Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES / Comentários para Adolescentes: Lição 07 – Provado Pelo Fogo – 11 a 18 de Agosto 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 07 – Provado Pelo Fogo – 11 a 18 de Agosto 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 11 DE AGOSTO 2018 – PERS… O QUE?

Perseguição. Quantas vezes você já ouviu alguém falar sobre isso? Filmes policiais geralmente mostram perseguições alucinantes, se o mocinho do filme é o bandido #é eu sei que pareceu estranho, mas ultimamente, rs…# ou seja, se o ladrão é o herói do filme então ele consegue escapar de uma forma fantástica, mas não sem antes ter corrido muito, ter escapado de balas de 9 mm voando rasante sobre sua cabeça, explosões e outras estripulias que o diretor do filme colocar.

A lição desta semana fala também sobre perseguição de uma maneira interessante.

Ser perseguido por causa de Cristo Jesus e do Evangelho. Será possível?

Então não deixe de nos acompanhar no fascinante estudo da lição desta semana!

Pense: O que é ser perseguido? Por que alguém perseguiria outro por causa de Jesus?

Decisão: Comente abaixo o que é, para você, ser perseguido.


DOMINGO, 12 DE AGOSTO 2018 – PROBLEMA? OBA!

Título diferente neh? Eu também achei. Este é o título também do livro do médico e palestrante Roberto Shinyashiki onde ele encara de forma positiva os problemas, será possível isso?

Não é “doidera” da cabeça de alguém ver coisas positivas em problemas? Aparentemente não.

Problemas servem para revelar coisas. Na parábola da casa construída sobre a areia e a casa construída sobre a rocha, relatada por Jesus aqui http://goo.gl/gGiWl6 só é possível perceber o que estava acontecendo quando veio a chuva, a tempestade, a agua, ou seja, quando veio o problema… Quando o sol estava bonito no céu, nuvenzinhas no firmamento e os passarinhos cantando em ré menor, estava tudo certo com as duas casas! As duas parecia fortes e maravilhosas! Agora, quando veio a tempestade, aí que se viu quem é quem, quando veio o problema e a casa caiu.

A perseguição pode ser um problema que ajuda a revelar coisas também. Pode revelar quem está preparado e quem não está, por isso a bíblia fala que no final dos tempos haverá perseguição e juntamente com isso a distinção de quem é quem.

Pense: Pense nos problemas que você já teve que enfrentar… como você lidou com eles? O que eles revelarão sobre no que você estava fundamentado?

Decisão: Escreva no comentário abaixo alguma coisa que você aprendeu com algum problema que você enfrentou.


SEGUNDA-FEIRA, 13 DE AGOSTO 2018 – PAULO SENTIMENTAL?

As vezes a gente lê a Bíblia e parece que todo mundo lá é meio sério, que nao tem sentimento, que são carrancudos com a cara fechada… mas basta ler alguns textos de Paulo pra essa ideia ir pro espaço. Ele era top nos relacionamentos, dá uma olhada:

“Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalece-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé…”

Para e pensa, ele enfrentava perseguição e ainda tinha tempo pra ter ansiedade em ver as pessoas para compartilhar coisas de Deus… não era ansiedade porque nao tinha a ultima túnica da moda ou porque os rolos de manuscritos não eram feitos com a pele das ovelhas brancas do monte Neguebe, rs, NÃO!!!! Ele tinha ansiedade por ver as pessoas… Já olhou Paulo desta forma? Um homem com sentimentos igual eu e você? Que em meio aos problemas sente falta das pessoas que ama?

Pense: E você? Quando está enfrentando algum problema tem ansiedade em ver alguém? Porque?

Decisão: Temos ansiedade em ver algumas pessoas por diversas formas, mas sejamos honestos, nem sempre é porque queremos compartilhar as coisas de Deus… mas para e pensa um pouco aí… será que tem alguém que você conhece que você gostaria que conhecesse as coisas de Deus… porque não ora por ela neste momento e fala com Deus sobre ela?


TERÇA-FEIRA, 14 DE AGOSTO 2018 – PAULO SENTIMENTAL – PARTE II

Falamos ontem que Paulo mesmo sendo perseguido tinha ansiedade em ver as pessoas que ele amava… Mas na verdade, não era apenas isso, rs…

“Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visita-los, mas fui impedido até agora…”

Paulo fazia questão de informar seus bons desejos para aqueles que ele amava mesmo que ele estivesse em situações de extremo estresse. Como pesquisador da área da Psicologia, pessoalmente fico fascinado com isso! Porque ele tinha razões de sobra para estar deprimido, abatido, um situação em que muitas pessoas até mesmo tentam suicídio…

Mas Paulo atravessa o mar de sofrimento que a perseguição traz e revela uma fortaleza emocional tão grande a ponto de se importar com os sentimentos do outro mesmo quando os seus estão terrivelmente abalados…

Quem sabe não era esse era o remédio espiritual de Paulo para curar seu coração e sua alma…?

Pense: Quando você está enfrentando dificuldades, você consegue se importar com os outros? Ou apenas com você mesmo?

