Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 12 – Purificação – 15 a 22 de Setembro 2018

Adolescentes: Lição 12 – Purificação – 15 a 22 de Setembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



TEXTO CHAVE

“Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs. Depois, o santuário será purificado” (Daniel 8:14, Nova Almeida RA).


SÁBADO A TARDE – 15 DE SETEMBRO 2018 – INTRODUÇÃO

A lição desta semana apresenta uma das verdades que caracterizam a fé adventista do sétimo dia. É o coração do evangelho – as boas-novas da salvação – pois explica de que maneira Deus, por meio dos méritos de Jesus, trata a humanidade caída com misericórdia e ao mesmo tempo com justiça. *O santuário celestial, do qual o santuário terrestre era uma cópia, explica o plano de Deus para salvar a humanidade* (Sl 77:13).

Entender os rituais e os significados do santuário terrestre é um desafio. Não se esqueça de que foi a má compreensão de um dos rituais do santuário que levou os primeiros adventistas a crerem que a purificação do santuário predita em Daniel 8:14 aconteceria na ocasião da volta de Jesus. Ao estudarmos a lição desta semana, descobriremos que na verdade o que aconteceu foi algo diferente.

A verdade do ministério de Cristo no santuário celestial é um tema de grande importância espiritual para todos nós que estamos vivendo as últimas cenas da história da Terra. Quando compreendermos o significado dessa mensagem, o coração transbordará de alegria e gratidão pelo que Jesus fez e tem feito por nós!


DOMINGO, 16 DE SETEMBRO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Gostamos da imagem de um Jesus sorridente, carinhoso, que está pronto a nos socorrer em momentos difíceis. Poucas vezes pensamos nEle como o Sumo Sacerdote que intercede por Seu povo. Conhecer o ministério de Jesus em favor da humanidade é superimportante para o tempo em que estamos vivendo. Afinal, *o plano de salvação envolve outras fases além da morte e ressurreição de Jesus. Leia em sua Bíblia as passagens de Hebreus 8:1-6; 9:11-15, 18-25.* O texto vai lhe dar uma noção do que acontece no santuário. Depois, responda às perguntas a seguir:

Que partes dessas passagens bíblicas são novas para você?
____________________________________________________________

O autor de Hebreus, nos capítulos 8 e 9 , tenta fazer a conexão entre o serviço do santuário dado a Moisés e aos israelitas e o serviço do santuário no Céu. Você consegue enxergar esta conexão? Que versos mostram essa relação?
____________________________________________________________

De acordo com a história bíblica, por que o sangue é importante para a nossa salvação?
____________________________________________________________

Como você se sentiria se tivesse um animal de estimação muito amado e que fosse condenado à morte por causa de algo que você cometeu?
____________________________________________________________

Escreva pelo menos duas lições que o texto bíblico desta semana lhe ensinou:
____________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Daniel 8:14. Ellen White disse que esse texto foi não apenas o alicerce, mas a coluna central da fé adventista.

*Lembre-se de que o santuário terrestre era uma demonstração didática do plano da salvação.* Por que ele precisaria ser purificado? O sacrifício de animais devia ser um lembrete constante do preço do pecado e da remissão providenciada por Jesus. O sangue desses animais era espargido dentro do santuário em um gesto simbólico, transferindo o pecado da pessoa para o próprio santuário. Você pode imaginar os sons que eram ouvidos nos arredores do templo? Você consegue ter uma visão dos sacerdotes com as roupas manchadas de sangue?

Mais cedo ou mais tarde, algo tão sujo precisaria ser limpo, certo? Leia Levítico 16:29. O que acontecia nessa ocasião?
____________________________________________________________

Uma vez ao ano, o sumo sacerdote intercederia junto a Deus em favor da nação para limpar todos os pecados do santuário. Agora entendemos a que Daniel está se referindo. Mas há uma coisa interessante na profecia de Daniel. O templo sobre o qual Daniel escreveu estava todo em ruínas naquela ocasião; então, sua profecia apontava além, para um tempo quando Deus limparia outro santuário. Com base na história bíblica desta semana, onde está localizado esse santuário?
____________________________________________________________

Esse trabalho de purificação está sendo feito atualmente. O que deveríamos estar fazendo enquanto Jesus está examinando os registros de cada um para certificar-Se de que eles são dignos de serem salvos?
____________________________________________________________


TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO 2018 – VOCÊ SABIA?

• Moisés havia recebido as orientações do próprio Deus para construir o santuário terrestre conforme o modelo original do santuário do Céu. O da Terra era cópia do celeste.

• O apóstolo João recebeu uma visão do templo de Deus no Céu. Nos primeiros capítulos de Apocalipse é possível perceber a descrição que ele faz de coisas que viu acontecer no Céu e que estão relacionadas com os móveis, as cerimônias e os lugares do santuário celeste.

• A lei de Deus está dentro da arca no lugar santíssimo. Em frente ao propiciatório [cobertura da arca], Cristo suplica pelos pecadores, apresentando Seu sangue em resgate. *“Essas coisas representam a união entre justiça e misericórdia, união esta que enche todo o Céu de surpresa”* (Os Resgatados, p. 212).

