Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 1° TRIMESTRE 2019 / Comentários para Adolescentes: Lição 07 – Uma Longa e Estranha Caminhada – 09 a 16 de Fevereiro 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 07 – Uma Longa e Estranha Caminhada – 09 a 16 de Fevereiro 2019

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 09 DE FEVEREIRO 2019 – O PIONEIRO DA FÉ

Comentário por:   Gabriela Porto de Oliveira

Olá amigos, mais uma semana se inicia e nada melhor que começarmos ela ao lado do nosso Deus Pai. Importante lembrar que antes de começar o estudo da palavra de Deus, devemos pedir sabedoria e compreensão sobre o que será estudado. Por isso, antes de tudo, tenha seu momento de oração.

Já orou? Então vamos lá!

As bênçãos de Deus são abundantes concedidas a todos aqueles que o seguem. Elas não são simplesmente recompensa por uma vida devota, mas dádiva de um Pai amoroso, e não medem quem somos, mas quem Deus é. Essa semana estudaremos a história de um homem que por seguir a Deus e obedecer ao chamado do Pai, obteve uma vida integra que por mais que houve momentos de falhas, recebeu a recompensa e que carregamos até hoje a promessa de uma grande nação.

A lição aborda essa semana a história de Abraão, um homem que preservou a mensagem de Deus, e Deus manteve a sua promessa.

Pense: Examine a vida de Abraão para entender o chamado de Deus.
Quais desafios Abraão enfrentou para obedecer a Deus?

Decisão: Deus te chama todos os dias para o Servir. Se permita receber o chamado de Deus hoje, assim como a família de Abraão, aceite o chamado, independentemente de onde você tenha que ir por Deus e para Deus. Dê o seu melhor hoje por amor a Deus.


DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO 2019 – O CHAMADO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Como estudamos ontem, essa semana aprenderemos grandes lições da história de Abraão. Um homem que depositou toda sua confiança e fé em Deus. E por isso, foi um homem obediente. Por mais que ele vivia em tempos difíceis, Deus mostrou que tira os seus escolhidos do meio daqueles que são contra Deus para os capacitar.

A história de Abraão começa em um tempo em que há rebeldia e muito orgulho do povo contra Deus. Lemos no Capítulo 11 que Deus ordena que os homens “Tomem para si mulheres”, Abraão, portanto, casa-se com Sarai, que é sua meia-irmã, filha de seu pai, mas não de sua mãe. Embora esse tipo de relacionamento viesse a ser proibido por ser incestuoso, Deus planejou que a raça humana descendesse de um único casal, tornando o casamento entre irmão necessário durante um tempo.

Como sabemos Deus pede que Abrão, “Saia da tua terra, do meio da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (Gênesis 12.1). Ao Abrão aceitar, tiramos grandes lições de fé e obediência. Deus não pede para nós, analisarmos fatos. Até porque, esse pedido não fazia sentido nenhum a vida de Abrão e sua esposa Sarai.

Mas, com a convicção de Fé e a obediência ao chamado de Deus, Abrão se dispõe a ser servo no serviço do Senhor. Ao deixarmos de analisar os fatos, passamos a compreender o propósito de Deus na vida daqueles que Ele os chamam. Deus quer que cada um de nós, sejamos como Abrão, ou seja, devemos assim como ele, ter os olhos fixos no Pai. Deus vai guiar, cuidar e abençoar cada passo.

Dessa maneira, nós daremos conta de que, Deus nos abençoa, mesmo em momentos mais estuantes, e nos nossos sonhos mais extremos, assim como fez com Abrão e cumpriu.

Pense: O pedido de Deus pode até partir seu coração, ter o chamado e sair do meio das pessoas que você tem convivência e costumes de estar todos os dias do seu lado. Entretanto as vezes é preciso ter coragem para ir, e fé para aceitar o que Deus pede.

Decisão: Permita-se ouvir o chamado de Deus. Coloque no seu coração o desejo de Deus. Se estiver com medo ore e peça para que você tenha fé sempre, e nunca desgarre dos braços do Pai.


SEGUNDA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO 2019 – AS ALIANÇAS DE DEUS

A história de Abrão, assim como a de Noé, começa com uma ordem e uma promessa de Deus, o Deus da aliança. “A ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção!” Gênesis 12.2/, E Abraão Obedeceu a Deus. A ordem de Deus é de se separar de sua parentela, povos com vidas e escolhas idólatras. O versículo 2 do capitulo 12, encontramos 4 promessas de Deus para a vida de Abrão, vamos estudar elas.

