Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Adolescentes: Lição 06 – Batendo á Porta do Céu – 02 a 09 de Fevereiro 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 06 – Batendo á Porta do Céu – 02 a 09 de Fevereiro 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



SÁBADO A TARDE- 02 DE FEVEREIRO 2019 – SÓ FAÇO O QUE EU QUERO

Comentário por: Sônia Rigoli Santos

Você já viu crianças teimosas que só fazem aquilo que querem?

Não importa qual seja a ordem dos pais, elas teimam, fazem birra, gritam, choram, se jogam no chão até que sua vontade seja feita.
Caim foi um jovem assim. Para que os seres humanos vivessem com a esperança de voltar ao Éden, Deus estabeleceu o sacrifício de cordeiros. Sempre que pecassem deveriam sacrificar um animal para lembrar que o pecado leva à morte e, que por isso Jesus viria um dia morrer em seu lugar. Mas Caim preferiu oferecer os frutos do seu trabalho, como se alguém pudesse salvar-se a si mesmo…
Outro que fez a sua vontade e não a de Deus foi Jonas e acabou tendo que ser salvo por Ele, através de um peixe!

Outro personagem teimoso foi Judas que escolheu se envolver com os inimigos e trair a Jesus para forçá-lO a inaugurar Seu reino, onde ele receberia honras, e acabou dependurado numa corda, pelo pescoço.

Os construtores da torre de Babel agiram de igual modo. Deus disse:” se espalhem”. Eles disseram: “vamos morar todos juntos num grande arranha-céu!” Deus disse: “nunca mais haverá um dilúvio”. Eles disseram: “vamos fazer uma torre até aos céus para escaparmos do próximo dilúvio.”

Quando a criança teimosa sai ganhando, ela aprende que o mundo gira em torno de si, que todas as pessoas têm que fazer a sua vontade, que todas as suas vontades são lei, e que ela está sempre certa. Você acha que isso será bom para a sua vida?

Você leu sobre Caim, Judas e os construtores de babel, que outros personagens você conhece que se deram mal quando contrariaram as ordens de Deus?

Pense: O pássaro que normalmente voa mais alto é o ganso Anser indicus, uma ave migratória que viaja em grupo sobre o Himalaia em direção ao Tibete e, no inverno, a Índia. Imagina. Esses gansos passando bem acima do pico mais alto do mundo, o Everest, a mais de

Decisão: Existem coisas que Deus diz não e você, como uma criança teimosa diz sim? Você se julga esperto o bastante para desafiar as ordens divinas e acreditar que vai se sair bem no final? Será que esse não é seu tempo de refletir e mudar?


DOMINGO, 03 DE FEVEREIRO 2019 – EU SEI MAIS DO QUE VOCÊ

É o caso da desobediência à ordem divina de cuidar da terra. A teimosia a esta ordem tem levado ao Aquecimento Global e suas consequências: o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
O aquecimento global leva a alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta. Suas consequências são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade e desastres ambientais. Uma delas é o degelo.
Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de cerca de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. O degelo da Groelândia pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até 7 metros. Estima-se que pelo menos 200 milhões de pessoas sejam afetadas pelo aumento do nível dos oceanos.
Os construtores da torre de babel eram esse tipo de gente teimosa e inconsequente, que pensava em fama para si e ignorava as consequências.
Imagine Deus ouvindo aquelas pessoas dizendo: “Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu.” (Gênesis 11:4) O que Ele deve ter pensado de tal ousadia? Será que existem cristãos igualmente desafiadores hoje?

Pense: “Há edificadores de torre em nosso tempo.

Os Incrédulos:constroem suas teorias pelas supostas deduções da Ciência, e rejeitam a Palavra revelada de Deus. Pretendem dar sentença contra o governo moral de Deus; desprezam Sua lei e vangloriam

Decisão: Se teimar em desobedecer às ordens divinas pode trazer consequências a curto, médio ou longo prazo, é óbvio que um dia “nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.”(Eclesiastes 12).


