Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – As Duas Testemunhas – 18 a 25 de Agosto 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A ATARDE – 18 DE AGOSTO 2018 – O TOM DE VOZ DE DEUS

Olá Galera!
Mais uma vez tenho a oportunidade de estar aqui com vocês para juntos refletirmos na Palavra de Deus através do estudo da Lição da Escola Sabatina. Preparados?
Então, vamos lá!
Vamos começar com nosso verso bíblico central, e já aproveito para desafiá-lo a decorar, para que sempre que lembrarmos esse verso, as lições dessa história venham em nossa memória!
Este é nosso verso:
“Darei poder as minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.” Apocalipse 11:3
Esse é um verso que está em um livro cheio de significados na Bíblia e que já o conhecemos por ser um livro cheio de mistérios, e alguns ainda tem muito medo dele. Qual livro é? Isso, Apocalipse!
Esse capítulo, assim como o livro está repleto de significados. Durante a semana nós iremos estudar um pouco mais sobre esses significados e verdades que esse livro traz.

Antes, só para que vocês já vão pensando. Quem são essas duas Testemunhas que o texto nos diz? Mil duzentos e sessenta anos? Que número é esse e o que acontecerá? Porque vestidas de pano de saco?
Reflitam sobre isso e se você já sabe, acompanha nosso estudo durante essa semana que juntos descobriremos ainda mais!!
Mas você já parou para pensar aonde estão escritos esses versos? Onde está o livro de Apocalipse? Isso, na Bíblia.
Você acredita na Bíblia? Sabe de onde ela vem e para onde ela quer nos levar?

O Apocalipse está inserido no Canon Bíblico (Junção dos 66 livros), e é preciso compreender que a Bíblia é a Palavra de Deus revelada ao homem e que o Apocalipse é uma mensagem profética que veio diretamente de Deus para o povo de Deus sobre o curso que a história tomaria até chegar ao seu fim.

Você já parou para pensar em como um livro escrito num período de aproximadamente 1600 anos, por cerda de 40 autores, em três línguas diferentes (Hebraico, grego e aramaico), formando uma coleção de 66 livros com um tema principal (A Glória de Deus e a Salvação dos homens), foi preservado até nós? Como esse livro pode ser tão coerente mesmo escrito por tantos homens diferentes?
A Bíblia mesmo escrita nessas circunstâncias tem uma coerência extraordinária, e foi conduzida até nós hoje através de Deus.
A Bíblia foi escrita por homens, mas inspirada por Deus. Os homens escreveram com seus próprios estilos e palavras, mas Deus os guiou na escrita. “A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus”, e realmente, o caminho mais certo para entender a Bíblia é aceitar o fato de que Deus está falando em cada linha.
Tenha fé, a bíblia é a verdade absoluta e nela encontramos expressa a vontade de Deus. Nela encontramos as profecias que nos trazem a verdade sobre o tempo do fim.
A História dessa semana faz parte desde livro e nos traz verdades maravilhosas e mais provas de que a Bíblia é a verdade e Deus quem conduz a história.

Pense: Leia com atenção o versículo Bíblico dessa semana e se quiser compreender ainda mais essa passagem, leia o Capítulo 15 do livro Grande Conflito de Ellen White.

Decisão: Você já orou? Orar assim de chorar a Deus e pedir que Ele falasse com você, que Ele se tornasse visível, que aparecesse de algum jeito e te falasse os caminhos a seguir? Já? Eu também. Saiba que antes de chorarmos pedindo pra Deus falar conosco e se tornar visível, Ele quer falar conosco e já fala, através da Bíblia. Nós queremos ouvir a Deus, mas não buscamos na Fonte, a Bíblia. Passe mais tempo junto a fonte que você ouvirá a voz de Deus.


DOMINGO, 19 DE AGOSTO 2018 – A PROFECIA É VERDADEIRA

Olá!
Como está sendo seu dia? Tudo bem com você? Quero pedir que você pare agora uns minutinhos e ore a Deus pedindo que nos dê compreensão, entendimento da Palavra que vamos continuar estudando. Ore…
Pronto! Orou? Então lá vamos nós mais uma vez!
Se você aceitou o desafio de ontem e leu nosso capitulo de estudos dessa semana, está por dentro da profecia que envolve esse texto.

