Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 11 – Roubo de Identidade – 09 a 16 de Março 2019

Adolescentes: Lição 11 – Roubo de Identidade – 09 a 16 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Os meninos se empurravam dentro dela. […] Disse-lhe o Senhor: ‘Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo’” (Gênesis 25:21-23).


SÁBADO A TARDE – 09 DE MARÇO 2019 – INTRODUÇÃO

A história de Jacó e Esaú é o primeiro caso documentado de roubo de identidade. Na época, Isaque tinha cerca de 138 anos de idade. Sabendo que sua vida estava quase no fim, ele chamou seu filho mais velho, Esaú, a fim de transferir uma bênção para ele.

Na cultura antiga, o filho que nascia primeiro recebia uma porção dobrada da bênção, porque era sua responsabilidade cuidar da família após a morte do pai. Desejando essa bênção, Jacó tramou com sua mãe, Rebeca, o roubo da identidade de seu irmão.

Alguns temas se evidenciam nesta história, que são particularmente relevantes para os adolescentes de hoje. Em primeiro lugar, há o tema da identidade. Satanás é mestre em roubar a identidade espiritual das pessoas. Lembra-se das palavras que ele usou para tentar Jesus no deserto? “Se você é o Filho de Deus…” (Mateus 4:3, 6).

Outros temas relacionados à história são o adiamento da recompensa, ou seja, aguardar com paciência aquilo que lhe foi prometido, e a questão da integridade. Ao estudar esta lição, você vai perceber que esses assuntos têm muito que ver com a vida cristã.


DOMINGO, 10 DE MARÇO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Leia em sua Bíblia a história inteira de Jacó e Esaú e reflita sobre a lição espiritual que mais chama sua atenção. O texto se encontra em Gênesis 25:27-32; 27:1, 2, 4, 6-10, 18, 19, 25, 30, 33-35.

Que frases da história são novas para você?

O que esta história nos ensina sobre integridade?

O que a história nos ensina sobre adiar a recompensa?

Além da importância da integridade e de adiar a recompensa, que outras lições se evidenciam nesta história?

Quais são as principais emoções percebidas na história? Sublinhe as frases no texto bíblico que captam essas emoções.

Qual é o verso-chave da história? Por quê?


SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO 2019

Leia o Texto-Chave encontrado em Gênesis 25:21-23 e guarde esta passagem na memória ou escreva-a em algum lugar onde você vai ler basicamente todos os dias.

Você tem se admirado com a maravilhosa verdade de que Deus está à frente e no controle dos grandes eventos da história? O profeta Isaías disse: “Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar?” (Is 14:27). Converse com Deus hoje especificamente sobre a vontade dEle para sua vida e transmita sua disposição em confiar na vontade dEle, não importa que dificuldades você tenha que enfrentar.

Jacó roubou a identidade de Esaú, e as consequências foram graves: perdeu a bênção que Deus tinha em mente para ele, angustiou-se por mais de 20 anos por causa do seu pecado e destruiu uma família que já era bastante desestruturada.

Satanás adoraria destruir sua identidade da mesma forma. Para que você não confie totalmente em Deus, o inimigo espera sabotar sua alma, levando-o a fazer concessões. Ele o convida a tomar um atalho em vez de esperar em Deus. Quer que você trapaceie em vez de ser honesto. Ele tem prazer em todo tipo de pecado – mesmo que seja pequeno, pois cada pecadinho corrói sua identidade como filho de Deus.

Tome a decisão de buscar a Deus diariamente e pedir a Ele a orientação para todas as escolhas da sua vida.


TERÇA-FEIRA, 12 DE MARÇO 2019 – VOCÊ SABIA?

O capítulo 16 do livro Os Escolhidos apresenta informações interessantes sobre a família de Isaque e Rebeca. Veja algumas delas:

• Rebeca não entendia o que se passava em seu ventre. Em resposta à sua oração aflita, o anjo revelou que ela esperava dois bebês, e que cada um deles se tornaria o pai de uma poderosa nação, mas que o mais novo dominaria sobre o mais velho.

• Esaú cresceu fazendo a própria vontade e centralizava todo o seu interesse no momento em que estava vivendo. Sua alegria era viver livre. Não tinha medo de explorar as montanhas e desertos. Quando voltava de suas aventuras, trazia a caça e gostava de contar suas emocionantes histórias. Ele era o preferido do pai.

• Jacó era mais ajuizado e esforçado. Sempre pensava mais no futuro do que no presente. Gostava da vida no lar e de sua ocupação, cuidando dos rebanhos da família e cultivando a terra. Era perseverante, econômico, prudente e carinhoso. Ele era o preferido da mãe.

• Os dois irmãos sabiam que a primogenitura era algo muito importante, pois incluía não só a herança dos bens materiais, mas também a liderança espiritual. Com os privilégios, vinha a grande responsabilidade pela família.

