Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Adolescentes: Lição 13 – Fracassos na Família – 23 a 30 de Março 2019

Adolescentes: Lição 13 – Fracassos na Família – 23 a 30 de Março 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“E Deus ainda lhe disse: ‘Eu sou o Deus todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes. A terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra’” (Gênesis 35:11 e 12).


SÁBADO A ATARDE – 23 DE MARÇO 2019 – INTRODUÇÃO

Salomão escreveu: “Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas” (Provérbios 17:1). Talvez essa tenha sido a realidade da família de Jacó. O quadro familiar parece terrível.

Diná, a única filha do patriarca, tinha sido estuprada por Siquém. Apesar da intenção do rapaz em reparar o erro e propor casamento à moça, Simeão e Levi, irmãos de Diná, mataram todos os homens da cidade.

Em seguida, a família de Jacó sofreu grandes perdas com a morte de Débora, Raquel e Isaque. Para tornar as coisas ainda piores, durante esse período, Rúben, o filho mais velho de Jacó, dormiu com Bila, a concubina de seu pai, que era mãe de dois de seus meios-irmãos.

As desgraças da família de Jacó se intensificaram quando ele demonstrou favoritismo por seu filho José. A rivalidade cresceu até que os irmãos de José o traíram, vendendo-o para certos mercadores. Depois, os filhos de Jacó enganaram o pai trazendo o casaco de José coberto de sangue, insinuando que o irmão tinha sido morto. Parece problema demais para uma família só, não é?

Ainda assim, Deus manteve Sua promessa de abençoar Jacó.

Esta é mais uma história em que a graça e a misericórdia divina são manifestadas de uma forma maravilhosa para com os descendentes de Abraão.


DOMINGO, 24 DE MARÇO 2019 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Leia em sua Bíblia os textos de Gênesis 34:1, 2, 24, 25 ; 35:1, 8, 16, 19 ; 37:3-5, 23, 24, 26-28, 31-33. Como você vai perceber na leitura, esse período da vida de Jacó está cheio de vários traumas familiares. Sublinhe cada um e depois classifique-os em ordem de dificuldade.

Que imagem você tem de Deus ao ler essas histórias da vida de Jacó?

Circule as frases que sugerem que a família de Jacó era desestruturada.

O que podemos aprender com esse período da vida de Jacó com respeito:

Às consequências do pecado

Ao processo de santificação

À vingança

À natureza humana


SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MARÇO 2019 

Leia o Texto-Chave desta semana (Gênesis 35:11, 12) e reflita sobre a importância dessa passagem. Considere que, desde a promessa de um Salvador no Jardim do Éden até a época de Jacó, eles estavam esperando que um Salvador viesse de sua linhagem. Deve ter sido frustrante para Jacó observar a maneira como erro após erro arruinou a paz da família e ainda acreditar que Deus poderia cumprir verdadeiramente Sua promessa para Israel.

Mas Deus havia feito uma promessa clara e simples: “De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.”

Compare essa promessa com Filipenses 1:6: “Estou convencido de que Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

Ore e convide Deus para continuar realizando Seu plano em sua vida, não importa que tipo de conflitos possam vir.


TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO 2019 – VOCÊ SABIA?

• Diná devia ter uns 15 anos de idade na época do incidente. E, provavelmente, ela tinha o hábito de andar com as mulheres siquemitas. De acordo com o Comentário Bíblico Adventista, v. 1, p. 429: “Diná tinha curiosidade de conhecer os hábitos e costumes do povo circunvizinho. Isso a levou a uma intimidade imprudente com eles, que terminou em sua desgraça. Ela se colocou em perigo quando procurou se ver livre do controle e da supervisão paterna, menosprezando a admoestação quanto a permanecer longe dos idólatras e de seus maus hábitos.” Nos tempos antigos, assim como hoje, a pressão de grupo é uma importante questão para os adolescentes. “As más companhias estragam os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

• Há vários indícios no texto de que Jacó era passivo demais em seu papel de pai e líder espiritual de sua família.