Assim que Deus chama Abraão, e pede para que ele saia do meio de sua parentela, Deus presenteia Abraão com territórios

1.”De ti farei uma grande Nação”, isso indica a doação que Deus faria a Abraão.

2. Em seguida das 4 promessas Deus deixa claro que estará sempre “Abençoando”, a vida, os caminhos, a Família e em todos os lugares que Abraão repousar, Deus estará o “abençoando”;

3 “Te engrandecerei o nome”, E por isso, o nome de Abraão é reconhecido e lembrado até hoje. Deus tornou Abraão, um dos maiores patriarcas de nossa história.

4. “Sê tu uma benção”.

É importante separarmos essas 4 primeiras bênçãos que Deus deu a Abraão e analisarmos, porque desde o princípio observamos que Deus usa a sua “aliança”. Como Adão no Éden, Noé, Isaque e Jacó, assim como eles, Deus, fez uma aliança, uma promessa com Abraão e cumpriu.

Pense: Abraão, foi um homem que teve fé, e isso representou a confiança no Pai. Já parou para pensar o que Deus pode fazer na sua vida, só por você ter fé? Basta apenas ter fé e obedecer, assim como Abraão.

Decisão: Estude hoje, assim como citado, versos bíblicos com as alianças feitas por Deus. Abaixo segue alguns textos bíblicos para te auxiliar no estudo: (Gênesis 9.9-17; Gênesis 17; Êxodo 2.24; Josué 21.45; 1Reis 8.23).


TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO 2019 – PELA FÉ

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber para onde ia.” (Hebreus 11.8)

Como Cristãos devemos entender que a fé, é a base para nossas vidas. Porque através dela, somos testados por tudo aquilo que não se vê. Ela representa a confiança no Pai. Deus prometeu e como resultado de uma vida de fidelidade e perseverança, Abraão foi abençoado. A fé é a resposta da graça. A justificação é o resultado dela. Ela é essencial.

A lição de hoje, “Você Sabia”, conta nos da cidade em que Abraão vivia. Ur dos Caldeus, tornou-se símbolo de orgulho e rebeldia. Abraão saia das terras de seus pais. Já imaginou a vida que Abraão tinha, relacionado ao chamado que Deus o fez? Trocou a uma cidade grande, estável e bem estabelecida, para seguir os desígnios de uma vida com Deus.

Estudar a vida e trajetória de Abraão, é imaginar o quão doloroso foi ele ter largado a sua vida. Vida bem resolvida. Mas será que seria digno Abraão viver entre pessoas idólatras, rebeldes e cheias de orgulho? Não! Deus tinha muito mais. E Abraão sem saber para onde Deus o levaria, obedeceu ao seu chamado.

Sua confiança em Deus, está como a de Abraão? A ponto de largar tudo, e partir sem saber para onde irá? Abrão confiou em Deus, e pela fé, obedeceu ao Pai. O chamado de Deus para Abraão é muito mais que apenas sair de suas terras, no meio de sua parentela. A história de Abraão, é experiência. Testemunho de uma vida completamente entregue a Deus. Através de Abraão, podemos perceber que quando Deus tem sonhos para nós, não importa o tempo que leve, Ele cumprirá. Não questione as razões de Deus. Apenas Confie! (Josué 1.5).

Pense: O que é ter confiança? Qual a recompensa daquele que confiar em Deus assim como Abraão? A sua confiança em Deus, te leva a ser fiel. Qual a recompensa em ser fiel a Deus? (Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre

Decisão: Se desafie hoje! Imagine se Deus te fizesse a mesma proposta de largar tudo que você tem, e ir aonde ele mandar? Na Lei dos desbravadores, se você é um desbravador, sabe bem e de cor a lei, lá encontramos, “Ir aonde Deus mandar”. Que tal colocar em prática.


QUARTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO 2019 – FÉ EM TEMER A DEUS 

Leia Lucas 9.25. Parafraseando o verso, “Como você pode ganhar o mundo, sem destruir a si mesmo?”. Eu te respondo, vida comprometida com Deus. Abraão aceitou a luz da misericórdia de Deus, tudo que Deus fez por Abraão, foi apresentado em forma de uma vida consagrada em gratidão. Abraão, colocou-se à disposição de Deus, se submeteu aos planos de Deus, até mesmo quando Deus pediu seu filho como sacrifício, Abraão dispôs do que tinha, do seu maior sonho, para agradar a Deus.

Para você poder ganhar o mundo sem se destruir, viva uma vida santa e agradável aos olhos de Deus, o Senhor. A vida de Abraão era de repleta devoção a Deus, a sua vida tem expressado devoção? Ganhe o mundo sem ser moldado pelas pressões do mundo pecaminoso. Esteja no mundo sem ser do mundo. Seja como Abraão, viva para glória, chamado e nome de Deus.

