Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES / Comentários para Adolescentes: Lição 03 – A Luz que Ilumina o Caminho – 14 a 21 de Julho 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 03 – A Luz que Ilumina o Caminho – 14 a 21 de Julho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 14 DE JULHO 2018 – A BÍBLIA TODOS OS DIAS EM TODAS AS SITUAÇÕES

Durante a Copa do Mundo alguns adventistas escreveram para o programa da TV Novo Tempo “Na Mira da Verdade” perguntando se era pecado assistir aos jogos do Brasil nas horas do sábado. E veja a resposta bíblica do apresentador, Leandro Quadros.
(https://www.facebook.com/photo.php?v=882370551779654&set=vb.325032084180173&type=2&theater)

O apresentador não é pastor, mas um estudioso da Palavra de Deus, entretanto, duas coisas chamam a atenção:

1º Os que perguntaram, apesar de se dizerem adventistas, portanto, religiosos, que deveriam conhecer a bíblia, não tinham conhecimento ou ignoraram a principal doutrina bíblica ensinada pelos adventistas – a doutrina do sábado, que, inclusive dá nome a igreja – sétimo dia.

2º O valor da bíblia para o cristão. A bíblia não é um livro de histórias, não é um livro antigo com ideias ultrapassadas. A bíblia é a Palavra de Deus, a única regra de fé. Ela contém os princípios de vida do cidadão do reino de Deus.

Aqueles que não veem a bíblia como Palavra de Deus, muitas vezes, emitem sua própria opinião e vivem conforme pensam. O perigo está em que cada pessoa pensa de um modo diferente, o que leva a tratar as verdades como relativas. Assim, alguns podem aceitar a infidelidade, por exemplo, por acreditarem que ninguém manda em seu coração. Outros podem namorar quem não é cristão, por acreditar que está escolhendo alguém melhor que qualquer cristão. Outros podem aceitar o homossexualismo, porque o que importa é o amor. Outros ainda podem escolher esta ou aquela moda, porque todo mundo usa. Alguns podem assistir aulas às sextas-feiras ou fazer exames do ENEM, ou apenas as provas no sábado, por não ser-lhes oferecida uma alternativa. Alguns ficam ou tem relacionamento sexual antes do casamento, porque todo mundo se relaciona assim. E outros colam nas provas, porque todo mundo faz isso. E assim, onde fica a vontade de Deus?

Se Deus sabe o que é melhor para nós sempre, e se o Seu desejo é nos ajudar a vencer o pecado e nos preparar para o céu, então a Bíblia é um Manual infalível para a salvação e conduz Seus filhos para a vida e a felicidade eterna.

Pense: Diferentemente dos que escolhem o lado mais fácil ou os desejos do seu coração em vez da vontade de Deus apresentada na bíblia, Deus sempre teve os Seus fiéis.
“Em cada época houve testemunhas de Deus – homens que acalentavam fé em Cristo como único mediador entre Deus e o homem, que mantinham a Escritura Sagrada como a única regra de vida, e santificavam o verdadeiro sábado. Quanto o mundo deve a estes homens, a posteridade jamais saberá. Foram estigmatizados como hereges, impugnados os seus motivos, criticado o seu caráter, e suprimidos, difamados ou mutilados os seus escritos.” O Grande Conflito, 61

Decisão: Se a bíblia é a única verdade, e se inimigo não deseja que a conheçamos para que vivamos no erro e não sejamos salvos, o que você deve fazer para vencer a preguiça de estudar da Palavra de Deus, a lição da Escola Sabatina e a presença nos cultos da igreja? Se Deus tem Suas testemunhas em todas as gerações, você não quer ser uma delas?


DOMINGO, 15 DE JULHO 2018 – PERSEGUIÇÃO HOJE

Dados levantados pelo Observatório de Liberdade Religiosa da Itália dão conta que pelo menos 105 mil pessoas no ano de 2012 foram assassinadas em todo o mundo pelo simples fato de crerem em Jesus Cristo. E esta triste realidade continua até hoje.

