Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 02 – Leis Naturais – 07 a 14 de Julho 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 02 – Leis Naturais – 07 a 14 de Julho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 07 DE JULHO 2018 – A PROFECIA E O INVISÍVEL

Provavelmente você já deve ter assistido algum filme sobre profecia, normalmente filmes assim passam sentimentos como ansiedade, suspense, medo, terror, etc,

Mas será que é possível prever o futuro? saber o que vai acontecer anteriormente?

Profecias geralmente antecipam aquilo que vai acontecer, dizem com exatidão quais serão os acontecimentos antes mesmo de acontecerem.

A Bíblia tem muitas profecias, será que essas profecias são verdadeiras? Será que as profecias estavam certas? Ou será que não devemos mais acreditar na Bíblia, porque afinal a ciência evoluiu?

Será que estes antigos escritos da Bíblia escondem alguma mensagem? Você está afim de descobrir? Então não deixe de acompanhar a lição desta semana!

Pense: Será que tudo que existe no mundo é somente aquilo que podemos ver? Ou será que existe mais do podemos enxergar???

Decisão: Procure no Google sobre profecias, você vai encontrar muita coisa, gente falando mal da Bíblia, gente concordando, enfim. Gaste um tempo vendo o que as pessoas pensam sobre isso.


DOMINGO, 08 DE JULHO 2018 – PROFECIAS EXISTEM?

Já ouviu alguém que começa a falar que: “Tem um amigo de um amigo meu que aconteceu isso e aquilo…”

Tem pessoas que tem vergonha de falar que passaram por alguma situação e então falam que aconteceu com outra pessoa, mas aí a pessoa conta com tanto detalhe a coisa que a gente começa a desconfiar.

Tem gente que fala que o livro de Daniel não foi escrito antes das profecias acontecerem, que o livro foi escrito depois que tudo aconteceu e etc. Argumentam assim pra falar que as profecias na Bíblia nao tem nada a ver com Deus, que tudo é mentira, que foi forjado e bla, bla, bla.

No entanto alguns detalhes apresentados no livro de Daniel comprovam que apenas alguém que vivendo realmente naquela época poderia ter escrito o que ele escreveu.

Pense: Voce já ouviu pessoas criticando que a Bíblia é um conto de fadas? Como você reage? Voce fica com raiva? Procura entender o questionamento?

Decisão: Muitos questionamentos a respeito da Bíblia possuem alguma lógica. Precisamos aprender a responder estes questionamentos com propriedade e nao apenas dizendo que as pessoas estão erradas. Comece a ver estes assuntos com outros olhos, um bom começo e assistindo alguns vídeos em: http://novotempo.com/evidencias/.


SEGUNDA-FEIRA, 09 DE JULHO 2018 – A IGREJA CATÓLICA, A BÍBLIA E NOSSOS AMADOS IRMÃOS CATÓLICOS – PARTE I

“Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os Seus santos e tentara mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.”

Isso faz parte da profecia, lembra? Qual instituição religiosa agiu assim? Temos que tomar o cuidado, muitos dizem quase que em tom raivoso: “A Igreja Católica”. Veja bem, temos que tomar muito cuidado. Muitos católicos hoje se sentem ofendidos se nao soubermos falar corretamente sobre esse assunto.

Existem muitos católicos sinceros, que amam a Deus, amam a família e querem seguir e fazer a vontade de Deus de todo o coração.

Mas a pergunta permanece: Qual instituição agiu assim? Sim, a história nos mostra que foi a Igreja Católica, procurou mudar os 10 mandamentos da Bíblia, trocando a observância do sábado para o domingo principalmente, e os próprios líderes da Igreja Católica assumem que fizeram esta mudança.

Mas e aquele seu amigo que é católico? Foi ele que fez isso? Claro que não! Então procure tomar cuidado ao falar deste assunto principalmente com um irmão que é católico.

Pense: “Eu tenho me preocupado com o sentimento das pessoas quando eu falo ou discuto sobre religião?

Decisão: Procure falar a verdade a todo momento sim, mas sobretudo com amor por pessoas que de qualquer religião que seja. Somente com amor as pessoas nos ouvirão. Se você tiver a oportunidade de explicar para alguém o que você está aprendendo durante esta semana, explique, lembrando de faze-lo com cuidado e amor.


TERÇA-FEIRA, 10 DE JULHO 2018 – A IGREJA CATÓLICA, A BÍBLIA E NOSSOS AMADOS IRMÃOS CATÓLICOS – PARTE II

Já falamos um pouco sobre o cuidado que devemos ter ao explicar algumas coisas da Bíblia aos nossos queridos e amados irmãos católicos, este é um assunto importante, veja o porque:

A Igreja Católica fez algumas alterações na Lei de Deus, apesar deste ser um erro grave, obviamente as pessoas que são católicas nao se sentem culpadas por isso, e nem nós devemos culpá-las por isso.
Isso é de extrema importância se nossa intenção for realmente de ensinar e instruir alguém nos ensinamentos bíblicos. No entanto, hoje enfrentamos um grave problema, chamado na psicologia de: Desqualificação Perversa.

