Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES / Comentários para Adolescentes: Lição 08 – Uma parte, Não á parte – 19 a 26 de Maio 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 08 – Uma parte, Não á parte – 19 a 26 de Maio 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 19 DE MAIO 2018 – #ADD AMIGOS

Olá moçada!
É uma honra participar do estudo da bíblia com vocês essa semana. Espero que juntos, possamos dar mais um passo em nosso crescimento espiritual.
Essa semana falaremos em como criar e manter bons relacionamentos, e da importância de termos pessoas ao nosso lado nos diversos momentos em nossa vida. Então vamos lá.

Todos nós se pararmos para pensar já tivemos boas amizades, os famosos “melhores amigos”, e com certeza se pensarmos mais um pouquinho vamos relembrar bons e maus momentos que passamos com o tal “melhor amigo”. Se não tivéssemos esses amigos ao nosso lado, talvez esses momentos não seriam momentos inesquecíveis. Na bíblia também vemos muitas histórias de amizades, a mais conhecida é a história de Jônatas e Davi. 1 Samuel 18:1-4.

Uma história que tinha tudo pra dar errado. Pra começar Jônatas era o primeiro na sucessão do trono de Saul, e Davi foi escolhido por Deus para suceder Saul. Jônatas tomado por ódio e inveja poderia ter lutado contra Davi, para que Davi não subisse ao trono em seu lugar. O trono era de Jônatas por direito. Porém não é assim que a bíblia narra, a história teve outro rumo. Quando o rei Saul, por inveja, resolve mandar matar a Davi, seu filho Jônatas intercede em favor de Davi para que sua vida fosse poupada. Em outra ocasião, Jônatas percebe o intento de Saul em matar Davi, e ajuda a Davi fugir de Saul o que colocou sua própria vida em risco, pois foi contra seu próprio pai. 1 Samuel 20:33.

Esse talvez seja o melhor exemplo de amizade sincera, honesta e autêntica que encontramos na bíblia. Os interesses pessoais não estavam no centro, mas o respeito e o amor um pelo outro.

Pense: Você já abriu mão de alguma coisa importante para beneficiar um amigo? Se sim parabéns. Se não, agora é a hora de repensarmos se gostaríamos de ser nosso próprio amigo.

Decisão: A partir de hoje buscarei ser um amigo como Jônatas foi para Davi, abnegado.


DOMINGO, 20 DE MAIO 2018 – UM POR TODOS E TODOS POR UM

Me lembro quando a seleção brasileira da copa do mundo de 2006 perdeu para a França nas semifinais, por causa do erro de um jogador, falando sobre o assunto os jornalistas Daniel Tozzi e João Henrique Medice escreveram a seguinte nota:
Um detalhe quase passou despercebido no momento em que Thierry Henry apareceu sozinho pelo lado direita da área brasileira para fuzilar o gol de Dida, aos 12min do segundo tempo da partida em que a França despachou o Brasil da Copa do Mundo da Alemanha. Um dos responsáveis pela marcação do atacante, o lateral Roberto Carlos não seguiu seu adversário porque ajeitava a sua meia. Agachado, Roberto Carlos apenas viu cinco franceses levando vantagem sobre outros três brasileiros. Henry surgiu pelo bico da pequena área sem ser perturbado e apenas escorou por cima do goleiro Dida.

Romanos 12:5 fala sobre a unidade, que todos fazemos parte de um só corpo. E o corpo necessita do trabalho de todos os seus membros e órgãos em perfeita harmonia. Porque se um não estiver harmoniosamente funcionando, todo o corpo é prejudicado. Assim como a seleção brasileira da copa de 2006 foi derrotada pelo erro de um jogador, sendo assim desclassificada da copa do mundo, a igreja que é composta por vários membros sai prejudicada quando não há harmonia, cooperação e espírito de equipe entre os irmãos.

Como membros de uma família na fé devemos conhecer nossos irmãos, se preocupar com eles e atender suas necessidades, assim como um jogador deve se preocupar em vencer, e não somente realizar sua função. Um zagueiro por exemplo, não deixa de fazer um gol por que sua função é defender o time e não atacar, mesmo sendo zagueiro quando tiver oportunidade vai fazer o gol, porque sua função pode até ser defender, mas seu objetivo é vencer.

Na igreja não é diferente, podemos ter funções diferentes mas o objetivo de todos tem que ser o mesmo, vencer. Por isso devemos trabalhar em unidade.

Pense: Você já fez parte de algum grupo e saiu prejudicado pelo erro de alguém? Ou mesmo você, já prejudicou o grupo por um erro seu? A falta de colaboração de um pode prejudicar o todo?

Decisão: Decido ser um colaborador, um ajudador, em tudo que me for confiado a fazer.


