Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 04 – Fé Notável – 21 a 28 de Julho 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 04 – Fé Notável – 21 a 28 de Julho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 21 DE JULHO 2018 – MORRER PELO EVANGELHO

Graça e paz, irmãos em Cristo! Estaremos juntos nessa semana para estudar mais sobre a palavra de Deus! E que tema iremos discutir durantes esses dias!
Você já se perguntou: “Eu morreria pelo Evangelho?”. A resposta a essa pergunta pode ser difícil ou fácil, dependendo do seu grau de relacionamento com Deus. São conhecidos de todos os mártires que se entregaram à morte em favor de Jesus.

Martinho Lutero foi um reformista conhecido pelo ímpeto em se opor às mensagens falsas pregadas pela Igreja Católica em sua época. Ele não hesitou ao mostrar publicamente todos os enganos espalhados entre aqueles que se viam duvidosos perante tantas “verdades”.

Assim como Lutero, hoje devemos mostrar Jesus ao mundo. Não da forma enganosa com que Ele era apresentado às pessoas na época de Lutero. Jesus não morreu para que pudéssemos comprar um pedaço do Céu aqui na terra. Ele morreu para nos salvar deste mundo em trevas, no qual só existem tormentas e falácias a respeito do Criador.

Pare para pensar um minuto: como tenho me relacionado com Deus em minha vida? É meu contato com Ele tão intenso que seja possível eu morrer em favor do Evangelho? Eu sei que não é fácil pensar sobre, mas façamos um esforço por Aquele que se esforçou muito mais para mostrar-nos o Seu grandioso amor.

Pense: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Decisão: Hoje quero Senhor, me entregar a Tua vontade e saber que eu posso mostrar-Lhe a outros. Ajuda-me no serviço de amor!


DOMINGO, 22 DE JULHO 2018  – A BATALHA É DURA, MAS COMPENSA

Em todos os lugares deste mundo ecoa-se a mensagem: Jesus salva! Amém, Cristo salva-nos sim! Mas será que quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador pessoal o compromisso já basta?

Muita gente pensa que em apenas dizer para si mesmo que aceita Cristo em seu coração está a certeza de Salvação. Esse é o primeiro passo, sem dúvida. Mas quando Cristo invade nossos corações, não há como não haver mudança em todas as áreas da vida. Não é só dizer um “sim, eu Lhe aceito, Jesus”, mas sentir e viver esse amor transformador.

A batalha contra as potestades do mal não é fácil. O inimigo ronda-nos como um leão faminto, à procura da caça. Entretanto, se estivermos alicerçados nas colunas da verdade, todo o poderio maligno é destruído com uma só Palavra, tal qual Jesus quando foi tentado.

O mal tenta tomar nosso coração. A desolação, a fome, as mortes, a miséria levam-nos a uma tristeza sem igual. Mas isso está prestes a acabar. Sim, quando você e eu nos colocarmos à frente do exército de Cristo, a fim de destruir todas as setas do Maligno.

Que possamos viver nossos dias com a esperança da volta de Jesus! Não há maior prêmio do que esse, no final de uma dura batalha, que compensa se aceitarmos a vontade de Deus para nossas vidas. Ora, vem Senhor Jesus!

Pense: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.” Habacuque 2:4

Decisão: Hoje quero, meu Deus, sentir ainda mais que a vitória ao Teu lado é certa, e que posso confiar em Tua providência.


SEGUNDA-FEIRA, 23 DE JULHO 2018 – JESUS CONTEMPLA A NOSSA FÉ

A fé move montanhas. Ouvimos sempre essa frase. E a fé move montanhas mesmo! Um dos porquês é você e eu estarmos aqui, estudando a Palavra de Deus. Sem fé, você não estaria aqui, não acreditaria num Deus que lhe criou e que enviou Seu filho para morrer em nosso lugar.

Muitas pessoas denominam-se ateias mundo afora. Dizem que não acreditam em Deus; que a história da Bíblia é bobagem, ultrapassada. Para nós, ouvir algo assim é desanimador ou um tanto chato, pois se cremos em Deus, por que deixar outros desmerecerem o Seu amor?

Mas Deus tem trabalhado o coração dos Seus filhos. Uns são duros demais, mas não há lugar que o Senhor não possa habitar. Sem fé é impossível agradar a Deus. Ele sabe que a confiança é um fator primordial em nosso relacionamento pessoal. Como não acreditar num Deus tão bom assim? Que nos perdoa nos transforma e nos livra do mal?

Há um hino no hinário que traduz muito bem o que estamos falando. Você pode cantar ele agora!
“Sim, Jesus contemplará a fé,
Pois o que Jesus promete, dá.
Ele vê o coração e responde a petição;
Cristo sua fé contemplará.”

Pense: “A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras.” Provérbios 12:17

Decisão: Jesus ajude-me a ser fiel em meu viver. Quero sentir a Tua graça e o Teu amor por mim!


TERÇA-FEIRA, 24 DE JULHO 2018 – QUANTO MAIS FÉ, MAIS PODER

A oração é o meio mais eficaz para conversarmos com Deus. Não que a leitura da Bíblia ou o louvor não o sejam. Mas quando oramos, nosso coração se liga ao de Deus e conversamos com Ele como se fosse o nosso amigo.

A fé também depende da oração. Ao nos comunicarmos com o Senhor todos os dias, recebemos de Suas mãos o poder necessário para vencer as tentações deste mundo. Lutero foi um homem de oração e um exemplo para nós hoje.

