Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Adolescentes: Lição 05 – O Exemplo de Noé – 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 05 – O Exemplo de Noé – 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro 2019

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 26 DE JANEIRO 2019 – ARREPENDIDO!

Comentário por:  Sandra Zafalan Pescuma

Você já se arrependeu de alguma coisa que tenha feito ou deixado de fazer? E ainda ter que arcar com as consequências?

O arrependimento é um dos sentimentos mais nobres que existe, pois nos faz pensar nos nossos atos ou palavras e nos motiva a corrigir os erros.
Podemos nos arrepender de ter ofendido alguém, de ter colado na prova, de ter sentido raiva ou inveja do melhor amigo ou de ter respondido aos nossos pais de maneira rude. Mas podemos também nos arrepender de não termos ajudado alguém ou até mesmo de não orar a Deus quando acordamos pela manhã. Mas quando nos arrependemos Deus nos dá a grande chance de mudar o rumo da situação.

O povo na época de Noé foi alertado sobre a maldade que eles estavam cometendo e que haveria consequências gravíssimas sobre os que não se arrependessem dos erros. Infelizmente apenas oito pessoas e alguns animais conseguiram se salvar do dilúvio. O povo não levou a sério a advertência de Noé. Para eles, Noé não passava de um velho louco.

Hoje, as advertências de que este mundo não vai muito longe estão sendo dadas de maneira bem explícita através do aumento da violência, das mudanças climáticas, do clamor à paz e amor entre as pessoas em todo o mundo, etc. O momento em que vivemos é um anúncio de que a volta de Jesus Cristo está muito próxima.

Diante de tantos acontecimentos a maioria das pessoas tem o mesmo comportamento da época de Noé, estão descrentes da volta de Jesus e satirizam aqueles que creem. Mas a nossa missão, mesmo que aparentemente inválida, é anunciar a breve volta do Senhor Jesus na certeza de que ao anunciarmos estaremos fortalecendo nossa fé.

Pense: “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer mas o Meu amor por você não acabará nunca, e a Minha aliança de paz com você nunca será quebrada. É isso o que diz o Senhor, que tem amor por você.” Isaías 54:10

Decisão: Será que existe alguma coisa que você está fazendo que te separa de Deus? Reflita nos seus atos e se for necessário se arrependa e confesse a Deus. Ele espera ansioso por este encontro.


DOMINGO, 27 DE JANEIRO 2019 – FÉ

“A única evidência que Noé teve de que o dilúvio aconteceria foi o que Deus disse.” E a única evidência que nós temos de que Jesus Cristo vai voltar são as palavras escritas na Bíblia Sagrada. A mesma fé que Noé tinha é a mesma que nós precisamos desenvolver e fortalecer a cada dia. A diferença é que Noé ouvia a voz de Deus e acreditava em tudo e nós precisamos crer através do estudo da Bíblia, que também é um meio de Deus se comunicar conosco.

O Deus de Noé é o mesmo Deus que nós temos hoje. Ele disse que acabaria com todos os seres vivos que não entrassem na arca e sua promessa foi cumprida. A mensagem para nós, hoje, é que tudo o que existe neste mundo será destruído com a volta de Jesus e não terá nenhuma arca para nos resgatar.

A nossa salvação será pelos méritos da crucificação e ressurreição de Jesus. Se crermos que Jesus é Deus, que morreu para nos libertar do mal, salvar do pecado e que em breve voltará para nos buscar para vivermos uma vida plena de alegria ao Seu lado, estaremos seguros.

Temos que crer e confiar como fez Noé. Nosso Deus é fiel e justo e no momento exato, tudo acontecerá. Cabe a nós estarmos preparados para este encontro que será real. Veremos Jesus Cristo vindo entre as nuvens do céu com grande poder e glória resgatar todo aquele que O amou e O serviu.

Não podemos perder tempo, já estamos nos pênaltis e nossa fé pode estar em jogo. Logo Jesus virá! Este grandioso dia se aproxima e a vitória é certa!

Pense: O que a letra deste hino significa para você:
“Breve virá… breve virá…. breve Jesus voltará!!


SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JANEIRO 2019 – DESISTIR JAMAIS!

Muitos relatos bíblicos nos mostram que Deus poderia ter desistido de nós há muito tempo. Afinal, ele é o dono do mundo!

Mas vou citar apenas três situações bem conhecidas para nossa reflexão.
– Eva se afastou de Adão, foi enganada pela serpente e seduziu Adão resultando na expulsão do casal do jardim do Éden trazendo consequências desastrosas até o dia de hoje. Lembrando que foram os primeiros a serem criados!
– Sodoma foi exterminada por Deus e apenas Ló e sua família conseguiram se salvar. Quase toda família, sua esposa se transformou numa estátua de sal porque lamentou a destruição da cidade corrompida onde morava.

– Noé alertou o povo por 120 anos que haveria um grande dilúvio para “limpar” a terra de toda maldade. Apenas 8 pessoas foram salvas. Apesar de ser um homem íntegro e honesto, Noé era zombado por sua pregação.