SEGUNDA, 21 DE MAIO 2018 – SINTO FALTA

Quem nunca sentiu falta de alguém especial ao lado em um momento difícil ou até mesmo em momentos festivos, todos precisamos de ter uma companhia agradável, e nós também podemos ser esta companhia agradável para alguém.

Fomos criados para viver em comunidade é exatamente por isso que sentimos tanta falta de alguém para compartilharmos os acontecimentos da nossa vida, vivemos na era da redes sociais, que lideram os acessos na internet, por que será que tantas pessoas se interessam pelos sites de relacionamento, acho que realmente porque não gostamos de se sentir só, o pior castigo para um presidiário é ficar na solitária, onde é separado dos demais. È impressionante como simplesmente a presença de um amigo nos fortalece e nos consola, em momentos de luto por exemplo, um simples abraço, mudo, parece facilitar tudo.

Na verdade, quando percebemos que temos com quem contar, nossa vida tem outro sentido. A solidão talvez seja a experiência mais terrível que o ser humano possa ter, e também o maior medo. Um bom exemplo disso é o filme “O naufrago”, interpretado por Tom Hanks, que quando se encontra em uma ilha deserta, e não tem com quem conversar, ele acaba criando um amigo imaginário, passando a conversar com uma bola, que ele mesmo chama de Wilson.

Ou seja o ser humano não foi feito para viver só, isso faz mal para o homem, Paulo também sentiu a necessidade da companhia de seus amigos, e pede a presença de Timóteo para lhe fortalecer. Na nossa vida não é diferente, precisamos tanto das pessoas, quanto as pessoas precisam de nós.
Cristo deseja nossa companhia, e nós necessitamos da Sua companhia.

Pense: Em um momento de solidão, você tem alguém com quem você pode contar? E será que essa pessoa pode dizer o mesmo de você.

Decisão: A partir de hoje me farei mais presente para as pessoas que precisam de companhia.


TERÇA, 22 DE MAIO 2018 – QUEM PODERÁ ME DEFENDER?

Desde pequenos ouvimos falar em super heróis, tenho certeza que você assim como eu já até mesmo quis ser um super herói. Na verdade a imagem que foi vendida pra você e pra mim de um super herói não é a realidade. Um super herói nas histórias ele livra as pessoas do mal e ainda sai ileso de todas as situações. Na vida real não é assim, outro dia um rapaz chamado Marcio de 37 anos de idade, ao tentar salvar uma criança de morrer queimada em um ônibus que foi incendiado, teve 72% do corpo queimado.
Ele salvou a criança, mas não saiu ileso, pagou quase com sua vida. Espiritualmente falando, um herói serve para nos ajudar nos momentos em que nossa fé vacila, e a fé desse herói nos fortalece e não nos deixa cair.

Em Gálatas 6: 2 nos diz que devemos carregar os fardos uns dos outros, eis uma ótima oportunidade de se tornar um super herói, ajudando seu irmão quando o fardo dele parecer tão pesado que não pode carregar sozinho. Por outro lado imagina se seu amigo não tiver a mesma fé que você quando sua fé vacilar, acho que não precisa nem dizer o que poderia acontecer se sua fé vacilasse e não tivesse ninguém para lhe ajudar.

Pense: As amizades que você tem escolhido, vai te ajudar quando sua fé vacilar, ou vai te atrapalhar?

Decisão: Vou rever minhas amizades, pois podem me tirar do caminho de Deus.


QUARTA, 23 DE MAIO 2018 – MEU LEMA

O texto que escolhemos para comentar foi esse de Romanos 12:12,13, pois nos ajuda de uma forma prática em nossa vida. Vamos analisar o texto por partes.

Alegre-se na esperança.
Mesmo que aquilo que aguardamos pareça estar tão distante da nossa realidade, devemos nos alegrar na certeza que um dia se realizará. E a forma que devemos aguardar, o próprio texto já diz, alegre-se na esperança, por mais difícil que o caminho se mostrar devemos ficar alegres pois temos esperança.

Paciente na tribulação.
Certa vez um rei, que tinha uma antipatia para com um súdito, resolveu dar uma missão impossível para o tal súdito, a qual não cumprida o súdito deveria pagar com a morte. a missão era a seguinte: O rei queria uma só palavra, que quando o rei se sentisse exaltado por sua posição e vitórias, essa palavra não deixaria o orgulho do rei lhe subir na cabeça. E por outro lado essa mesma palavra animaria o rei quando ele se sentisse triste e desanimado. A mesma palavra deveria resolver as duas situações, de orgulho e de desanimo. Então o súdito perturbado e temendo a sentença de morte caso não cumprisse a missão, foi para casa. Ao contar para a esposa a situação ela respondeu com naturalidade, é só isso? Ele disse é só isso. Então a esposa sabiamente lhe disse a palavra, PASSARÁ. Quando o rei se ver orgulhoso ele deve se lembrar, passará. E quando estiver desanimado, deve se lembrar, passará.
Essa história realmente nos mostra que a paciência é uma virtude, que nos ajuda a passar pelas mais diversas situações.

