Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Adolescentes: Lição 02 – Lei Imutável e Amor Inabalável – 05 a 12 de Janeiro 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 02 – Lei Imutável e Amor Inabalável – 05 a 12 de Janeiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



SÁBADO A TARDE – 05 DE JANEIRO 2019 – REGUADAS…

Olá caros amigos. Desejamos a todos um ano repleto das bênçãos de Deus. Que coloquem nas mãos de Jesus todos os sonhos e objetivos a cada dia deste novo ano.

Ele era um adolescente estudante em uma de nossas escolas de Ensino Fundamental. Apesar de ser Adventista de berço, ele era um aluno terrível, aprontava todas as bagunças que ninguém podia acreditar.

Um dia parece que ele chegou ao limite, afinal ele quebrava todas as regras e orientações da escola. Então em um conselho de professores, coordenadores e a diretoria foi dado o veredicto: – Ele seria convidado a retirar-se da instituição. Mas antes da comunicação aos pais e ao aluno o Diretor convocou o capelão da escola para saber sua opinião. Quando o Capelão teve uma ideia inimaginável. Ele propôs que fosse dado mais uma chance ao aluno, mas que fosse aplicado um castigo. Então se demorou em explicar sua intenção e implicações da sua ideia.

No dia marcado o aluno foi chamado à sala da direção foi-lhe explicado que teria mais uma única chance e que um castigo seria aplicado naquele instante. Então o capelão entra com a uma régua grande de madeira nas mãos e entrega ao “juiz”, seria dado cinco reguadas no traseiro, mas para surpresa do aluno o capelão se inclinou e o castigo começou a ser aplicado nele. Logo no início o capelão interrompe e diz: – Não precisa aliviar só porque sou eu quem está recebendo a correção! O algoz aumenta a força a ponto de o Pastor gemer de dor.

Ao levantar a sua cabeça vê o aluno chorando copiosamente. Ao final o aluno em prantos diz que a partir dali seria uma nova pessoa. Hoje, o aluno guarda no coração e na mente as marcas daquelas cinco reguadas. Decidiu fazer Teologia e se tornou um excelente Pastor. Seu presidente na Associação é seu antigo capelão. (Revista Adventista Nov/2010).

Que história emocionante não é mesmo. A lição desta semana terá três personagens: Deus, Homem e Satanás. De um lado a lei, do outro acusador e do outro o pecador. O que poderia ter acabado logo no início da criação, por um plano maior e inexplicável do amor de Deus, estamos aqui hoje. A pergunta de Deus a Adão ecoa até nós: – Onde estás? Onde estás Paulo, Igor, Bruno, Ana, Carol, Você e Eu? Deus quer se encontrar com você. Não perca a grande chance comece com o pé direito este ano. Esta lição poderá te ajudar a se encontrar com Ele.

Pense: Não importa onde me encontro ou onde estou, mas para onde quero ir a partir de hoje.

Desafio: Começamos o ano com um desafio: Qual seu propósito para este novo ano? Tome agora a decisão de buscar e se encontrar com Deus a cada dia.


DOMINGO, 06 DE JANEIRO 2019 – PASSEIO FATAL

Recentemente vendo umas fotos de um amigo na Chapada dos Veadeiros em Goiás distante de Brasília uns 200 km, fiquei impressionado com as belezas naturais. Acredito que vale a pena conhecer. Mas a pessoa que foi e me mostrou as fotos, disse que num determinado lugar onde a água corre como que em um funil tem avisos de perigo para alertar aos turistas. Mas um jovem casal ignorou o aviso e se aproximou para ver a linda queda de água, escorregou e caiu, seu marido em desespero foi tentar salva-la e também caiu, ambos morreram tragicamente.

Este fato real, de uma forma semelhante ocorreu há muito tempo atrás. Deus em sua infinita sabedoria e amor avisou Adão e Eva dos perigos das tentações de Satanás. Também avisará para não andarem sozinhos e não se aproximarem da árvore da ciência do bem e do mal.