Essas situações nos mostram que Deus poderia ter destruído tudo e começado de novo! Poderia ter criado um novo ser humano que jamais o desobedecesse e tudo seria perfeito como no princípio. Provavelmente você e eu não estaríamos aqui hoje, mas a nova criação de Deus o honraria como Ele merece.

Mas ao contrário da minha sugestão, Deus não desistiu do ser que ele criou. Ele preferiu morrer para nos dar a chance de amá-lo de verdade e através deste amor, obedecê-lo em tudo. Muito tempo já passou desde o princípio de tudo e acontecimentos bons e ruins vão preenchendo os dias, escrevendo a história deste mundo.

Deus não desistiu de Ló, mesmo sendo um entre tantos. Deus não desistiu de Noé e sua família, mesmo sendo apenas oito e não desistiu de nós, pois se tivesse desistido não teria permitido que Adão e Eva continuassem vivos.

Pense: Se você pensa que Deus desistiu de você, desista desse pensamento!!Em qualquer situação Ele jamais nos abandonará!

Decisão: Você já jejuou? Você sabia que o jejum nos aproxima mais de Deus? Que tal praticar? Tenho certeza que seu relacionamento com Deus se tornará muito mais especial.


TERÇA-FEIRA, 29 DE JANEIRO 2019 – UMA ARCA PARA NÓS

Você já parou para pensar que se Noé vivesse nos nossos dias ele teria uma multidão de pessoas dispostas a segui-lo? Hoje em dia nós temos necessidade de ver e, se possível, tocar no que estamos acreditando. E para Noé isso não seria difícil, pois a arca era uma construção gigantesca.

Talvez muitas pessoas não desejassem entrar na arca por medo de um possível dilúvio e sim por curiosidade em saber como foi construída, quais materiais foram utilizados, se havia cozinha, quartos, se seria confortável passar alguns dias ou meses navegando naquele imenso barco.

Provavelmente haveria preocupação com a segurança em relação aos animais, afinal, muitos seriam selvagens e estariam dividindo o mesmo espaço com as pessoas. Muitas especulações surgiriam, muitas dúvidas, mas com certeza, um grande número de curiosos entraria nesta viagem.

Mas Noé se foi há muito tempo, o dilúvio já passou e nós estamos à espera de outro grande acontecimento: a Volta de Jesus. Hoje também existe um grande número de curiosos que querem saber como e quando será esse dia, mas infelizmente não tendo algo grande para ver ou tocar permanecem apenas na curiosidade.

Nós também temos uma arca, não tão grande como a construída por Noé, mas bem mais valiosa: a Palavra de Deus. E se embarcarmos na sua leitura, aprenderemos as mesmas lições que Noé aprendeu com Deus. Lições de obediência, amor, servidão e fidelidade. Poderemos até sermos chamados de loucos, mas essa é a melhor loucura que qualquer ser humano pode ter.

Pense: “Os homens excluíram Deus do seu Conhecimento, e adoraram as criaturas de sua própria imaginação.” Patriarcas e Profetas pg. 55

Decisão: Que tal se tornar cada vez mais “louco” e se aprofundar no conhecimento bíblico? Além de descobrir como foi à trajetória de Noé você estará se preparando para o evento que nós tanto almejamos: a Volta de Jesus.


QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO 2019 – DIAS CONTADOS

O livro de Gênesis, nos capítulos 7 e 8 relata o período em que ocorreu o dilúvio. A chuva começou no 17º dia de Noé, no 2º mês do ano 600 a/C. Por 40 dias e 40 noites choveu ininterruptamente, foram 150 dias, totalizando 5 meses. Quando a arca repousou definitivamente em terra seca, havia se passado 365 dias, que corresponde a 1 ano.

A Bíblia nos diz que: “Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra e baixaram as águas.”Gên.8:1-2. Deus havia cumprido a promessa de limpar a terra da corrupção e maldade. A partir dali, o homem teria uma nova chance de recomeçar.
Após um curto período de tempo a terra já não era mais a mesma. O cenário havia mudado e Noé e sua família teriam o dever de dar continuidade a raça humana e manter os ensinamentos de Deus, afinal eles já tinham aprendido a lição.

Ao longo destes anos, o ser humano foi se esquecendo dos ensinamentos e para muitos a Arca de Noé se tornou lenda e até motivo de piada. Mas o mesmo Deus que abriu as comportas do céu e fendeu as rochas para sair água suficiente para em um ano estar tudo destruído, fará justiça em nossos dias.

Deus prometeu que não haverá água para destruir a terra, mas sim fogo e enxofre. Apesar de não termos data marcada para este acontecimento, nossos dias já estão contados por Deus. Na hora exata tudo acontecerá.

Creio que nenhum de nós gostaria de ter vivido na época de Noé e ter morrido no dilúvio, mas creio também que ninguém quer passar pelo fogo. Hoje é o dia que temos que decidir se vamos honrar a Deus para ser salvos como Noé e sua família ou se queremos fazer parte da sujeira que será extinta por Deus.

