Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 09 – Ergam a Cabeça – 25 de Agosto a 01 de Setembro 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 09 – Ergam a Cabeça – 25 de Agosto a 01 de Setembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 25 DE AGOSTO 2018 – VIVENDO EM PAZ

Os adolescentes Gilad Shaer e Naftalí Fraenkel, ambos de 16 anos, e Eyal Yifrach, de 19, pediam carona para regressar de suas aulas em uma escola talmúdica situada num assentamento israelense na Cisjordânia, zona sob controle militar e civil de Israel, quando foram assassinados poucos depois de cair nas mãos de seus captores. Um deles conseguiu chamar a polícia israelense e dar a notícia de seu sequestro. Foi o último sinal de vida dos rapazes. Horas mais tarde um carro carbonizado foi localizado nas imediações de Hebron.

Ocorreu então a maior operação militar israelense na Cisjordânia depois de quase 10 anos. Bloquearam a passagem de pessoas e mercadorias buscando a recuperação dos garotos “vivos ou mortos” e, debilitar no máximo possível o Hamas, grupo islâmico, considerado terrorista, e que controla a Faixa de Gaza.

Do outro lado, o adolescente palestino Mohammed Abu Khder, de 16 anos, foi sequestrado no leste de Jerusalém encharcado com gasolina e queimado vivo até a morte por extremistas judeus em uma suposta vingança pelo sequestro e assassinato dos três judeus.

Num mundo de tanta insegurança, onde a vida de adolescentes parece ter tão pouco valor é maravilhosa a certeza de que – “esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.”
Enquanto esse dia não chega, o apóstolo aconselha “empenhem-se para serem encontrados por Ele em paz, imaculados e irrepreensíveis. “
(II Pedro 3:13)

Pense: Quando vemos e ouvimos sobre injustiças, é difícil pensar em a paz. Assim como a paz é um sentimento que depende de circunstâncias externas, o viver imaculado e irrepreensível também são sentimentos que dependem das circunstâncias externas.
Como pode um adolescente empenhar-se em manter a paz, ser imaculado e irrepreensível?
Jesus é descrito em Isaías 9:6 como Príncipe da Paz. O salmista diz qual é o segredo para ser imaculado – ”De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-O segundo a tua palavra.” (Salmo 119:9). E, falando como ser irrepreensível, Paulo afirma: “também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor.” Efésios 1:4
Portanto, somente quem mantém os seus olhos em Jesus, enquanto O aguardam, tem paz. Ao ouvir Sua voz através do estudo da bíblia pode viver vida de pureza, e, ao caminhar dia a dia com Ele, praticar o amor, para ser irrepreensível.
Com Jesus, através da oração, estudo da bíblia e testemunho. Comunhão, relacionamento e missão – as palavras mais faladas na igreja adventista hoje!

Decisão: Se você marcasse um encontro com um amigo e deixasse de atender a uma ligação dele porque está se encaminhando para o local combinado e na hora combinada, é provável que perdesse a viagem.
Muita gente tem um encontro marcado com Jesus, pois aceitou o Seu convite, mas, não toma tempo para conversar com Ele através da comunhão, não ora, não lê a bíblia, e não pratica os atos de bondade que Ele quer realizar através deles. E, mesmo assim, creem que estão prontos para viver com Ele toda a eternidade.
Se você quer caminhar com Ele pelas ruas de ouro da nova terra, precisa caminhar com Ele hoje. Precisa manter um relacionamento com Ele hoje.
Será que você precisa mudar algumas de suas práticas para “empenhar-se para ser encontrado por Ele em paz, imaculado e irrepreensível “?


DOMINGO, 26 DE AGOSTO 2018 – PREPARANDO OU PREPARADO?

No dia 07 de maio de 2014 saiu à lista de convocação dos jogadores da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014. A estreia do Brasil na Copa, já estava marcada para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians, contra a Croácia, mesmo assim, a seleção brasileira iniciou a preparação para a Copa do Mundo no dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro.

Diferentemente, Joachim Löw comandou um processo que fez a seleção alemã chegar – mesmo jovem – muito experiente à Copa de 2014.
A Alemanha pensou no treinador que conhecia o elenco desde 2004 – ao lado de Klinsmann –, mesmo desconhecido. Já o Brasil fez o inverso. Apostou no medalhão, Felipe Scolari, naquele que um dia deu certo.