É quando se ataca alguém com a intenção de desclassifica-lo, para isso então se ataca a religião da pessoa, aquilo que ela acredita, fazem piadinhas, humilhações, ironias e etc. Geralmente isto também nao é fácil de se perceber como algo perverso e ruim, até porque quando alguém nao gosta das piadinhas que fazemos dizemos que a pessoa nao tem humor ou é imatura para nao “aguentar a brincadeira”, que é uma forma de desclassificar a pessoa também, entende?

Os piores são os ataques sutis, em meias frases, nada muito claro, mas com a intenção de desclassificar alguém.

Por muitos anos tenho visto isso acontecer com muito frequência em discussões religiosas, onde as pessoas envolvidas saem do debate com raiva, falando coisas sobre a pessoa com quem conversou e nao sobre as idéias que discutiu.

Para discutirmos as ideias seriam bom que em tom de respeito e honra expliquemos claramente que no passado os líderes religiosos católicos tomaram as decisões que não foram de acordo com a Bíblia, e que tais decisões perpetuam ate hoje, mas que Deus deixa cada um livre pode tomar sua própria decisão a respeito.

Pense: “Eu me sinto superior aos meus irmãos católicos? Eu faço piadas com a religião dos outros e com aquilo que eles acreditam?”

Decisão: “Escreva em um papel, 3 coisas que você precisa mudar em seu relacionamento com as pessoas de outra religião.”


QUARTA-FEIRA, 11 DE JULHO 2018 – PRA QUE OS DEZ MANDAMENTOS?

Frequentemente se ouve por ai que os dez mandamentos foram abolidos.
Geralmente as pessoas que acreditam que Jesus na cruz anulou a lei, ouviram isso a vida toda. Precisamos então refletir sobre isso. Hoje iremos refletir nos princípios dos 10 man1. Mandamento: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim..”

Pense: “Será que os 10 mandamentos apresentam coisas ruins?”

Desafio: Imprima o texto abaixo. Leia os 10 mandamentos e leia os princípios que existe em cada um, e depois escreva uma frase porque cada um é importante.

1. Mandamento: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim..”

PRINCÍPIO: LEALDADE A DEUS.
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

2. Mandamento: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

PRINCÍPIO: ADORAÇÃO A DEUS.
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

3. Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

PRINCÍPIO: REVERENCIA A DEUS.
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

4. Mandamento: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”

PRINCÍPIO: SANTIFICAÇÃO DO DIA DE SÁBADO.
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

5. Mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

PRINCÍPIO: RESPEITO AS AUTORIDADES.
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

6. Mandamento: “Não Matarás”

PRINCÍPIO: PRESERVAÇÃO DA VIDA
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

7. Mandamento: “Não adulterarás”

PRINCÍPIO: FIDELIDADE
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

8. Mandamento: “Não furtarás”

PRINCÍPIO: HONESTIDADE
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

9. Mandamento: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

PRINCÍPIO: SER VERDADEIRO
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________

10. Mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

PRINCÍPIO: CONTENTAMENTO
Porque eu acho isso importante:______________________________________________________


QUINTA-FEIRA, 12 DE JULHO 2018 – ATUALIZANDO

Atualmente, algumas coisas estão acontecendo e tem tudo a ver com aquilo que estamos estudando essas semana, precisamos estar antenados com os acontecimentos, por isso hoje nossos comentários irão se basear em 2 vídeos que estão circulando na internet:

Pense: “Será que o tempo que estamos vivendo está próximo do tempo do fim?”

Decisão: Compartilhe os vídeos acima para os seus amigos no Facebook, Twitter, WhatsApp, etc.


SEXTA-FEIRA, 13 DE JULHO 2018 – “EMA, EMA, CADA UM COM SEUS PROBLEMAS”

“ema, ema, cada um com seus problemas.” Já ouviu isso em algum lugar?

Não gostamos que ninguém interfira na nossa vida e nas nossas decisões, essa é a real, rs…

Alguém já tentou te convencer que você estava apaixonado(a) pela pessoa errada? Como você reagiu??

A maior parte das nossas decisões se baseiam em nós mesmos, naquilo que queremos, no que desejamos, no que pensamos ou seja baseado no próprio EU. Nós brigamos, xingamos, lutamos para que nossas vontades sejam feitas, mas será que estamos certos fazendo assim?

Será que esta é a melhor forma de decidir? Onde entra a vontade de Deus nessa história? Onde entra a Bíblia?

Pense: “Eu tomo minhas decisões baseadas naquilo que eu quero ou naquilo que é correto? Naquilo que eu penso ou naquilo que Deus me mostra na Bíblia?

Decisão: Qual a próxima decisão que você precisa tomar? Já Pensou? Legal! Como você vai tomar esta decisão? O desafio hoje é consultar a Bíblia, sim! Isso mesmo!!! Procure na Bíblia algum principio para a decisão que você tem que tomar!!

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!