SEGUNDA-FEIRA, 04 DE FEVEREIRO 2019 – O PERIGO DO ORGULHO

“Deus determinara que os homens se dispersassem pela Terra toda, para povoá-la e subjugá-la; mas os construtores de Babel resolveram conservar unida a sua comunidade e fundar uma monarquia que abrangesse a Terra inteira. Assim, a sua cidade se tornaria a metrópole de um império universal; sua glória imporia a admiração e homenagem do mundo, e tornaria ilustres os fundadores.

A magnificente torre, atingindo os céus, tinha por fim permanecer como um monumento do poder e sabedoria de seus construtores, perpetuando a sua fama até as últimas gerações. Todo o empreendimento destinava-se a exaltar ainda mais o orgulho dos que o projetaram, e desviar de Deus a mente das futuras gerações e levá-las à idolatria.” (Patriarcas e Profetas, página 119) Mas seu plano fracassou…

O primeiro orgulhoso que também desejou glória, admiração e homenagens, foi Lúcifer e você sabe quais foram os resultados.
Hoje ele procura instilar o mesmo sentimento em cada ser humano.
Sempre houve pessoas orgulhosas. Sempre existiram pessoas preocupadas com a beleza. Pense em Absalão, por exemplo – era perfeito da cabeça aos pés e o corte dos seus cabelos era um evento! (II Samuel 14:24-25)

Mas hoje parece que as pessoas não pensam em outra coisa! Quem não deseja ser popular, bonito, famoso ainda que nas redes sociais?
Nas férias observei uma senhora que passava o tempo todo tirando selfies! Não trocou palavras nem com a filha, nem com a netinha de 3 anos, durante o dia todo. Parecia alienada do mundo que a cercava. E era uma avó!

Qual é o desejo que o inimigo está procurando instilar nos corações hoje? Como aconteceu aos construtores da arca, o inimigo procura desenvolver vaidade e orgulho no coração das pessoas, levando-as a desviarem de Deus a mente e levá-las a idolatria própria, a auto-glorificação.

Pense: Por que uma adolescente precisa seguir a moda até mesmo na cor das unhas mesmo quando estas cores são tão diferentes da cor que o Criador colocou? Por que garotos adolescentes usam brincos (antes usados apenas pelas mulheres), piercings e tatuagens, para

Decisão: Diante do perigo do orgulho e da vaidade faça um auto exame e depois ore pedindo a Deus que o ajude a deixar de lado todo o desejo de auto-glorificação.


TERÇA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO 2019 – O PODER DA INFLUÊNCIA

Os moradores da planície de Sinar foram instigados por Ninrod, um descendente de Caim, a construir sua cidade vertical, uma vez que ele foi o primeiro a desafiar abertamente a ordem de Deus de “se espalharem e povoarem a terra”, construindo as primeiras cidades, Nínive, Reobote-Ir, e Calá (Gênesis 10:11).

Mas, “se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.”(Salmo 127:1)

Por influência de um homem a torre foi erguida, mas pela ação de Deus ela foi parada e destruída. Entretanto, as consequências das ações de rebeldia podem ser devastadoras e afetar a milhares de pessoas por muitos anos ou para sempre.

No caso da torre de Babel, desde então, 4000 a 5000 mil idiomas diferentes vieram à existência e até hoje são o maior empecilho à pregação do evangelho.
Outro exemplo aconteceu depois da segunda guerra mundial, quando o território da Alemanha foi distribuído entre as nações aliadas.

Como Berlim era a capital alemã, e também estava no coração da parte oriental da Alemanha, os Aliados pressionaram para que a cidade fosse dividida em quatro setores, sendo o russo o maior de todos. Na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, a população assistiu à divisão da cidade, e veria mais tarde a construção de 155 km do muro de Berlim, e que passou a ser vigiado por 302 torres de observação e soldados armados, holofotes e minas. Ninguém saía nem entrava sem autorização dos agentes da fronteira.