A árvore da ciência se tornara a prova de sua obediência e amor a Deus. O Senhor achara conveniente não lhes impor senão uma proibição quanto ao uso de tudo que estava no jardim; mas, se desatendessem a Sua vontade neste particular, incorreriam na culpa de transgressão. Satanás não os acompanharia com tentações contínuas; poderia ter acesso a eles unicamente junto à árvore proibida. Se eles tentassem examinar a natureza da mesma, estariam expostos aos seus ardis. Patriarcas e Profetas, pag.53.

Veja os erros sucessivos:
Primeiro Eva sai para andar sozinha, depois ela se aproxima da árvore e por fim estabelece um diálogo com o inimigo.
Esta história parece se repetir até hoje, somos orientados por Deus através de Sua Palavra, mas parece não acreditarmos que o mal existe de verdade e quantas vezes caminhamos rumo à tentação.

Quando eu tinha sua idade, fui convidado para uma festinha na casa de um vizinho não cristão. Lá tinha baile e bebidas, mas fui determinado a não me envolver com isso, mas quando “rolou” o som não me contive, parece que minhas pernas começaram a se mexer e eu não conseguia parar de dançar… era tarde já estava no “terreno encantado” de Satanás.

Lembre-se Deus não nos deixa sem aviso e orientações. O Espírito Santo fala ao nosso coração antes de escolhermos ir em direção a tentação. Ouça Sua voz enquanto é tempo.

Pense: Quantas vezes tenho ouvido a voz de Deus: Vá por aqui. Se afaste dali? O que você tem decidido em cada situação? Qual tem sido a sua resposta a voz de Deus?

Desafio: Reflita nos caminhos que tem escolhido em seu dia-a-dia e ore a Deus para escolher seguir a Sua voz.


SEGUNDA-FEIRA, 07 DE JANEIRO 2019 – CILADAS…

Uma vez conversando com um amigo, colportor, ele relatou uma experiência que teve numa visita. Ao bater a porta de uma casa uma bela jovem veio atender, ele então perguntou pela sua mãe ou pai, mas ela disse que eles não estavam, mas que ele deveria voltar mais tarde. Então no horário combinado ele retornou a casa. Ele bateu a porta e ela disse para que ele entrasse. Quando adentrou a sala, os pais da moça não estavam, mas ela o estava esperando seminua e insistiu para que ele entrasse. Ele não pensou duas vezes e diz que nunca correu tanto na vida. Ele não pensou para agir, nem deu chance para dialogar com ela, simplesmente correu, para não cair e não negociar com a tentação.

No Jardim do Éden, ocorreu uma tentação semelhante. Eva não devia ter saído de perto de Adão e se aproximado daquela árvore, mas ela desobedeceu e dialogou com a serpente. Surgiu a oportunidade e a primeira “isca” foi lançada: – Ela foi elogiada pela beleza inigualável e em seguida uma pergunta foi feita com uma afirmação falsa: – É verdade que Deus disse que você não pode comer de nenhuma árvore do jardim?

Ao iniciar Eva a sua resposta, já se encontrava desarmada e se tornou uma fácil presa. Pois em seguida veio a afirmação mentirosa em tom de desafio: – Certamente não morrereis! Pois Deus sabe que no dia que comerdes seus olhos se abrirão e então conhecerá o bem e o mal…

Veja o que lemos em Patriarcas e Profetas, pág.54-55.
Mas a serpente continuou, com voz melodiosa, com sutis louvores à superior beleza de Eva.
– Em vez de fugir do local, deteve-se, maravilhada, a ouvir uma serpente falar.
– O tentador insinuou que a advertência divina não devia ser efetivamente cumprida; destinava-se simplesmente a intimidá-los.

Caros amigos, a mesma técnica usada no Éden, o inimigo quer usar hoje com você e comigo. Muitas vezes parece que atrações do “mundo” são mais interessantes e legais. Mas os divertimentos e baladas que nos são oferecidos sempre vem primeiro com algum elogio do tipo:
– Nossa como você é bonita (o) e inteligente!
– Te admiro muito… você é muito especial…
– Você é um (a) jovem e tem que aproveitar a vida…

Então vem o segundo ataque em tom de desafio:
– É verdade que vocês não podem fazer nada de sábado?
– A sua religião não permite beber nada?
– É verdade que vocês “crentes” têm que casar virgem?
– Você não pode sair no sábado à noite para lugar nenhum?

