Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 4° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 09 – Salve-se Quem Puder! – 24 de Novembro a 01 de Dezembro 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 09 – Salve-se Quem Puder! – 24 de Novembro a 01 de Dezembro 2018

Print Friendly, PDF & Email

 



SÁBADO A TARDE – 24 DE NOVEMBRO 2018 – ADVERTÊNCIA ESCOLAR

Amigos, temos mais colaborador e novo comentarista estreando nesta semana.
Rafael Seja Bem Vindo!

Você já foi advertido na escola alguma vez? Por que isso aconteceu? O que isso mudou em sua atitude?

Eu estava no primeiro ano do ensino médio quando eu e meus amigos resolvemos “cabular” as primeiras aulas para então fazer a lição de Biologia que deveria ser entregue depois do intervalo. Tivemos uma ótima idéia, iríamos para a sala de som da igreja, pois um dos amigos era sonoplasta e tinha a chave. A igreja ficava junto com a escola, mas como estudávamos no período da manhã a igreja estaria vazia e essa seria a maior “cabulada” de nossas vidas!
Fomos à sala de som e ficamos fazendo toda a lição. Quando chegou o momento do intervalo saímos e depois entramos para a então aula de Biologia. Para a nossa surpresa, antes mesmo de entregarmos a lição, veio um monitor (que para o meu azar era minha mãe) e nos levou para a diretoria. Todos nós fomos advertidos! A minha advertência foi maior, pois como filho de funcionário levei uma advertência dupla!

Quando acontecem essas coisas ficamos chateados e até mesmo bravos, mas a realidade é que erramos e era necessária uma advertência, não para nos desmoralizar, mas para nos orientar qual o caminho a seguir dali pra frente!

A advertência de Deus para a nossa vida é da mesma forma, porque Ele deseja que andemos no caminho da salvação e nunca nos desviemos dele.

Um grande abraço e que Deus te abençoe! Feliz Semana!


DOMINGO, 25 DE NOVEMBRO 2018 – TUDO INVERTIDO

Quando o livro de apocalipse se refere à Babilônia, está querendo dizer algo que se encontra cheio de pecados, que se torna um lugar ou um sistema infiel ao Deus verdadeiro. Portanto podemos dizer que só há dois caminhos na vida do ser humano – Adorar a Deus ou Babilônia.

A mais forte expressão usada no texto bíblico é “… pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição.” (Ap.18:3). O termo prostituição está relacionado a algo imoral, que não é puro, que não é saudável e, é óbvio, a algo que não é santo.

Quando nos deparamos com este mundo vemos quão imoral se encontra – uma verdadeira Babilônia. Os valores estão invertidos, o que era ruim agora é bom, o que era feio agora é bonito, o que era errado agora é certo, filho tinha que obedecer aos pais e agora praticamente pais obedecem aos filhos. Tudo está corrompido, o mundo está doente, já não há mais pureza!

Mas ainda existe esperança, pois existe um Deus Verdadeiro e Poderoso! Quando vamos a Deus e entregamos nossa vida a Ele, somos totalmente dEle e libertos de Babilônia. Mas se não vamos a Deus e não nos entregamos a Ele, inevitavelmente somos seguidores e servos de Babilônia.
Música: Sou de Jesus – CD Jovem

Pense: Há somente dois caminhos a seguir, qual será sua decisão?
Acompanhe esse vídeo e ore a Deus para que te fortaleça a vencer as tentações desse dia.


SEGUNDA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO 2018 – POR QUE SAIR?

O termo grego Apocalipse significa “para fora das trevas” ou “Revelação”, algo que estava obscuro e agora se torna claro. Quero concentrar o estudo de hoje na primeira expressão – para fora das trevas.

Viver em Babilônia – que significa um lugar corrompido pelo pecado como vimos no estudo de ontem – é a mesma coisa que viver nas trevas, viver uma vida sem a presença da Luz de Deus, é permanecer na escuridão do pecado. Quando ouvimos o chamado de Deus para sair de Babilônia, Ele está nos chamando para fora das trevas, para fora da escuridão, e então vivermos na sua Maravilhosa Luz.