O que é profecia? Porque ela é importante? Você já parou para pensar nisso?
Profecia segundo o dicionário é uma predição do futuro. Nós sabemos que a profecia é importante justamente por isso, porque nós sabemos para onde iremos, ou seja, qual o nosso futuro, através da profecia. E esse futuro não somente um futuro pessoal, mas coletivo, do mundo, no cenário do grande conflito universal.
“Em Apocalipse 11:2-11 as muitas informações parecem sem sentido, mas Deus não deixa nada sem resposta. E nós temos o privilégio de viver neste tempo, em que tudo está revelado.

Os “quarenta e dois meses”e os “mil duzentos e sessenta dias” são o mesmo período, 1260 anos, um dia profético significa um ano…faça o cálculo, simples não? Bem , este era o tempo em que igreja de Cristo sofreria pela opressão de Roma, o tempo que começava em 538 d.C. e terminaria em 1798. Em 538 d.C. um exército francês entrou em Roma e prendeu o papa, que morreu no exílio.
As “duas testemunhas” representam as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, importantes testemunhas quanto à origem e perpetuidade da Lei de Deus, e também do plano da salvação.

O poder dado as fiéis testemunhas, que profetizariam por 1260 anos “vestidas de saco”, era a demonstração de que pessoas sem cultura ou informação, declaravam com sabedoria e autoridade a verdade de Deus.
E quando os 1260 anos estivessem acabando, se levantaria contra elas o poder representado pela “besta que sobe do abismo”, que se refere a uma nova manifestação do poder satânico.
A “grande cidade” que se levantará possui características, espiritualmente é representada pelo Egito, que negou a existência de Deus, e também comparada a Sodoma por sua corrupção.

Então, um pouco antes de 1798 um poder de caráter satânico declararia guerra contra a Bíblia, onde o testemunho das “duas testemunhas” de Deus seria silenciado, manifestado pelo ateísmo de Faraó e a licenciosidade de Sodoma.Esta profecia se cumpre na história da França durante a Revolução de 1793.”
.

Pense: Não há como negar que a história passo a passo vai se encaixando com as revelações bíblicas. E esta coerência não procede de sabedoria humana, mas totalmente divina.

Decisão: Estude mais as profecias e busque encontrá-las e descobri-las na história. Você verá que Deus revelou ao homem o destino do mundo. Desafio hoje a você para procurar alguma revista de estudos de profecias de Daniel e Apocalipse e se aprofundar no conhecimento bíblico!


SEGUNDA-FEIRA, 20 DE AGOSTO 2018 – “NÃO HÁ DEUS”

Mais uma vez aqui estamos para juntos aprendermos de Deus e como devemos agir em nossa vida segundo as lições que estamos aprendendo e juntos descobrindo as verdades da profecia bíblica.
Vamos continuar entendendo o papel da França na profecia e como os detalhes se encaixam. Antes, não vamos perder o hábito e vamos pedir auxílio de Deus para juntos entendermos a Palavra. Feche seus olhos aí e faça uma breve oração. Pronto? Vamos lá…

“A França, na história universal, foi o único Estado que por decreto, declarou que não há Deus. E por incrível que pareça, uma grande multidão de homens e mulheres , dançaram e cantaram em comemoração ao ouvirem esta declaração. Aqui está o ateísmo do Egito.
A França também alterou a consolidação do casamento, por um simples contrato conjugal de caráter transitório, podendo a qualquer tempo ser desfeito. Na época este tipo de “casamento” foi declarado como “o sacramento do adultério”. Aqui encontramos a licenciosidade de Sodoma.
Séculos e séculos revelam que o sangue dos santos foi derramado. Os cristãos lançados as feras nas arenas de Roma, os valdenses acuados nas montanhas de Piemont, o massacre de de cristãos em Lisboa, no Paquistão, na Nigéria, e outros mais.

Mas chega o momento em que a França assume o papel de silenciador das “duas testemunhas”. A mais horrível entre as ações diabólicas de todos os hediondos séculos foi o Massacre de São Bartolomeu. O Rei da França, instigado por sacerdotes e prelados sancionou que ao som do sino, seria o sinal para o morticínio.
Milhares de protestantes (cristãos) que dormiam tranquilamente em suas casas, confiando na honra empenhada pelo Rei, eram arrastados para fora e assassinados.

Durante sete dias perdurou o massacre em Paris, e por ordem do Rei o ato se estendeu a todas as cidades onde os protestantes fossem encontrados. Nobres e camponeses, velhos e jovens, mães e filhos eram juntamente abatidos. Pereceram setenta mil . Perante as catástrofes que temos presenciado nos tempos atuais, pareceria pouco se não contássemos o restante.
Quando as notícias do massacre chegaram a Roma, a exultação, entre o clero não teve limites. Isto mesmo, eles comemoraram, e o Cardeal Lorena recompensou o mensageiro pela maravilhosa notícia.”
Fonte: wikipedia.org/wiki/Massacre_da_noite_de_S%C3%A3o_Bartolomeu.
A profecia foi se cumprindo na história e as duas testemunhas foram caladas. Pessoas usadas pelo inimigo concretizaram esse massacre.