Os países onde existe a maior perseguição religiosa são: Coréia do Norte estima-se que 50 a 70 mil cristãos sofrem diariamente em campos de trabalho forçado. Na Somália, se um cristão ex-mulçumano for descoberto, pode ser condenado à execução imediata. Na Síria, cidades que eram de maioria cristã, se tornaram cidades fantasmas. No Iraque, cada vez mais cristãos estão fugindo devido ao aumento da perseguição. No Afeganistão, os cristãos são considerados inimigos do Estado. Na Arábia Saudita, todos os bebês recém-nascidos são considerados muçulmanos. Nas Maldivas, a constituição determina que todos cidadãos devem ser mulçumanos para poder viver no país. No Paquistão, todos os anos, mais de 700 cristãs são sequestradas e forçadas a converter-se ao Islã. No Irã, o governo já fechou algumas igrejas, monitora as reuniões cristãs e prende novos convertidos. No Iêmen, cidadãos que deixam o islã podem enfrentar a pena de morte. Na Índia, há um aumento na violência contra cristãos. Na Mauritânia, onde existe apenas entre 150 a 700 cristãos, o islã é a religião do povo e do Estado; a conversão de mulçumanos a outras religiões é estritamente proibida. A lei diz que a apostasia (abandono do islamismo) resultará na morte do convertido.

Por outro lado, segundo o jornalista Paulo Eduardo Martins, no jornal SBT Paraná afirmou: “nos últimos anos temos visto que a imprensa milita contra os valores cristãos, considerando quem zela pela moral como “retrógrados” e fazendo com que a imagem das entidades cristãs seja desmoralizada diante da sociedade.”
(http://blogs.odiario.com/inforgospel/2013/09/25/cristaos-perseguidos-e-mortos-aos-milhares-e-a-imprensa-silencia-diz-jornalista-sbt-pr-assista/)

Decisão: Um cristão verdadeiro sente que a cada dia que passa seus valores se tornam muito diferentes dos valores de seus colegas, vizinhos e da sociedade em geral. Valores como verdade, honestidade, bondade, respeito, amor, e tantos outros vão sendo descartados por uma geração “amante de si mesma.” Para permanecer firme pelo que é certo, é preciso ter certeza de qual é a vontade de Deus, o que só é possível pelo estudo da Bíblia. Diante desta verdade, será que você precisa dedicar mais tempo para este estudo? Ou precisa fazer escolhas melhores?


SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JULHO 2018 – A BÍBLIA E A VERDADE

Ao nascer Diego Neves foi batizado na Igreja Católica. Aos 10 anos fez a Primeira Comunhão e aos 15 anos iniciou o curso de crisma.
Aos 9 anos entrou na escolinha do São Paulo Futebol Clube. Aos 13 anos começou no Estrela da Saúde Futebol Clube, onde jogou com alguns que hoje são famosos, como o Denilson (do São Paulo) Leandro Damião (do Inter e da Seleção Brasileira).

Ele acompanhava o pai em todas as missas. Religioso, entrava com o pé direito, punha a mão no gramado, e se benzia três vezes, antes de treinar ou jogar. Rezava pedindo a Deus que o abençoasse e que o ajudasse a ser jogador de futebol.
Aos 14 anos, começou a estudar a bíblia por si mesmo e descobriu, no curso de crisma, algumas diferenças com a bíblia e foi conversar com o padre e ministros. Não satisfeito com as respostas, resolveu sair da igreja católica e pesquisou diferentes religiões pedindo a Deus, que lhe mostrasse a igreja certa. Quando descobriu a igreja adventista passou a frequentar os cultos jovens e os cultos de domingo. Paralelamente, fez testes para jogar na Portuguesa e foi aprovado. Mas ao estudar sobre o sábado viu que não dava para conciliar a carreira de jogador de futebol com um servo leal de Deus, já que os jogos aconteciam aos sábados e domingos.

