Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 06 – Todo Mundo Está fazendo – 04 a 11 de Agosto 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 06 – Todo Mundo Está fazendo – 04 a 11 de Agosto 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE- 04 DE AGOSTO 2018 – PRESSÃO DO  MEIO

Olá amigos, espero que tenhamos uma semana cheia de bênçãos ao estudarmos juntos a lição desta semana.

Normalmente quando vemos irmãos gêmeos ainda pequenos, eles usam o mesmo tipo de roupas e sapatos, tudo igual. Em um grupo de amigos jovens e adolescentes muitas vezes a história se repete, usam tênis, camisetas, bonés semelhantes e até celular com capinhas iguais.

Este tipo de comportamento parece indicar que as pessoas querem se parecer uma com as outras para ter o sentimento de pertinência. Como se as semelhanças os fizessem merecedores de aceitação de um determinado grupo.

Na realidade este tipo de atitude em maior ou menor grau faz parte do comportamento humano. Um grupo sempre exercerá pressão nas pessoas a sua volta. Esta influência pode ser positiva ou negativa.

No estudo da semana encontramos os apóstolos sofrendo pressão dos líderes religiosos para negar a fé e o testemunho de Jesus. Por outro lado o evangelho refletido na vida dos apóstolos estava influenciando muitas pessoas a aceitarem a nova fé. Eles ficaram firmes e resistiram à perseguição e pressão e fizeram o que se esperava deles.

Pense: Como conviver com as pressões dos grupos e testemunhar do amor de Deus.

Decisão:
Decida de que lado você quer estar: Com a maioria ou ao lado do que é correto?


DOMINGO, 05 DE AGOSTO 2018 – TODO MUNDO ESTA FAZENDO?

O titulo da Semana Todo o Mundo está fazendo pode ser entendido como uma afirmação, uma mentira ou até mesmo um questionamento.

Afirmação: Justificativa

Os que se utilizam desta posição normalmente não querem assumir a sua atitude ou posição de forma individual e responsável. Querem aliviar a culpa dividindo com outros a responsabilidade. Exemplo: “Eu não queria ter ido até aquele lugar, mas o pessoal me levou.” ou “Eu não queria ter bebido, mas, me deram um copo e não tive como não beber”.
Quem participa deste grupo de “terceirização” da responsabilidade corre um grande risco de acabar se dando muito mal. Afinal as consequências dos atos não serão divididas na mesma proporção e para Deus cada um terá que prestar contas de suas decisões. Portanto não é uma boa escolha fazer parte dos que se escondem atrás dos outros.

Na realidade este comportamento teve seu inicio no Éden. Adão, quando questionado por Deus, responde: “A mulher que Tu me deste”. Essa resposta de Adão quis atribuir a Eva e até mesmo a Deus a responsabilidade de seu erro.

Amigo, a grande lição que podemos aprender é que Deus nos concedeu o livre arbítrio para usarmos de forma positiva e para de alguma forma se tornar uma benção para nós ou para as outras pessoas.

Quando entramos nesta “barca furada” de se justificar pelo comportamento dos outros estamos nos deixando transformar em marionetes na mão de Satanás, e o resultado não será nada bom.

Pense: Como tenho feito minhas escolhas? Qual tem sido o meu referêncial na tomada de minhas decisões?

Decisão: Relate alguma experiência positiva ou algum verso bíblico que tem ajudado você a tomar decisões ao lado da verdade.


SEGUNDA-FEIRA, 06 DE AGOSTO 2018 – TODO MUNDO ESTA FAZENDO 2

O titulo da lição acima como foi comentado ontem pode ser visto como uma afirmação, mas, hoje vamos avaliar a possibilidade de ser uma Mentira uma afirmação falsa.

Podemos pensar que se afirmação for falsa quem é quem está mentindo ou qual o motivo da mentira?
Vamos imaginar uma situação do cotidiano entre amigos de escola, onde alguns deles podem declarar que já “ficaram com várias meninas da sala” ou então outra situação onde alguns afirmam que todos os garotos da sala não são mais virgens”; afinal está todo mundo fazendo!???

