Novidades
Início / LIÇÃO ADULTOS - 1° TRIMESTRE 2019 / Adultos: Lição 08: Satanás, Um Inimigo Derrotado – 16 a 23 de Fevereiro 2019

Adultos: Lição 08: Satanás, Um Inimigo Derrotado – 16 a 23 de Fevereiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 


https://mais.cpb.com.br/wp-content/uploads/2019/01/8-750x736.jpg


OUÇA E BAIXE OS ÁUDIOS AQUI


VERSO PARA MEMORIZAR

“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Ap 12:11).


LEITURAS DA SEMANA

Ap 12; 13:13, 14; 19:20; Gn 3:15; Is 14:12-15; Dn 7:23-25; 2Ts 2:8-12


SÁBADO A TARDE – 16 DE FEVEREIRO 2019 – Ano Bíblico: Nm 15, 16

Os capítulos 12 a 14 do Apocalipse nos preparam para a seção sobre os eventos dos últimos dias (Ap 15:1–22:21). Enquanto a primeira metade do livro (Ap 1:1–11:19) descreve as lutas espirituais da igreja em um mundo hostil ao longo da era cristã, o restante se concentra em eventos fundamentais que levarão à segunda vinda de Cristo e ao reino de Deus.

O propósito do capítulo 12 é nos apresentar o panorama completo por trás da crise final da história mundial. Esse capítulo revela o desenvolvimento do grande conflito entre Cristo e Satanás ao longo da história.

No livro do Apocalipse, Satanás é o arqui-inimigo de Deus e de Seu povo. Sua existência é real, e ele está por trás de todo mal e rebelião no Universo. Ele sabe que sua última chance de triunfar contra Deus antes da segunda vinda de Cristo é vencendo a batalha do Armagedom. Portanto, ele concentra todos os seus esforços na preparação para esse evento.

O propósito de Apocalipse 12 é assegurar ao povo de Deus que Satanás não terá sucesso. Esse capítulo é também uma advertência de que Satanás está determinado e travará uma guerra intensa contra a igreja remanescente de Deus dos últimos dias e de que nossa única esperança e poder para vencer encontram-se em Cristo.

Dez Dias de Oração: Estamos no tempo do fim. Ore por um reavivamento pessoal. Que isso motive você a ajudar outros a conhecer o Senhor e a mensagem para este tempo.


DOMINGO, 17 DE FEVEREIRO 2019 – A MULHER E O DRAGÃO – Ano Bíblico: Nm 17–19

1. Leia Apocalipse 12:1-5. João viu dois grandes sinais: uma mulher grávida de um filho e um dragão. Quem é essa mulher e o que esses versos ensinam? *_______________________________________________________________

Na Bíblia, a palavra “mulher” é usada como símbolo do povo de Deus (2Co 11:2): uma mulher pura representa cristãos fiéis, enquanto uma prostituta representa cristãos apóstatas. A mulher de Apocalipse 12simboliza primeiramente Israel, a quem o Messias veio (Ap 12:1-5); nos versos 13 a 17 ela representa a igreja verdadeira que dá à luz o remanescente.

O Sol representa a glória do caráter de Cristo, a Sua justiça (Ml 4:2). Ele é “a luz do mundo” (Jo 8:12), e Seu povo deve refletir a luz do Seu caráter amoroso (Mt 5:14-16). A Lua, um luzeiro menor (Gn 1:16), aponta para as promessas do Antigo Testamento, prefigurando a obra de Cristo.