Queridos, observe que as perguntas acima não têm problema quando feitas dentro de um contexto de interesse em aprender verdadeiramente sobre o que diz a Bíblia. Mas muitas vezes são feitas por pessoas mal intencionadas e em circunstâncias impróprias. Simplesmente como uma isca para em seguida te desafiar a aceitar as propostas que te levarão para o “terreno encantado do mal”. Então poderá ser tarde.

Pense: Satanás alegou ter recebido grande benefício, comendo do fruto proibido, mas não deixou transparecer que pela transgressão viera a ser expulso do Céu. P. Profetas, pág.55.

Desafio: Esta lição da semana está muito boa. Então te desafio a se aprofundar no estudo lendo o capítulo indicado abaixo. Não demora mais que 15 minutos. Relate sua opinião sobre o tema de hoje.


TERÇA-FEIRA, 08 DE JANEIRO 2019 – VERDADE X MENTIRA

O poeta português Antonio Aleixo disse uma frase que se encaixa bem no tema de hoje:
“Para a mentira ser segura e atingir profundidade, deve trazer à mistura qualquer coisa de verdade…”

Quando Deus disse ao casal no Éden para não se aproximar, tocar ou comer do fruto da árvore do bem e do mal, Ele determinou a sentença em caso de desobediência: – Certamente morrereis. Mas quando Eva iniciou a conversa com a serpente a primeira pergunta em tom de afirmação do inimigo foi uma modificação da verdade original, pois Satanás pergunta se era verdade que não podiam comer de nenhuma fruta do jardim e após a resposta de Eva, ele afirma categoricamente: Certamente NÃO morrereis.

Você já observou que a mistura entre erro e verdade surgiu no Éden e acompanha o homem até os nossos dias. Quanto mais perto da volta de Jesus mais “relativa” será a verdade apresentada e vivida pelos seres humanos. Parece que a afirmação de certo e errado está se tornando algo ultrapassado na sociedade pós-moderna em que vivemos. Mas lembre-se que a Palavra de Deus é exata e absoluta, a doutrina pura e verdadeira de Deus não tem espaço para o erro e pecado. Para Deus não existe meia verdade, nem mesmo meia mentira.

A cada dia que passa somos mais envolvidos com o engano de que “tudo depende do seu ponto de vista”. Mas lembre-se Satanás nunca virá da forma alegórica que os desenhistas do passado pintavam com rabo e chifre. Mas sempre se apresenta de forma dissimulada, disfarçada de verdade, de belo, de ético e até moralmente coerente.

O engano aumentará em todas as direções nos últimos dias.Nossa única esperança de não sermos engolidos por estes pensamentos está em crescermos no conhecimento da Palavra de Deus e no relacionamento com Ele, pois do contrário chegará o momento que a grande maioria, até mesmo de professos cristãos, não terão mais discernimento entre a verdade e o erro, e serão levados para o lado do mal, assim como Eva um dia foi levada.

Portanto cuidado com as afirmações do tipo:
– Beber só um pouquinho não faz mal.
– Eu só vou lá para ver o que vai rolar, mas não vou participar.
– Ficar é absolutamente normal.
– Ir pro cinema, não vejo nada de mal.

Pense: A frase comum hoje em dia: “- Não tem nada a ver fazer isso…ou Eu acho que…”.
Provém de um conhecimento profundo da vontade de Deus ou de um pensamento relativista da nossa sociedade secularizada?

Desafio: Decida hoje se aprofundar no estudo da Palavra de Deus. Que tal iniciar o ano bíblico ou mesmo ler sua lição e meditação todos os dias para se fortalecer e não ser levado pela primeira onda que passar. Ore a Deus e peça forças para começar já.


QUARTA-FEIRA, 09 DE JANEIRO 2019 – O QUE VOCÊ ESPALHA?

Algum tempo atrás li esta triste noticia:
“A cantora Nada Benaissa, 28 anos, foi condenada por ter omitido que era soropositiva e ter transmitido o vírus HIV a um de seus amantes. A estrela da música pop alemã foi condenada no Tribunal de Darmstadt. Após o julgamento ela confessou ter omitido ser portadora do vírus a três ex-amantes“.