O sonho de ser um jogador profissional e ganhar dinheiro foi ofuscado ao descobrir que existia um plano maior para a vida – servir a Deus. Foi difícil para os pais aceitarem sua decisão. Seu sonho era jogar a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Hoje cursa teologia, deseja ser um pastor, e gasta tempo com Deus orando, lendo a bíblia, e em comunhão para ter sucesso espiritual.
(Para conhecer mais desta história acesse: http://www.youtube.com/watch?v=9f-b_bgjiq8)

Pense: O valor da bíblia está em que através dela é possível até mesmo para um adolescente de 15 anos, como o Diego, conhecer sozinho, a verdade.
Diego descobriu as doutrinas, inclusive a do sábado e, descobriu que os valores do mundo são, muitas vezes, diferentes dos valores do reino de Deus. E foi desejando viver estes valores do reino de Deus, que ele desistiu do sonho de uma carreira no futebol. O que a bíblia tem lhe mostrado que tem provocado mudanças em sua vida?
“A Bíblia contém simples e completo sistema de teologia e filosofia. É o livro que nos torna sábios para a salvação. Fala-nos do amor de Deus segundo é revelado no plano redentor, comunicando o conhecimento essencial a todos os estudantes – o conhecimento de Cristo.
Cristo não somente nos revelou a doutrina da expiação, apresentando a esperança da vida eterna, mas Suas palavras são o maná do Céu para alimento da alma, a fim de que esta receba forças espirituais. A Bíblia é a grande norma para contrastar o direito e o erro, definindo claramente o pecado e a santidade. Seus princípios diretrizes, permeando-nos a vida quais fios de ouro, são nossa única segurança na prova e na tentação.” Conselho aos Pais, Professores e Estudantes, 422

Decisão: Muitos morreram pela bíblia, especialmente os valdenses, que a amavam a ponto de decorarem os evangelhos. Gastavam dias, semanas e meses copiando porções das Escrituras para oferecê-las aos colegas na Universidade. Traídos por estes, eram queimados nas fogueiras. Hoje você pode estudá-la, dar de presente, oferecer livros, estudos bíblicos, convidar para reuniões de Pequenos Grupos ou programas da igreja. Como você vai demonstrar seu interesse e amor pela Palavra de Deus?


TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO 2018 – O QUE VOCÊ ESTA LENDO OU ASSISTINDO?

Nestes dias mesmo quem não se interessa por futebol, não torce para nenhum time, e nem conhece por nome os jogadores da seleção brasileira, passaram a assistir aos jogos ou acompanhar os resultados e, alguns, ainda que timidamente, torceram pelo Brasil. Por que? Porque este se tornou o principal assunto nas conversas e nos meios de comunicação.

Falamos sobre o que pensamos e pensamos sobre o que ouvimos e vemos. Por isso Deus nos aconselha através de Ellen White:
“Uma das principais causas de ineficiência mental e fraqueza moral, é a falta de concentração para fins dignos. Orgulhamo-nos da vasta difusão de literatura; mas a multiplicação de livros (revistas, notícias, etc.), até os que em si mesmos não são perniciosos, pode ser um positivo mal. Com a imensa maré de material impresso (e televisivo), adultos e jovens formam o hábito da leitura apressada e superficial, e a mente perde a sua capacidade para um pensamento contínuo e vigoroso. Ademais, uma participação abundante das revistas e livros que, à semelhança das rãs do Egito, se estão espalhando pela Terra, não é meramente coisa banal, ociosa e enervante, mas impura e degradante. Seu efeito não consiste simplesmente em envenenar e arruinar o espírito, mas também em corromper e destruir a alma. O espírito e o coração indolentes e sem objetivos, são fácil presa do mal. É a mente ociosa que é a oficina de Satanás.