Outro sinal que João observou na visão foi um dragão vermelho, posteriormente identificado como o diabo e Satanás, a antiga serpente (Ap 12:9). A sua cauda, simbolizando os meios usados para enganar (Is 9:14, 15; Ap 9:10), arrastou um terço das estrelas do Céu para a Terra. Ao cair de sua posição exaltada no Céu (Is 14:12-15), Satanás conseguiu enganar um terço dos anjos. Esses anjos caídos são demônios que auxiliam o diabo na oposição a Deus e à Sua obra de salvação (veja 1Tm 4:1). O dragão é descrito como tendo “sete cabeças e dez chifres” (Ap 12:3,ARC), símbolo dos agentes no mundo usados por Satanás: Roma pagã (Ap 12:4) e o espiritismo (Ap 16:13). “Declara-se que o dragão é Satanás (Ap 12:9); foi ele que atuou sobre Herodes a fim de matar o Salvador. Mas o principal agente de Satanás, ao fazer guerra contra Cristo e Seu povo, durante os primeiros séculos da era cristã, foi o Império Romano, em que o paganismo era a religião dominante. Assim, embora o dragão represente primeiramente Satanás, é, em sentido secundário, símbolo de Roma pagã” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 438).

2. Leia Apocalipse 12:9. Satanás foi chamado de “a antiga serpente”. Qual é a relação entre Gênesis 3:15 e a tentativa do dragão de destruir o Descendente da mulher “quando [Este] nascesse” (Ap 12:4)? *_______________________________________________________________

Desde o princípio, Satanás esteve à espera do Messias, o Filho que nasceria para destruí-lo. Quando o Messias nasceu, Satanás usou Roma pagã (simbolizada pelo dragão em Ap 12:4) a fim de destruí-Lo (veja Mt 2:13-16). Mas o Filho “foi arrebatado para Deus até ao Seu trono” (Ap 12:5).

*Dez Dias de Oração: Enoque intercedia pelas pessoas que ele procurava salvar. Interceda pelos seguintes amigos da igreja:________________________.*


SEGUNDA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO 2019 – SATANÁS É LANÇADO Á TERRA – Ano Bíblico: Nm 20, 21 

3. Leia Apocalipse 12:7-9, que fala sobre uma guerra no Céu. Qual foi a natureza dessa guerra, que resultou na expulsão de Satanás do Céu? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:*

A. ( ) A guerra foi um conflito cósmico entre Deus e Satanás, que se rebelou contra a autoridade de Deus.

B. ( ) Lúcifer e outros anjos lutaram para ver quem teria o direito de governar a Terra.

Satanás foi expulso do Céu no início do grande conflito, quando se rebelou contra o governo de Deus. Ele queria tomar posse do trono no Céu e ser “semelhante ao Altíssimo” (Is 14:12-15). O inimigo permaneceu em aberta rebelião contra Deus, mas foi derrotado e exilado na Terra. Contudo, ao enganar Adão e Eva, Satanás usurpou o domínio de Adão sobre este mundo (Lc 4:6). Como governante autoproclamado da Terra e representante dela (Jo 12:31), ele reivindicou o direito de comparecer ao concílio celestial (Jó 1:6-12). No entanto, desde sua derrota na cruz, Satanás e seus anjos caídos têm estado confinados à Terra como uma prisão, até receberem seu castigo (2Pe 2:4, Jd 6).

Por Sua morte, Jesus redimiu o que havia sido perdido e o verdadeiro caráter de Satanás foi revelado diante do Universo. “Satanás viu que estava desmascarado. Sua administração foi exposta perante os anjos não caídos e o Universo celestial. Havia se revelado um homicida. Derramando o sangue do Filho de Deus, desarraigou-se Satanás das simpatias dos seres celestiais. Daí em diante sua obra seria restrita” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 761). O domínio sobre a Terra foi transferido de Satanás para Jesus perante todo o Universo, e Ele foi proclamado o governante legítimo sobre a Terra (Ef 1:20-22; Fp 2:9-11).

Jesus previu esse acontecimento dizendo: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (Jo 12:31).

Com esse juízo sobre Satanás, “veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo” (Ap 12:10). O diabo ainda terá poder limitado para causar dano ao povo de Deus na Terra, mas com a percepção de que “pouco tempo lhe resta” (Ap 12:12). No entanto, embora lhe reste, de fato, pouco tempo, ele está fazendo tudo que pode para causar dor, sofrimento e destruição aqui na Terra.

