Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 12 – Lutando com Deus – 16 a 23 de Março 2019

Adolescentes: Lição 12 – Lutando com Deus – 16 a 23 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. […] Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e Eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi” (Gênesis 28:13-15).


SÁBADO A TARDE – 16 DE MARÇO 2019 – INTRODUÇÃO

A história de Jacó apresenta a graça e a aceitação incondicional de Deus. Arrasado pela culpa e fugindo para salvar a vida, Jacó encontra Deus a caminho de Harã. Ele sonha com uma escada que se estende até o Céu. Essa experiência marcou sua vida e o habilitou a prosseguir com esperança.

No entanto, Jacó colheu as consequências de suas atitudes do passado em sua própria vida. Foi enganado pelo sogro no dia do casamento e teve que trabalhar mais sete anos por sua amada Raquel. Ainda assim, ele não desanimou e perseverou. Com o tempo, Jacó se reconciliou não apenas com Deus, mas também com seu irmão afastado.

É fácil encontrar os defeitos e falhas na vida de Jacó; todavia, ele passa por cima dos seus erros e desponta como um gigante espiritual. No fim, Jacó prevalece por causa de sua fé resoluta. A lição mais importante na história de Jacó é que Deus pode transformar a fraqueza em força e nos tornar vencedores nEle.


DOMINGO, 17 DE MARÇO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Enquanto fugia para salvar a vida, Jacó humilhou-se diante de Deus. Ele ansiava a bênção divina mais do que a bênção de seu pai terrestre. Leia em sua Bíblia o texto de Gênesis 28:10-15; 29:16-28; 32:24-30 perceba o momento em que Jacó começa a experimentar verdadeiramente os benefícios de um relacionamento íntimo com Deus. Depois, faça as atividades sugeridas:

Desenhe uma linha do tempo emocional através destas histórias na vida de Jacó. Marque as vezes em que ele esteve emocionalmente “nas nuvens” assim como as vezes em que ele esteve “no fundo do poço”.

Encontre um mapa do mundo antigo e trace a jornada que Jacó percorreu nestas histórias.

Existem quatro histórias incluídas nesta passagem bíblica. Escreva a lição central a ser aprendida em cada história:

1. O sonho de Jacó da escada e dos anjos no Céu subindo e descendo.

2. Jacó trabalha para Labão por Lia e Raquel.

3. Jacó luta com o anjo.

4. Jacó encontra Esaú.

Qual foi, em sua opinião, a lição espiritual que Jacó aprendeu destas experiências?


SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO 2019

Antes de Jacó partir, Isaque o chamou e lhe deu sua bênção, aconselhando-o a procurar uma esposa entre os parentes de sua mãe. As palavras do pai são carregadas de emoção: “Que o Deus todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos. Que Ele dê a você e a seus descendentes a bênção de Abraão, para que você tome posse da terra na qual vive como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão” (Gênesis 28:3, 4).

Isaque reconhece em Jacó o herdeiro da promessa feita a seu pai Abraão. As palavras do pai devem ter feito muito bem ao coração de Jacó. Mas a promessa de Deus em sua viagem foi o que de fato o deixou aliviado.

Leia o Texto-Chave (Gênesis 28:13-15) e tire um tempo para imaginar a voz de Deus dando Sua promessa não apenas para Jacó mas para você. É a voz de Deus que diz: “Eu sou o Senhor” e “Eu estou com você” e “Eu o protegerei.” Se fosse algum ser humano fazendo essa ousada promessa, poderia parecer algo duvidoso, mas Deus assegura a Jacó que Ele cumprirá Sua promessa. Conte com isso!

Quem você conhece que precisa ouvir essa promessa de Deus nesta semana? Você pode escrever um bilhete anônimo ou partilhar pessoalmente ou até orar para Deus lhe dar oportunidades de encorajar alguém que esteja sentindo medo do futuro. Ore hoje para que Deus lhe mostre a pessoa certa com quem dividir esta promessa.


TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO 2019 – VOCÊ SABIA?

• No sonho da escada, Deus revelou a Jacó os detalhes do plano da redenção que eram importantes para ele naquele momento.

• Jacó fez um voto de devolver o dízimo de tudo o que o Senhor lhe desse. Essa decisão foi motivada por um coração cheio de gratidão pela certeza do amor e da misericórdia divina. Foi uma retribuição pelo que Deus já havia prometido fazer.

