Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 01 – Entregando a Vida Pela Fé – 30 de Junho a 07 de Julho 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 01 – Entregando a Vida Pela Fé – 30 de Junho a 07 de Julho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 30 DE JUNHO 2018 – CONFIANÇA É A PALAVRA CHAVE

“Clame a Mim no dia da angústia; Eu o livrarei e você Me honrará.” Salmo 50:15

Muitas pessoas ficam confusas ao ler o verso acima e às vezes se afastam de Deus quando estão em alguma situação difícil por não ter seu problema resolvido no momento desejado. Mas a promessa de Deus para nós, especialmente neste verso, é se reconhecermos e nos arrependermos dos nossos erros, nós seremos libertos do pecado e honraremos a Deus herdando a vida eterna.

Mas enquanto vivermos neste mundo nosso prazer será honrar Cristo em tudo que fizermos. Através das nossas palavras e das nossas atitudes demonstraremos nossa gratidão pelo sacrifício de Cristo e isso nos fortalecerá para enfrentarmos os momentos mais difíceis de nossa vida. Deus deseja nossa adoração e gratidão sinceras.

Apesar de estarmos vivendo em um mundo com muitos conflitos, temos paz pois confiamos nos cuidados de Deus. Sabemos que Ele envia Seus anjos para nos proteger e nos livrar de muitos perigos e Ele quer que nós confiemos n´Ele.

Você já orou hoje? Teve um encontro pessoal com seu Pai? Está confiante que, independente do que aconteça com você, a vontade de Deus tem que prevalecer?
É nessa certeza que devemos viver cada dia. Que, além dos anjos, temos a companhia de uma Pessoa noite e dia, que não dorme e nem vacila no cuidado por Seus filhos.

Pense: Nós adoramos a Deus para atender às nossas necessidades e não as d´Ele!

Decisão: Deus não nos pede sacrifício, simplesmente adoração! Que tal adorá-Lo convidando-O para uma conversa hoje? Clame pelo seu melhor Amigo. Ele está sempre pronto a ouvi-Lo.


DOMINGO, 01 DE JULHO 2018 – PERSEGUIDOS OU PERSEGUIDORES?

Há alguns anos, na França, a Princesa Diana foi perseguida por fotógrafos que queriam flagrá-la com seu novo namorado saindo de um restaurante. Infelizmente esta perseguição resultou em um acidente de carro que matou todos os passageiros.

Diana era uma mulher bonita, rica, elegante e ao mesmo tempo simples. Não se envolvia em escândalos e o divórcio com o príncipe Charles a tornou mais querida por todos. Ela era preocupada com as causas sociais, visitando sempre os mais necessitados. Ela era mundialmente conhecida como a Princesa do Povo. Diana era nobre em todos os sentidos.
E por que uma pessoa tão especial foi perseguida até a morte? Inveja, ciúmes ou a simples curiosidade em saber detalhes da sua vida? O fotógrafo não atingiu seu objetivo, que era fotografar uma das mulheres mais conhecidas do planeta. A foto, que era para ser bela, se tornou um monte de ferro retorcido.

A manchete da primeira página trazia agora fotos de famílias abaladas e perguntas sem respostas. Até hoje a princesa é lembrada por sua beleza e seus atos de filantropia. O fotógrafo, perseguido pelo desejo de se tornar famoso não mediu esforços para alcançar seu objetivo perseguindo uma pessoa inocente.

Hoje os cristãos também são perseguidos e muitos levados à morte porque simplesmente crêem em Jesus Cristo. Pessoas inocentes estão perdendo a vida por amor ao seu Criador.
Apesar de sofrer perseguição o cristão sabe que valerá a pena! Nossa vida não acabará na primeira página de um jornal, mas nos dará a certeza de que estamos no caminho certo, rumo ao lar celestial!

Pense: Todo nosso sofrimento não é comparado ao que Cristo sofreu por cada um de nós!

Decisão: Você conhece alguém que está sendo perseguido? Se conhece, ore a Deus e procure ajudar de alguma maneira.


SEGUNDA-FEIRA, 02 DE JULHO 2018 – AMOR ETERNO

“O Senhor vê com pesar a morte de Seus fiéis!” Salmo 116:15

Desde a criação do mundo muitas pessoas têm sofrido perseguições e até morrido. No início, por crerem em Deus e posteriormente em Jesus Cristo. É assustador saber que, ainda hoje, nós podemos ser perseguidos de diversas maneiras e essa perseguição pode culminar em morte.
Há muitos cristãos atualmente sendo mortos covardemente e suas famílias vivem com medo, assustadas e abandonadas. Não há idade, raça, posição social ou financeira que impeça o desejo desenfreado que o adversário de Deus tem em humilhar e tentar acabar com os fiéis seguidores do Criador do Universo.