De acordo com Apocalipse 12:11,como podemos nos defender do diabo? (Veja também Ef 6:10-18.)

*Dez Dias de Oração: Daniel realizava seu trabalho com excelência e dedicação. Ore pela seguinte pessoa:______________________ , e envie a essa pessoa o cartão de oração.


TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO 2019 – A GUERRA NO PLANETA – Ano Bíblico: Nm 22–24

4. Leia Apocalipse 12:13, 14. Tendo sido expulso do Céu, Satanás atacou a igreja durante os 1260 dias/anos proféticos. Como Deus cuidou da igreja nesse período?*________________________________________________________________

“A expulsão de Satanás, como acusador dos irmãos no Céu, foi efetuada por meio da grande obra de Cristo ao dar a Sua vida. Apesar da persistente oposição de Satanás, o plano da redenção estava sendo executado […]. Sabendo que o império que ele havia usurpado lhe seria arrebatado no final, Satanás decidiu não poupar esforços para destruir o maior número possível das criaturas que Deus havia feito à Sua imagem. Ele odeia o homem porque Cristo manifestou por ele um amor perdoador e grande compaixão. Então, ele se preparou para aplicar todo tipo de engano pelo qual o ser humano possa ser levado à perdição; entregou-se à sua obra com mais energia por causa de sua própria condição irremediável” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 1.088).

Satanás continuou suas atividades na Terra, lançando sua fúria contra o grande objeto do amor de Cristo no mundo: a igreja. No entanto, a igreja encontrou proteção nos lugares desertos da Terra durante o período de 1.260 dias/anos.

O período da perseguição empreendida por Satanás é mencionado duas vezes em Apocalipse 12 em termos de 1.260 dias/anos (Ap 12:6) e “um tempo, dois tempos e metade de um tempo” (Ap 12:14). Ambos os períodos se referem à duração da ação perseguidora do chifre pequeno mencionado em Daniel 7:23-25. Na Bíblia, os dias proféticos simbolizam anos. O período da história que melhor se encaixa nesse período profético é 538 a 1798 d.C., durante o qual a Igreja Católica Romana, como poder eclesiástico e de Estado, dominou o mundo ocidental até 1798, ano em que Berthier, general de Napoleão, acabou com o poder opressivo de Roma, pelo menos temporariamente.

Durante esse longo período de perseguição, o dragão fez jorrar de sua boca água como um rio a fim de destruir a mulher. Águas representam povos e nações (Ap 17:15). Roma enviou exércitos e nações para guerrear contra o povo fiel de Deus durante esse tempo. Próximo do fim desse período profético, uma terra favorável engoliu o rio e salvou a mulher, proporcionando-lhe um abrigo seguro. Essa provisão indica o refúgio que os Estados Unidos, com sua liberdade religiosa, proporcionaram (Ap 12:16).

Pense na perseguição dos 1.260 anos e em nossa limitação para entender por que as coisas, como o retorno de Cristo, parecem demorar, em nossa perspectiva.

*Dez Dias de Oração: Somos chamados a preparar o caminho do Senhor na segunda vinda, levando pessoas a Ele. Ore com a seguinte pessoa:__________________ ou envie o vídeo de oração.


QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO 2019 – GUERRA CONTRA O REMANESCENTE – Ano Bíblico: Nm 25–27

5. Leia Apocalipse 12:17. No tempo do fim, contra quem Satanás lutará de maneira intensa? Assinale a alternativa correta:*

A. ( ) Contra a mulher e o restante da sua descendência.

B. ( ) Contra seus próprios aliados.

As palavras restante ou remanescente descrevem aqueles que permanecem fiéis a Deus enquanto a maioria apostata (1Rs 19:18; Ap 2:24). Enquanto a maioria das pessoas do mundo tomará o lado de Satanás no fim dos tempos, um grupo de pessoas levantadas por Deus após 1798 permanecerá fiel a Cristo diante da completa ira de Satanás.