• A exigência de que o noivo prestasse serviço para poder casar com a noiva era uma forma de evitar casamentos precipitados. Era uma oportunidade para conhecer os hábitos do rapaz e provar se ele teria condições de sustentar a família.

• Deus abençoou tanto Jacó e fez prosperar o que ele tinha, que seu sogro e cunhados ficaram com inveja dele. Diante da ameaça, ele consultou o Senhor e soube que era hora de voltar para a terra de sua família.

• O medo de Jacó se intensificou quando Esaú não respondeu à sua mensagem. Por isso, ele decidiu passar a noite em oração e pedir que o Senhor suavizasse o coração de seu irmão gêmeo.

• A mudança do nome de Jacó para Israel era uma prova de que ele tinha sido perdoado.

• Enquanto Jacó lutava com o Anjo, um mensageiro celeste foi enviado a Esaú. Por meio de um sonho, o irmão mais velho viu o mais novo rodeado pelos exércitos de Deus.


QUARTA-FEIRA, 20 DE MARÇO 2019 – VERSOS DE IMPACTOS

Deuteronômio 7:6

Filipenses 4:13

2 Coríntios 12:9

Leia os Versos de Impacto e identifique a passagem da Bíblia que oferece: (1) coragem, (2) uma nova compreensão sobre algo, ou (3) desafio.

() Deuteronômio 7:6

() Filipenses 4:13

()2 Coríntios 12:9

Escolha o verso da Bíblia que você acha mais necessário hoje quando alguém precisa de uma palavra de encorajamento ou de instrução.

Considere o modo como Paulo nos encoraja a lidarmos com o sofrimento que experimentamos por causa do pecado: “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu” (Romanos 5:3-5).

Que parte dessa passagem fala ao seu coração em sua luta com Deus?


QUINTA-FEIRA, 21 DE MARÇO 2019 – FLASH

“O Senhor, em Sua misericórdia, revelou o futuro ao fugitivo arrependido. […] O pecado de Adão e Eva separou a Terra do Céu. De maneira que os seres humanos não mais poderiam ter comunhão com seu Criador. Mesmo assim, o mundo não foi deixado sem esperança. A escada representa Jesus, o meio indicado para a comunicação. Cristo nos une, em nossa fraqueza e desamparo, à fonte de infinito poder” (Os Escolhidos, p. 105).

Para se aprofundar mais na história, leia os capítulos 17 e 18 do livro Os Escolhidos e encontre as poderosas declarações que surgem neste texto. Por exemplo: “Jacó ‘lutou com o Anjo e saiu vencedor’ (Os 12:4). Esse mortal, falível e pecador, venceu com a ajuda da Majestade do Céu. Firmou suas mãos trêmulas nas promessas de Deus, e o coração do Amor Infinito não poderia deixar de atender à súplica do pecador” (p. 113).

Deus quer que continuemos a nos apegar firmemente a Ele! De que maneira Ele está desafiando você a perseverar em oração? Que três novas percepções você obteve da leitura que realmente não havia notado antes?

1

2

3.


SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO 2019 

A história de Jacó está marcada com os ásperos pedregulhos da vida real. Ele mente, trapaceia, manipula. Sua família é caracterizada como “desestruturada”. Precisaria de muita ajuda psicológica! Jacó faz uma enorme confusão. Mas tudo isso prepara inevitavelmente o cenário para Deus apresentar Sua graça.

Apesar das falhas de Jacó, no fim das contas o caráter de Deus prevaleceu em sua vida. Não foi uma jornada fácil, mas entremeada com vários buracos ao longo do caminho. Porém, no fim, Jacó manifestou o caráter de Cristo. Chegou a amar a mulher que, de forma enganosa, se tornou sua esposa; reconciliou-se com seu irmão afastado; e se transformou em um seguidor de Deus totalmente dedicado.

O texto de 2 Coríntios 12:9 é uma inspiração ao percebermos o amoroso e mantenedor poder da graça de Deus. O apóstolo Paulo escreveu: “Mas Ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.’ Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”

Deus é o único que pode fazer isto por nós. Entregue a Ele sua vida e sinta-se fortalecido cada dia.

Leitura da Semana

• Os Escolhidos, capítulos 17 e 18.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Adolescentes (3º Trimestre 2019) | Auxiliar da Escola Sabatina

Fazer DownloadImprimir  Arquivo em PDF do auxiliar da Escola Sabatina para professores e diretores da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!