Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 12 – Marcas de Identificação – 16 a 23 de Junho 2018

Adolescentes: Lição 12 – Marcas de Identificação – 16 a 23 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

“Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” [Apocalipse 1:3].


SÁBADO A TARDE – 16 DE JUNHO 2018 – INTRODUÇÃO

Assim como os remanescentes de hoje, os remanescentes do Antigo Testamento foram fiéis seguidores de Deus. Foram pessoas que se recusaram a adotar o pensamento e os costumes da maioria.

Apesar de a maioria dos israelitas se conformar com o mundo, *sempre houve um povo remanescente fiel que continuou seguindo a Deus.* Eles se tornaram herdeiros dos direitos e privilégios prometidas a Abraão.

Na ocasião em que os israelitas rejeitaram a Cristo como o Messias, Deus os rejeitou como a nação remanescente e transferiu as promessas e os privilégios concedidos a eles à igreja cristã.

A lição desta semana oferece a oportunidade de refletirmos sobre quem será o povo remanescente de Deus nos últimos dias da história da Terra. Segundo o livro de Apocalipse, os fiéis discípulos de Jesus no fim dos tempos terão duas características especiais: [1] Eles guardarão os mandamentos de Deus e [2] terão o testemunho de Jesus.


DOMINGO, 17 DE JUNHO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Se já houve um tempo em que o livro do Apocalipse precisa ser estudado e compreendido é agora, pois nos encontramos na pontinha da linha da história. *O grande conflito está prestes a chegar ao seu final. E quem estiver preparado terá uma grande vantagem.* Começe o estudo desta semana lendo os textos de *Apocalipse 1:1- 3, 8- 10; 12:17; 14:6- 12; 19:10.* Depois, responda as perguntas a seguir:

Para você, o que significa fazer parte do povo remanescente de Deus nos últimos dias?
_________________________________________________________

Os remanescentes no final dos tempos são identificados com “os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.” Em sua opinião, essas podem ser características de uma denominação?
__________________________________________________________

O pecado de Babilônia é a autossuficiência. De que maneira as pessoas são tentadas a ser autossuficientes hoje?
_________________________________________________________

Quais são as três mensagens angélicas de Apocalipse 14? Marque-as em sua Bíblia. Em sua opinião, de que forma a igreja tem enfatizado essas mensagens?
________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Apocalipse 1:3. Esse verso é um convite para que as pessoas leiam e conheçam o conteúdo do livro de Apocalipse. Elas serão bem-aventuradas se o fizerem.

Jesus havia ordenado que João escrevesse em um livro o que lhe foi revelado e então enviasse para as sete igrejas da Ásia. O livro do Apocalipse é repleto de símbolos e foi escrito em uma linguagem incrível. Por muito tempo, ele foi considerado um livro selado, cujos segredos não poderiam ser explicados. “Mas Deus não quer que Seu povo considere o livro dessa maneira”, diz Ellen White. Ele é a ‘revelação de Jesus Cristo, que Deus Lhe deu para mostrar aos Seus servos o que em breve há de acontecer’ [Ap 1:1]. […] *O próprio nome dado a suas páginas inspiradas, ‘revelação’, contradiz a afirmação de que este seja um livro selado. Uma revelação é algo revelado.* As verdades do Apocalipse são destinadas aos que vivem nos últimos dias, bem como àqueles que viviam nos dias de João. Algumas cenas que o livro mostra estão no passado, e algumas estão acontecendo agora. Algumas retratam o fim do grande conflito, e outras revelam a as alegrias dos redimidos na Nova Terra. […] *Ele corresponde ao livro de Daniel. Um é uma profecia; o outro, uma revelação”* [Os Embaixadores, p. 268].

Enquanto há tantas pessoas interessadas em desvendar os mistérios das séries e dos filmes, assistindo ansiosamente um episódio após o outro, participando inclusive de maratonas, seria muito bom gastar nosso tempo desvendando os mistérios sagrados. Seria algo bem original tornar-se “expert” no verdadeiro Apocalipse. Fica aí o desafio!


TERÇA-FEIRA, 19 DE JUNHO 2018 – VOCÊ SABIA?

A expressão remanescente aparece na Bíblia pela primeira vez na história de Noé. Gênesis 7:23 diz: “Todos os seres vivos foram exterminados da face da Terra. […] Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca”. Ou seja, eles foram os “remanescentes”.

• Quando os descendentes de Noé rejeitaram a aliança de Deus, foi escolhido um novo remanescente: Abraão.

O livro do Apocalipse aponta para a segunda vinda de Jesus como o clímax de longo conflito entre Deus e Satanás que se iniciou quando Lúcifer desafiou o caráter e o governo de Deus.

• As sete igrejas às quais o livro do Apocalipse se destinava simbolizam a condição da igreja em diferentes períodos da história. *O número sete indica a totalidade – as mensagens se estendem até o fim dos tempos.* O tempo em que estamos vivendo pode ser facilmente comparado com o período da igreja de Laudicéia. Leia sobre as características dessa igreja em Apocalipse 3:14- 22.

• Laudiceia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha, por meio de aquedutos, das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laudicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de de água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Isso indica que essa igreja faria coisas que não agradariam a Deus.


