Novidades
Início / COMENTÁRIOS PARA ADOLESCENTES - 3° TRIMESTRE 2018 / Comentários para Adolescentes: Lição 09 – Sozinhos, Mas não sem Defesa – 26 de Maio a 02 de Junho 2018

Comentários para Adolescentes: Lição 09 – Sozinhos, Mas não sem Defesa – 26 de Maio a 02 de Junho 2018

Print Friendly, PDF & Email

 

 



SÁBADO A TARDE – 26 DE MAIO 2018 – SOZINHOS?

Comentário por Rogério Marques dos Reis

No ano de 2001 o filme Náufrago com Tom Hanks fez muito sucesso. O tema central abordava a solidão humana. O drama vivido em uma ilha deserta pelo personagem Chuck Noland apresenta a solidão em suas diversas faces.

Na realidade um dos sentimentos mais tristes e angustiantes que uma pessoa pode sentir é a solidão, pois desnuda o homem de todos os atributos de poder que lhe sustenta. O sentimento de impotência, fragilidade e abandono parece ser um inimigo invencível ao que se sente sozinho.

O tema da semana enfoca a situação vivida por Paulo diante do Imperador Nero. Sozinho e abandonado enfrentou a corte romana e o cruel imperador. Mas enfim, o que o fez permanecer inabalável diante de acusações falsas, mesmo sabendo do triste fim que lhe aguardava?
Todos seus acusadores se sentiam fortes e prontos para executar a sentença, mas embora ninguém estivesse acompanhando a Paulo, ele, não se sentia só, ao contrário estava forte, pois sabia que Deus estava com ele.

Caro amigo você já se sentiu ou está se sentindo só diante dos problemas da vida?

Pense: O que fez com que Paulo fosse um prisioneiro e réu totalmente diferente do convencional?

Decisão: Escolha e escreva abaixo um verso preferido da Bíblia que tem lhe sustentado nos momentos difíceis.


DOMINGO, 27 DE MAIO 2018 – PODEROSO INIMIGO?

O momento vivido por Paulo perante o Imperador Nero foi um grande desafio para ele, mas, ao mesmo tempo uma grande oportunidade de Testemunhar perante muitos homens poderosos.
Paulo se encontrava só, todos os seus amigos o abandonaram. Você sabe o motivo?Nero foi um dos imperadores mais temidos da terra de todos os tempos. Veja:

“Nero alcançou o mais alto poder terreno, autoridade e riqueza, bem como as mais baixas profundezas da iniqüidade e do crime. Em poder e grandeza ele não tinha rival. Ninguém havia que pusesse em dúvida sua autoridade nem que lhe resistisse à vontade. Reis depunham as coroas a seus pés. Exércitos poderosos marchavam ao seu mando, e as insígnias de seus navios significavam vitórias. Sua estátua foi erguida nas salas dos tribunais, e os decretos dos senadores e as decisões dos juízes eram apenas o eco de sua vontade. Milhões se curvavam em obediência a suas ordens. O nome de Nero fazia o mundo tremer. Cair em seu desagrado era perder a propriedade, a liberdade, a vida; e a sua carregada fisionomia era para temer mais que a pestilência”.

Mas como não tremer diante de um inimigo deste calibre?
Com certeza Paulo não venceria aquela situação se estivesse sozinho. Aos olhos humanos não teria qualquer chance, mas ele estava acompanhado do maior poder do universo, Deus estava com ele. Sereno e tranquilo se defendeu e pregou para todos os pagãos que se encontravam ali, aponto de “balançar” o próprio Nero.

Amigo, este mesmo poder é dado para você vencer os desafios que tem pela frente. O mesmo Deus que esteve com Paulo está a sua disposição. Ele quer te dar a vitória, mas, e você quer vencer com Ele?

Pense: Não diga a Deus o tamanho de seus inimigos mas diga aos seus inimigos o tamanho de seu Deus!

Decisão: Resuma abaixo em poucos palavras qual é o tamanho e o poder que você vê no Deus que você serve.


SEGUNDA, 28 DE MAIO 2018 – SIGA O LÍDER!