Para muitos, o sofrimento parece não ter fim e a ausência de Deus pode ser sentida nos momentos mais difíceis. Porém, temos um Deus que está acima de tudo e de todos. Um Deus que nos observa e nos guarda em todos os momentos de nossa vida e sofre com as dores e a morte daqueles que O amam e O servem fielmente.

O fato é que não sabemos o que Deus pensa e nem porque Ele permite que muitos dos Seus filhos passem por situações desesperadoras.
Devemos viver na certeza de que mesmo diante de qualquer perseguição ou até mesmo ameaça de morte, Deus jamais nos abandonará. Nós não fomos feitos para morrer, por isso a idéia de morte nos amedronta. Nós devemos viver na confiança de que sendo fieis a Deus a morte eterna não nos alcançará.

Pense: A Palavra de Deus nos diz que mesmo que passarmos pelo vale da sombra da morte não devemos temer mal algum, pois Deus estará sempre conosco!

Decisão: Ore a Deus pedindo que Ele o fortaleça para que se vierem perseguições você possa ter condições de suportá-las.


TERÇA-FEIRA, 03 DE JULHO 2018 – SINAIS DO FIM

Há grande preocupação por parte da humanidade com relação às catástrofes ambientais que a cada ano estão ficando mais intensas. As chuvas que antes serviam para regar a terra e produzir alimentos, hoje são torrenciais e destroem muitas plantações.

O sol, um astro criado por Deus para iluminar e aquecer a terra trazendo benefícios para todos, tornou-se perigoso para as plantações, animais e para o ser humano. Antes recomendado para ajudar na cura de muitas doenças, hoje ele provoca doenças.

Nossos rios e mares estão poluídos, as nascentes de água estão secando. A previsão da ONU é que em 2025 muitas regiões terão escassez absoluta de água. Nosso clima está mudado, não sabemos exatamente definir as estações do ano.

Os valores morais estão invertidos, os relacionamentos nas famílias são conflitantes. Pais e filhos não se entendem mais.
Tudo isso está acontecendo ao nosso redor e tão rapidamente que não estamos percebendo a gravidade da situação. A impressão é que estamos anestesiados e não conseguimos enxergar o mal. Vivemos aparentemente de maneira confortável e segura, mas estes acontecimentos são um alerta para o retorno de Jesus.

Há um clamor entre os filhos de Deus, como houve no Egito, e cremos que o Senhor, no Seu tempo, nos ouvirá. E com grande poder e glória virá nos buscar para vivermos eternamente ao Seu lado.
Como anseio por este dia! Espero sinceramente que vocês também tenham o desejo de conhecer pessoalmente o nosso Criador, poder abraçá-Lo e dizer muito obrigado pelo Seu imenso amor!

Pense: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe. Nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão somente o Pai.”

Decisão: Que tal a partir de hoje você observar melhor os acontecimentos ao seu redor? Isso despertará em você o desejo de buscar mais a presença de Deus.


QUARTA-FEIRA, 04 DE JULHO 2018 – PRESTES A RETORNAR!

Você já foi barrado em uma festa ou algum evento muito importante por não estar vestido adequadamente ou ter esquecido seu convite? Imagine chegar à porta do estádio onde o Brasil disputará a final da Copa do Mundo e quando pedirem seu ingresso você disser: “Esqueci!”, e sem ter a quem recorrer não puder entrar. Que desespero!

No capítulo 24 do livro de Mateus, Jesus nos contou várias parábolas sobre a importância de estar preparado para sua volta ainda como parte da proclamação feita no monte das Oliveiras. Por exemplo, destacou que sua volta seria inesperada e que seus seguidores precisariam manter um estilo de vida fiel e obediente enquanto O aguardavam.

O pano de fundo usado por Jesus na parábola das virgens sábias e tolas foi a descrição dos costumes de um casamento daquela época. Havia três acontecimentos principais: o acordo legal feito entre os pais dos noivos; a procissão até a casa da noiva, em que iam o noivo e seus convidados e o retorno para a festa de casamento na casa da noiva; e por fim, a festa propriamente dita.