Amigo a tentação e pressão vem a qualquer momento e em muitos locais que frequentamos. O importante buscar sabedoria em Deus e pensar:
Será que é verdade? Qual vantagem existe nestes comportamentos? O que Jesus faria no meu lugar? Como posso permanecer fiel e fazer valer o que acredito a respeito? Qual o motivo para o grupo ficar contando essas histórias? Será que não seria para fazer todo mundo exaltá-los e os considerarem melhores do que outros?

Também pode ser o contrário alguns deles querem fazer mais pessoas caírem nos mesmos erros que eles, ou seja, querem levar todo mundo pro mesmo “barco”, para quem sabe no intimo dividir a culpa.

Bom, para um adolescente e jovem cristão estar num ambiente como este e com a pressão de grupo a situação não é fácil, mas, sabemos que ele não estará sozinho, afinal Deus e o Seu Espirito prometeram estar com ele em qualquer situação e quem pedir ajuda poderá ser ajudado a se posicionar com retidão e humildade diante dos seus amigos.

Pense: Cuidado: – O mal repetido centenas de vezes como algo bom pode se tornar “verdade” para aqueles que submeterem a mensagem!

Decisão: Cite um verso bíblico que o acompanha e fortalece nestas situações.
Para quem quiser e puder baixe o APP no celular, procure:
PROMESSAS, (é o que tem o logo todo vermelho)
Lá você poderá ler e compartilhar centenas de mensagens bíblicas preparadas pelo Depto JA que poderão ajuda-lo em suas lutas diárias.


TERÇA-FEIRA, 07 DE AGOSTO 2018 – SINÉDRIO X  APÓSTOLOS

“Mais importa obedecer a Deus do que a homens”. Atos 5:26.

O verso da Semana expõe o principio de vida de dois tipos de religiosos:

Os membros do Sinédrio que eram os líderes do Judaísmo viviam numa zona de conforto até a chegada de Jesus e agora se consideravam ameaçados pela nova religião disseminada pelos apóstolos entre o povo. Mas por ser a religião dominante impuseram perseguição e morte aos cristãos missionários. Neste tipo de comportamento vemos a quem de fato serviam, e a qual interesse defendiam. O egoísmo e interesses pessoais determinavam o rumo de sua religião, viam o cristianismo como ameaça ao seu poderio.

Já os apóstolos que apresentavam as boas novas do evangelho eram humildes, pobres mais estavam cheios de poder do Espírito Santo, eles estavam libertos do jugo do poder da religião judaica, por isso quando Pedro e seus amigos foram acusados pelo Sinédrio, responderam o que está no verso da semana: “Mais importa obedecer a Deus do que a homens”. Atos 5:26. O senso de missão deles estava em compartilhar a nova mensagem de esperança ensinada por Jesus ainda que pudessem sofrer as consequências de confrontar o poderoso e temido Sinédrio, mesmo sabendo que corriam risco de morte e execração pública.

Normalmente quando lemos esta história, tomamos partido em favor dos apóstolos, mas será que muitas vezes não estamos fazendo da nossa religião pessoal igual aos membros do sinédrio? A quem de fato obedecemos e seguimos? Qual tem sido o nosso comportamento procuramos obedecer a Deus em todas as situações de nossa vida ou procuramos agradar as pessoas, descaracterizando nossa religião e sendo incoerentes entre o falar e o agir?

A pressão do grupo age sutilmente neste contexto de confronto e se não tivermos um firme relacionamento com Jesus seremos facilmente tentados aceitar e mudar de lado e a agir como o grupo que pressiona por interesse meramente humano e longe de praticar a vontade de Deus.

Pense: Como tenho vivido minha religião ? A que estou agradando e servindo?

Decisão: Hoje é o tempo de escolher de que lado quer ficar ! Qual será a sua escolha? Relate abaixo a sua escolha e diga o motivo de sua decisão.


QUARTA-FEIRA, 08 DE AGOSTO 2018 – A BATALHA

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

O verso acima pode nos ajudar a entender o conflito que vivemos entre obedecer a Deus ou aos homens. A maioria das pessoas vive segundo o padrão deste mundo de pecado. O termo “amoldar” remete a um processo de massificação do pecado, onde o pecador segue o padrão imposto pelo inimigo de Deus. Satanás propõe um caminho largo onde o homem pode fazer tudo que quiser desde que seja contra a vontade de Deus.

