Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES / Comentários para Adolescentes: Lição 05 – Grande Humildade – 28 de Julho a 04 de Agosto 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 05 – Grande Humildade – 28 de Julho a 04 de Agosto 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 28 DE JULHO 2018 – UM HOMEM HUMILDE

“Mas Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” Tiago 4:6

Jesus Cristo foi o maior exemplo de humildade que nós conhecemos. Um homem simples, educado, amoroso, convicto dos seus ensinamentos e acima de tudo, temente a Deus.
Embora pertencesse a uma família humilde, as instruções que recebeu de sua mãe sob orientação do Espírito Santo, O tornou um homem sábio. Apesar de todo conhecimento, nunca Se considerou melhor do que qualquer pessoa.

Sua sabedoria passava por alto os sábios rabinos e professores da lei, era conhecedor de todos os assuntos e não titubeava diante das perguntas mais difíceis.
Ele era sem dúvida, admirado e invejado por muitos mas como resultado do relacionamento que Jesus tinha com o Pai fazia com que Ele desejasse apenas amar e servir. O desejo do seu coração era fazer a vontade do Pai. Nenhuma sombra de orgulho rondava-lhe seus pensamentos.

Mesmo sendo conhecedor do que ocorreria na Sua vida, principalmente da maneira como morreria, em nenhum momento fez valer a Sua autoridade ou poder concedidos por Deus.
Diante de pessoas ilustres ou simples, seu comportamento era sempre o mesmo e Deus concedeu-Lhe equilíbrio físico e emocional para vencer todas as provações e dificuldades.

Vale a pena seguir Seu exemplo! Relacionar-se com Deus para aprender a prática da humildade, mesmo em um mundo onde a palavra de ordem é egoísmo.

Pense: A sabedoria divina comunica cuidado para com o próximo por meio de um espírito gentil, complacente e misericordioso.

Decisão: Você já jejuou alguma vez? Sabia que a prática do jejum nos aproxima mais de Deus? Experimente!


DOMINGO, 29 DE JULHO 2018 – NÃO MINTA!

“Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso.” Salmo 101:5

Deus não tolera pessoas mentirosas e arrogantes. Embora a Sua misericórdia permita nos arrependermos dos erros e sermos perdoados por Ele, é possível que nossas más ações tragam consequências que deixarão marcas por toda a vida.

Lembro-me de um episódio onde uma conversa entre duas pessoas conhecidas trouxe muitos dissabores para ambas. Depois de encerrada a conversa uma delas distorceu todo o assunto e às ocultas, causou intriga entre várias pessoas.

O resultado disso foi agressão verbal, tristeza, mágoa, perda de amizade, mas acima de tudo, o distanciamento de Deus. O sentimento de superioridade não permitiu buscarem a presença do Espírito Santo para os esclarecimentos, tentaram resolver da maneira que imaginaram ser a correta.

A pergunta é: vale a pena mentir ou ser arrogante com alguém, apenas para demonstrar uma falsa superioridade? Quando escrevo falsa superioridade é porque realmente não somos superiores a ninguém. O máximo que conseguimos alcançar são as diferenças nos talentos que Deus nos deu.
Ninguém é capaz de realizar todas as coisas com perfeição, temos sempre alguma deficiência em alguma área. Portanto, é tolice querermos mentir ou causar confusão entre as pessoas por pensar que somos melhores.

Deus nos criou íntegros à Sua imagem e semelhança para mantermos fielmente Suas características e não envergonharmos o Seu santo nome. Deus nos sonda diariamente, não para nos flagrar em algum erro, mas para nos socorrer quando pedimos perdão dos erros que cometemos.

Pense: Somos chamados a agir com sabedoria e integridade e rejeitar a perversidade em nós mesmos e nos outros.

Decisão: Louve a Deus com cânticos todas as manhãs. Seu coração se encherá de alegria e sua mente só produzirá bons pensamentos.


SEGUNDA-FEIRA, 30 DE JULHO 2018 – ORE ANTES DE AGIR

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Provérbios 16:18

Na Bíblia nós encontramos relatos de várias pessoas que mesmo sendo escolhidas por Deus para realizar Suas obras, permitiram que o espírito altivo e o orgulho conduzissem sua vida.
Saul foi o primeiro homem escolhido por Deus para reinar sobre Israel e lutar a favor do Seu povo. Depois de ungido pelo profeta Samuel, teve todas as honras e autoridade concedidas a ele. A única pessoa a quem ele devia satisfações era o próprio Deus.
Infelizmente, Saul não soube lidar com o poder que Deus lhe concedeu.