QUARTA-FEIRA, 20 DE JUNHO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Romanos 11:5
Romanos 9:27
Mateus 24:14

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Eles falam sobre o remanescente. Ao longo da história, Deus sempre teve um povo que se manteve fiel a Ele. O propósito de Deus era que eles influenciassem outros e assim muitas pessoas conhecessem a verdade.

Por causa do sacrifício de Jesus na cruz, todas as pessoas receberam a oportunidade de fazer parte do povo remanescente. Todas as pessoas são chamadas a formar uma aliança com Cristo. Fazer parte desse grupo é uma escolha e um privilégio. Reflita sobre as seguintes questões:

*Que diferença faz hoje se você é ou não parte do remanescente de Deus?* Como acreditar que você pertence ao remanescente de Deus afeta seus relacionamentos pessoais, seus hobbies, o tipo de entretenimento que você escolhe, o modo como você gasta seu tempo?


QUINTA-FEIRA, 21 DE JUNHO 2018 – FLASH

“Não devemos pensar que é inútil estudar esse livro para saber o significado da verdade que ele contém. *Aqueles cujo coração está aberto à verdade serão capacitados a entender seus ensinamentos.* No Apocalipse, todos os livros da Bíblia se encontram e terminam” [Os Embaixadores, p. 268].

O capítulo 57 do livro Os Embaixadores apresenta o livro do Apocalipse de uma forma totalmente diferente da que os meios de entretenimento têm apresentado. Especialmente nos filmes, ou o Apocalipse encarna um vilão ou então é sinônimo de caos. No entanto, quando abrimos a Bíblia e lemos as páginas sagradas desse livro, encontramos outra realidade – a descrição precisa de João daquilo que lhe foi bondosamente revelado.

O apóstolo viu Jesus em Sua verdadeira posição no céu, usando vestes de brilho celestial. Seus olhos eram como chama de fogo [Ap. 14] e de sua boca saia uma espada afiada, simbolizando o poder de Sua palavra. Já imaginou isso? Espere! Teve mais…

“Diante dos olhos maravilhados de João, as glórias do Céu foram reveladas. Ele foi autorizado a ver o trono de Deus e, contemplando além dos conflitos da Terra, viu a multidão dos remidos vestida de branco. Ele ouviu a música dos anjos e as canções de vitória daqueles que haviam vencido pelo sangue do Cordeiro. Cena após cena de emocionante interesse foi desdobrada diante dele, até o fim dos tempos” [Os Embaixadores, p. 268].

Com que propósito isso aconteceu? *”Para que o povo de Deus em seu tempo e nos séculos futuros pudesse ter orientação, conforto e uma compreensão inteligente dos perigos e conflitos à sua frente”* [ibidem]


SEXTA-FEIRA, 22 DE JUNHO 2018

O estudo desta semana revelou alguma novidade para você sobre o livro do Apocalipse? Deu para entender a razão de Ellen White mencionar que esse livro é um dos mais importantes e deve ser estudado por todos aqueles que desejam saber o que está acontecendo exatamente agora e em que momento da história nos encontramos?

E sobre a ideia de fazer parte do remanescente? Como esse conceito impacta sua vida? *Como você acha que devemos nos portar como cristãos que esperam a breve volta de Jesus?*

Considere esta parábola do Dr. Jack Provonsha: “Era uma vez três ervilhas que viviam numa vagem. Elas olharam umas para as outras e para as paredes de sua vagem e decidiram que o mundo inteiro era verde. O verão passou voando, chegou o outono e a vagem se abriu. Para seu espanto, as ervilhas descobriram não somente que o mundo inteiro não era verde, mas que a maioria dele era em tons variados de marrom. Também havia algumas outras tonalidades de verde. Em pânico, uma das ervilhas segurou as pontas da vagem tentou puxar todas juntas de volta novamente, então o mundo poderia ser todo verde de novo. A segunda ervilha escorregou para fora da vagem e se tornou marrom o mais rápido possível para que ninguém a notasse. A terceira ervilha olhou para as paredes da vagem e para o mundo marrom e verde do lado de fora e decidiu que sua tonalidade particular de verde era exatamente o que o mundo lá fora precisava” [A Remnant in Crisis, p. 169].

E então? Que tipo de “ervilha” você deseja ser? Será corajoso para se comportar como um verdadeiro remanescente de Deus, que guarda os mandamentos e professa o testemunho de Jesus?

*Leitura da Semana*

• Os embaixadores,
capítulo 57

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“A igreja é como um grande navio sendo sacudido pelas ondas dos diferentes estresses da vida. Nosso dever não é abandonar o navio, mas mantê-lo no curso.” – Bonifácio

“Não devemos nos importar de insultar aos homens, se, respeitando-os, ofendemos a Deus.” – John Chrysostom

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Álbum de versos: Jardim e Primários

  Arquivo compactado contendo o material sugestivo e de apoio para o álbum de versos …

um comentário

  1. Nossa eu achei muito legal a lição desta semana, acho que vou me aprofundar mais nesse tema ..È muito impressionante …Parabéns ao site que sempre deixa nós atualizado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!