Você já deve ter brincado com seus amigos de “siga o líder” onde os demais têm que fazer tudo o que o líder faz. Se ele cair num buraco todos tem que cair e repetir o seu ato a qualquer preço.

Você sabe que este é um dos maiores desafios que enfrentamos hoje? Sim, parece que vivemos numa sociedade que segue e se comporta como os seus “ídolos”, e são inúmeros os “líderes” que nos influenciam.
A grande questão é que tipo de líder escolhemos seguir? Afinal, a quase totalidade deles não são guias seguros e os que o seguirem provavelmente não terão um final feliz.

Paulo era o tipo de pessoa que não ligava para as “tendências e moda de seu tempo” ele não se abatia pelas influências e perseguições que sofria para que fizesse o que o “mundo” queria.
Ele tinha um alvo e seguia somente um líder. O resultado é que Ele se tornou um grande evangelista porque não se desviou do alvo e nem do líder.

Caro amigo, hoje somos tentados a seguir uma infinidade de líderes, modas e guias, mas estes não nos levarão a um lugar seguro. Paulo nos deixou um conselho para alcançar a vitória…

Pense: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1

Decisão: Comente abaixo sua decisão. Qual líder você pretende seguir?


TERÇA, 29 DE MAIO 2018 – QUAL É A SUA RESPOSTA?

Era para ser uma festa animada aquela noite na cidade e o jovem adventista sabia que ali não era o seu lugar, mas achou que não tinha “nada a ver” ele sair para se divertir um pouco. No meio da noite houve uma confusão e a polícia foi chamada e o jovem confundido com outros rapazes acabou sendo preso.

Já na delegacia ele amedrontado e indignado pois não tivera participação na confusão, foi chamado para depor diante do delegado plantonista. A primeira coisa que ele disse a autoridade é que ele não tinha nenhum envolvimento com a ocorrência e que além do mais ele era um pessoa do bem pois era Adventista.
O delegado para resolver rapidamente a questão foi taxativo: – Muito bem, se é um Adventista de verdade deve saber os 10 mandamentos de cor. Recite na ordem!
O jovem confuso, enrolou, “patinou” e foi então conduzido para a cela com uma bíblia de baixo do braço e com a sentença definida:
– “Amanhã você volta e me diga se conseguiu decorar o texto de Êxodo 20”.

Amigo, esta história pode nos ensinar uma grande lição. O quanto verdadeiramente conhecemos da fé que afirmamos seguir? A busca de conhecimento e sabedoria das coisas do alto é algo pessoal, não é transmitido por genética, email ou simplesmente por pertencermos a uma família ou grupo religioso.
Logo chegará o dia em que cada um assim como Paulo, Lutero e tantos outros tiveram que defender a sua fé de forma individual perante reis, e autoridades. Qual será a sua atitude e resposta diante das pessoas que o questionarem?

Pense: Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

Decisão: Decida hoje de que lado quer ficar. Faça um plano individual de leitura, ou de estudos bíblicos sozinho ou com seus amigos e professores. Se tiver participando de algo semelhante deixe aqui o seu testemunho.


QUARTA, 30 DE MAIO 2018 – JUSTIÇA

Você já deve ter ouvido ou falado a frase “Mas isso não é Justo”, Esse sentimento parece extremamente atual em nossos dias. Passeatas e reivindicações de toda ordem reivindicam justiça. A sede de justiça existe em todo coração, mas o mundo de pecado em que vivemos é injusto, aqui nunca chegaremos a uma condição de justiça plena.

E o apóstolo Paulo sabia disso e mesmo perante as autoridades romanas sabia que não alcançaria a justiça desejada. Mas essa situação não o desanimou nem o fez recuar. Embora ele se defendesse das acusações injustas que recebera ele tinha a plena confiança numa justiça maior e plena, a justiça divina.

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:8”

Amigo, por maior que seja a injustiça que você venha sofrer, o seu olhar assim como o de Paulo deve focar na Coroa da Justiça que Jesus quer dar. A condição conforme diz Paulo é permanecermos firmes na promessa da sua vinda. Que esta esperança esteja cada vez maior em seu coração e que ela o motive a refletir cada vez mais em suas atitudes.