Jesus descreveu a segunda fase, na qual o noivo e seus convidados iam até a casa da noiva, onde ela esperava, com dez virgens, designadas como suas damas. Como o horário da chegada do noivo não era fixo, podendo ser até altas horas da noite, cada jovem precisava ter uma lamparina e um suprimento de óleo. As cinco virgens sábias prepararam-se com o óleo extra, mas as tolas não. Quando, repentinamente, o noivo chegou à meia noite, as virgens tolas, que não haviam se preparado, foram denunciadas e barradas na entrada da festa.

A mensagem de Jesus é clara: sua volta, como a do noivo da parábola, pode demorar e todos nós que O seguimos devemos estar continuamente preparados. Vale lembrar que a volta de Jesus não se dará a cada quatro anos, com direito a replays em qualquer momento que quisermos, ela será única e definitiva!

Pense: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Mateus 24:13

Decisão: A cada manhã lembre-se que você tem um encontro muito especial com Alguém que pode chegar a qualquer momento e prepare-se para receber esta Pessoa.


QUINTA-FEIRA, 05 DE JULHO 2018 – PRESSÃO NECESSÁRIA

Somente um artesão hábil sabe colocar um pouco de pressão no lugar e no momento certo para descobrir a fraqueza de determinada peça. Deus, freqüentemente, usa pequenas coisas para revelar as fraquezas do indivíduo.
Alguns personagens bíblicos podem ser destacados nesta situação. Pedro estava certo de que ele, dentre todos os discípulos, jamais abandonaria Jesus. Ele podia não ter a sensibilidade de João, nem os dons literários de Mateus nem o coração de servo de André, mas uma coisa ele possuía: sua coragem. Provou ser corajoso quando puxou sua espada e cortou a orelha do servo do sacerdote no jardim do Getsêmani.

No entanto, apenas algumas horas depois encontrou-se com uma jovem serva e negou saber quem era Jesus. O que os poderosos do templo não conseguiram, uma simples garota, aparentemente insignificante, conseguiu logo a seguir.

Não sabemos seu nome nem de onde veio essa moça. Ela pertence à casa do sumo sacerdote e uma de suas tarefas era receber as pessoas junto à porta. Deus a usou, num encontro breve, para colocar um pouco de pressão, na hora exata, sobre um de seus filhos, a fim de trazer uma de suas fraquezas à tona.
Exatamente como a pequena pedra de Davi. Deus sempre combina pequenas coisas com sua força para vencer as fraquezas da vida de seus filhos.

Devemos estar atentos em toda situação e quando algo nos constranger na presença de Deus, sejamos gratos, pois é Deus chamando nossa atenção para o Seu grande amor por nós! E se preocupando sempre com a nossa salvação!

Pense: “Por isso, ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.” Mateus 24:44

Decisão: Faça uma auto análise, reconheça suas fraqueza e em oração peça à Deus para fortalecê-lo.


SEXTA-FEIRA, 06 DE JULHO 2018 – PROFETAS VERDADEIROS

Quando Cristo entregou a Grande Comissão, ele não levou em conta o gênero; assim como o Espírito Santo dá dons espirituais tanto a homens como a mulheres, Jesus também destinou sua tarefa a homens e mulheres, igualmente. Deus escolheu cada um de nós para levar a mensagem dele às pessoas do nosso círculo de influência, enchendo-nos com o Espírito Santo, ungindo-nos e capacitando-nos com seu poder.

Quando Jesus disse: “Ide, fazei discípulos de todas as nações”, o “ide” não significa, necessariamente, deixar a família e sair de casa, mas sim colocar-se totalmente à disposição para servir onde, quando e da maneira que o Senhor dirigir.

O Novo Testamento apresenta certos requisitos para um ganhador de almas. O primeiro, naturalmente, é que tenha uma experiência genuína da graça por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo. O amor por Jesus e pelas pessoas também é essencial, assim como o desejo de ser usado pelo Espírito Santo para compartilhar o Evangelho.

Um ganhador de almas eficiente terá a determinação de levar uma vida de santidade, uma vez que o testemunho mediante a maneira de viver é um ingrediente chave na evangelização. A criatividade para usar cada oportunidade de falar uma palavra sobre Cristo é também muito importante, bem como estudar a Palavra de Deus para ter convicção nos ensinos sobre a salvação.

Todo cristão já nasce missionário e sabendo da iminente volta de Jesus. E nossa missão é proclamar esse grande acontecimento, mesmo com data desconhecida por todos nós!

Feliz Sábado!!

Pense: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Mateus 24:14

Decisão: Como sugerido no texto, procure alguém do seu círculo de amigos que ainda não se entregou a Jesus e fale para ele sobre este grande dia!

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!