Somente muita oração dar-lhe-ia a coragem para enfrentar as armadilhas do mal. Lutero não hesitou. O Seu amor a Jesus foi mais forte que qualquer perigo, mesmo que fosse a morte. Podemos estar nos perguntando: “Eu teria tamanha fé, ao ponto de resistir e vencer o mal?”. Não tenhamos medo! Jesus venceu toda e qualquer tentação como ser humano aqui nesta terra. Por que nós não podemos vencer também?

Isso acontecerá quando nos colocarmos à disposição de Deus para a luta. Ele está disposto a nos dá o poder necessário para vencer todo o mal. Sempre gosto de associar a reflexão à música, pois sei que o louvor intensifica ainda mais a mensagem da Palavra de Deus em nossos corações. Há um hino na coletânea jovem oportuno para este momento! Cante-o agora e peça a Deus o poder para vencer!
“Com o poder para vencer
Quero ser o que Deus desejar
Só a cruz me dá forças contra o mal
Em Jesus há poder real”

Pense: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.” Atos 3:19

Decisão: Senhor, confio em Teu amor e no poder que Tu podes me dar para vencer todo o mal!


QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO 2018 – A ARMADURA DE DEUS

A armadura de Deus é a melhor forma de proteção no combate que temos contra Satanás. Esse trecho é muito conhecido de todos nós. Nele, Paulo nos orienta a vestir a armadura que o Senhor prepara para os Seus soldados.

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé,
com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” Efésios 6:10-18

Esse texto é mais que inspirador. Intensifica nossa confiança na vitória contra o mal. Com todo esse aparato, é impossível que o mal nos vença. Gostaria que hoje pudéssemos orar uns pelos outros e por nossos irmãos da igreja.

Todos nós precisamos de oração e ajuda, e todos nós formamos o corpo de Cristo, a Sua igreja, que está aqui para cumprir uma missão mais que especial: anunciar Jesus ao mundo enquanto o Inimigo quer apaga-lo. Mas Satanás já foi vencido. O acusador não mais tem força sobre nós.

Pense: “Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.” 1 Pedro 2:15

Decisão: Senhor, quero hoje vestir a Tua armadura, para que eu possa vencer todas as armadilhas do mal e ajudar aos outros a vencerem também.


QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO 2018 – VIVENDO A SALVAÇÃO

Não sei se você já sentiu a Salvação no seu coração. Eu também não sei se já senti. Mas creio que podemos senti-la quando em nosso coração o amor do Senhor aquece-nos mais e mais. Às vezes fraquejamos na fé, caímos ali e aqui, e por isso sentimo-nos desanimados.

Mas o Senhor dá-nos uma nova chance todos os dias. Uma folha em branco para reescrevermos nossa história de Salvação. Que tal hoje preparar cartas de encorajamento para pessoas que você pensa não estar sentido Jesus em suas vidas?

Fazendo isso também poderemos sentir a Salvação mais e mais em nossas vidas!

“O temor do Senhor habitava no coração de Lutero, habilitando-o a manter sua firmeza de propósito e levando-o a profunda humildade perante Deus. Ele tinha uma constante intuição de sua dependência do auxílio divino, e não deixava de iniciar cada dia com oração, enquanto o íntimo estava continuamente a respirar uma súplica de guia e apoio. “Orar bem”, dizia ele muitas vezes, “é a melhor metade do estudo.” O Grande Conflito, pág. 122.

Pense: “Tire um momento do seu dia para ir ao encontro de Jesus. Reserve-se em seu quarto ou procure na natureza um lugar para estar a sós com Deus. Reflita sobre sua certeza de Salvação. O que tem lhe motivado a seguir em frente? Se algo lhe desanima, peça a Deus que o ajude a vencer. Só assim poderemos viver a Salvação em nosso caminhar. Creia nisso!

Decisão: “E vou andar nos caminhos de Deus. Aproveitar a chance que Ele me deu. E não há nada que vai impedir. Hoje eu sigo: Sou de Jesus!”.


SEXTA-FEIRA, 27 DE JULHO 2018 – CASTELO FORTE

Não poderia deixar de encerrar a discussão da lição dessa semana com esse hino tão poderoso. Ele foi composto por Lutero e revigora todo cristão ao ser cantando. A letra é forte e a música também. Nesse momento, abra seu hinário ou acompanhe por aqui mesmo cantando. Fale pra Deus com certeza as palavras deste poema. Cante ao Senhor de forma confiante, certo de que a vitória já foi alcançada.

Castelo forte é o nosso Deus!

Castelo forte é nosso Deus, refúgio e fortaleza.
Com Seu poder defende os Seus, e os livra com presteza.
Com fúria pertinaz, nos segue Satanás,
Com artimanhas tais e astúcias tão cruéis
Que iguais não há na Terra.

A nossa força nada faz, estamos, sim, perdidos;
Mas nosso Deus socorro traz, e somos protegidos.
Sabeis quem é Jesus, o que venceu na cruz?
Senhor dos altos Céus, e, sendo o próprio Deus,
Triunfa na batalha.

Se nos quisessem devorar, demônios não contados,
Não nos iriam assustar, nem somos derrotados.
O grande acusador dos servos do Senhor,
Já condenado está; vencido cairá
Por uma só palavra.

Sim, que a palavra vencerá, sabemos com certeza;
E nada nos assustará, com Cristo por defesa.
Se temos de deixar parentes, bens e lar,
Embora a vida vá, por nós Jesus está
E dar-nos-á Seu reino.

Pense: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”
Salmo 46:1

Decisão: Obrigado, Senhor, pois sei que em Ti a vitória é certa e que és nosso Castelo Forte, socorro bem presente na angústia! Amém!

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

(3ºSáb 4Trim18-Ano C) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!