Dirija a mente para os altos e santos ideais, tenha na vida um objetivo nobre, um propósito absorvente, e o mal encontrará pouco terreno.” Educação 189 -190

Pense: “A Bíblia é do mais alto valor porque é a Palavra do Deus vivo. De todos os livros do mundo, é o mais merecedor de estudo e atenção; pois é eterna sabedoria. A Bíblia é uma história que nos conta a criação do mundo, e nos revela os séculos passados. Não fora ela, e seríamos deixados a conjeturar e formar fábulas quanto aos acontecimentos do remoto passado. Ela nos revela o Criador dos céus e da Terra, com o Universo que Ele trouxe à existência; e derrama gloriosa luz sobre o mundo por vir”. Conselho aos Pais, Professores e Estudantes, 421

Decisão: Sem a bíblia não saberíamos de onde viemos, porque estamos aqui, nem para onde vamos ao morrer. Talvez não enxergássemos um Deus de amor, diante do sofrimento e da dor, e até O acusássemos por aquilo que Ele não evita. A bíblia mostra o quanto Deus nos ama, e quanto custou este amor. Ela também aponta para um futuro de esperança num novo mundo perfeito e bom.
O estudo da bíblia fortalece a mente, e isso é visível na vida dos mais sábios como Salomão, Daniel e seus amigos. Além destes, Albert Einstein, Thomas Edison, John Fleming, Isaac Newton, Guglielmo Marconi, e tantos outros, liam as Escrituras e as citavam. E, hoje, segundo o Jornal Americano “The State”, Carolina do Sul e “The Daily Ardmoreite”, Oklahoma, USA, uma pesquisa demonstrou que 40% dos biólogos, físicos e matemáticos que participaram da pesquisa disseram que acreditavam em um Deus que se comunica com a humanidade e a quem se pode orar “na expectativa de receber uma resposta”. Famosos como Bill Gates e Ben Carson também são cristãos.
Se você deseja ser sábio. Se você deseja vencer o mal. Se quer ter coragem para ser diferente de todo mundo. Se precisa de coragem para permanecer firme quando isso for proibido, precisa estudar a bíblia diariamente. Que tal começar hoje?


QUARTA-FEIRA, 18 DE JULHO 2018 – POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA?

Você sabe que existem algumas coisas que você precisa decorar, coisas como tabela periódica, fórmulas de física, nomes e datas de eventos e personagens, etc. Observe as dicas do Guia do estudante de 23/05/2012.

1. Durma bem: seu cérebro precisa de descanso para funcionar direito.
2. Coma bem: algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória.
3. Descubra o seu tipo de memória: algumas pessoas têm uma memória mais fotográfica, outros, memória ligada à audição.
4. Associação: tente fazer links entre alguma matéria e um fato mais inusitado ou que te interesse.
5. Estude para adquirir confiança: se você estudar com qualidade, vai se sentir mais confiante.

Você sabia que o psicólogo Alberto Dell’Isola é recordista sul americano de competições de memória, ele é um “mentatleta” (atleta da mente). Sua mente é tão poderosa que mereceu matéria de destaque do Fantástico. Se quiser conferir, acesse:
(http://www.arataacademy.com/port/homem-memoria-revela-seus-segredos/)

A bíblia deve ser memorizada, e sabe por quê? Os versos de Josué 1:8-9, Lucas 11:28 e Efésios 6:13-18 resumem.
1.Para ser bem sucedido.
2. Para sair-se bem.
3. Para ter a companhia de Deus.
4. Para ser mais que feliz.
5. Para vencer as tentações.
6. Para ficar firme.
7. Para falar de Jesus.
8. Para ter fé.
9. Para a salvação.
10. Para ser guiado pelo Espírito Santo.