• O casaco colorido de José era com mangas e ia até o tornozelo. Essa era uma vestimenta da nobreza. Não era uma roupa que costumava ser usada pela classe trabalhadora. As vestes dos trabalhadores naqueles dias consistiam de uma túnica curta e sem mangas. Esse traje permitia ao trabalhador movimentar livremente seus braços e pernas. Vestindo José com uma “túnica ricamente ornamentada”, Jacó estava dizendo: “Você pode usar essa linda vestimenta porque você não precisa trabalhar como seus irmãos.”


QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO 2019 – VERSOS DE IMPACTOS

Colossenses 3:18-21

Romanos 15:5-7

Tiago 3:14

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto e escolha o texto que parece descrever o cenário no qual você vive hoje.

De todas as passagens apresentadas nessa seção, qual você acha que faria a maior diferença nas famílias hoje se elas levassem a sério e aplicassem esses conselhos? Por quê?

Divida essa passagem com seus pais ou outros que você sabe que podem estar precisando da auxiliadora Palavra de Deus em suas lutas diárias. Certifique-se de que saibam que você está orando por eles.

Reflita sobre o texto de Efésios 6:1-3 (NTLH): “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: ‘Respeite o seu pai e a sua mãe’. E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ‘Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.’”

As famílias que seguem esse conselho estão no caminho certo para a felicidade.


QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO 2019 – FLASH

“Não houve nenhuma preferência arbitrária da parte de Deus para que Esaú fosse excluído das bênçãos da salvação. Não há outra decisão, a não ser a que é tomada pela própria pessoa, pela qual ela venha a se perder. Deus estabeleceu em Sua Palavra as condições para que todos sejam candidatos à vida eterna – obediência aos Seus mandamentos, por meio da fé em Cristo. Ele apresenta como modelo o caráter que está em harmonia com a Sua lei, e todo aquele que atingir essa norma entrará no reino do Céu. Com relação à nossa salvação final, essa é a única eleição a que a Palavra de Deus faz referência” (Os Escolhidos, p. 118).

Ellen White revela uma magistral compreensão sobre o poder da escolha nessa citação. Leia o capítulo 19 do livro Os Escolhidos e tente reunir três vislumbres que abrem seus olhos para os aspectos da vida de Jacó que são parecidos com a sua. Escreva-os no espaço a seguir:

Como Jacó / Como Eu

1

2

3

Que lições existem nesse capítulo que você acha que beneficiariam as famílias e os cristãos de qualquer geração?


SEXTA-FEIRA, 30 DE MARÇO 2019 

Embora as famílias tenham mudado através dos anos, em muitos sentidos elas continuam iguais. A família de Jacó viveu mais de 4.000 anos atrás. Apesar de a cultura ter mudado, algumas das falhas morais e dos desafios de relacionamento predominantes na família de Jacó ainda são comuns hoje. A partir da experiência de Jacó, é importante lembrar estes princípios:

• As consequências do pecado podem afligir uma família por várias gerações.

• O pecado deve ser confrontado na família. Ignorar problemas apenas os torna maiores.

• A pressão de grupo e as amizades externas à família têm grande potencial para o bem ou para o mal.

• Se deixadas sem ser reprimidas, as rivalidades, a inveja e a raiva podem destruir uma família.

• Você foi criado para viver em comunidade. Essa é uma condição inegociável para prosperar como ser humano.

• Deus pode trazer graça e cura, mesmo para as famílias mais desestruturadas.

Paulo apresenta uma oração pelos crentes ao dizer: “O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus” (Romanos 15:5-7).

Deus tem uma bênção especial para a sua família também!

Leitura da Semana

• Os Escolhidos, capítulo 19.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Síntese da Semana: Lição 08 – Paternidade e Maternidade – 18 a 25 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  📖 SÁBADO: A alegria da paternidade e maternidade são dons de Deus que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!