Pense: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Mateus 5:6

Decisão: Escreva abaixo o que significa pra você a promessa “Receber a coroa de justiça” ?


QUINTA, 31 DE MAIO 2018 – CONTROL C – CONTROL V

A não muito tempo atrás, talvez na época em que seus pais eram adolescentes a vida em termos de tecnologia era outra. A comunicação e a troca de informações era muito mais limitada. Não existia telefone celular, nem internet o telefone fixo não era comum como hoje e as cartas e telegramas e o “telex” eram meios considerados muito comuns e eficientes.

Bom, mas hoje tudo é diferente e rápido, basta clicar e a informação aparece, a foto é compartilhada em segundos e também descartada quando não agrada. Os trabalhos escolares parecem não ser mais um grande desafio, afinal o “control c e control v” resolve quase tudo, não é mesmo?

Você já observou que a eficiência que a tecnologia nos proporciona dá um senso de “falso poder” em diversos aspectos? E esse sentimento se levado para as “coisas espirituais” pode ser uma grande armadilha para os desatentos.

Quando voltamos o nosso olhar para os desafios que Paulo e muitos outros homens de fé tiveram e venceram, encontramos uma condição comum a todos. O processo de crescimento e santificação foi conquistado aos poucos e com muita luta e comunhão. Não existe na Bíblia vitória sem preparo e comunhão.

Amigo, não se deixe enganar ninguém poderá usar a tecla Control C e clicar nos quesitos como fé, comunhão, conhecimento e teclar em seguida control V e pronto, todas essas qualidades foram transferidas para si.

O apelo e vontade de Deus para você é que use a teclar “Print” “Imprimir”, sim Jesus deseja imprimir todo o caráter Dele em seu coração, mas Ele espera a sua vontade!

Pense: Até que ponto tenho negligenciado a minha comunhão e deixado para última hora minhas decisões?

Decisão: Você vai escolher Control C, Control V ou Print ?


SEXTA, 01 DE JUNHO 2018 – CERTO OU ERRADO

“O que é certo é certo, mesmo que ninguém o faça, e o que é errado é errado, mesmo que todo mundo o faça”

Confesso que não descobri a autoria desta frase, mas deveria servir de guia para o povo de Deus você não acha?
Vivemos numa sociedade cada dia mais relativista e pós-moderna e acabamos sendo quase que engolidos por uma idéia de que tudo é relativo e o que interessa é você ser feliz e fazer o que gosta independentemente da opinião das outras pessoas. A idéia desta forma de viver é que não existe verdade objetiva e absoluta.

Mas o que devemos saber avaliar é que a Palavra de Deus nos indica o caminho para sabermos o que é certo e o que é errado em praticamente tudo que envolve o nosso cotidiano.

Cada dia mais os cristãos serão questionados por uma sociedade de pensamento pós-moderno por suas atitudes consideradas “fundamentalistas”. Os princípios divinos cada vez mais serão questionados e se não tivermos comunhão e conhecimento seremos levados por esta onda como um barquinho a deriva no mar.

Nossa decisão de servir de fato a Deus deve ser tomada a cada dia para sermos como Paulo e tantos outros que foram fiéis independentemente do que ocorria a sua volta.

Pense: De que lado você vai querer estar quando Jesus voltar?

Decisão: Depois de estudar a vida e a postura de Paulo diante do tribunal, escreva abaixo qual será sua decisão ?

sobre Portal da Escola Sabatina Online

O Portal da Escola Sabatina Online, Foi criado no dia 31 de Dezembro 2016 com o único intuito é incentivar a todos interessados a estudarem a LES e lhe concedendo a oportunidade de terem acessos diariamente pela via online. Todos os conteúdos do Portal é extremamente de máxima qualidade! Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Informativo das Missões (Menores): Guardas de Vestes Brancas – 24 de Novembro 2018

  Numa tarde de sábado, trinta desbravadores e seus líderes juntamente com outros adultos se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!!