACTO

Salmo 34:7

Deuteronômio 6:5

Salmo 30:5

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Dois deles são poderosas promessas divinas e o outro é um apelo para que tenhamos foco nas coisas certas em nossa vida. Qual deles é novo para você?

Antes da SEGUNDA vinda de Jesus, os que permanecerem fiéis a Deus – especialmente com relação ao sábado – enfrentarão terrível perseguição, até mesmo morte. No entanto, Apocalipse 12:11 diz que eles não ficarão preocupados com a morte. Estarão preocupados em viver com Jesus Cristo para sempre.

Para que tenhamos esse tipo de reação, precisamos desenvolver hoje uma fé tão grande em Deus que, no tempo de angústia, tenhamos condições de suportar o cansaço, a demora e a fome. Veja o que Ellen White disse a respeito: “Aqueles que exercem pouca fé hoje correm o maior risco de cair sob o poder dos enganos de Satanás. E mesmo que suportem a prova, serão afundados em angústia mais profunda porque não desenvolveram o hábito de confiar em Deus. Devemos obter agora a experiência de confiar em Suas promessas” (Os Resgatados, p. 313). Então, amigo, aproveite para se preparar hoje!


QUINTA-FEIRA, 06 DE DEZEMBRO 2018 – FLASH

“Quando a terceira mensagem angélica terminar, o povo de Deus terá concluído sua obra. Os fiéis receberam a ‘chuva serôdia’ e estão preparados para os tempos difíceis à sua frente. A prova final chegou ao mundo, e todos aqueles que se mostraram leais à lei divina receberam o ‘selo do Deus vivo’. Então Jesus termina Seu ministério no santuário celestial e com alta voz exclama: ‘Feito está!’” (Os Resgatados, p. 310).

Aviso de spoiler! É assim que deveriam começar os capítulos 39 e 40 do livro Os Resgatados (O Grande Conflito na linguagem de hoje). Enquanto acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos, a tensão aumenta cada vez mais. A situação chegará a um ponto tão complicado que parecerá que os “bonzinhos” vão morrer no final.

Leia este texto e tente imaginar a cena: “Aos olhos humanos, parecerá que o povo de Deus está prestes a morrer por sua fé, assim como os mártires antes deles. Será um tempo de terrível agonia. Os ímpios zombarão: ‘Onde está agora sua fé? Por que Deus não os livra de nossas mãos se vocês realmente são o povo dEle?’” (Os Resgatados, p. 317).

Na sequência, o texto diz que Deus vai posicionar anjos ao redor de Seus filhos para protegê-los. As armas levantadas contra eles vão se quebrar como palha. E, quando parecer que não há mais saída… ATENÇÃO: A continuação da história está na lição da próxima semana. Não deixe de estudar! Você também vai saber por que o título do último livro da série Conflito se chama Os Resgatados. Até lá!


SEXTA-FEIRA, 07 DE DEZEMBRO 2018 

O tempo de angústia será um período difícil para todos os seres humanos vivos na ocasião. Além de Satanás exercer ao máximo sua crueldade, os anjos de Deus derramarão pragas sobre a Terra que assolarão o mundo inteiro.

Em meio ao caos mundial, um pequeno grupo de fiéis corajosos se recusará a ceder às pressões de Satanás. A santidade do SÁBADO será a questão mais importante de demonstração de fidelidade a Deus, mas certamente não será a única. Os líderes religiosos culparão esse pequeno grupo de ser o responsável pelo sofrimento e confusão no mundo. Esse grupo será rigorosamente perseguido e alguns serão presos.

Apesar da perseguição, do sofrimento e das privações, esse grupo sobreviverá. Seu sacrifício influenciará milhares a aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Não há como amenizar as terríveis cenas que em breve se desenrolarão na Terra, mas nossa esperança deve estar firmemente enraizada nas seguintes palavras de Jesus: “Eis que venho em breve! A Minha recompensa está comigo, e Eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Ap 22:12).

Você está preparado para enfrentar o tempo de angústia? Está colocando a armadura oferecida por Deus para proteger-se do inimigo nesta batalha de dimensões extraordinárias? Cheque em Efésios 6:10-19quais são os acessórios indispensáveis nesta guerra e assegure-se de estar usando todos eles. Lembre-se: A vitória está garantida!

Leitura da Semana

Os Resgatados, capítulos 39, 40

 

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 11 – O Fim do Mundo – 08 a 15 de Dezembro 2018

  SÁBADO A TARDE – 08 DE DEZEMBRO 2018 – FIM? Olá amigos espero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!