Pense: E pensar que estes homens dizem agir em nome de Deus. Blasfêmia e impiedade andavam de mãos dadas. Eles agiam sob o domínio de Satanás, enquanto a vontade de Deus e sua glória eram deixadas de lado. As duas testemunhas que durante os mil duzentos e sessenta anos vestida de panos de saco foram caladas de um vez por aqueles que se diziam “líderes religiosos”. Surgia então o ateísmo de uma forma mais deliberada.

Decisão: Pesquise na internet um pouco mais do que foi esse Massacre de São Bartolomeu e suas consequências. Encaixe isso na profecia e reflita em como hoje o ateísmo tem se tornando tão amplo. Onde como as pessoas tem declarado que Deus não existe enquanto temos toda a verdade a Bíblia e através das profecias. Tem você “calado” as duas Testemunhas em sua maneira de viver?


TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO 2018 – ENCHA SEU SALEIRO, DÊ SABOR

Bom dia povo querido! Como vocês estão? Estão passando bem o dia? Espero e oro para que sim! Já pararam um tempo para orar a Deus, agradecer, pedir, bater um papo com Ele?
Se ainda não, feche seus olhos agora, ore e já peça a iluminação por nosso estudo de hoje. Vamos lá!

Estamos aqui falando e falando sobre as tão famosas “Duas Testemunhas” encontradas nessa profecia, mas então, quem são essas famosas testemunhas?
Em Apocalipse 11:3, é nosso verso central, onde Deus diz: “Darei poder às Minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.” As “duas testemunhas” são as mensagens do Antigo e do Novo Testamento, isso mesmo, a Bíblia. Alguns estudiosos até adicionaram os dois grupos de pessoas que testificaram em ambas as era ( AT e NT) sobre Deus e Seu plano de salvação. Ou seja, essas testemunhas são sim, essencialmente o Antigo e Novo Testamento, mas também inclui aqueles que demonstram na vida, que são testemunhas, daquilo que encontramos escritos no texto bíblico.

Logo encontramos aqui também um convite. Deus nos convida para sermos testemunhas. Para vivermos o que sua Palavra nos ensina e nos pede, e não calarmos esses testemunhos. Ontem perguntei e hoje vou repetir. Tem você calado as duas testemunhas na sua maneira de viver?
Amanhã estudaremos um pouco mais sobre o que esse “poder ateísta” causou no mundo na época da Revolução na França e também as consequências e frutos que nos deixou até hoje. Mas hoje quero que você reflita justamente na sua maneira de viver.

O que em sua vida precisa ser mudado para que o poder das “duas testemunhas” fale alto aqueles que o cercam. Tem você gastado tempo dedicando às “duas testemunhas” (A Bíblia) leitura e estudo para aprender mais e ser transformado para testemunhar?
Precisamos estar com o nosso “saleiro”, chamado vida, cheio para podermos cumprir a ordem de Jesus de darmos “sabor ao mundo” (Mat.5).
Como tem sido seu modo de viver na escola? No trabalho? Na sua casa?
Deus tem sido glorificado ou você tem sido um agente de Deus disfarçado e que ninguém sabe os princípios que você segue e defende?

Pense: Deus tem um PROPÓSITO para você. Ele quer que você Testemunhe, dê sabor ao mundo, ilumine! Você está dentro de um grande conflito, onde as suas ações mostram se você tem dado glória a Deus em tudo o que faz ou ao inimigo, a Satanás. A quem você quer dar toda sua glória?

Decisão: Decida de uma vez por todas ser sal e luz. Decida glorificar somente a Deus em suas ações. Decida andar ao lado de Cristo e fazer sua vontade. Decida ser um missionário e não negue o chamado de Deus!


QUARTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO 2018 – ELE EXISTE!

Olá amigos!
Passaram bem de ontem para hoje? Com toda certeza, Deus tem muitas bênçãos para você nesse dia. Aceite as bênçãos de Deus, acredite. Ele está com você! Ore…

Sabem há momentos em que o mal parece triunfar, como se estivesse ganhando todas, mas para aqueles que acompanham a estratégia de Deus para eliminar o mal, é possível reconhecer que podemos continuar tranquilos, e seguros de que o bem triunfará. Sabemos das profecias e de como Satanás e o mal serão erradicados desse mundo de uma vez por todas. Amém?!