Experimente a transformação, assim como Abraão experimentou. Contemple a Deus, ofereça o seu melhor a Deus, e Ele jamais te desamparará.
Leia os versos de Impacto. Sua vida é uma vida de benção como foi a de Abraão?

Pense: A transformação de vida é testemunho. “É obra dos jovens fazer progressos dia a dia. Diz Pedro: Façam todo possível para juntar bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao Domínio próprio juntem per

Decisão: Leia hoje o Capítulo 8 do livro “Mensagens aos jovens”. Se você não tiver, peça emprestado de algum amigo seu da igreja, ou algum irmão. Será essencial para que você possa Atingir as Alturas, ter um Progresso Diário e Enfrentar Obstáculos.


QUINTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO 2019 – A PROVA DE FOGO

Leia Gênesis 22.1-18.

O teste de Deus, levou a fé e confiança de Abraão. Ele provou a genuinidade. Deus pediu que Abraão desse seu filho, aquele que Abraão tanto sonhou a ter com Sara, como sacrifício. No entanto, a obediência que Abraão teve com Deus, e a sua crença no Deus Pai, foi maior que os seus mais singelos sentimentos terrenos.

Podemos tirar muita lição da história de Abraão com Deus. Ele tinha sincero temor, reverência, e sabia que de alguma forma, Deus poderia ressuscitar seu filho Isaque. A honra demonstrada pela obediência de Abraão com Deus é inquestionável.

Deus ainda, repeti e destaca com severidade “Teu único filho”, isso mostra a seriedade de Deus ao testar Abraão. Ele, portanto, respeita ao pedido de Deus, assim como fez com o chamado para sair das terras de teus pais, no meio de sua parentela.

E Deus ao ver, que Abraão obedecia, confiava e tinha fé nEle, mais uma vez fez uma aliança com Abraão que carregamos até hoje. Yahweh, que significa Deus proverá, o que expressa a confiança que devemos ter no nosso Senhor.
Leia a sessão Flash de hoje, ela é essencial para o seu estudo.

Pense: Escute a música e reflita, como diz a letra da música “É preciso ter fé pra aceitar, É preciso ter força e dizer “sim”, E deitar-se sobre as pedras do altar”. Você teria a força de Abraão? Como escolher entre a Fé ou a razão?

Decisão: Entregue toda a sua força a Deus, Abraão teve força por misericórdia do Pai. Seu coração pode até temer, mas Deus sempre proverá. “É difícil ser como Abraão e o filho entregar. Ser Isaque e deitar-se sobre as pedras do altar.”


SEXTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO 2019 – A RECOMPENSA

á galera, estamos terminando nosso estudo dessa semana, no entanto, o que estudamos essa semana é para ser levado para a vida toda.

A experiência que Abraão teve com Deus, foi refletida na vida das pessoas com que ele andava. Abraão não teve uma vida completamente certa, e como citado na nossa lição dessa semana “Ele nunca disse que Abraão era perfeito”. Teve lá seus altos e baixos, mas sempre com confiança e entrega a Deus. Confiava nos desígnios de Deus. Confiava nos planos para sua vida. Confiava nos planos que tinha para a sua família. Recapitulando a lição de segunda, “A ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção!” tudo que Deus prometeu a Abraão, Ele cumpriu, pois, Abraão, foi um servo fiel e obediente ao Senhor. Não hesitou em largar tudo para ter uma experiência de vida com Deus.

A história de Abraão, nos leva a refletir sobre a nossa vida, as nossas escolhas, as nossas atitudes.
Temos sido obedientes a Deus?
Temos deixado de lado, o que queremos, o que almejamos, para simplesmente viver o que Deus quer? T
Temos dado sacríficos verdadeiros a Deus, sem olhar para os nossos sentimentos terrenos? Nossas escolhas refletem nas escolhas de Deus?

Pense: Abraão teve erros, falhas, momentos como podemos ler que foi chamado de covarde e enganador, e tudo isso não chega ser o carro forte de Abraão. Sua vida de entrega total a Deus foi maior, e mais forte, pois, nunca deixou sua crença em Deus desmoronar. Com

Decisão: Ore para que Deus te ajude a ser como Abraão. Deixe Deus transformar sua vida, receba o chamado de Deus, seja fiel nas provações, peça auxilio e ajuda do Mestre, e tenha uma experiência incrível com Deus. Ganhe o mundo, assim como Abraão, sem destruir.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

8ºSáb (1°Trim19) Materiais Primários

  Contém 2 PPTs: 1 com a lição, 1 com o Informativo Mundial das Missões, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!