Novidades
Início / LIÇÃO ADOLESCENTES - 2° TRIMESTRE 2018 / Adolescentes: Lição 13 – Luz do Mundo – 23 á 30 de Junho 2018

Adolescentes: Lição 13 – Luz do Mundo – 23 á 30 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



TEXTO CHAVE

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas […] membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular. […] NEle vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por Seu Espírito” [Efésios 2:19- 22].


SÁBADO A TARDE- 23 DE JUNHO 2018 – INTRODUÇÃO

O último capítulo do livro Os Embaixadores faz um chamado inspirador para darmos continuidade ao legado dos heróis espirituais. Ellen White escreveu:

“O inimigo fez de tudo para deter a obra confiada aos construtores do Senhor. Todavia, Deus levantou obreiros que defenderam a fé com clareza e poder. Como os apóstolos, muitos morreram cumprindo seu dever. Contudo, a edificação do templo prosseguiu firmemente. Os valdenses, João Wycliffe, Huss, Jerônimo, Martinho Lutero, Zwinglio, Cranmer, Latimer, knox, os huguenotes, João e Carlos Wesley e muitos outros trouxeram, ao fundamento, material que será preservado pela eternidade” [Página 273].

Agora é o tempo de tomar a decisão de dedicar-se completamente ao Senhor e ao Seu serviço. Todos são chamados para ser testemunhas. Deus deseja que todos sejamos ativos no evangelismo – não importa nossos traços de personalidade. *Pela graça divina, podemos nos tornar embaixadores de Cristo.


DOMINGO, 24 DE JUNHO 2018 – ESTUDANDO E APLICANDO A HISTÓRIA

Os textos bíblicos para o estudo desta semana se concentram em *Mateus 16:18, Efésios 2:19- 22 e Apocalipse 7:9- 17. Leia em sua Bíblia sobre o chamado de Pedro, a explicação de Paulo sobre quem é realmente a pedra angular e a visão que João teve de uma grande multidão vestida cde branco diante do trono e do Cordeiro. Depois, responda as perguntas a seguir:

Que palavras ou frases lhe dão um senso de esperança?
________________________________________________________

Qual é a ideia principal em cada texto? Mateus 16:18
________________________________________________________

Apocalipse 7:9- 17 ________________________________________________________

Efésios 2:19- 22 ________________________________________________________

Qual é o tema presente nos três textos?
________________________________________________________

Como você pode ser luz em um mundo escuro durante esta semana?
________________________________________________________


SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO 2018

Leia o Texto-Chave desta semana, que se encontra em Efésios 2:19- 22.

De acordo com o dicionário de definições, a pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção. O apóstolo Paulo esclareceu que Jesus é a pedra angular, que torna o edifício bem ajustado e consolidado.

Ainda usando o exemplo de construções e pedras, Ellen White escreveu: “Os apóstolos edificaram sobre a Rocha Eterna. Para esse fundamento, trouxeram as pedras que tiraram do mundo. Os inimigos de Cristo dificultaram muito trabalho deles. Tiveram que lutar contra o fanatismo, o preconceito e o ódio. Reis e governadores, sacerdotes e governantes tentaram destruir o templo de Deus. Entretanto, cristãos fiéis deram prosseguimento à obra, e a estrutura cresceu, bela e simétrica. Às vezes,, os trabalhadores quase ficaram cegos pela neblina da superstição ao seu redor, ou quase eram derrotados pela violência dos seus adversários. Contudo, com fé e coragem, continuavam avançando” [Os Embaixadores, p. 273].

*Todos nós podemos ser “pedras” úteis na edificação da igreja. Só precisamos permitir que o Construtor-Mestre nos coloque no lugar certo!*

Leia o que Pedro escreveu a respeito desse assunto e complete os espaços em branco: “Vocês também estão sendo utilizados como ________________ vivas na edificação de uma ______________ espiritual para serem ________________ santo, oferecendo sacrifícios _______________ aceitáveis a Deus por meio de_______________________” [1 Pedro 2:5].


TERÇA-FEIRA, 26 DE JUNHO 2018 – VOCÊ SABIA?

• A igreja no tempo dos apóstolos, defendia os conceitos totalmente diferentes da cultura vigente. Na igreja cristã não havia divisão social, nem discriminação de mulheres. Em vez de serem rejeitados, os pobres e doentes eram acolhidos. Nunca havia existido uma comunidade como aquela.

• No ano 40 d.C., estimava-se que apenas 1 em cada 1.000 pessoas no Império Romano era seguidora de Jesus. Em 350 d.C., supreendentemente 56% da população do Império Romano se declaravam cristãos. Um índice de crescimento de 40% por década!

• Em Atos 2:47 lemos que a igreja cristã tinha “a simpatia do povo”.

• Uma interpretação equivocada a respeito das palavras de Jesus – “Você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja” – levou a Igreja Católica Romana a considerar o apóstolo o primeiro papa. A explicação a respeito de quem é a pedra angular esclarece esse assunto [Ef 2:19- 22].

• Tanto Pedro como Paulo terminaram seu ministério em Roma. Como cidadão romano, Paulo foi decapitado. Pedro, por sua vez, como judeu e estrangeiro, foi açoitado e crucificado. *Ele pediu aos seus carrascos que o pregasse na cruz de cabeça para baixo, pois não se considerava digno de morrer como seu Mestre.