*6. Quais são as duas características do remanescente em Apocalipse 12:17? Como ter a certeza de que pertencemos ao remanescente no fim dos tempos?*_______________________________________________________________

O remanescente que vive no tempo do fim guarda os mandamentos de Deus. Apocalipse 13 mostra que a primeira tábua do Decálogo será fundamental para o conflito no fim dos tempos. O principal componente dos primeiros quatro mandamentos é a adoração. A principal questão na crise final é quem deve ser adorado. Enquanto as pessoas no mundo escolherão adorar a imagem da besta, o remanescente adorará a Deus, o Criador (Ap 14:7). O quarto mandamento, o sábado, aponta especificamente para Deus como Aquele que nos criou. Essa é uma das razões pelas quais esse mandamento desempenhará um papel fundamental na crise final.

Além disso, a segunda característica do remanescente do tempo do fim é que eles “mantêm o testemunho de Jesus”, o qual, em Apocalipse 19:10, é apresentado como “o espírito de profecia” (NVI). Ao compararmos esse verso com Apocalipse 22:9, vemos que os “irmãos” de João que têm o testemunho de Jesus são profetas; portanto, a expressão “o testemunho de Jesus” se refere a Jesus testemunhando da verdade mediante Seus profetas, assim como Ele fez por meio de João (Ap 1:2). O Apocalipse mostra que, no tempo do fim, o povo de Deus terá o “espírito de profecia” para guiá-­­lo através desses tempos difíceis, visto que Satanás fará todos os esforços para enganá-lo e destruí-lo. Como adventistas, recebemos esse dom de revelação profética no ministério e nos escritos de Ellen G. White.

Quais ideias incríveis recebemos pelo espírito de profecia? Como devemos nos comportar individualmente e como igreja em relação a essa luz adicional que Deus nos deu?

*Dez Dias de Oração: Deus nos chama à ação. Ore pelos pedidos da seguinte pessoa:_______________________ .


QUINTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO 2019 – ESTRATÉGIA DE SATANÁS NO TEMPO DO FIM – Ano Bíblico: Nm 28–30

Ao longo da história cristã, Satanás se opôs à obra divina, principalmente por meio da sutil transigência no interior da igreja e mediante a coerção e perseguição externas. Embora tivesse sido bem-sucedida por muitos séculos, essa estratégia foi combatida pela Reforma e pela gradual redescoberta da verdade bíblica pelo povo de Deus. No entanto, ao perceber que seu tempo está acabando, Satanás intensificará seus esforços e pelejará contra o remanescente no tempo do fim (Ap 12:17). Seus ataques incluirão um amplo elemento de engano. Haverá demônios operando milagres e manifestações espiritualistas (Ap 16:14). Essa mudança na estratégia de Satanás corresponde à transição de um foco histórico para um foco no tempo do fim (veja Mt 24:24).

É significativo o fato de que a palavra enganar é usada regularmente em Apocalipse `12 a 20 para descrever as ações de Satanás no tempo do fim. A ideia de engano(sedução) inicia (Ap 12:9) e conclui (Ap 20:7-10) a descrição que o Apocalipse faz das ações de Satanás no tempo do fim.

*7. Leia 2 Tessalonicenses 2:8-12 e Apocalipse 13:13, 14 e 19:20. Qual é a natureza do engano de Satanás no tempo do fim?*_______________________________________________________________

Os capítulos 12 a 20 do Apocalipse descrevem Satanás tentando atrair a lealdade do mundo. Ele usa poderes políticos e religiosos, assim como impérios, para realizar sua obra: Roma pagã, simbolizada pelo dragão (Ap 12:4, 5); depois, um poder simbolizado pela besta do mar (Ap 12:6, 15; 13:1-8); e, finalmente, um poder simbolizado pela besta da terra (Ap 13:11). No restante do livro, os membros dessa tríade satânica – o paganismo/espiritismo simbolizado pelo dragão; o catolicismo romano simbolizado pela besta do mar; e o cristianismo apostatado simbolizado pela besta da terra semelhante a um cordeiro – se unem para se oporem a Deus. Eles enganam as pessoas para fazer com que elas se afastem de Deus e fiquem do lado de Satanás na “peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Ap 16:13, 14). Esses sistemas falsos serão destruídos na segunda vinda de Jesus (Ap 19:20), enquanto o dragão, simbolizando o diabo que atuou por meio desses poderes terrestres (Ap 12:9), será destruído ao final do milênio (Ap 20:10). O engano do fim dos tempos será tão grande que a maioria das pessoas será levada a escolher o caminho da destruição (Mt 7:13).

