Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Adolescentes: Lição 04 – Uma Longa Caminhada com Deus – 19 a 26 de Janeiro 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 04 – Uma Longa Caminhada com Deus – 19 a 26 de Janeiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



TEXTO CHAVE

“Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; ele já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gênesis 5:21-24).


SÁBADO A TARDE – 19 DE JANEIRO 2019 – O QUE TE AFASTA….?

Fico aqui me perguntando…. como assim Enoque andava com Deus? Ele era neurótico, fanático, ou será que realmente aprendeu a ser amigo de Deus…?Sabe… Enoque andava com Deus porque também repelia tudo aquilo que o afastava de Deus… no Livro de Judas versos 14 e 15 encontramos um Enoque que sabia que devia se afastar do mal…

Você sabe exatamente aquilo que te afasta de Deus…? Queremos nos sentir pertinho de Deus, queremos ter um vida de oração e comunhão com Deus, queremos sentir felicidade em caminhar com Ele…

Pense: PENSE: …mas como isso será possível se continuarmos carregando na sacola da vida aquilo que nos afasta de Deus…? Como será possível #ANDAR COM DEUS, se não soltarmos os lixos de nossas vidas???

Decisão: Assista ao vídeo e responda a pergunta: Qual lixo tem me de impedido de #ANDAR COM DEUS?


DOMINGO, 20 DE JANEIRO 2019 – GOSTAMOS DE ORAR?

Se você perguntar para qualquer religioso se é importante orar, 99,9% vai te responder que SIM, é importante orar… no entanto estimativas dizem que apenas 9% de todos os crentes possuem um vida de oração… bem é só pensar, quanto tempo passamos orando por dia…? Quanto tempo você investiu orando hoje??? Se as estatísticas estiverem corretas é bem provável que muitos de nós façamos parte do grupo de 91% que não ora…

O que aconteceu? Porque não oramos? Será que gostamos disso realmente? Ou será que na real nós não gostamos e temos vergonha de admitir isso afinal…?

Dentro e fora da igreja, todos querem parecer corretos… até os mais moderninhos querem transparecer através do seu jeito descolado e arrojado de ser que o velho tradicionalismo está errado e seu modo é que está correto… todos temos vergonha de admitir nossas desgraças espirituais… então todo mundo parece muito espiritual com discurso bonito cheio de palavras de sabedoria, mas na realidade, tirando os momentos de oração na igreja… ninguém ora mais… essa é a verdade…

Pense: O que aconteceu…? Aonde foi que nós perdemos nessa caminhada?

Decisão: Se você se encontra assim… com uma vida de oração destruída, sem prazer de falar com Deus, o primeiro passo é admitir isso… não tem jeito, não tem escapatória, não tem outra saída… não adianta nos escondermos de Deus atrás de uma oração hipócrita.


SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JANEIRO 2019 -TENTAR “FICAR” COM DEUS?

O tema não é sobre ficar, mas com certeza você já deve ter ouvido muitas criticas a respeito do “ficar” e quem sabe você mesmo já tenha ficado algumas vezes…rsrs. Bem… seja como for, “ficar” em minha definição é: “Uma espécie de relacionamento temporário e sem compromisso em que as pessoas se permitem serem usadas mutuamente pelo interesse único do prazer e afetos momentâneos sem levar em consideração as futuras consequências emocionais, físicas ou psicológicas…”

Será que é possível a gente tentar “ficar” com Deus??? Sei que soa muito estranho isso, mas pense comigo…

A gente ta lá longe de Deus, faz o que quer, não ora, não lê a Bíblia, não pede perdão, enfim… ai numa Semana de Oração abençoada, a gente se sente tocado pelo Espirito Santo, pede perdão e diz pra Deus que vamos mudar e #ANDAR COM ELE… pois bem, passa aquela emoção ali do momento, passa uma semana, passa duas e a gente volta a fazer tuuuuuudo de novo…. alguém aí se identifica??? rsrs… comigo infelizmente isso já aconteceu várias vezes…

A lição desta semana fala sobre alguém que andou com Deus… não apenas por um dia, ou um momento, não apenas em um apelo de final de semana de oração, mas durante a vida…!!!!!

Pense: Em tempos em que parece ser tão difícil manter nossas decisões espirituais será que temos algo a aprender com a historia de Enoque? O que você gostaria de aprender nessa semana sobre comunhão com Deus e andar com Deus…??

Decisão: Andar com Deus, estudar a lição e os comentários todos os dias!


TERÇA-FEIRA, 22 DE JANEIRO 2019 – INFLUÊNCIAS

Você ama seu pai? Eu sei que essa pergunta que mexe com muita gente… muitos foram abandonados, outras sofreram abusos, outros não sabem nem quem é o pai, e outros tem pai que faz tudo pelos filhos e os filhos não dão valor… Mas se foi o pai ou não, quase sempre temos alguém nessa vida que nos transmitiu valores, que ensinou sobre como é, o certo e errado, o caminho pra prosseguir… pode ter sido um tio, um vó e até mesmo um professor…

Enoque foi responsável por transmitir os valores para seus filhos… Ele foi pai de Matusalém que foi o homem que mais viveu na terra, 969 anos! Que por sua vez teve como neto Noé! Que recebeu a missão de Deus de construir a Arca.