• Desde 22 de outubro de 1844, quando Jesus saiu do lugar santo e entrou no lugar santíssimo, uma nova fase do plano da salvação teve início. Os livros de registro estão sendo examinados e os casos estão sendo decididos. Quando o juízo investigativo estiver concluído e os pecados tiverem sido removidos, o santuário celeste estará completamente purificado. Então Jesus voltará à Terra.

• *É plano de Satanás que não conheçamos a obra que está em andamento agora no santuário celeste. Ele tem usado todo tipo de distração para que percamos o interesse nas coisas celestiais.


QUARTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO 2018 – VERSOS DE IMPACTO

Salmos 77:13
Hebreus 7:24, 25
Romanos 8:34

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Qual deles mais chamou sua atenção? Dê uma olhada no Salmos 77:13. A que “caminhos” você acha que o rei Davi está se referindo? Sobre quais “caminhos” nós aprendemos quando olhamos para o santuário de Deus?

Para melhor compreender a frase do rei Davi, leia o Salmos 77:7-11. O rei Davi está se perguntando se Deus o irá castigá-lo para sempre. A resposta? Não. Como ele sabe? Ele olha para o que acontece no serviço do santuário. *Nesse serviço, Deus proveu uma maneira de remover o pecado, de acertar as coisas com Ele novamente, de ser libertado da culpa. Esse ato de amor tocou o coração de Davi e deveria tocar o seu também.*

De acordo com o segundo texto, qual é o foco de Jesus no Céu?
____________________________________________________________


QUINTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO 2018 – FLASH

“No cerimonial simbólico, quando o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo, todos os israelitas precisavam se reunir em torno do santuário e humilhar o coração perante Deus, a fim de receber perdão dos pecados e não ser ‘eliminado’ da congregação. Muito mais essencial, em relação ao dia final da expiação, é compreender a obra de nosso Sumo Sacerdote e saber quais deveres são exigidos de nós” (Os Resgatados, p. 220).

A citação do Flash desta semana é muito séria. Leia-a cuidadosamente. Você compreende o que ela quer dizer?

Os capítulos 23 e 24 do livro Os Resgatados(O Grande Conflito na linguagem de hoje) ajudam a esclarecer em que ponto as pessoas que aguardavam a vinda de Jesus se equivocaram. Você também vai compreender os símbolos que Jesus usou para alertar tanto os discípulos como a nós hoje para os perigos de não estarmos preparados para o encontro com Ele.

Leia Mateus 22:1-14 e reflita: Por que o rei estava decepcionado com um convidado que compareceu vestido com os trajes errados? O rei havia providenciado trajes adequados para seus convidados, mas esse homem se recusou a usá-los.

Durante o Dia da Expiação, o povo de Deus tinha que ter certeza de que estava “vestido” para encontrar seu rei; eles tinham que vestir as vestes nupciais da justiça providas por Deus. *Não podiam usar simplesmente o que queriam.* Eles precisavam pensar em sua vida, se estavam prontos ou não para passar em julgamento diante do rei. Está você pronto para o seu grande momento?


SEXTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO 2018 

Jesus é a figura central do plano estabelecido por Deus para salvar a humanidade caída. Ele Se ofereceu voluntariamente para deixar a perfeição do Céu e morrer por nossos pecados. No período em que esteve na Terra, foi tentado em tudo, mas nunca caiu em pecado. Ofereceu Sua vida na cruz para pagar o preço de nossas transgressões. Ressuscitou para a vida e venceu o poder da morte. Ele ascendeu ao Céu; Seu sacrifício foi aceito pelo Pai e essa aceitação foi simbolizada pelo derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecoste.

No Céu, Jesus entrou no lugar santo para interceder pela humanidade, mas no outono de 1844, ao fim da profecia dos 2.300 anos de Daniel 8:14, Jesus começou um ministério diferente. Iniciou-se o Dia da Expiação, a purificação do santuário celestial. *Essa obra solene de Cristo no lugar santíssimo está separando os verdadeiros seguidores de Deus daqueles que apenas dizem da boca para fora que são Seus filhos.* O mundo está sendo julgado neste momento – e Deus sempre começa julgando primeiro aqueles que alegam ser Seus (1 Pedro 4:17).

Cientes do que Jesus fez por nós e da realidade de Seu ministério atual no santuário celestial, que tipo de pessoas devemos ser? Que mensagem devemos proclamar ao mundo? Chegou o momento de fazer um profundo exame de coração, abandonar o pecado, partilhar as boas-novas da salvação e advertir o mundo em trevas de que Jesus em breve voltará e trará consigo o veredicto do julgamento que está ocorrendo agora mesmo. Essa é uma boa notícia para você?

*Leitura da Semana*

• Os Resgatados,
capítulos 23, 24

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Não há homem tão bom que, sendo submetidos todos os seus pensamentos e ações às leis, não mereceria ser enforcado 10 vezes em sua vida.” – Michel de Montaigne

“Eu prometo fidelidade a bandeira cristã e ao Salvador, por quem o reino permanece, um Salvador, crucificado, ressurreto e prestes a retornar com vida e liberdade para todos os que creem.” – Dan Quayle

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Crianças): Oração Pelos Pais – 20 de Outubro 2018

Johrel frequentou quatro escolas em quatro anos. Cada vez que mudava de escola, precisava fazer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!