A noticia chocou o mundo não porque a cantora tinha o vírus, mas pela falta de amor pelos companheiros. Ou seja, ela deliberadamente transmitiu o vírus aos seus parceiros, sem dó nem piedade. Ela demonstrou querer compartilhar a sua doença com outros…

Embora pareça chocante este comportamento, ele se repete a cada dia na sociedade e, até mesmo, no meio cristão. O que quero dizer com isso é que a maioria das pessoas que pecam querem dividir seus pecados com outros, muitas vezes, ensinando aos outros como fazer a coisa errada. Parece que temos a tendência que iniciou no Éden, primeiramente com Satanás, e depois com Eva, de repartir e espalhar o pecado.

Veja esse texto do livro Patriarcas e Profetas, pag.56:

“E agora, havendo ela transgredido, tornou-se o agente de Satanás para efetuar a ruína de seu esposo. Em um estado de exaltação estranha e fora do natural, com as mãos cheias do fruto proibido, procurou a presença dele, e relatou tudo que ocorrera. Eva insistiu com ele para comer, repetindo as palavras da serpente, de que certamente não morreriam.”

Depois de pecarmos “bate” uma depressão e o medo das conseqüências.Veja o que aconteceu com o casal assim que Adão desobedeceu a Deus e comeu do fruto:

“Depois da sua transgressão, Adão ,a princípio, imaginou-se a entrar para uma condição mais elevada de existência. Mas logo o pensamento de seu pecado o encheu de terror. O ar que até ali havia sido de uma temperatura amena e uniforme, parecia resfriar o culposo par. Desapareceram o amor e paz que haviam desfrutado, e em seu lugar experimentavam uma intuição de pecado, um terror pelo futuro, uma nudez de alma.” Patriarcas e Profetas,pag.57.

Acredito que pior do que pecar é estimular os outros a pecarem também. Parece que ao nos sentirmos fracos e pecadores queremos dividir a culpa com mais pessoas. Essa é a natureza que habita no coração do ser humano longe de Deus.

Não se esqueça: – O pecado é uma grande ilusão. No começo pode parecer legal, mas o final sempre será triste. Então, se pecarmos, em vez de dividir o erro com outros, que tal correr para os braços dAquele que pode perdoar e ajudar a mudar de atitude?

Pense: Somos chamados por Deus para repartir as Boas Novas do Evangelho e ajudar as pessoas a se libertarem do pecado.

Desafio: Que tal refletir sobre a influência exercida sobre seus amigos, irmãos e colegas. Quem sabe você pode orar para Deus lhe dar força para corrigir algum erro e, assim, transmitir e influenciar de maneira positiva aqueles que estão no seu raio de influência?


QUINTA-FEIRA, 10 DE JANEIRO 2019 – OUÇA OS PASSOS

Hoje acho engraçado, mas me lembro de uma aventura quando garoto que me causou muita adrenalina. Meus pais saíram eu fiquei em casa sozinho aprontando algo errado, quando de repente ouvi o portão se abrir mais cedo do que eu esperava, ouvi passos se aproximando então bateu o desespero de ser flagrado e corri pro andar de cima da casa procurando um lugar para me esconder até que não achando lugar melhor fui parar de baixo da cama. Que situação vexatória não é mesmo.

Mas os passos ouvidos pelo casal no Éden trouxeram muito mais medo e insegurança. Quando Deus veio visitá-los ao cair da primeira tarde após pecarem, Deus perguntou onde eles estavam e a resposta frustrante foi: – Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu, por isso me escondi.

Homem após o pecado:
A lição que podemos tirar deste episódio é que sempre que pecamos nossa tendência e querer se afastar mais ainda de Deus. São vários os sentimentos após a consumação de pecado, mas os mais comuns são a vergonha, o medo, insegurança frustração por ter caído etc.

Satanás após o pecado:
“Satanás exultou com seu êxito. Tinha tentado a mulher a desconfiar do amor de Deus, a duvidar de Sua sabedoria, e a transgredir a Sua lei e, por meio dela, ocasionara a derrota de Adão. Patriarcas e Profetas, pag.57.

Anjos após o pecado:
Os anjos cessaram os seus cânticos de louvor. Por toda a corte celestial havia pranto pela ruína que o pecado ocasionara. Patriarcas e Profetas, pag.63.

