Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 11 – Advertência Final – 08 a 15 de Setembro 2018

Adolescentes: Lição 11 – Advertência Final – 08 a 15 de Setembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Um segundo anjo o seguiu, dizendo: ‘Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição!’” (Apocalipse 14:8).


SÁBADO A TARDE – 08 DE SETEMBRO 2018 – INTRODUÇÃO

Desde o início até a metade do século 19, uma mensagem poderosa começou a ser pregada nos Estados Unidos e depois foi levada a outras nações ao redor do mundo. O movimento adventista, como ficou conhecido, foi conquistando mais e mais adeptos até o dia 22 de outubro de 1844, ocasião em que todos aguardaram com grande expectativa o advento do Salvador. Para o seu desapontamento, Jesus não voltou, conforme esperavam, e muitos perderam a fé. *No entanto, os que perseveraram no estudo da profecia bíblica não foram decepcionados.*

Assim como os mileritas e os primeiros adventistas, Deus nos confiou a responsabilidade de transmitir uma mensagem de advertência e mostrar a verdade (Apocalipse 14:8). Essa mensagem engloba o chamado ao arrependimento e o convite para nos prepararmos para a volta de Jesus. Essa é parte da mensagem que a igreja remanescente do tempo do fim proclamará.

Assim como aconteceu na época de Guilherme Miller, muitos atenderão ao chamado de Deus e entregarão o coração a Cristo, mas muitos também escolherão atender ao chamado do mundo e de seu príncipe, Satanás. Diante desse desafio, devemos orar para não ficarmos desanimados ou desistirmos. Jesus em breve voltará e devemos cumprir a missão que Ele nos confiou de prepararmos as pessoas para se encontrarem com Ele.


DOMINGO, 09 DE SETEMBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Jesus sabia como chamar a atenção das pessoas para os assuntos importantes. A parábola das dez virgens trazia uma mensagem para aquele tempo, mas também para os nossos dias. *Essa história também tem muita ligação com o que aconteceu na época dos mileritas.* Leia em sua Bíblia o texto de Mateus 25:1-13. Na sequência, descubra a mensagem dos anjos em Apocalipse 14:6-8.Depois, responda às perguntas a seguir:

Que partes da história das Escrituras são novas para você? Que conceitos você nunca tinha ouvido antes?
____________________________________________________________

A primeira parte da história bíblica para esta semana é uma parábola contada por Jesus. Para quem Jesus estava falando?
____________________________________________________________

Resuma a mensagem dessa parábola em suas próprias palavras. O que ela está tentando dizer?
____________________________________________________________

As virgens prudentes se prepararam para a chegada do noivo. O que elas fizeram? Como você está se preparando para a vinda do noivo Jesus Cristo?
____________________________________________________________

A segunda parte da história bíblica dá dois avisos solenes para o mundo por meio dos anjos de Deus. Qual é a mensagem dada pelo segundo anjo? O que você acha que essa mensagem significa?
____________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Apocalipse 14:8. Na Bíblia, a palavra “Babilônia” é usada para representar o sistema do mundo de pecado, corrupção e confusão. Como esse sistema embriaga as nações do mundo? Isso tem que ver com um dos dez mandamentos de Deus. Veja que explicação interessante o Comentário Bíblico Adventista (vol. 7, p. 1.094,1.095) dá:

“Deus denuncia Babilônia porque ‘tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição’. Isto significa que ela desconsiderou o único mandamento que aponta para o Deus verdadeiro e derrubou o sábado, o memorial divino da criação. Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, santificando esse dia e separando-o de todos os outros como consagrado a Ele, para que fosse observado por Seu povo durante todas as suas gerações.

“Mas o homem do pecado, exaltando-se acima de Deus, assentando-se no templo de Deus e ostentando-se como se fosse o próprio Deus, cuidou em mudar os tempos e as leis. Este poder pretendia provar que não somente era igual a Deus, mas que estaria acima de Deus. Assim, mudou o dia de repouso, colocando o primeiro dia da semana onde deveria estar o sétimo. E o mundo protestante adotou este filho do papado, considerando-o sagrado. […] Deus tem uma controvérsia com as igrejas de hoje. […] Divorciaram-se de Deus ao se recusarem receber Seu sinal. Não têm o espírito do verdadeiro povo de Deus observador dos mandamentos. Os habitantes do mundo, ao darem sua sanção a um falso dia de repouso e ao calcarem a pés o sábado do Senhor, beberam do vinho do furor da sua prostituição.”

Ficou mais claro agora? *O sábado não é apenas um dia de descanso. Há muito mais coisas envolvidas na guarda desse dia separado por Deus.* Lembre-se de fazer dele um momento especial a cada semana. Ele representa um sinal para o povo de Deus!


TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO 2018 – VOCÊ SABIA?

• Em 22 de outubro de 1844 milhares de pessoas nos Estados Unidos se encontraram para esperar juntos a segunda vinda de Jesus. Muitos se reuniram na fazenda de Guilherme Miller (Nova York). O local em que eles aguardaram ficou conhecido como “rocha da ascensão”. *Eles estavam errados quanto à data do retorno de Jesus, mas seu espírito de amor pela segunda vinda ajudou a dar origem à Igreja Adventista do Sétimo Dia algum tempo depois.*

• “O termo ‘Babilônia’ vem de ‘Babel’ e denota confusão. Nas Escrituras, designa várias formas de religião falsa ou apóstata. Apocalipse 17 retrata Babilônia como uma mulher – imagem que a Bíblia usa como símbolo da igreja: a boa mulher representando uma igreja pura, e uma mulher imoral, a igreja apostatada” (Os Resgatados, p. 197).