A grande questão aqui é SAIR da Babilônia! As atrações desse mundo geralmente tem nos cativado, a “galera” muitas vezes tem nos motivado e os desejos mundanos muito provavelmente tem nos vencido.
Só saímos da Babilônia quando nos separamos do mundo, quando nos libertamos da “galera”, quando vencemos os desejos e nos entregamos a Jesus Cristo.

Pense: Meu querido amigo essa é a nossa luta diária!
Jesus Cristo hoje te chama para deixar essa vida de pecados e viver uma nova vida ao Seu lado! Ele te chama para ser uma nova pessoa. Ele pode e quer te dar força e poder para ser um vencedor, porque Ele te ama! Entregue sua vida a Jesus Cristo, saia das trevas e vá para a Sua Maravilhosa Luz! Assista ao convite que Ele te faz hoje!


TERÇA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO 2018 – O NOIVO E SUA NOIVA

Eu tinha 22 anos e estava totalmente livre. Então conheci uma garota chamada Thaísa. Ela conquistou meu coração. Eu não conseguia pensar em outra coisa. Só pensava nela! As outras garotas que passavam pelas ruas, ou pela minha vida, nem importavam para mim. Pareciam não existir! Começamos a namorar, e este amor foi crescendo tanto que resolvemos nos casar.

Hoje todos os planos que faço tem minha esposa no meio. Penso nela sempre, e cada vez mais arrumo um jeito de fazê-la mais feliz! Após ser conquistado pela minha esposa, procurei fazer a vontade dela porque a amo. Um dia descobri que ela gosta muito de chocolate. De vez em quando, sem motivo algum, levo um chocolatinho para ela, então ganho um beijinho e a vejo feliz! Isso é algo fantástico! Essa é a coisa mais bonita do amor, fazer o outro feliz!

Jesus declarou seu amor pela igreja. Ele fez isso assumindo e declarando que Ele era o noivo, e a Igreja, a noiva. Como noiva de Cristo, se nós o amamos realmente, teremos prazer em fazer a vontade dEle! Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

Os mandamentos de Deus, principalmente o quarto mandamento, é o que separa o povo de Deus deste mundo infiel. O livro de apocalipse descreve muito bem isso quando cita os santos – aqueles que não se contaminam com o mundo – e suas características.
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus.” Ap. 14:12.

Pense: Quer você fazer parte do povo de Deus? Deseja guardar todos os mandamentos de Deus, inclusive o sábado? Quer hoje demonstrar seu amor por Jesus?


QUARTA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO 2018 – OS APARECIDOS

Mais uma vez quero citar minha época de escola. Como você já sabe, eu tinha minha turma (aquela mesma que cabulou aula). Nós gostávamos muito de “aparecer” e sinceramente falando, mesmo sendo todos adventistas e estudando no Colégio Adventista, não dávamos exemplo algum de cristãos! Certa vez o pastor da escola nos chamou para conversar e disse que duas alunas da classe não aceitaram os estudos bíblicos porque não queriam ser adventistas pelo mau exemplo que minha turma dava.

Aquilo marcou minha vida! Como cristão eu não poderia influenciar negativamente as pessoas! Essa advertência me fez mudar de atitude! Usei então minha influência sobre o grupo para ajudarmos na escola e na igreja. Infelizmente nem todos aceitaram isso, mas a resposta foi positiva por parte de outros.

Este momento que vivemos na história da humanidade é o momento em que mais precisamos influenciar pessoas através do nosso bom exemplo. Muitas pessoas têm sido enganadas e influenciadas por esse mundo perverso e mal. Não podemos ser pedra de tropeço para as pessoas e sim servos de Deus que as conduzem pelo caminho da vida eterna.

Jesus deixou uma promessa, de que o Espírito Santo seria derramado sobre nós, o evangelho seria pregado ao mundo e Ele voltaria para nos buscar! Para essa promessa ser uma realidade na minha vida preciso colocar-me a disposição dEle, aceitar que preciso mudar algumas coisas na minha vida – por exemplo, como tenho me comportado na escola com os amigos, em casa com a minha família ou até mesmo quando estou sozinho – e ter muito forte dentro de mim a esperança da breve volta de Jesus. Então o Espírito Santo será derramado, o evangelho alcançará todo mundo e Jesus Cristo voltará!