Depois de algum tempo presenciando as vitórias no seu reinado, esqueceu-se que era Deus quem as concedia. Tomado de orgulho e se sentindo autossuficiente para conduzir o povo de Israel, resolveu tomar as decisões por sua própria vontade.
Ele esqueceu-se que estava sob o comando de Deus e que as vitórias não pertenciam a Ele. Mas mesmo sendo alertado pelo profeta sobre os erros que estava cometendo, o espírito altivo que tomava conta de Saul não permitiu que ele se submetesse novamente à vontade de Deus.

As consequências do distanciamento entre Saul e Deus resultaram na sua morte e na morte de seus filhos e o povo de Israel não ficou sem rei, antes da morte de Saul outro já havia sido escolhido ungido!
O que somos e o que sabemos sem a presença de Deus? Não somos nada e não sabemos nada! A Bíblia diz que somos “menos que nada”. Tudo o que vivemos é sempre com expectativa de que pode dar certo, nunca com certeza absoluta.

Cultivar qualquer sentimento que nos distancie de Deus é promover a própria destruição. Temos que estar atentos e discernir entre o certo e o errado. Caminhar com Deus às vezes pode parecer difícil, mas caminhar sozinho é um ato de loucura!

Pense: “O pecado do orgulho é condenado com veemência, porque infringe o primeiro princípio da sabedoria, que é temer ao Senhor.”

Decisão: Neste momento, pare o que está fazendo e ore ao Senhor! Peça que Ele seja o Senhor exclusivo da sua vida!


TERÇA-FEIRA, 31 DE JULHO 2018 – REPRESENTANTES DE JESUS

“Seja a atitude de vocês a mesma de Jesus Cristo.” Filipenses 2:5

No Antigo Testamento a compreensão sobre humildade inclui inferioridade ou aflição, no Novo Testamento seu significado é, primeiramente, uma qualidade pessoal de dependência de Deus e respeito por outra pessoa.
Humildade não é um instinto natural do ser humano; é uma virtude dada por Deus através de um viver consagrado.

A essência da mente de Cristo era a humildade e o amor sacrifical pelo próximo, enquanto a essência da degenerada mente humana é o egoísmo e o orgulho. A vida de Jesus Cristo nos mostra o perfeito exemplo de humildade. Embora Ele tenha sido e seja a divindade eterna, Jesus se apropriou da humanidade com todos os atributos pessoais exceto o pecado.
Dessa maneira, nós devemos ter o cuidado de nos humilhar para ser o que nós, de fato, precisamos ser. Jesus estimulou seus seguidores a serem humildes perante Deus e os seres humanos e a praticarem a humildade.

Durante um tempo em que o mundo grego repugnou a qualidade da humildade, Cristo veio como um Salvador humilde. Ele humilhou a si mesmo para tornar-se obediente à vontade de Deus, a qual O conduziu à Sua morte na cruz.

E as Escrituras Sagradas prometem que a vontade de Deus exaltará aqueles que forem genuinamente humildes. Humildade não vem por si mesma, mas vem de Deus e resulta em louvor a Ele.

Pense: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.”

Decisão: Pratique a humildade hoje! Sorria, seja gentil, agradeça, peça, ofereça! Seu dia terminará bem melhor!


QUARTA-FEIRA, 01 DE AGOSTO 2018 – MELHORES AMIGOS

Ser humilde é ser amigo de Jesus. E sendo amigo de alguém tão especial nos tornamos especiais também. Nossos atos nos farão dignos de sermos chamados de cristãos e de estarmos representando o caráter de Deus neste mundo.

Normalmente não gostamos de ceder nosso lugar na fila, dificilmente paramos para ajudar alguém e nos incomodamos quando temos que carregar algo para outra pessoa. Até em dias chuvosos não aceitamos “carona” em algum guarda-chuva.
Estes são pequenos exemplos de atitudes que muitas vezes nos envergonham e consequentemente nos distanciam do nosso amigo mais precioso: Jesus Cristo.

É difícil imaginar Jesus se recusando ajudar sua mãe nos deveres de casa ou se negando socorrer alguém necessitado. Ao contrário disso, Ele estava sempre disposto a ajudar e atento para que as pessoas ao seu redor se sentissem sempre bem e aceitas, independente da condição física, social ou financeira.