Persevere na oração.
Diante das dificuldades a oração é o meio que nos trás perseverança, através da comunicação com Deus sentimo-nos capacitados a continuar lutando. A oração é o meio de recarregarmos nossas energias. Que não nos deixa desistir. Ao mesmo tempo, quando insistimos na oração, estamos demonstrando para Deus o quanto nosso pedido é importante para nós, e isso também é um exercício para nossa fé.

Compartilhe com os santos.
Quando compartilhamos o que temos com nosso próximo estamos tanto atendendo sua necessidade quanto também estamos nos livrando do egoísmo. Existe beneficio para ambas as partes.

Pratique a hospitalidade.
Hospitalidade é um dom que nos foi dado por Deus, pois temos a capacidade de receber em nosso convívio aqueles que precisam de um abrigo. Assim como somos abençoados com o conforto de um lar, somos desafiados a exercer hospitalidade.

Pense: Tenho tido esperança diante das dificuldades? Tenho perseverado em oração? Tenho usado de altruísmos e hospitalidade com o meu próximo.

Decisão: Decido colocar em pratica esse verso em minha vida.


QUINTA, 24 DE MAIO 2018  – UNIDADE NA DIVERSIDADE

Constantemente ouvimos falar em famílias inteiras que por algum motivo não se falam mais. Os problemas de relacionamento que causam intrigas, divergências, também nos causam dor e tristeza. Mesmo sabendo que somos diferentes temos que entender e aceitar um ao outro. Temos que respeitar as diferenças. A igreja é uma comunidade composta por pessoas de personalidades diferentes, cores diferentes, culturas diferentes, temos que entender que essa é a beleza da diversidade na unidade. Não quer dizer que todos tem que pensar igual, mas muitas vezes temos que ceder, nem sempre nossa vontade será feita. E isso nos ajuda a crescer, isso é ser um cristão servidor.

Quando aceitamos fazer parte de uma comunidade, temos que ter tudo isso em mente. Por que se não, as intrigas serão constantes, e ao invés das idéias se completarem, elas serão motivo de divisão na igreja. Por termos pensamentos diferentes, os conflitos são inevitáveis, mas conflito de idéias não devem ser necessariamente ser motivo de intrigas.
Pedir e conceder perdão é um requisito necessário para a vida do cristão, Cristo nos reconciliou com Deus através do seu sangue e é através deste mesmo Cristo que devemos nos reconciliar com o nosso próximo. Como diz a palavra de Deus suportando uns aos outros em amor.

Pense: Você está tendo um espírito de humildade e abnegação em relação ao ambiente social que você vive? Seja escola, igreja, trabalho e etc.

Decisão: Vou cuidar mais do meu irmão, me preocupando primeiramente com a harmonia de meus relacionamentos, e não com meus interesses pessoais e egoístas.


SEXTA, 25 DE MAIO 2018 – TOLERÂNCIA 1000

No estudo de ontem, percebemos que na igreja convivemos com diversos tipos de pessoas, e devemos conviver em amor. A igreja é lugar de pecadores, então não devemos nos surpreender quando encontramos pessoas assim na igreja. Mas não é pelos defeitos das pessoas que devemos nos separar, devemos ’trabalhar no nível pessoal para preservar a unidade.

Na verdade pessoas que se afastam da igreja culpando outras, estavam apenas procurando uma desculpa para sair. Pois Deus nunca falou que a igreja seria um lugar perfeito, então não temos motivos para esperar perfeição na igreja. Alem do que vemos de errado, existe também aqueles que tentam ser melhores que os outros, acusando os irmãos, isso também é um erro.

Devemos nos esforçar para fazer parte da solução, e não do problema. Sair da igreja não resolve o problema, o seu silencio evidencia a voz dos ímpios. Então se esforce em ajudar sua comunidade a influenciando para o bem, e não se afastando dela. O amor é o vínculo da perfeição, é o segredo da união, se aprendermos a amar as pessoas ficará mais fácil de suportar seus defeitos. Lembrando que o amor não se limita ao sentimento, mas é também uma ação, você decide amar.

Pense: O que você pode fazer para melhorar o relacionamento das pessoas da sua igreja?

Decisão: Decido amar a cada um com suas diferenças.

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Álbum de versos: Jardim e Primários

  Arquivo compactado contendo o material sugestivo e de apoio para o álbum de versos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!