• “Quando a igreja é infiel a Cristo e permite que coisas mundanas encham a vida, a Bíblia compara essa prática à violação do voto conjugal” (Ibid.). É como se fosse uma traição.

• O vinho mencionado em Apocalipse 14:8 representa os falsos ensinos que as pessoas têm aceitado como verdades e que são opostos às declarações da Bíblia.

• A última mensagem a ser dada ao mundo apelará para que todas as pessoas sinceras deixem as mentiras pregadas por algumas denominações e se juntem aos remanescentes fiéis a Deus (Ap 18:4).


QUARTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Apocalipse 14:12
Apocalipse 19:7
Eclesiastes 12:13,14

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Todos eles partilham mensagens importantes para aqueles que estão se preparando para encontrar Jesus quando Ele retornar. Por exemplo, os primeiros dois versos nos lembram da reação dos filhos de Deus que estarão ansiosos, esperando para ir ao Céu com Jesus Cristo.

*É verdade que enquanto vivemos aqui não estamos livres de desapontamentos.* Os mileritas passaram por uma amarga experiência, mas Deus não abandonou os que permaneceram fiéis, mesmo sem enxergar o que o futuro lhes reservava. Eles continuaram estudando a Bíblia e se apegaram à esperança da volta de Jesus.

Compartilhe brevemente o que você teria feito se tivesse sido um seguidor de Guilherme Miller e vivido durante o grande desapontamento. Você continuaria a acreditar em Deus? Explique.
____________________________________________________________________________________________


QUINTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO 2018 – FLASH

“‘Queria beneficiar a todos. Eu achava que todos os cristãos se alegrariam com a proximidade da vinda de Cristo e que aqueles que não conseguissem entender da mesma maneira que eu não amariam menos os que aceitassem essa doutrina. Não imaginava que haveria necessidade de reuniões separadas. […] A maioria dos que se convertiam por causa de minhas pregações se uniam às diversas igrejas já existentes” (Os Resgatados, p. 194).

As palavras que você acabou de ler foram pronunciadas por Guilherme Miller, um ministro batista que no meio do ­século dezenove viajou pelos Estados Unidos pregando sobre a segunda vinda de Jesus. Sua pregação foi abençoada por Deus e muitas, muitas pessoas se tornaram crentes em Jesus Cristo, e isso não aconteceu apenas na América do Norte.

Miller proclamou que Jesus estava prestes a voltar. Alguns de seus seguidores marcaram a data para o retorno de Cristo em 22 de outubro de 1844. Infelizmente, eles estavam errados quanto ao evento. *Ao findar daquele dia, muitos dos que foram conduzidos a Cristo voltaram à sua antiga vida, rejeitando o aviso do julgamento iminente de Deus.*

Leia os capítulos 21 e 22 do livro Os Resgatados para conhecer os detalhes da história. Depois, reflita sobre a pergunta: Se Guilherme Miller pregasse hoje, o mundo iria acreditar que está perto de Jesus voltar?

Leia Marcos 13:22. Qual é a diferença entre alguém como Guilherme Miller e as pessoas citadas por Jesus?
____________________________________________________________


SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO 2018 

A lição desta semana resume a amarga experiência que os pioneiros da mensagem do advento passaram em 22 de outubro de 1844. Essa data marcou um capítulo triste na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bem como na vida de milhares de pessoas.

Guilherme Miller e os primeiros adventistas foram fiéis ao chamado inspirado por Deus. Com dedicação e empenho, proclamaram a mensagem de que Jesus, o Noivo, logo apareceria nas nuvens do céu e que todos precisavam estar prontos para se encontrar com Ele. Na época, essa mensagem se alastrou como fogo em palha seca. Muitos se uniram ao movimento. Não demorou muito e Satanás introduziu um ar de fanatismo na obra e influenciou vários líderes de igreja a negligenciarem o estudo profundo das verdades da mensagem do advento e a proibirem os membros de sua congregação de frequentarem as reuniões do movimento.

Com o grande desapontamento, muitas pessoas abandonaram a fé. Mas um grupo de fiéis voltou-se à Bíblia com mais afinco do que nunca e rogou a Deus com sinceridade de coração para ajudá-los a entender a profecia dos 2.300 anos de Daniel. *A perseverança desse grupo foi recompensada.*

Assim como os primeiros adventistas, nós, adventistas atuais, estamos prestes a testemunhar outra grande manifestação de nosso Deus. Dessa vez, Jesus virá e não tardará. Até lá, nossa missão é partilhar as boas-novas da salvação e advertir o mundo de Sua breve volta!

*Leitura da Semana*

• Os Resgatados,
capítulos 21, 22

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

:É possível que o propósito completo de sua vida seja simplesmente servir como advertência aos outros.” – Anônimo

” História é um amplo sistema de aviso antecipado.” – Norman Cousins

“Precisamos aceitar o desapontamento finito, mas nunca perder a esperança infinita.” – Martin Luther King Jr.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Álbum de versos: Jardim e Primários

  Arquivo compactado contendo o material sugestivo e de apoio para o álbum de versos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!