O poder ateísta que governou a França durante a Revolução e o Reinado de Terror desencadeou uma guerra contra Deus e sua Palavra. E de um ato após o outro eles foram assumindo uma nova identidade, e rejeitando o DNA original. Rejeitando a Deus e sua Palavra.
O culto à Divindade foi abolido, as Bíblias eram recolhidas e publicamente incendiadas, as instituições bíblicas foram fechadas, o dia de repouso semanal foi posto de lado, o batismo e a comunhão foram proibidos, os anúncios afixados nos cemitérios declaravam que a morte era um sono eterno, os cultos religiosos também foram proibidos, e o bispo foi obrigado a declarar que seus ensinos eram sem fundamento, e assim NEGAR a existência de Deus.

Bem, a partir daí muitos outros aceitaram esta filosofia ateísta, que se entendeu pelo mundo. Mas, por outro lado, existem pessoas sendo conquistadas pelas evidências da existência de Deus.
Deus existe e isso é fato. A própria natureza declara a existência de Deus. Os milagres, a existência. Deus tem o poder sobre tudo e a vitória, já é certa!
Estes fatos históricos não podem nos levar a questionar a Deus e pensar que Ele permite esse mal. À questão é que nós temos dado poder a homens incrédulos, que amam a si mesmos, e as consequências vem como avalanche.

Deus está ao nosso lado a cada dia e tem nos mostrado isso. Você já se questionou sobre a existência de Deus? Acredito que sim. É uma luta que a maioria de nós, se não todos, já passamos e alguns ainda passam. Mas lhe pergunto, Deus existe?
Nós vimos que um grande país declarou a não existência de Deus, e que a partir daí o mundo entrou em um “colapso sobre a existência de Deus” e muitos horrores como já citado acima ocorreram. Mas te peço que reflita.
Quem te sustenta com um amor infindo te dando todos os dias uma oportunidade nova de abrir os olhos e viver? De onde você veio, quem o criou? Como pode a beleza da natureza com suas formas, seus detalhes e cores não terem vindo de um ser Superior, alguém que com amor as criou? Quem nunca te deixa e nunca desampara? Quem te abençoa e te promete um céu com maravilhas e uma eternidade sem choro nem dor?
“Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe.’” Salmo 14:1

Pense: Deus existe sim. E você é a mais bela criação de Deus. É a obra que coroa a criação. Deus é nosso mantenedor, nosso salvador, o Deus que se fez homem por nos amar. Ele já deixou bem claro o que acontecerá com o mundo através da sua Palavra, através das profecias.

Decisão: Nas nossas pequenas escolhas decidimos cada dia se somos ou não de Deus. Creia na existência de Deus e decida deixar esse Deus que é grande, forte e poderoso e que tudo pode fazer, ser a diferença na sua vida e encher seu viver com a mais abundante paz e alegria.


QUINTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO 2018 – VOCÊ PODE MAIS DO QUE IMAGINA!

A lição dessa semana traz uma situação e um questionamento que gostaria que você refletisse e respondesse.
O que é pior: Opor-se abertamente à Bíblia porque você acredita que ela é falsa. Ou: Negligenciar continuamente a Palavra de Deus, apesar de você saber que ela é verdadeira e oferece vida? Que posição você escolhe?
Explique.
Você que está lendo esse comentário. Só de você abrir essa página e vir buscar informações e conhecimento sobre Deus, sobre a sua Palavra, você já demonstra no seu coração que você tem fé na Palavra de Deus e que mesmo que tenha lutas, você acredita que é sim a Palavra de Deus. Certo? Agora pense, você conhece a Palavra de Deus, conhecemos a verdade ali revelada. Conhecemos a profecia e conhecemos também que essa mensagem precisa ser espalhada, vivida, levada ao mundo. Eu me incluo nisso às vezes também. Mas porque mesmo conhecendo as verdades e sabendo da existência de Deus e que a Palavra de Deus é verdadeira nós insistimos em não gastar tempo estudando e aprendendo dessas verdades? Porque nós insistimos em maus costumes e conversações torpes sabendo da verdade que Deus traz ao nosso coração e na transformação que o Espírito Santo quer efetuar na nossa vida?
Isso mesmo meu amigo. Reflita nesses porquês. Mas não apenas reflita, faça diferente!