Nas quase três décadas de existência do muro, houve 5.075 fugas bem-sucedidas, 270 pessoas morreram ao tentarem escapar, e outras 18.300, consideradas “traidoras da pátria”, foram presas e torturadas.
Só em 4 de novembro de 1989, o muro veio abaixo. Era o fim das consequências da guerra. Assista como foi este dia histórico apresentado pelo Jornal Nacional da data.

Pense: Se uma má ação pode levar a consequências tão terríveis e podem afetar a vida de tanta gente, qual o alcance da influencia da vida de alguém que escolhe servir a Deus e ao próximo?
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes , mais conhecida como Irmã Dulce

Decisão: Se as ações levam a consequências que ajudam a salvar ou a prejudicar, que atitudes você pretende tomar agora para fazer a diferença na vida das pessoas?


QUARTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO 2019 – UNIDOS PARA FAZER MAL

Você sabe o que é o PCC? O Primeiro Comando da Capital, a maior organização criminosa do Brasil. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico. A facção atua principalmente em São Paulo, mas também está presente em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países como a Bolívia e o Paraguai. A organização é financiada principalmente pela venda de maconha e cocaína, além de roubos de cargas e assaltos a bancos. O grupo está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

Outro grupo do mal é o CV, o Comando Vermelho, uma das maiores organizações criminosas do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Suas principais atividades são assassinatos, tráfico de drogas, assaltos, rebeliões e atividades terroristas.
O Comando Vermelho ainda controla partes da cidade e domina o Complexo do Alemão, as comunidades de Acari, Juramento, Dendê, Parada de Lucas e Dona Marta, entre outras.

É assustador pensar em pessoas que se unem com o propósito de fazer o mal. Entretanto, muitos adolescentes também se unem para zombar de amigos; outros se unem para mentir e enganar os pais, outros para praticar atividades antissociais, outros para fumar, beber ou usar drogas, se prostituir, e a lista vai longe…

Quais serão as consequências?

Pense: Satanás foi o primeiro a se rebelar contra Deus e Suas leis e a se aliar aos anjos que aceitaram segui-lo, no intuito de praticar o mal. Quais as consequências?
“Satanás estava espantado ante sua nova condição. Sua felicidade acabara. Olhava para os a

Decisão: Fazer o bem traz felicidade e para quem o pratica, a felicidade começa desde a ideia, o planejamento, a ação, e depois a lembrança da ação e reação dos que foram beneficiados. Por outro lado, fazer o mal envenena quem o pratica, desde os pensamentos de ir.


QUINTA-FEIRA, 07 DE FEVEREIRO 2019 – SEGUINDO A IDEIA DE OUTROS

Você conhece pessoas que não sabem dizer não? Tem gente que faz tudo o que os outros mandam ou sugerem. Faz o que os outros fazem. E por isso, muitas vezes se dá mal.

Quantos começam a fumar, a beber, ou a se prostituir por influência de amigos! Quantos ingressam no mundo das drogas ou da criminalidade porque este é o estilo de vida dos amigos. E quantos adolescentes adventistas deixam a igreja para não serem diferentes dos amigos!

É por isso que o salmista diz: “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!” (Salmo 1: 1)
Na construção de Babel, havia aqueles que “não criam no concerto de Deus de que não mais traria um dilúvio sobre a Terra. Muitos deles negavam a existência de Deus, e atribuíam o dilúvio à operação de causas naturais. Outros criam em um Ser supremo que destruíra o mundo antediluviano; e seu coração ergueu-se em rebelião contra aquele Ser.” (Patriarca e Profetas, página 119)