Nosso espelho tem que ser Jesus, temos que imitá-Lo da maneira correta. Se pararmos para imaginar e meditar só um pouquinho no comportamento de Jesus, com certeza estaremos mais atentos ao nosso comportamento, que por vezes é bem mesquinho.

Luz para o mundo é o que somos. Devemos nos alimentar da Palavra de Deus para que a cada dia nós possamos brilhar mais e mais. Vale a pena ser lembrado por ser alguém que transmite paz, que é feliz e que tem Jesus Cristo como seu exemplo de vida, como Seu melhor amigo.

Pense: “Não há espaço para Deus no homem que está cheio de si mesmo.”

Decisão: Observe ao seu redor. Com certeza tem alguém precisando de você. Ajude-o! Seja você o melhor exemplo de cristão!


QUINTA-FEIRA, 02 DE AGOSTO 2018 – SER HUMILDE É…

…confiar que Deus cuida de nós em todos os detalhes da nossa vida.

Há algum tempo nós não temos plano de saúde e na época em que decidimos que iríamos utilizar apenas a Saúde Pública, confesso que fiquei um pouco assustada. Especialmente por ouvir pessoas que não tiveram um bom atendimento em postos de saúde ou hospitais.

Quando chegou o momento em que eu precisei fazer o check-up anual o médico me pediu alguns exames que logo foram agendados. No dia marcado para a coleta de sangue, saímos cedo de casa, pois o horário de atendimento era até às nove horas da manhã e a quantidade de pessoas para serem atendidas era muito grande.

Nós já havíamos orado a Deus antes de sairmos de casa, mas ao chegarmos ao laboratório eu orei novamente, e pedi a Deus que eu fosse bem atendida pela enfermeira e que tudo ocorresse bem.
Pacientemente eu esperei a minha vez de ser atendida. Quando a porta da sala de coleta se abriu, uma enfermeira muito simpática me chamou. Ela, muito gentilmente, me pediu para sentar em uma cadeira branca muito confortável.

A enfermeira sempre sorridente conversou comigo durante todo o procedimento e depois de alguns minutos eu já estava liberada. Nós nos despedimos, eu agradeci pelo seu cuidado e gentileza e naquele momento eu percebi que na sala havia quatro cadeiras e apenas uma era muita confortável, as demais eram cadeiras simples de madeira.

Eu senti que Deus estava cuidando especialmente de mim naquele dia. Ele preparou uma pessoa especial, um lugar especial não apenas para eu ser bem atendida, mas para falar do Seu amor por todos nós. Além de humildes, como cristãos temos que confiar todos os nossos passos nas mãos de Deus e esperar que Ele faça o melhor para nós.

Pense: “Mas Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” Tiago 4:6

Decisão: Faça de hoje um dia diferente. Seja gentil e simpático com todas as pessoas que se aproximarem de você!


SEXTA-FEIRA, 03 DE AGOSTO 2018 – NOSSO MAIOR EXEMPLO

Jesus nasceu em uma família simples, cresceu e viveu entre pessoas humildes, mas também conheceu pessoas nobres. O Seu comportamento sempre foi o mesmo com todos, inclusive quando estava para ser crucificado, clamou ao Pai para que perdoasse seus agressores.
Nunca se ouviu reclamações da Sua boca, muito menos quis tirar proveito de pessoas ou situações. Ele era mestre em humildade!

O texto abaixo retrata bem o caráter de Cristo e nos apresenta o modelo de pessoa que temos que seguir:

“O Mestre divino passou por alto os grandes homens da Terra, os titulares e ricos, que estavam acostumados a receber louvor e homenagem como dirigentes do povo. Eram tão orgulhosos e confiantes em si próprios, na sua alardeada superioridade, que não poderiam ser levados a simpatizar com os semelhantes e tornar-se colaboradores do humilde Homem de Nazaré. Os principais reformadores foram homens de vida humilde, homens que, em seu tempo, eram os mais livres do orgulho de classe e da influência do fanatismo e astúcia dos padres. É plano de Deus empregar humildes instrumentos para atingir grandes resultado.”
O Grande Conflito, p. 171.

Deus nos abençoe e nos conceda forças para realizarmos a Sua vontade!
Feliz Sábado!

Pense: “Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa”? Romanos 12:3.

Decisão: Confesse seu pecado, seja honesto, sirva aos outros como a si mesmo, humilhe-se diante de Deus.

Comentários do Facebook

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Whatsapp: (027) 99777-2514 - Thiago Oliveira

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

  SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!