“O resultado”, segundo o advogado Maurício Geiseler, “não foi o acaso, mas foi o encontro de dois opostos. De um lado uma seleção que se modernizou e trabalhou durante 8 anos, com estratégia e planejamento e, do outro, uma seleção parada no tempo, perdida no improviso, sem tática e contando com a sorte e a força da torcida. A lição: planejamento de longo prazo e estratégia revelaram-se, de forma contundente, como elementos fundamentais para o sucesso. E são elementos a ser utilizados em qualquer ramo de atividade, incluindo concursos públicos” e, eu acrescentaria, exames do ENEM e preparo para a volta de Jesus.

Pense: Na parábola das dez virgens contada por Jesus, os conceitos de preparando e preparado aparece de modo claro. Aparentemente todas estavam preparadas. A diferença apareceu quando a demora exigiu mais que um preparo superficial. As cinco virgens imprudentes estavam todos os sábados na igreja como as demais. Iam com a turma, mas não tinham um relacionamento pessoal e particular com o Noivo. Portanto, não tinham o Espírito Santo para sustentá-las quando as coisas não aconteceram como
esperavam. A mesma necessidade existe hoje, pois “no tempo de aflição e angústia requererá um esforço de sinceridade e fé resoluta que suporte a demora e a fome, e não desfaleça sob a fraqueza, embora seja severamente provado.” E Recebereis Poder, 345

Decisão: O apóstolo Paulo, a seleção alemã e as virgens prudentes, estavam em constante preparo, por isso estavam preparados para qualquer revés. Paulo disse: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14
E para alcançar esse alvo que estava à sua frente, exemplificou: “não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” I Coríntios 9: 24-27. O que você está hoje deixando para trás para estar preparado se Jesus vier antes que esse dia termine ou se Ele vier somente quando você for idoso?


SEGUNDA-FEIRA, 27 DE AGOSTO 2018 – ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA

No dia 7 de março deste ano, a companhia aérea Malaysia Airlines perdeu o contato com um Boeing com 239 pessoas de treze nacionalidades diferentes, quando voava de Kuala Lumpur, na Malásia, para Pequim, na China. Até agora o avião não foi achado.
Outro avião da Malaysia Airlines, que saiu de Amsterdã, na Holanda para Kuala Lumpur, na Malásia, com 193 holandeses, boa parte deles cientistas que trabalhavam em pesquisas sobre o vírus da AIDS, foi abatido quando sobrevoava uma região da Ucrânia controlada por rebeldes.

Um terremoto de 6,5 graus, sacudiu o sudoeste da China em 6 de agosto, e deixou 589 mortos, e nove desaparecidos em uma zona montanhosa da província de Yunnan.

O número de mortos no recente conflito Israel-Palestina já provocou 2.016 mortos na Faixa de Gaza e mais 10.196 ficaram feridos durante a ofensiva israelense a Gaza, há mais de um mês.
Do outro lado do conflito, o Exército de Israel confirmou que cinco dos 64 soldados mortos em combate foram vítimas de “fogo amigo”.
Funcionários da Organização Mundial da Saúde que trabalham no combate ao surto de ebola na África têm evidências de que o número de casos e mortes registrados “subestima imensamente a magnitude do surto”. O mais recente número de mortos do pior surto de ebola da história está em 1.069, divulgado dia 13, com 1.975 casos confirmados, prováveis e suspeitos. A grande maioria da Guiné, Serra Leoa, Libéria, e Nigéria.

Mais de 350 mil pessoas precisam de ajuda alimentar urgente na Somália, segundo a Organização das Nações Unidas, lembrando que há três anos pereceram de fome, 250 mil pessoas, muitas das quais crianças com menos de cinco anos.
O Programa Alimentar Mundial da ONU e da Unicef, pediu também uma intervenção no Sudão, onde quase um milhão de crianças sofrem de desnutrição aguda.

Pense: Com notícias como estas, é impossível aos adventistas não se lembrarem dos sinais que Jesus apontou como indicativos de Sua vinda. Terremotos, pestes, fome, guerras (Mateus 24:7). Ellen White falou de acidentes por terra, mar e ar. Se você não sabe como começar uma conversa sobre a breve vinda de Jesus, aqui está uma excelente sugestão, pois contra fatos não há argumentos. Assim, mesmo quem não crê em Jesus ou na bíblia, há de concordar que alguma coisa está errada.