“Pense nos dois tipos de pessoas mencionadas na lição desta semana: o apático e o ateu. Quais atos de bondade ou de serviço aos outros suavizarão o coração delas? O que você pode fazer esta semana pelos outros que demonstrará ao ateísta que Deus existe? Você não sabe quem está prestando atenção; então, apenas seja fiel. E como pode sua paixão pela Palavra de Deus despertar alguém cuja vida espiritual está adormecida? Pense sobre começar um estudo bíblico ou um pequeno grupo de oração ou ainda uma equipe de serviço ao próximo e convide amigos a se ajuntarem com você!”

Um dos modos mais eficazes, se não o mais eficaz, de se levar a mensagem é através da vida. Através do Testemunho. O inimigo tenta calar o nosso testemunho através de mentiras e falsas acusações que nos faz deixando-nos desanimados. Ele ainda tenta colocar empecilhos e armadilhas que nos fazem esquecer-se de Deus. Mas vamos manter o foco em Jesus e fazer a diferença no mundo “para que as pessoas vejam as coisas boas que nós fazemos e glorifiquem ao Pai do Céu” (Mateus 5:14).

Pense: Você tem forças e pode fazer a diferença. Você é instrumento de Deus escolhido por Ele. Você é forte! Deus se revelou em sua vida para que você O revelasse na vida de muitos outros. Brilhe para Jesus!

Decisão: Não fique parado. Coloque suas ideias em prática sem medo. Desafie seus líderes, seus professores da classe da escola sabatina. Acima disso, junte você mesmo seus amigos e os lidere para ir avante e brilhar por Jesus mostrando compaixão aos que te cercam.Mostre o Deus que existe na sua vida a todos os que te cercam!


SEXTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO 2018 – JUNTO COM DEUS

Bom diaaaaa Galera! Como vocês estão? Espero que tudo bem. Que a graça e paz de Cristo preencham a vida de cada um de vocês.
Hoje, infelizmente meu último dia com vocês aqui. Mas já quero antes dessa última reflexão agradecer porque juntos aprendemos mais sobre a Palavra de Deus. Hoje peço que você ore mais uma vez antes de continuar a leitura desse nosso estudo da lição da escola sabatina. Ore…
Proonto? Me acompanhem..

Essa semana nós estudamos um pouco de uma profecia importante. Vimos seu acontecimento e cumprimento na história, o que para nós já é mais uma evidência palpável de que Deus realmente conduz a história e de que as profecias que ainda faltam se cumprir, na certa se cumprirão. O fim está próximo e eu já desafio vocês, não parem de estudar as profecias! Compreendam cada vez mais Daniel e Apocalipse e busque sabedoria do alto para compreender os eventos do tempo do fim e as verdades que Deus tem para revelar par a vocês, um povo escolhido! Sim, vocês são ESCOLHIDOS.

Você sabe qual o maior plano de Satanás para te fazer ficar contra Deus? O maior plano de Satanás para nossa derrota é nos fazer ficar SEM TEMPO para Deus. Porque quanto menos tempo gastarmos lendo a bíblia, menos vamos gostar das coisas de Deus. Porque quanto menos tempo orarmos, mais de lado vamos deixando de nos relacionar com Deus e acabamos até desacreditando da existência dEle. Quanto mais nos envolvemos com “distrações” que não edificam em nada e deixamos as coisas que realmente edificam, mais de Deus e das coisas do Alto nos distanciamos.

Você já parou para pensar nisso? Já parou pra pensar que essa é uma estratégia de Satanás que tem dado certo na vida de muitos? Espera um pouco… você já parou pra pensar se essa estratégia não tem dado certo na sua vida?
Preste atenção, quanto menos tempo com as coisas de Deus, mais distantes dEle estaremos e aí você já sabe perto de quem estaremos. Esse grande conflito só há dois lados. Decida o lado certo, ao lado de Deus.

Pense: Pense sobre como Deus tem conduzido continuamente pessoas através de períodos turbulentos. Deus tem permitido que pessoas, poderes terrestres e instituições enganosas façam o seu trabalho por um período, mas Ele nunca restringiu a influência de indivíduos para compartilharem o que Ele é para o mundo. Reflita sobre aquelas pessoas que suportaram perseguições e isolamento por causa de Deus. Você está disposto a estar entre eles?

Decisão: Decida estar ao lado de Deus e gastar tempo com aquilo que realmente importa. Gastar tempo ocupando a mente com as coisas do Alto, as coisas de Deus. Você escolhe Deus?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!