Novidades
Início / COMENTÁRIOS CPB - 4° TRIMESTRE 2018 / Comentários da CPB: Lição 09 – A Prova Mais Convincente – 24 de Novembro a 01 de Dezembro 2018

Comentários da CPB: Lição 09 – A Prova Mais Convincente – 24 de Novembro a 01 de Dezembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



Autor: Fernando Beier
Editor: André Oliveira Santos: andre.oliveira@cpb.com.br
Revisora: Josiéli Nóbrega

Sábado

A unidade que Deus deseja para Sua igreja é um sonho e não deve ficar preso à teoria. É na prática que os cristãos podem demonstrar ao mundo seu compromisso com o evangelho, e com seu semelhante. “Nisto conhecerão que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:35).

Mas é sempre bom lembrar que a unidade do Corpo de Cristo começa com minha decisão de ser um fiel discípulo de Cristo, não importa se os demais farão o mesmo. Concordo com as palavras de Morris Venden: “Unicamente quando nos envolvemos pessoalmente com o Senhor Jesus e temos um testemunho individual a ser dado, e o damos – pela nossa influência, mas também pelas nossas palavras – é que nos tornamos testemunhas eficazes para Ele”.

Hoje é o dia para esse envolvimento mais profundo com Jesus. Se trabalharmos nisso, os frutos certamente virão.

Domingo, 25 de novembro

No livro Nisto Cremos encontramos a seguinte declaração: “Em harmonia com a declaração de Cristo: ‘Vós todos sois irmãos’ e ‘o maior dentre vós será vosso servo’ […], os membros são orientados a se relacionarem uns com os outros com base na igualdade. Por outro lado, devem compreender que seguir o exemplo de Cristo significa ministrar em favor das necessidades de outros, conduzindo-os ao Mestre” (p. 194).

Todo membro batizado da igreja deveria conhecer e compreender essas palavras, tendo em vista que somos tentados a esquecer quem somos de fato, e porque estamos aqui. Nossa fé em Cristo deve transcender toda barreira étnica, cultural, política ou social. Nossa missão está concentrada na salvação de pessoas e sua consequente libertação do poder do mal. Com tal propósito em vista, nossos esforços encontrarão a ajuda perene e espetacular do Espírito Santo, e milhares de pessoas encontrarão a paz de Jesus.

Segunda-feira, 26 de novembro

A igreja foi instituída por Cristo para que busquemos a união com aqueles que confiam em Seu nome e desejam viver com Ele pela eternidade. O pecado pode atrapalhar parte desse ideal, mas nunca impedirá a igreja de ser a embarcação que será conduzida para o porto seguro.

Não raro, muitos cristãos cedem à tentação de esquecer o alvo principal da igreja, que é levar o evangelho aos corações aflitos e desesperados. A apatia, o rancor e a maledicência podem fazer um trabalho funesto de separar as pessoas. Nesse caso, a unidade ficará comprometida, e o sucesso de nossa missão também. Infelizmente, já tive que enfrentar situações em que um grupo inteiro se dispersou por causa da intriga de uma única pessoa. Trata-se do joio no meio do trigo.

A igreja só é igreja quando existe para os outros”, dizia o mártir Dietrich Bonhoeffer. Com esse desafio em mente, podemos trabalhar com a ajuda constante de Deus, buscando uma união que fará diferença na vida de milhares de pessoas.

Terça-feira, 27 de novembro

Jesus disse algo interessante: “Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa” (Mt 5:15). Ou seja, fomos libertos por Cristo para iluminar o mundo com a verdade do evangelho. Se eu viver apenas para mim mesmo, nunca levarei luz a ninguém.

Esquecemos rapidamente de uma regra importante da vida espiritual: doar é viver; deixar de doar é morrer. Quem está com as mãos cheias, não pode receber nova porção. Deus solicita nossa ajuda porque sabe que, se somos verdadeiramente salvos seremos levados a cooperar com Ele na salvação de outros. Servir ao semelhante deveria ser um modo de vida para o cristão, e não uma opção.