Decisão: Se você tivesse que fazer uma cirurgia de emergência, ao saber que o médico é o maior especialista da sua enfermidade certamente te daria certa confiança, não é mesmo?
Se você nunca voou de avião ou tem medo de voar, ao saber que o piloto é um dos mais experientes da companhia aérea ajudaria?
Num grau maior ou menor, todos temem o desconhecido, mas Jesus falou de homens desmaiando de terror. Se fossem mulheres desmaiando… bem, as mulheres normalmente temem ratos, baratas, sapos… O que Jesus estava querendo dizer?
Que o mundo ficaria tão caótico que todos ficariam aterrorizados. Os cristãos também temem, mas como acontece no caso do cirurgião ou do piloto, sabemos Quem está no controle – Jesus. O que você está fazendo para desenvolver sua fé e confiar mais nEle?


TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO 2018 – SABER X VIVER

Vanuatu é um pequeno arquipélago do pacífico, que faz parte do conjunto de ilhas da região das Novas Hébridas, próximo às Ilhas Salomão e Fiji. Composto por 83 ilhas, o arquipélago tem dezenas de vulcões ativos, tantos terrestres quanto submarinos. Apesar do Relatório de Risco Mundial ter divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade das Nações Unidas, que Vanuatu é o lugar do mundo que está mais propenso às intempéries da natureza, o censo de 2012, apontava que vivem ali 247.262 habitantes. Eles sabem dos riscos, mas preferem viver como se não o soubessem.

Os adventistas falam sobre a breve vinda de Jesus, afinal, ser adventista é crer no advento. Mas, será que os adventistas vivem como se Ele realmente estivesse vindo?
Como deveria viver alguém que crê na brevidade do tempo? Veja como vive um dos adventistas mais famosos no Brasil.

Milton Soldani Afonso nasceu muito pobre, mas hoje é o fundador e proprietário da Golden Cross que já foi a maior companhia de saúde na América do Sul e a quarta maior no mundo!
Milton Afonso já teve como sócio Roberto Marinho. Foi amigo de Tancredo Neves, e hoje doa, por mês, mais de R$ 5 milhões para custear os estudos de 60 mil jovens e muitos outros projetos sociais. Por mais de 30 anos, milhares de crianças têm sido cuidadas e educadas pelo ministério Milton Afonso. Muitas delas são médicas, enfermeiras, advogadas, professoras, assistentes de administração, instrutoras bíblicas e esposas de pastores. Os orfanatos do projeto EduCriança transformaram vidas que hoje dão uma contribuição positiva à sociedade.

Milton também impactou milhões de pessoas através dos meios de comunicação. Ele comprou um total de 68 estações de rádio ao redor do mundo, e a Rede Novo Tempo de Comunicação, em português, espanhol e inglês, um poderoso meio de salvação.
À convite de Milton, um pastor viaja de São Paulo para o Rio de Janeiro mensalmente para, juntos, darem alguns estudos bíblicos, mostrando que evangelismo não é apenas uma questão de dar dinheiro e financiar projetos, é mais do que isso, é envolvimento pessoal na proclamação da Palavra de Deus.

Milton Afonso garante que Deus é seu melhor sócio e mantenedor. Por isso, ao decidir fazer um testamento, deve lembrar-se do seu melhor amigo, do seu sócio mais fiel, do seu Criador.
O homem que investiu milhões em dólares para salvar milhões de pessoas tem uma estratégia que pode, quando posta em prática, levar muita gente para o Céu, lugar que tanto acredita e se prepara para habitar. Seu sonho mais real é ver Jesus voltar.

O evento que motiva Milton Afonso a ser o que é não tem data marcada, mas os sinais na natureza, na economia e na política, indicam que está muito próximo. Segundo ele, quanto a esses fatos, não tem dúvida, não há segredo.

Pense: Como deve viver quem crê que Jesus voltará em breve? Se você agir como o Dr. Milton Afonso, fará uma faculdade e usará seus recursos, influência, tempo e dedicação para ajudar na proclamação e preparo de amigos e desconhecidos para a vinda de Jesus. E, terá o seu interesse voltado para este fato. Isso é viver com os pés na terra e os olhos no céu. Você precisa fazer alguma mudança na sua vida para viver assim?


QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO 2018 – PRONTO E PREOCUPADO COM  AMIGOS PERDIDOS

“Dize-nos, quando acontecerão estas coisas? E qual será o sinal da Tua vida e do fim dos tempos?” (Mateus 24:3)
Se esta é a sua preocupação, você sabe que os sinais mostram que alguma coisa está para acontecer em breve e, portanto, precisa estar pronto para encontrar Jesus!

“Eis que venho em breve! A Minha recompensa está comigo, e Eu retribuirei a cada um, de acordo com o que fez.” (Apocalipse 22:12)
Se você está cansado de fazer tanta coisa e não ser reconhecido; se seus amigos não te entendem ou fazem pouco caso de suas crenças; se você se sente como um “E.T.” num mundo de valores invertidos; esse verso mostra que em breve você receberá a sua recompensa diretamente dAquele que tudo vê e nada escapa ao Seu interesse. Portanto, deve estar pronto para este encontro!

Mas se você ainda não está preocupado com seus amigos perdidos o suficiente para mostrar-lhes o caminho da salvação, Apocalipse 1:7 deve alertá-lo para este fato: “Eis que Ele vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até mesmo aqueles que O transpassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dEle.”
Já imaginou o seu melhor amigo lamentando a vinda de Jesus e você arrependido por não ter lhe contado?

“Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: ‘O que houve com a promessa da Sua vinda?’ Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.” II Pedro 3:3 e 8
Este versículo também ajuda a lembrar que a responsabilidade de falar aos amigos é urgente, uma vez que só Deus sabe o dia e a hora do retorno de Jesus.

Em II Timóteo 3:1-5 lemos: “saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis,” e, após falar as características negativas dos seres humanos, afirma: “Afasta-se desses também.”
Este último verso fala da necessidade de separar-se totalmente daqueles que tem a vida dirigida pelo inimigo do bem, para que a influencia negativa deles não atrapalhe ou impeça o seu preparo.

Pense: “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva. No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
Pois o Senhor dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.” Salmo 1

Decisão: Uma maneira de lembrar coisas importantes é escrever recados e colocá-los em lugares bem visíveis. Escolha um(s) verso(s) sobre a vinda de Jesus e coloque no espelho, na porta da geladeira, ao lado da cama, etc. E, ao observá-lo(s) ore sobre isso.


QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO 2018 – RAZÃO PARA CONTAR

Em 16 de abril, uma balsa com 462 passageiros a bordo, afundou na Coréia do Sul. A viagem noturna teria duração prevista de 14 horas. A embarcação afundou lentamente, em um ponto a 470 km de Seul, e submergiu oito horas após enviar um pedido de socorro. Houve a confirmação de 226 mortes, a maioria de estudantes de nível médio que estavam em uma viagem a ilha turística de Jeju. Só 174 foram resgatados em uma megaoperação da Guarda Costeira envolvendo dezenas de barcos e helicópteros, com mais de 50 pessoas feridas.

Que triste saber que em vez de gozarem o passeio, muitos adolescentes da Coréia do Sul encontraram a morte. Certamente que ao despedirem de seus pais no porto, jamais imaginavam que não voltariam para casa, que aquele seria seu último dia.

Pensando na vulnerabilidade da vida, imagine se numa noite, enquanto você estivesse dormindo em sua casa, um avião caísse em seu quarto, como aconteceu no dia 03/08/2014, em Teresinha, PI.
E, se você estivesse caminhando pela rua e um avião caísse e você fosse alvejado por estilhaços? Foi o que aconteceu dia 13 de agosto…

O presidenciável Eduardo Campos morreu em acidente de avião em Santos. Outras seis pessoas que estavam na aeronave também morreram. O bimotor caiu sobre algumas casas e, quatro pessoas que estavam próximas ao local foram encaminhadas para o Pronto Socorro, com intoxicação e ferimentos de estilhaços e um bebê ficou internado no hospital.