Pense: “As Santas Escrituras devem ocupar o primeiro lugar na educação; pois o fundamento de toda educação justa é o conhecimento de Deus. Usada como guia, a Bíblia fará em favor do espírito e da moral o que não pode ser feito por livros de ciência ou filosofia. Como um livro para disciplinar e fortalecer o intelecto, enobrecer, purificar, e refinar o caráter, não tem rival.
Deus cuida de nós como seres inteligentes, e deu-nos Sua Palavra como lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho. Seus ensinos têm vital importância para nossa prosperidade em todas as relações da vida. Mesmo nos negócios, ela será melhor conselheiro que qualquer outro. A divina instrução que ela comunica, aponta o único e verdadeiro caminho para o êxito. Não há posição social, nenhum aspecto da experiência humana, que o estudo da Bíblia não seja preparo essencial.” Conselho aos Professores, Pais e Estudantes, página 422

Decisão: Mesmo sem programar, memorizamos comerciais de rádio e/ou TV, memorizamos músicas e outras coisas que ouvimos repetidamente. Evidências científicas mostram que é possível retardar, prevenir e proteger a mente contra o mal de Alzheimer através de exercícios que estimulam o cérebro, como memorização.
Portanto, como memorizar é útil para aprender e para prevenir enfermidades.
E, memorizar a Palavra de Deus leva a ser bem sucedido, a disciplinar e fortalecer o intelecto, enobrecer, purificar e refinar o caráter.
Diante dessas vantagens, e lembrando que memorizamos aquilo que lemos, vemos, ou ouvimos repetidamente, qual será seu plano de estudo da bíblia à partir de agora?


QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO 2018 – SANTOS EXEMPLOS

Os adolescentes e jovens procuram alguém a quem imitar. Infelizmente tem sido difícil encontrar bons exemplos. A maioria dos “heróis” de hoje, os famosos, não tem valores cristãos, por isso, a aparência, o consumo de substâncias químicas, os relacionamentos e a ausência de Deus em sua vida são evidentes.

Mas nesta semana você teve a oportunidade de contemplar verdadeiros heróis, não do mundo, mas de Deus.
Pense em João Wycliffe – como estudante na universidade se distinguiu pela piedade e profundo preparo intelectual. Ao satisfazer suas necessidades no estudo da bíblia saiu contando as verdades que descobrira.
“Sua vida diária era uma demonstração das verdades que pregava.
Dando a Bíblia aos seus compatriotas, fez mais para quebrar os grilhões da ignorância e do vício, mais para libertar e enobrecer seu país, do que jamais se conseguira.

Wycliffe foi um dos maiores reformadores, na amplidão de seu intelecto, clareza de pensamentos, firmeza em manter a verdade e ousadia para defendê-la. Pureza de vida, incansável diligência no estudo e trabalho, incorruptível integridade, amor e fidelidade cristã no ministério.”
João Huss foi um homem de coragem incrível! Ao estudar e propagar a bíblia eao descobrir os erros ensinados pela igreja, acabou sendo condenado à morte na fogueira. Sendo lhe dada à oportunidade de retratar-se, respondeu com coragem:

“Com que cara, pois, contemplaria eu os Céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? A que erros renunciarei eu? Invoco a Deus para testemunhar que tudo que escrevi e preguei foi feito com o fim de livrar almas do pecado e perdição; e, portanto muito alegremente confirmarei com meu sangue a verdade que escrevi e preguei. Quando as chamas começaram a envolvê-lo, pôs-se a cantar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e assim continuou até que sua voz silenciou para sempre. Seu exemplo de fé e constância animaria multidões a permanecerem firmes pela verdade, em face da tortura e da morte”.

Jerônimo, discípulo de Huss foi em seu socorro, mas amedrontado, retratou-se, e, depois “o remorso e a dúvida lhe torturaram a alma.” Levado ao concílio, ajoelhou-se e orou para que o Espírito divino lhe dirigisse os pensamentos e palavras. Suas palavras excitaram espanto e admiração, mesmo a seus inimigos.
“Foi levado ao mesmo local em que Huss rendera a vida. Cantando fez ele esse trajeto, tendo iluminado o semblante de alegria e paz. Seu olhar fixava-se em Cristo, e a morte para ele havia perdido o terror. Quando o carrasco, estando para acender a fogueira, passou por trás dele, o mártir exclamou:

“Venha com ousadia para frente; ponha fogo à minha vista. Se eu tivesse medo, não estaria aqui.” Suas últimas palavras, proferidas quando as chamas se levantavam em redor dele, foram uma oração. “Senhor, Pai todo-poderoso”, exclamou, “tem piedade de mim e perdoa meus pecados; pois sabes que sempre amei Tua verdade.”