Contudo, temos que ter algo para doar, uma verdade para contar, uma luz para iluminar. Se temos um relacionamento com Jesus, recebemos porção abundante da luz celestial e passamos a refletir essa luz às pessoas que nos cercam.

Quarta-feira, 28 de novembro

O apóstolo Paulo escreveu acerca de uma metáfora para a unidade do povo de Deus – o corpo humano. Pode-se imaginar um corpo em que cada uma de suas partes desejasse seguir caminhos diferentes? Evidentemente isso não daria certo! Deve haver harmonia entre escolhas e ações do corpo como um todo.

Outro detalhe importante: antes de qualquer atividade, o corpo precisa de alimento. E Jesus deixou claro que Ele é o pão e a água que nos mantém vivos. Isso significa que somos todos dependentes de Cristo, mas dependentes também dos nossos irmãos de fé. Quando cada parte do corpo exerce sua função de maneira correta, o corpo todo será forte e saudável. Como enfatizou Wayne Cordeiro: “Igrejas são organismos vivos; não são organizações corporativas. São entidades ativas e compostas por pessoas vivas – e que precisam relacionar-se bem umas com as outras. A saúde do indivíduo afeta a saúde da igreja inteira.”

Todos somos importantes para a união que Deus sonha para Seu povo. Portanto, façamos a parte que nos cabe com amor e dedicação.

Quinta-feira, 29 de novembro

Por que Jesus Se entregou para morrer pela nossa salvação? Por um único motivo: Ele nos ama. Podemos entender isso melhor, segundo a Bíblia, pensando em uma mãe que nunca desiste do filho rebelde; afinal, seu amor por ele não permite que ela desista.

Em relação ao nosso compromisso com a salvação das pessoas, nunca seremos capazes de fazer algo por elas se o amor verdadeiro não for a nossa mola propulsora. Quando Jesus for o centro de nossa vida, não perguntaremos se nosso próximo é bom, mau ou simpático. Desejaremos fazer nosso melhor para libertar os que necessitam de redenção. O amor é assim: sempre faz o que é necessário pelo bem do outro. Não consegue agir de outro modo. No dicionário do amor, não existe o verbo “desistir”.

Se alguém decidir amar como Cristo amou, quanto bem poderá fazer? Creio que falamos de algo incalculável. E se uma congregação inteira se unir no amor pelo semelhante, o que acontecerá? Coisas extraordinárias ocorrerão, mas só vamos descobrir quando, de fato, nos unirmos na missão de salvar os que estão ao nosso redor.

Sexta-feira, 30 de novembro

Muitos são os desafios enfrentados pelos cristãos, mas manter a unidade do Corpo de Cristo se apresenta como algo urgente, e todos devem lutar para alcançar o ideal de Deus. Nesse esforço, precisamos nos lembrar de três fatos relacionados com a unidade cristã:

• Unidade não significa pensar em uníssono e de modo uniforme acerca de algo, mas acreditar na mesma verdade e lutar por ela.

• As diferenças culturais ou sociais que geralmente separam as pessoas podem, na verdade, tornar-se o grande fator impulsionador para que o evangelho atinja milhares de pessoas que precisam de Jesus.

• O poder do testemunho cristão se encontra no amor que os cristãos dedicam uns aos outros, bem como aos que perecem sem o conhecimento da salvação.

A unidade da igreja será visível quando todos os seus membros buscarem Jesus com mais dedicação, recebendo Dele a força e o poder para superar suas diferenças e seguir a vontade de Deus expressa em Sua Palavra. Com o amor de Cristo transbordando no coração, cada crente será uma fonte de vida para vida, alcançando um mundo que se desfaz em desespero.

Conheça o autor dos comentários deste trimestre: Fernando Beier é Mestre em Teologia, escritor e conferencista. Autor dos livros Crise Espiritual e Experimente um Recomeço, ambos da CPB. É pastor na Associação Paulista Sudoeste.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 11 – O Fim do Mundo – 08 a 15 de Dezembro 2018

  SÁBADO A TARDE – 08 DE DEZEMBRO 2018 – FIM? Olá amigos espero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!