Pense: Você deseja fazer parte da promessa de Jesus Cristo? Assista esse clipe e depois se ajoelhe e ore pedindo a unção do Espírito Santo pra sua vida.


QUINTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO 2018 – RONDA NOTURNA

Acampamento de desbravadores é hora de maior euforia e agitação! Praticamente tudo em um acampamento é legal – as competições, o cross, a comida rústica, os portais, as músicas, as experiências, resumindo, tudo é bom!

Eu lembro que nos acampamentos do clube que eu freqüentava na cidade de Suzano existia uma escala para saber qual unidade faria a ronda noturna, onde toda a unidade deveria ficar acordada, mantendo a fogueira acesa para espantar os bichos e manter a ordem no acampamento. Era uma espécie de vigia noturno. Eu gostava muito disso, se pudesse eu ficaria todas as noites na ronda. A vigilância era necessária para a segurança de todo o clube.

Quando falamos em relação a nossa vida espiritual também não pode ser diferente! Precisamos manter vigilância quanto aos ataques desse mundo. “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” I Cor. 16:13

Um único momento que deixamos o acampamento desprotegido sem vigilância pode acontecer algo ruim. Um único momento que deixamos nossa vida desprotegida sem vigilância pode acontecer uma terrível queda.

Pense: Como você tem se protegido dos ataques desse mundo? Como você tem montado sua vigília diária para se proteger das quedas? Você tem orado todos os dias? E o estudo da Bíblia como está? Oração e estudo da Bíblia são as melhores maneiras de mantermos nossa vida em segurança e protegida desse mundo cheio de pecados.

Decisão: Quero te fazer um desafio!
Assim como Daniel separe três momentos especiais durante o dia para orar e estudar a Bíblia. Recomendo começar estudando a Epístola de I João ou Tiago, um capítulo por dia, leia o mesmo capítulo nos três momentos que parar para orar. Conte na Escola Sabatina como foi essa experiência de Quinta e Sexta separando esses três momentos especiais durante o dia.


SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO 2018 – A ÚLTIMA CHANCE

Como está o nosso desafio? Tem orado e estudo a Bíblia? Se ainda não começou, o momento de começar é agora! Deus nos dá força quando pedimos. Peça força para conseguir cumprir esse desafio.

Você consegue perceber algumas coisas que ainda precisam ser mudadas em sua vida?
Quem sabe as músicas que você ouve, os filmes que assiste, as palavras que diz, o que você tem visto na internet, o modo como tem tratado as pessoas! Eu não te conheço, não sei das suas lutas, não sei quais são seus sonhos, não sei quão difícil é a sua vida, não sei o que você já viveu nessa vida. Mas Deus te conhece! Ele sabe tudo sobre você! Ele sabe o que você precisa! E hoje Ele te faz uma advertência, não para destruir sua vida, mas para reconstruir sua vida! Hoje Ele te dá uma nova oportunidade, quem sabe a última oportunidade da sua vida! Temos que viver a cada dia como se fosse o último.

Na semana retrasada fiz um velório de um jovem de apenas 20 anos de idade. Ele saiu pela manhã de domingo em sua moto e colidiu de frente com um caminhão. Foi uma morte instantânea. Aquele velório me fez pensar muito sobre a incerteza sobre a nossa vida! Vivemos sem a certeza de estarmos vivos no dia de amanhã. É por isso que a oportunidade que Deus nos dá hoje deve ser encarada como se fosse a última oportunidade! A decisão de mudança e entrega total a Deus deve ser feita hoje, pois agora é o momento!

Pense: Assista a esse vídeo e faça uma oração pedindo que tudo o que há de ruim em você seja removido, que tudo o que você faz e é identificado como sendo de Babilônia seja destruído, e que a partir de agora você seja uma nova pessoa em Cristo Jesus.


sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Comentários para Adolescentes: Lição 11 – O Fim do Mundo – 08 a 15 de Dezembro 2018

  SÁBADO A TARDE – 08 DE DEZEMBRO 2018 – FIM? Olá amigos espero que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!