Pense: “Curto é o tempo de que dispomos. Não podemos passar por este mundo mais de uma vez; tiremos, pois, ao fazê-lo, o melhor proveito de nossa vida. A tarefa a que somos chamados não requer riquezas, posição social, nem grandes capacidades. O que se requer é um espírito bondoso e desprendido, e firmeza de propósito. Uma luz, por pequena que seja, se está sempre brilhando, pode servir para acender outras muitas. Nossa esfera de influência poderá parecer limitada, nossas capacidades diminutas, escassas as oportunidades, nossos recursos reduzidos; no entanto, se soubermos aproveitar fielmente as oportunidades, maravilhosas serão nossas possibilidades. Se abrirmos o coração aos divinos princípios da vida, poderemos ser condutos que levem correntes de força vivificante. De nosso coração fluirão rios de vida, de saúde, e de beleza numa época como esta, em que tudo é desolação e esterilidade.” Adaptado de A Ciência do Bom Viver, 355

Decisão: Pensando na brevidade da vida e nas poucas oportunidades de influenciar positivamente amigos e familiares, crie um projeto pessoal para testemunhar de Jesus. Você pode, por exemplo, deixar um livro num lugar público. Escreva na capa: este é um viajante. Por favor, depois de lê-lo, deixe em um lugar público para que outros possam ler. Ou você pode entregar livros numa feira livre ou praça. Ou distribuir cartões com versos bíblicos sobre a volta de Jesus, feitos por você mesmo, etc.
Ore pedindo a Deus que o ajude a preparar outros para o céu! E, prepare-se para muitas surpresas durante a eternidade!


SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO 2018 – JESUS ESTÁ VOLTANDO!

Você já esperou com ansiedade a chegada de um familiar, um amigo ou… uma namorada? Minha filha mora nos Estados Unidos da América há 9 anos. Nas férias de verão, provavelmente ela e o esposo deverão vir pela primeira vez. Todos os dias eu penso em algumas coisas que quero fazer para recebê-los – colocar um ar condicionado no quarto de hóspedes é uma delas. E coisas que quero fazer com eles: seus alimentos prediletos, passeios, ir a lugares que íamos em férias, visitar os amigos e os familiares.

Hoje você vai sonhar – com a volta de Jesus. Como você pensa que será? Dê asas a imaginação e visualize. Creio que cada pessoa enxergará aquilo que é importante para ela, especialmente pensando na Nova Terra.

Assim, os pobres podem ter sua atenção voltada para o caminhar em ruas de ouro e viver numa cidade onde os muros são feitos de pedras semipreciosas!
Prisioneiros podem pensar na liberdade de até mesmo viajar para outros mundos!

Os escravos, existem 12 milhões de escravos modernos, creio que na liberdade para decidir até mesmo o que plantar ou que animais possuir.
Os sem teto pensarão que finalmente terão sua casa e até poderão construí-la.
Os solitários imaginarão suas conversas com personagens bíblicos prediletos e com os anjos.
Os cegos terão tanto para ver, pois todo o olho verá a Jesus!
Os surdos terão tanta coisa para ouvir – o som das trombetas e a voz de Jesus chamando até mesmo aos mortos!

Os mudos poderão falar e até cantarão o cântico de Moisés e do Cordeiro.
Os que sofrem com alguma deficiência que limita seus movimentos, voarão!

Pense: Não sei como você imaginou, mas Ellen White descreve assim: “Logo apareceu a grande nuvem branca, sobre a qual Se sentava o Filho do homem. A princípio, quando apareceu a distância, essa nuvem parecia muito pequena.. Ao aproximar-se mais da Terra, pudemos ver a excelente glória e majestade de Jesus. Um séquito de santos anjos, com coroas brilhantes, resplandecentes, sobre as cabeças, acompanhava-O, em Seu trajeto. Nenhuma linguagem pode descrever a glória daquela cena. A nuvem viva, de majestade e glória insuperável, aproximar-se ainda mais e pudemos contemplar claramente a adorável pessoa de Jesus. Não trazia Ele uma coroa de espinhos, mas coroa de glória repousava sobre Sua santa fronte. Sobre Sua veste e coxa estava escrito um nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. “ História da Redenção 409-410

Decisão: O mais importante não é o que veremos. O mais importante naquele dia será onde você estará. Se você estiver à direita de Jesus, O ouvirá diz: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.” (Mateus 25:34). Esse é o seu desejo?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!