Por outro lado o apelo para os filhos de Deus fiéis é que se submetam a sua vontade pecaminosa a transformação que o Espírito Santo pode e quer efetuar em nossa mente. Assim, submissos e decididos a fazer a vontade de Deus seremos transformados dia-a-dia à imagem Dele.

O processo de transformação ocorre na mente. O conflito entre o bem e o mal ocorre primeiramente pelo domínio da mente onde se processa o livre arbítrio. Logo, fazer a vontade de Deus não é algo natural a nós precisamos primeiramente decidir, depois encher a nossa mente com as coisas de Deus. O que lemos, ouvimos e vemos vai alimentar nossa mente e direcionar a nossa mente e nossas escolhas.

Não existe saúde espiritual adequada sem consumir o alimento oferecido por Deus.
Portanto a obedecer e fazer o que Deus pede passa por este processo. Não tem outro caminho.

Pense: Como tenho alimentado a minha mente? Para qual direção tenho caminhado?

Decisão: O que você pode fazer e decidir hoje para fazer a vontade de Deus?


QUINTA-FEIRA, 09 DE AGOSTO 2018 – ENGANOS

Quando lemos o verso da semana encontramos dois grupos os que obedecem a Deus e os que seguem aos homens.
Entretanto, quanto mais perto do fim mais confusão haverá em todas as áreas da vida humana. Nas questões religiosas não será diferente.

Então, podemos imaginar que o inimigo de Deus usará de todo o engano para confundir a todos aqueles que não estiverem ligados e buscando a verdade de Deus. Temos um verso bíblico que diz “há caminhos que aos olhos humanos parece correto, mas o fim deles é caminho de morte”.

A estratégia do engano nos últimos dias será semelhante à chegada de um Tsunami, levando tudo e todos que estiverem a sua frente. Multidões estão caminhando pela estrada do engano pensando que estão do lado correto.

Amigos, precisamos pensar que temos um “inferno a evitar e um céu a ganhar”, mas para alcançar este céu e a vida eterna, precisamos nos alicerçar na Palavra de Deus. Não despreze o poder do engano, não confie no seu próprio entendimento, mas confie e busque a Deus para entender e fazer a vontade de Dele.

Pense: Quantas vezes fazemos coisas que não são dá vontade de Deus e nem percebemos?

Decisão: Ore e peça ao Espírito Santo para te guiar a toda a verdade. Se coloque numa posição onde poderá ouvir a Sua voz.


SEXTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO 2018 – VITÓRIA EM CRISTO

Os apóstolos sofreram muita pressão para abandonar a fé e para interromper a pregação da mensagem de Esperanaça. Mesmo após serem espancados e humilhados ficaram firmes em sua posição e missão.
A pressão que sofreram foi um grande obstáculo, mas não foi o suficiente para fazê-los abandonar a fé e a missão a eles confiada.
O Espírito Santo foi o consolador e o Inspirador nos principais momentos que tiveram que enfrentar. O poder recebido de Deus fez mais do que somente resistir à pressão e dificuldade, mas, os capacitou para pregar o evangelho a toda aquela geração.

A lição da semana encerra com o texto do livro de Atos 5:25
“Todos os dias na igreja ou nas ruas não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo”.

Veja quantas semelhanças existem entre eles e nós hoje:
– A graça de Cristo os salvou e os transformou
– Eles foram enviados para uma mensagem de salvação diferente da anunciada naquela época
– Eles sofreram pressão de todos os lados
– Eles receberam o poder do Espírito Santo para realizar a missão

Por fim, uma grande lição que eles nos deixaram:
Os apóstolos focaram na missão e não em si próprio. Não ficaram reclamando da pressão, da perseguição e do trabalho duro, pelo contrário eles ficaram honrados por poder levar o nome de Cristo e as boas novas a todas as pessoas. Venceram com atitude de humildade e ação.

Só existe duas saídas para este assunto.:
Ou enfrentamos a pressão do mundo com o poder do Alto e vencemos ou seremos vencidos e derrotados e passaremos a fazer pressão juntamente com os que nos pressionavam.

Pense: O que tenho feito como um “discípulo moderno”, em favor da pregação do evangelho?

Decisão: Cite o que você fazer para vencer a pressão do mundo e realizar o plano de Deus em sua vida?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

(3ºSáb 4Trim18-Ano C) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!