QUARTA-FEIRA, 27 DE JUNHO 2018 – VERSO DE IMPACTO

1 Crônicas 16:8
Mateus 5:14- 16
1 Coríntios 11:1

Leia e marque em sua Bíblia os Versos de Impacto desta semana. Escolha o texto mais significativo para você. Por que você o escolheu?
________________________________________________________

Nos primeiros séculos as pessoas compreenderam a visão de Cristo para a igreja. Espectadores ficaram maravilhados com a graça radical que os cristãos mostraram para com todas as pessoas – o enfermo, o pobre, o marginalizado. E esse grupo radical de crentes nem mesmo possuía um nome. Eles eram simplesmente chamados ecclesia – o que não significa “prédio” ou “serviço de adoração” ou a “torre da igreja”. Significa “assembleia” *porque igreja é isto – é uma reunião de pessoas comuns comprometidas a fazer brilhar a luz de Jesus aonde quer que forem.*

A igreja é uma força-tarefa com a missão de iluminar um mundo escuro. Simplificando, a igreja somos você e eu. Quando estamos servindo, amando, dando, encorajando, ajudando outros e fazendo brilhar a luz – então somos a igreja! Isso significa que somos os únicos evangelistas que Jesus tem para Sua igreja.


QUINTA-FEIRA, 28 DE JUNHO 2018 – FLASH

“[Cristo] nos manda sair e falar as Suas palavras, sentindo Seu santo toque em nossos lábios. Não há nada que o Salvador deseje mais do que pessoas que representem Seu Espírito e caráter para o mundo. A igreja é o instrumento de Deus para a proclamação da Sua verdade. Se ela for fiel a Ele, obedecendo a todos os Seus mandamentos, nenhum poder será capaz de resistir a ela” [Os Embaixadores, p. 274].

Leia o último capitulo [58] do livro Os Embaixadores, cujo título é “Futuro Glorioso”. As palavras de Ellen White são emocionantes. Veja o que ela disse no primeiro parágrafo:

“Muitos séculos se passaram desde que os apóstolos descansaram de seus trabalhos, mas a história de seus sacrifícios por Cristo ainda está entre os tesouros mais preciosos da igreja. Quando esses mensageiros da cruz saíram para pregar o evangelho, Deus revelou Sua glória como ninguém jamais tinha visto antes. *Eles levaram o evangelho a todas as nações em uma única geração”* [Os Embaixadores, p. 272].

Que sonho! Mesmo sendo tão poucos, os apóstolos levaram o evangelho a todas as nações em uma única geração. Ninguém ficou sem saber quem era Jesus. Todos tiveram oportunidade de conhecer o plano da salvação e escolher aceitá-lo ou não. Com tantos recursos como os que temos hoje, o que está faltando para que a mensagem de salvação seja levada a todas as nações?


SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO 2018 

Depois de relembrarmos o significado de igreja e nos emocionarmos com a maneira maravilhosa como os apóstolos cumpriram sua missão, resta-nos perguntar: Como podemos ajudar? De que forma a estrutura desse grande templo pode ser completada?

A resposta está na página 274, do livro Os Embaixadores: “Nós, que estamos vivendo nesta época, devemos levar para o fundamento material que resista à prova de fogo – ouro, prata e pedras preciosas. O cristão que apresenta a Palavra da vida realmente está levando ao fundamento material que resistirá e, no reino, ele será honrado como um construtor sábio. […] *Se a igreja se revestir do manto da justiça de Cristo e abandonar toda aliança com o mundo, ela estará pronta para o amanhecer de um dia glorioso. A verdade, ao passar por aqueles que rejeitam, vencerá. Quando a mensagem de Deus encontrar oposição, Ele dará força adicional. Cheia do poder divino, ela atravessará as barreiras mais fortes e vencerá todo obstáculo.”

Podemos fazer diferença hoje! Que tenhamos a coragem de mostrar ao mundo quem verdadeiramente é Jesus e que a Sua igreja seja o instrumento eficiente para acolher todos os que precisam dos cuidados do Bom Pastor!

➡ Leitura da semana

• Os embaixadores,
capítulo 58

*COM*
*SORTUO*
*OLHOS*

“Descubra quanto Deus lhe deu e pegue disso o que você precisa, o restante é necessário aos outros.” – Agustinho

“Nós deveríamos ser cristãos com letras maiúsculas. […] A mensagem de nossa vida deveria se assemelhar a grandes propagandas que podem ser lidas da calçada por todos que passam por ali.” – F. B. Meyer

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): O Teste – 27 de Outubro 2018

  Aos 19 anos, Pheara decidiu testar Deus. Ele já estava frequentando a igreja adventista, …

9 Comentários

  1. Izabella de Souza

    Tenho 15 anos e sou a única adventista da minha família, meus pais não se importam se eu estou sem lição ou não, ou seja, eles nunca compram e também não se interessam nem um pouco de fazer um pacote para que a minha lição chegue todo semestre na minha casa, como não posso ter a lição em “livro” esse site me ajuda muuuuito a estudar diariamente, estão de parabéns, amo o site de verdade❤
    E muito obrigada, porque se não fosse ele…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!