Pense: “Destruirei, de sobre a face da Terra, o homem que criei.” Gên. 6:7

Decisão: Os capítulos 7 e 8 do livro Patriarcas e Profetas de Ellen G. White, descrevem com detalhes todo o tempo em que Noé permaneceu na arca. É uma leitura que eu recomendo!


QUINTA-FEIRA, 31 DE JANEIRO 2019 – RELACIONAMENTO SEGURO

Eu assisti recentemente o filme Ben Hur e pra quem não assistiu ainda, vale a pena! O filme é muito interessante e me ensinou muitas lições. Mas me chamou atenção o relacionamento entre dois personagens. Desde a infância eles eram melhores amigos e por motivos alheios à vontade deles, foram separados na adolescência.

Depois de alguns anos, quando se reencontraram, a mudança no caráter de um deles foi gritante. Movido pela ganância e desejo de poder, se tornou uma pessoa sem escrúpulos e para alcançar seu objetivo passou por cima de tudo e de todos, inclusive da amizade. Não houve, neste relacionamento, respeito, companheirismo, lealdade, e acima de tudo, amor. E se não conseguimos por em prática esses elementos básicos, dificilmente manteremos um relacionamento saudável com alguém, muito menos com Deus.

Nossa lição traz uma pessoa completamente diferente deste personagem tão egoísta. Noé era um homem que mantinha um relacionamento tão íntimo com Deus que não deixou nada abalar a amizade deles.

Durante os 120 anos que Noé anunciou o dilúvio, mesmo diante de tanta pressão para desistir da “loucura” que era construir a arca, sua amizade com Deus cresceu, se fortaleceu e serviu de alicerce para sua família confiar plenamente no que ele falava.
Você tem um melhor amigo? Alguém em quem você confia todos os seus segredos e sonhos? Hoje Deus nos fala através da Bíblia e seu maior desejo é que nos tornemos Seus melhores amigos para terminarmos a história deste mundo eternamente juntos.

Você já levou uma palavra de esperança a alguém que você conhece? Muitas pessoas podem estar esperando apenas uma palavra para se tornarem seus amigos. E nada melhor do que começar uma amizade com um assunto tão importante, que é a pregação do Evangelho.

Pense: Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos. (Sócrates)

Decisão: Se admiramos Deus, nossas qualidades tem que ser semelhantes às d´Ele.
Faça uma lista das suas qualidades e o que não estiver semelhante ao caráter divino, peça ao seu melhor Amigo, orientações para melhorar.


SEXTA-FEIRA, 01 DE FEVEREIRO 2019 – A ESCOLHA

É impressionante como o tempo tem passado rapidamente. Hoje é o último dia do ano e parece que foi ontem que iniciamos 2018. Sorrisos, lágrimas, perdas, ganhos, alegria, tristeza, frustração, sonhos realizados, sonhos perdidos, decisões certeiras, decisões equivocadas e tudo passou! Como diz o sábio Salomão “vaidade, tudo é vaidade”!
Mas mantemos a esperança de que o próximo ano será melhor e novo planos já estão sendo feitos e expectativas sendo geradas. Assim é a nossa vida! E graças a Deus por ela.

Há dois dias mais um avião desapareceu no mar, matando mais de cem pessoas. Não se sabe ao certo o que aconteceu e as últimas palavras do comandante registradas pela torre de controle foram: “Há uma tempestade, vamos mudar de rota”. O pai do comandante deu uma declaração emocionada pedindo seu filho de volta, mas disse que se a vontade de Deus for que seu filho não volte que assim seja.

A maioria das pessoas não vive na dependência de Deus, mas quando há um acontecimento grave, acreditam que foi Deus quem determinou e quando se conformam com as tragédias, sofrem com as perdas depositando toda responsabilidade em Deus. Que imagem muitas pessoas têm de Deus. Um ser poderoso que determina as consequências das nossas escolhas! Se esquecem que se sofremos com tantas catástrofes nós somos os responsáveis.

Lúcifer também responsabilizou Deus pela sua rebeldia, chamando-O de tirano e injusto. Mas uma coisa é certa, as escolhas nós fazemos, mas as consequências nós herdamos. Lúcifer escolheu estar contra Deus e até hoje arrasta milhares de pessoas para fazerem o mesmo.

Meu apelo é que no próximo ano, que começa amanhã, você escolha estar ao lado de Jesus na certeza que as consequências herdadas serão maravilhosas e eternas.
Feliz Ano Novo!

Pense: Sua vida ou morte eterna é decidida pelas suas escolhas diárias! Nos livros estão sendo anotados todos os seus atos. Escolha viver eternamente!

Decisão: Neste último dia do ano, que tal fazer uma cápsula do tempo anotando seus planos para 2018? Guarde-os em um local seguro e no final do ano veja o que você conseguiu realizar.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

8ºSáb (1°Trim19) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!