Jesus após o pecado:
O Filho de Deus, o glorioso Comandante do Céu, ficou tocado de piedade pela raça decaída. Seu coração moveu-se de infinita compaixão. Patriarcas e Profetas, pag.63.

Caro amigo você observou que foi de Jesus a iniciativa de reconciliação no Jardim do Éden. Ele declarou que o plano de salvação já estava pronto antes mesmo da entrada do pecado. No momento certo veio a este mundo de forma voluntária para dar a oportunidade de salvação eterna a todos os que estão desencorajados, sofrendo e sentindo-se o pior dos pecadores.

Qual será a sua resposta a esta iniciativa de amor incondicional?

Pense: Oh, que mistério da redenção! O amor de Deus por um mundo que O não amou! Quem pode conhecer as profundidades daquele amor que “excede todo o entendimento?” Durante séculos eternos, mentes imortais, procurando entender o mistério daquele amor incompreensível.

Desafio: Hoje é dia de parar de se esconder. Se apresente a Deus em oração e conte a Ele seus pecados, temores e sonhos. Entregue sua vida a Jesus de forma verdadeira e sincera, não desperdice a chance de receber o perdão e salvação.


SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO 2019 – LEI IMUTÁVEL E AMOR INABALÁVEL

Algum tempo atrás assisti a uma reportagem interessante sobre o homem mais velho do Brasil. Ele tinha 116 anos comprovados em sua documentação; ele sempre foi solteiro e apesar de morar em um asilo, é lúcido, anda com um pouco de dificuldade, mas tem uma memória boa, considerando ter nascido há dois séculos atrás…Fiquei pensando nesta história, depois de uma pessoa viver tanto, o que motiva uma pessoa como ele a continuar a viver?

Quando Deus expulsou o casal do Jardim, a princípio podemos pensar que foi ato de vingança de Deus, mas na realidade foi um ato de amor. Deus não queria ver o homem sofrendo as conseqüências do pecado eternamente numa condição cada vez mais degradante. Esse sim era o plano do inimigo para com eles. Veja o texto abaixo do livro Patriarcas e Profetas, pag.60.

“A fim de possuir uma existência eterna, o homem devia continuar a participar da árvore da vida. Privado disto, sua vitalidade diminuiria gradualmente até que a vida se extinguisse. Era o plano de Satanás que Adão e Eva pela desobediência incorressem no desprazer de Deus; e então, se deixassem de obter o perdão, esperava que comessem da árvore da vida, e assim perpetuassem uma existência de pecado e miséria”.

O plano de salvação já estava traçado por Deus mesmo antes do pecado. A vida eterna que Jesus promete e quer nos dar é uma vida de alegria, sem sofrimento, dor ou qualquer coisa ruim que nos incomode. Dentro deste contexto gosto muito de lembrar do termo “Cristo Redentor”. Quando falamos que Jesus é o nosso Redentor, significa que Ele quer nos levar de novo para o nosso lar original: R…EDEN…TOR, ou R…EDEN…ÇÃO.

Não fomos feitos para viver num mundo tão degradado pelo pecado como o que vivemos hoje. Em breve teremos a oportunidade de retornarmos para o Lar do qual nunca deveríamos ter saído.
Mas para que esse dia chegue veremos o tema da lição da semana se cumprindo.

LEI IMUTÁVEL:A conta da entrada do Pecado neste mundo teria que ser paga. JESUS pagou plenamente com sua própria vida.

AMOR INABALÁVEL: O Pagamento da Conta do Pecado, feito por JESUS, demonstra a profundidade, a grandeza, o tamanho e a qualidade do inabalável amor Dele por cada um de nós.

Pense: A lei de Deus, quebrantada, exigia a vida do pecador. Em todo o Universo não havia senão um Ser que, em favor do homem, poderia satisfazer as suas reivindicações. Amor maior nunca existiu. Ele deixou toda a glória do céu para vir para este mundo cheio de

Desafio: O que você fará com esse tão grande amor? Qual será a sua resposta para Jesus? Relate abaixo a sua resposta.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Salvando Angola – 23 de Março 2019

Fazer DownloadImprimir  FAZER DOWNLOAD AQUI Download: Vídeo 120x720p (26 MB) Download: Vídeo 640x360p (8,5 MB) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!