Pense: “Ambos” João Huss e Jerônimo, “se portaram com firmeza de ânimo quando se lhes aproximou a última hora. Prepararam-se para o fogo como se fosse a uma festa de casamento. Não soltaram nenhum grito de dor. Ao levantarem-se as chamas, começaram a cantar hinos, e mal podia a veemência do fogo fazer silenciar o seu canto.” Você quer ter a mesma coragem de testemunhar? O segredo dos três heróis de hoje foi estudar a bíblia e apoiar-se no Senhor Jesus. É isso o que você está fazendo?


SEXTA-FEIRA, 20 DE JULHO 2018 – CIRURGIA, DENTISTA, PROVA, VACINAÇÃO…

Você já passou por uma cirurgia? Você vai para o hospital sabendo que vão te espetar com agulhas, vão te cortar com o bisturi, costurar sua carne, perfurar sua veia com abacate, terá o cano de uma sonda no lugar da cirurgia ou para alimentação e máscara de oxigênio.

Você já fez tratamento de um canal do dente? Você vai para o consultório sabendo que a anestesia é dolorida, o barulho do motor incomoda, as limas que enfiam no seu dente assustam, e que depois do tratamento pode sentir dor.

Você faz várias provas no colégio. Se tiver dificuldade numa determinada matéria, pode sentir náusea, diarreia, dor de cabeça ou tremedeira.
Quantos temem as agulhas das vacinas e tentam se esconder ou escapar de exames de sangue?
Mas o que isso tem a ver com a lição desta semana?
Existem coisas que podemos evitar em nossa vida. Mas existem outras que simplesmente precisamos buscar coragem onde não temos e enfrentar a dor, o sofrimento, o medo, o desespero.

O mesmo acontece na vida espiritual. O apóstolo Paulo aconselhou: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.” Romanos 12:18

Mas, existem situações em que as escolhas que fazemos podem nos levar a perder essa almejada paz. Pedro, que mentira ao dizer que não conhecia a Jesus, e que até mesmo praguejara para não se identificar com Ele, depois de receber o Espírito Santo, ao ser liberto da prisão por anjos, depois de ter sido preso por fazer milagres e pregar, e ao ser proibido pelos sacerdotes de continuar testemunhando, tomado de coragem disse: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29
Ninguém nasce corajoso, mas a coragem aparece quando é necessária. Se você puser a vida e a confiança em Jesus, como Wycliffe, Huss e Jerônimo fizeram, a coragem virá.

Pense: “Não havemos de ter a coragem e a fortaleza dos mártires de outrora enquanto não chegarmos à posição em que eles se acharam. Caso deva haver uma volta da perseguição, será dada graça para despertar toda energia da alma para mostrar verdadeiro heroísmo.
Os discípulos não foram revestidos da coragem e fortaleza dos mártires, senão quando essa graça se tornou necessária.” Eventos Finais, página 150

Decisão: É muito menos estressante passar por uma cirurgia quando conhecemos e confiamos no médico. Passamos pelos mesmos procedimentos, mas olhamos com esperança para a recuperação e cura.
O jogador Neymar depois de voltar para casa após a fratura de uma das vértebras da coluna, e depois de retornar a concentração da seleção brasileira, nesta quinta-feira, na entrevista coletiva, ao falar sobre o acidente e sobre a derrota disse: “Vai doer por muito tempo, mas vai passar e dias melhores virão. Vida que segue.”
É esse sentimento de esperança e a certeza de que o melhor está para vir que deu coragem aos discípulos, aos mártires e a todos que amam a Jesus e creem nas Suas promessas. Você está armazenando estas promessas para enfrentar com confiança o que virá? Deus o ajude a buscar em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça!


Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

  SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!