Decisão: E se você procurasse ajudar outras pessoas quando você mesmo estiver enfrentando algum problema? E se você tentar orar por outras pessoas além de você? Tente! Deus pode estar reservando coisas surpreendentes para você!!


QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO 2018 – MAR DA VIDA, MAR DE JOÃO

Uma das passagens da Bíblia aparentemente controversa é a que João afirma que o mar não existe, veja http://goo.gl/uo8PPJ

Tente se imaginar como João, preso em uma ilha, sofrendo sozinho… O que existe ao redor de uma ilha? O mar é claro, rs. Mas muito mar! Muito mesmo! Você olha pra janela e vê o que? O mar novamente…

O mar é o que separava João de todos e de tudo e ao descrever o céu, ele afirma que o mar nao existe, porque não existe mais separação…. ele vislumbra o céu como um lugar de conexão, com banda larga infinita, conectado a Deus forever! para João o mar separava ele das pessoas que ele amava, da igreja, dos amigos, dos irmãos, de tudo! E agora com o glorioso retorno de Cristo essa separação ja não existe mais… ou seja, o mar já não mais existe…

Pense: As lutas e perseguições que muitas vezes enfrentamos na vida nos separam por vezes das pessoas que amamos, mares que enfrentamos que nao podemos simplesmente fugir…

Decisão: Que coisas que você enfrenta neste momento que separam você das pessoas que você ama? Que mares que você gostaria que não mais existissem?


QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2018 – SOFRER PELO QUE?

Cena 01: Um cristão vai viajar para fora do país e não declara que está levando mais de 50 mil dólares junto dele. Ele esconde na mala, é pego na alfandega pela policia federal e é levado preso.

Cena 02: Um cristão vai viajar para fora do país para pregar o evangelho e é preso por radicais religiosos que não aceitam o cristianismo.

Veja, os 2 são cristãos, os 2 foram presos, mas foram presos por motivos diferentes. Um foi preso porque cometeu um crime, outro foi preso por pregar o evangelho

Os dois estão sofrendo, um está sofrendo por consequência de ter errado outro por estar pregando o evangelho.

Nem sempre as pessoas sofrem porque estão a serviço de Deus, algumas que estão a serviço de Deus sofrem por consequência de seus próprios atos.

As vezes achamos que estamos sendo perseguidos por sermos cristãos, quando na realidade estamos enfrentando apenas as consequências de nossos próprios atos…

Pense: Será que algumas das “perseguições” que afirmamos enfrentar nao são apenas consequências de coisas erradas que fazemos?

Decisão: Peça perdão para alguém que você errou. Simples assim. Não de desculpas, não justifique, apenas diga: “me perdoe pelo que fiz…” esta pode ser uma boa forma de acabar com algumas perseguições que acreditamos estar enfrentando.


SEXTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO 2018 – VERGONHA

Você já passou vergonha alguma vez? Ou melhor alguém já fez você passar vergonha na frente de todo mundo? Quem sabe seus pais? Como foi? rsrs… Acredito que já aconteceu com a maioria de nós e é uma situação em que se a gente pudesse cavaria um buraco na terra para sair de lá, tipo, nunca mais, rs

Nenhum de nós gosta de passar vergonha. A vergonha geralmente é gerada quando fazemos ou vivenciamos uma situação socialmente estranha aquela que nos mesmos apreciamos. Quando vivemos algo que nos mesmos nao aceitamos e então por deduzimos que as outras pessoas não aceitam também, engolimos esse sentimento estranho chamado “vergonha.”

Paulo diz: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…”

Você já sentiu vergonha de ser cristão? De ser Adventista? De não beber, nao fumar? Sentiu medo de passar vergonha com a galera, de não ser legal com sua turma? Já sentiu…? É engraçado como queremos ser aceitos pelas pessoas… queremos que elas nos amem, queremos que todo mundo nos ache legal… descolado, cool e etc… mas muitas vezes, as pessoas esperam que façamos coisas que sabemos pela Palavra que estão erradas e então para nao passarmos “vergonha”, para sermos amados e aceitos pelas pessoas, fazemos aquilo que sabemos ser errado… sentimos vergonha do evangelho…

Como não se envergonhar do evangelho? A saída é entender o porque do evangelho. Paulo afirma:

“é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…”

Pense: Poder de Deus para salvar… esse é o motivo, essa é a razão… A questão não é entre você e as pessoas, é entre você e Deus! Quando sentimos vergonha do evangelho sentimos vergonha na verdade é do poder de Deus em salvar o ser humano… Será que não está na hora de você e Ele trocarem uma ideia sobre isso urgentemente???

Decisão: Ore a Deus, peça perdão pelas vezes que você se envergonhou do evangelho… peça sabedoria para testemunhar, não precisa ser careta, mas não precisa falar palavrão também só pra parecer legal… Ore a Deus confessando tudo que se passa no seu coração neste momento, se estiver confuso, ore também e entregue a confusão toda nas mãos de Deus, afinal, Ele sabe melhor do que a gente resolver isso…

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Álbum de versos: Jardim e Primários

  Arquivo compactado contendo o material sugestivo e de apoio para o álbum de versos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!