• Para Esaú, a primogenitura era um fardo. Ele não valorizava a lei de Deus e desprezava a aliança que o Senhor havia feito com Abraão.

• Jacó sonhava com a primogenitura porque desejava ter comunhão com Deus, como seu avô Abraão, ser o pai do povo escolhido, tomar posse da herança imortal que envolvia as bênçãos da aliança. No entanto, ele ainda não tinha um relacionamento ­pessoal com Deus.

Leia nas páginas 101 e 102 a trama de Rebeca e Jacó para enganar Isaque e qual foi o resultado dessa atitude infeliz.


QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO 2019 – VERSOS DE IMPACTO

Provérbios 11:3

Provérbios 23:19

Amós 8:4-7

Leia cuidadosamente e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana e escolha o verso que fale diretamente à sua vida hoje. Por que essa passagem chama a sua atenção?

A desonestidade e a pressa de Jacó em receber o que lhe havia sido prometido trouxeram consequências graves. A desonestidade e a pressa de Jacó em receber o que lhe havia sido prometido trouxeram consequências graves. E toda a família acabou sofrendo, seja por causa da separação, da desilusão ou da vergonha. Por exemplo, Rebeca nunca mais veria seu filho favorito novamente. Jacó enfrentaria a vida agora sem um pai, uma mãe e um irmão. Esaú ficaria obcecado com os amargos sentimentos de vingança. E Isaque morreria sabendo que havia sido enganado e que sua família havia se desmoronado. Com certeza, não valeu a pena tentar antecipar as coisas.

Não se deixe iludir. O melhor é esperar o tempo de Deus. Os planos dEle para a sua vida são incomparáveis. Siga o conselho do Salmo 27:4: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.”


QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO 2019 – FLASH

“Quando, depois de seu pecado de enganar Esaú, Jacó fugiu de sua casa, ficou abatido por causa do sentimento de culpa. Solitário e desterrado como se encontrava, separado de tudo o que havia tornado sua vida feliz, o pensamento que, acima de todos os outros lhe doía no coração, era o medo de que seu pecado o afastara de Deus, e de que o Céu o tivesse rejeitado. Com tristeza, deitou-se para descansar […]. Quando dormia, […] ouviu a voz de Deus em uma mensagem de conforto e esperança. Assim foi revelado a Jacó o que lhe podia satisfazer a necessidade e os desejos de seu coração: um Salvador” (Caminho a Cristo, p. 20).

Reflita sobre o peso do pecado de Jacó e como ele se sentiu oprimido pela O que Jacó precisou enxergar? O que ele finalmente viu nessa fase de culpa e vergonha?

Tome algum tempo hoje para ler o capítulo 16 de Os Escolhidos e perceba os vislumbres que a visão profética revela. O que Ellen White diz sobre integridade e recompensa a longo prazo? Que passagens bíblicas ela destaca ou conduz ao estudo? Que princípios são revelados nesse capítulo que podem ser aplicados a qualquer geração e a qualquer fase na jornada da vida? Com suas palavras, escreva que princípios você encontrou.


SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO 2019 

O autor do livro de Hebreus estava certo ao dizer: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que Lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-Se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue” (Hebreus 12:2-4).

Jesus é nosso maior exemplo de paciência e resignação. Ainda que tivesse poder para isso, Ele não apressou os acontecimentos e Se submeteu completamente à vontade e ao tempo do Pai.

O ponto central desta lição é a experiência de Jacó. Mas não podemos deixar de considerar também a experiência de Esaú. Ellen White se refere a ele da seguinte forma: “Todo o seu interesse estava no presente. Ele estava pronto a sacrificar as coisas celestiais por prazeres terrenos, a trocar um bem futuro por uma satisfação momentânea. ‘Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho’ (Gn 25:34). Ao desistir da primogenitura, ele sentiu uma sensação de alívio. Agora poderia fazer o que quisesse. Para satisfazer prazeres descontrolados assim, equivocamente chamados de liberdade, muitos estão vendendo seu direito de primogenitura representado por uma herança eterna nos Céus!” (Os Escolhidos, p. 101).

Jacó errou, mas voltou-se para Deus. E assim se tornou o herdeiro da promessa feita ao seu avô, Abraã.Esaú desprezou os planos de Deus, pois preferiu viver seus próprios sonhos. Que esta lição o ajude a não desejar trocar sua herança no Céu pelas satisfações pessoais; afinal, a recompensa que está reservada para os filhos de Deus é infinitamente superior a qualquer bem terrestre.

Leitura da Semana

• Os Escolhidos, capítulo 16

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  Paulo deixou a mãe extremamente zangada, quando abandonou o emprego e decidiu evangelizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!