Deus deixa uma responsabilidade muito grande para os pais para ensinar seus filhos sobre a amar e respeitar a Deus! Infelizmente nem todos conseguem ensinar isso corretamente aos seus filhos… fazendo muitas vezes com que os filhos tenham aversão e nojo pela religião, por Deus ou por qualquer questão religiosa…

Pense: Sei que pode ser cedo pra esse tipo de pergunta, rs, mas vamos lá: Que tipo de pai ou mãe você quer ser? Você sabia que a maioria dos novos pais tem a tendência de repetir os mesmos erros que os próprios pais comentaram?? Você quer repetir a forma como se

Decisão: Escreva em uma lista 3 coisas que seus pais lhe ensinaram e que você gostaria de ensinar também aos seus filhos e 3 coisas que eles lhe ensinaram mas que você não gostaria de passar adiante para seus futuros filhos. Sinta-se a vontade para compartilhar.


QUARTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO 2019 – ENCONTROS COM DEUS

Me recordo bem… era uma quinta-feira, chovia muito e ajoelhado na beira da cama olhava pro céu e pedindo a Deus pra que me ajudasse… Eu tinha sofrido com uma desilusão amorosa, uma paixão e estava com o coração despedaçado… me sentindo desiludido, desamparado, abandonado… você já se sentiu assim alguma vez? rs….

Quem nunca sofreu com uma desilusão que atire a primeira pedra, rs, creio que todos nós… e ninguém esta imune, não existe blindagem pra isso, hoje você pode estar feliz da vida e amanha…rs, mas calma! não precisa sair por ai desconfiando de todo mundo, rsrs, mas infelizmente essa é a realidade da vida… estamos sujeitos a decepções e sofrimentos e Deus esta interessado que passemos tudo ao lado dEle…

Entregue a Deus suas paixões, converse com Ele sobre o cara que você conheceu ou sobre a menina que faz suas mãos suarem frio quando você vai conversar com ela, fala pra Ele do seu namoro, de como esta feliz ou de como esta triste… mas fale, converse, abra o coração… não importa o que se passa na sua mente… eu sei que de vez em quando temos ideias verdadeiramente loucas, mas não importa, fale com Deus sobre elas também, o que Ele mais quer afinal é que aprendamos como Enoque de uma vez por todas a #ANDAR COM ELE…

Pense: Eu tenho andado com Deus? Tenho aberto meu coração a Ele?

Decisão: Faça o possível e o impossível, mas converse HOJE com Deus sobre sua vida!


QUINTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO 2019 – MUDAR JÁ!

Temos medo de mudanças! É verdade! Na maioria das vezes preferimos que as coisas continuem do jeito que está… preferimos o conforto da nossa casa, que ninguém mexa nas nossas coisas, que ninguém interfira em nossos planos, que tudo fique onde está e deve ficar… Mas… tudo passa, até uva passa neh (piadinha antiga, tudo bem eu sei, rs)

Vivemos em uma era em que tudo muda constantemente e rapidamente. No mercado de trabalho é necessário estar sempre atualizado se não já era! Os produtos que não inovam deixam de ser comprados, e quem não muda, infelizmente acaba ficando pra trás também…

Como renovar a mente (Rom 12:2) mantendo os princípios? Como se transformar sem abrir mãos dos valores? Sem se conformar com o mundo? Estes são quem sabe os maiores desafios da nossa geração! É preciso mudar, mas com sabedoria!

Pense: Que mudanças precisam acontecer em minha vida? Como posso colocar em pratica sem comprometer meus valores? Você já abriu mão dos seus valores apenas para agradar alguém? Como se sentiu?

Decisão: Tomar decisões de mudanças baseada em valores e não em impulsos ou emoções para #ANDAR COM DEUS.


SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO 2019 – QUEM É VOCÊ?

Você é a família onde nasceu?
Você é o dinheiro que seus pais tem?
Você é a beleza que você tem?
Você é a quantidade de curtidas que recebe no Face?
Você é a inteligência que você tem?
Você é a rapidez e rancor com que responde as pessoas?
Você é a profissão que você tem ou quer ter?
Você é uma medalha na parede?

Afinal…

O que você é?
Quem você é?
Quem você quer ser?

Confesso que sinto até falta de ar lendo tudo isso…rs. Em meio a nossa corrida desenfreada para ser e parecer ser alguma coisa, Deus só fala uma coisa para gente: VOCÊ É MEU FILHO…! Sabe, isso deveria importar, mas por algum motivo parece que nos vemos satisfeitos apenas quando nossos desejos de sucesso material são satisfeitos…

Um dia eu vi um vídeo que me emocionou e me fez pensar por muito tempo… e me ajudou a entender o porque dessa nossa corrida louca atrás de coisas que não precisamos…

Sim é um vídeo infantil, e espero que na inocência desse vídeo, Deus fale com você também e te mostre como podemos #ANDAR COM ELE

Decisão: Assista…! tenho certeza que não vai se arrepender!

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Saudades de Deus – 04 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  Quando foi abandonada pelo marido, Cecília sentiu-se devastada. Ela estava com 30 anos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!