Mas o mais impressionante é que Deus ainda procurou atraí-los a Si, ainda esperou, dando a eles um tempo de misericórdia.
E havia outro grupo, o dos que apenas seguiam os rebeldes, iam com a multidão, seguiam as ideias dos outros. Por isso, “os que temiam ao Senhor clamavam a Ele para que interviesse. “Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam.” Gênesis 11:5. (Patriarcas e Profetas, página 123)

Pense: Você vive num mundo onde muitas vozes procuram te afastar de Deus. Como você viu no comentário do domingo, até cristãos ensinam falsas ideias sobre Deus. Até mesmo na igreja você conhecerá falsos representantes da verdade e da justiça, aqueles que foram c

Decisão: Assim como na torre havia um grupo de pessoas sinceras engadas, quem sabe, não há ao seu redor também alguns fracos e sem coragem para tomar boas decisões sozinhos. Será que Deus não está esperando que você tome o lado da verdade, da justiça e do bem par.


SEXTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO 2019 – A SEGUNDA CHANCE

Quando eu era adolescente e via alguma injustiça eu pensava: “se eu fosse Deus eu…” Geralmente o resto da frase era sempre de vingança. Mas, graças a Deus, Deus é Deus e Seu caráter é baseado na justiça e também na misericórdia, uma vez que Deus é amor.

E quantas vezes tenho sentido Sua misericórdia me oferecendo uma segunda chance!
Mal havia acabado o dilúvio, ainda era possível perceber os resultados da grande catástrofe e os homens já planejavam a rebelião.

“Se eu quero proteção, tenho que preparar-me para a próxima catástrofe,” diziam eles. “Vamos ser famosos – os construtores da mais alta cidade do mundo”, orgulhavam-se!
E Deus o que fez? Deu-lhes outra chance, espalhando-os pelo mundo.
Ele nasceu para brilhar! Seu futuro estava escrito nas estrelas. Seus pais contavam e recontavam qual seria seu destino – a fama, a vitória! Um anjo o prometera!

Mas ele quis fazer as coisas do seu modo. Saiu fora do plano divino e acabou cego e girando um moinho, como os animais de carga. Sansão nascera para ser herói e terminou sua vida como prisioneiro. Era Deus lhe dando uma segunda chance!
Ele seria o grande herdeiro das bênçãos materiais e espirituais. O chefe da grande família. Seu nome estaria na lista dos grandes homens da fé, ao lado do nome de seu avô e de seu pai. O próprio Deus empenhara Sua palavra ao dizer que ele seria maior que o irmão. Mas ele quis fazer as coisas do seu modo, e no seu tempo. Depois de enganar e mentir para o pai e trair o irmão, em vez da glória ele foge pelo deserto somente com um cajado. Era Deus oferecendo uma segunda chance a Jacó!

Deus o escolhera para reinar! Ele representaria o coração de Deus diante do povo. Era famoso, corajoso, colecionava vitórias. Era músico e todos cantavam suas canções. Era conhecido, reconhecido, e até temido pelos inimigos. Tinha tudo o que queria – amor e respeito. Então cobiçou o que não lhe pertencia. Traiu um de seus fiéis soldados, um de seus maiores heróis. Para esconder seu crime tentou trapaceá-lo, e acabou decretando a sua morte. Agora ele está em jejum e chorando, suplicando a Deus pela vida de seu filho, mas apesar de toda a humilhação e sofrimento, o bebê morre. É Deus dando a Davi uma segunda chance!

Pense: “Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.” Eclesiastes 8:11
Enquanto alguns aproveitam a segunda chance, como Sansão, Jacó e Davi, quantos outros endurecem

Decisão: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele.” Hebreus 3:15. Peça perdão e recomece!

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Adultos): Saudades de Deus – 04 de Maio 2019

Fazer DownloadImprimir  Quando foi abandonada pelo marido, Cecília sentiu-se devastada. Ela estava com 30 anos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal da Escola Sabatina Online

Seja Bem-Vindo(a), Estude diariamente as Lições da Escola sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!