Há dois chamados à sabedoria e ao discernimento espiritual a fim de perceber e resistir aos enganos do tempo do fim (Ap 13:18; 17:9). Como obter essa sabedoria (Tg 1:5)?

*Dez Dias de Oração: Peça a Deus coragem e poder para visitar a seguinte pessoa:________________.


SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO 2019 – ESTUDO ADICIONAL – Ano Bíblico: Nm 31, 32

Leia o capítulo “Os Ardis de Satanás”, do livro O Grande Conflito, de Ellen G. White, p. 518-530.

Em primeiro lugar, o propósito de Apocalipse 12 é revelar ao povo de Deus que os eventos do tempo do fim são parte do grande conflito entre Cristo e Satanás e suas forças demoníacas. O livro adverte o povo de Deus sobre o que os fiéis estão enfrentando hoje e o que estão prestes a enfrentar de maneira ainda mais séria no futuro: um inimigo experiente e irado. Paulo nos advertiu sobre a atuação de Satanás no fim dos tempos: ele enganaria “com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2:9, 10).

O Apocalipse nos recomenda levar a sério o futuro e tornar nossa dependência de Deus a prioridade. Por outro lado, o livro nos assegura que, embora Satanás seja um inimigo forte e experiente, ele não é forte o suficiente para vencer Cristo (veja Ap 12:8). O povo de Deus pode encontrar esperança somente Naquele que no passado venceu Satanás e suas forças demoníacas. E Ele prometeu estar com Seus fiéis seguidores “todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20).


Perguntas para discussão

1. Como adventistas, consideramos que temos as características do remanescente do tempo do fim. Que privilégio e que responsabilidade (Lc 12:48)! No entanto, por que devemos ter cuidado para não pensar que isso garante nossa salvação?

2. “Falamos demais sobre o poder de Satanás. É verdade que Satanás é um ser poderoso; mas agradeço a Deus por um poderoso Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Falamos sobre nosso adversário, oramos a respeito dele, pensamos nele; e ele cresce cada vez mais em nossa imaginação. Agora, por que não falar de Jesus? Por que não pensar em Seu poder e Seu amor? Satanás tem prazer em nos fazer exaltar seu poder. Exalte Jesus, medite Nele e, ao contemplá-Lo, você será transformado à Sua imagem” (Ellen G. White, Advent Review e Sabbath Herald, 19 de março de 1889). De que maneira os cristãos exaltam o poder de Satanás? Por outro lado, quais são os perigos de negar não apenas a realidade do poder de Satanás, mas também sua própria existência?


Respostas e atividades da semana:

1.Comente com a classe.

2. Em Apocalipse 12:1-5, vimos o cumprimento da fala de Deus à serpente, em Gênesis 3:15. O Descendente da mulher (Cristo) esmagaria a cabeça da serpente (diabo); porém, a serpente feriria o calcanhar do Descendente.

3. V; F.

4. A mulher recebeu asas de águia e foi sustentada no deserto. Assim também Deus sustentou a igreja nesse período de provação.

5. A.

6. O povo remanescente guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus. Se somos fiéis temos a certeza de que pertencemos a esse grupo.

7. O engano será uma contrafação da verdade com o objetivo de levar o mundo a adorar a Satanás.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Síntese da Semana: Lição 08 – Paternidade e Maternidade – 18 a 25 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  📖 SÁBADO: A alegria da paternidade e maternidade são dons de Deus que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!